Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

(AJUDA) COM KEXTS E OUTRAS COISAS


alx32

Posts Recomendados

Armando, eu trabalho em plataforma apple desde 1997. Antes de fazer minha primeira instalação de OSx86 eu estudei sobre o assunto por +/- 4 meses. Tenho o DVD do JaS 10.4.8 até hj como recordação. Fiquei preso nessa versão por 1 mês devido a KP em tentativas de atualização. Depois achei o iAtkos v5i 10.5.5 e tudo funcionou 120% ... digo 120 pq logo de cara foi de boa com kernel Vanilla e o S.U. ocorreu naturalmente 10.5.6 > 10.5.7 > 10.5.8 e assim tb com todos os apps do sistema.

Nâo sei se foi sufoco mas com o JaS 10.4.8 foi um mês a fio de tentativas diarias, sem contar com os fins de semana que viravam o noite acesso e lendo tudo sobre MAC OS X 86 hehe

Bem agora que vc tem o sistema instalado vamos ver o que esta se passando por tras da tela da maça.

Na bios vc já deve estar com o HD do mac como frist boot. Na tela do Darwin vc tecla F8 e em Boot: usa a opção -v pra subir o sistema em modo verbose (texto). Tira uma foto da tela onde trava e vamos ver.

Se as configurções na bios não estam corretas talvez o sistema demore pra testar todos os parametros. Em alguns testes meus o sitema levava até 3 minutos na tela da maça com os palitinhos girando .... na opção -v ficava farias linhas quase que repetidas, uma após outra ... ai eu comecei a me perguntar o pq de tanta demora. Fui na bios e após longos minutos a olhar e ler opção após opção algumas coisas começão a fazer algum sentido como por exemplo eu nem tenho driver de disquete e o mac não usa isso desde muito tempo, logo DISABLED floppy disk hehehe, windows funciona de qualquer maneira e trava de todos os jeitos, motivo esse de ele aceitar "tudo" que esta setado na bios, até hj eu me pergunto se o windwos sabe mesmo tudo que existe dentro da bios, afinal de contas pra que first boot floppy, second DVD e third hard disk, deixa somente first hard disk e second e third DISABLED e no boot a telca F12 pra escolher o dispositivo de boot. Assim eu já fazia pra ter um bootloader light (no passado quando tinha dual boot XP e Mac tinha o Mac em 2 HDs tinha o Mac como first na Bios e pra subir o XP era F12 e escolhia o HD dele e ENTER pra subir o ruWindows).

Os ajuste variam pra cada mobo tem sua bios mas algumas coisas são padrão como ACPI de S1 troca pra S3, SATA põe AHCI, se vc sabe o seu audio pq deixar o Azalia Codec ou o AC97 com Auto, troca e põe logo o certo ou DISABLED, e as vezes a virtualizacao esta desativada e é bom deixar ENABLED. E vale lembrar tb de deixar os USB ativados e mouse e teclado USB sempre serão melhor do que PS2. Não que vc não possa usar PS2 mas se quer algo bem proximo de um Mac o mouse e tecaldo USB são a opção e vc JAMAIS vai ter uma tela de "keyboard not found" ou um mouse congelado no canto do monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

OuVerRos,

mais uma vez, obrigado, pela paciência e dedicação.

Realmente a coisa está desesperadora. Cada hora é uma coisa diferente.

Nas dezenas de tentativas tudo já aconteceu. Não dar boot; começar a instalação e travar no princípio; instalar tudo, ressetar e, ao voltar, travar ou ressetar/desligar o computador; fui apresentado ao Kernel Panic referente a alguma coisa da Voodoo Software, que entendi como sendo alguma coisa semelhante ao "Erro Fatal" do Windows e ao "Guru Meditation" do antigo Amiga; já baixe 3 versões diferentes da mesma versão do iAtkos (estou baixando uma quarta neste exato momento, que o Stervid mandou o link) mais uma versão do iDeneb.

No momento, não posso fazer o que você me pede porque perdi a paciência e formatei o HD (por acreditar que a instalação dessa cacetada de versões diferentes poderia estar atrapalhando) e estou reinstalando uma das versões do iAtkos.

Meu SnowLeopard ainda não chegou.

Não consegui dar o boot pelo HMBT CdBoot.

Ou seja, a coisa pra ficar preta ainda tem que clarear muito.

Espero que vocês continuem me ajudando porque, senão, eu estou ferrado.

Um grande abraço a todos.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando:

realmente as aves-marias e os pais-nossos funcionaram.

Não me perguntem como, mas assim do nada funcionou. E logo em seguida também chegou o meu Snow. Tentei atualizar mas diz que eu tenho que formatar o HD no formato GUI utilizando o Disk Utilities. Também não sei como ver se o áudio está funcionando. Não foi reconhecida a minha net wireless.

Continuo precisando (e muito) de ajuda. Agora, além da compatibilização, tenho que descobrir onde estão as fontes de informação para operar o MAC OS.

Um grande abraço a todos.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo então qual foi a versão que instalou? ... 10.5.7 ou 10.5.8

Pra vc instalar o Snow tem que ser HD no formatdo GUID sim. Até dá pra fazer em MBR e ter dual boot com windows, mas eu não aconselho. Eu aconselho ter um HD pra cada sistema.

O "painel de controle" do Mac é o System Preference e ele fica ali embaixo no Dok perto do Trash ou no Menu Apple. Nele vc vai em Sound e se o hardware foi reconhecido ele vai estar ali ativo. Vc precisa saber exatamente o modelo do seu hardware e se ele suporta 64 bits pois a instalação do Snow vai ser em 64 e depois vc precisa fazer subir em modo de 32 bits pelo boot caso precisar.

Quanto as fontes de informação para operar o Mac OS eu não entendi??? ... Vc esta querendo saber como operar o sistema é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso. Sei que o sistema tem suas semelhanças com o windows mas tem suas diferenças também.

Por exemplo, quando tento instalar o Snow, recebo uma mensagem dizendo que o formato do disco é incompatível e que eu devo reformata-lo no formato GUID, usando o Disk Utility, pelo botão Utilities. Sei que pra vocês deve ser até engraçado uma dúvida tão idiota quanto essa, mas a verdade é que até agora eu ainda não consegui descobrir como se altera o "disc scheme".

Abraço.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem vou falar o caminho em inglês pq eu uso tudo em inglês.

No Finder va no menu Go e em Utilities ou Commad Shif U no Finder.

Na janela que abriu vc faz duplo clique em Disk Utility.

Na janela do Disk Utility na parte esquerda vc tem tds os discos que o sistema reconheceu. Selecione o HD desejado e clique na aba Partition.

Em Volume Scheme: vc escolhe quantas partições desejar e ao lado põe o nome da partição. Em Format: deve constar Mac OS Extended (Journaled) - Esse formato é o tal do HFS+.

Mais embaixo no botão Options... vão estar os tipos de tabelas ... GUID, MAP e MBR (cada qual com sua descrição). Acredito que lendo vc vai entender as diferenças de cada uma.

Depois de escolher a tabela e clicar em Ok é hora de aplicar tudo clicando em Apply. Pronto seu HD esta formatado em partição GUID. xD

PS: Vc esqueceu de falar qual sistema conseguiu instalar hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OuVerRos, cada vez é uma coisa diferente

formatei tudo de novo, pelo Windows, baixei a versão que o colega me mandou o link (em todas as tentativas sempre o iATkos v7 10.5.7 e com cada uma delas um problema diferente); instalei de novo, agora formatando corretamente -MacOs Extended-Journaled/GUID.

Aparentemente, uma vez que eu não tenho programas de MAC para testar, está funcionando legal.

Agora, as dúvidas:

- não consegui atualizar para o SNOW (que finalmente chegou); em todas as tentativas, sempre chega em um ponto

em que a instalação diz que eu tenho que ressetar a máquina. Eu resseto e, ao retornar, nada acontece.

Tem alguma coisa que eu possa tentar?

- Acho que o vídeo e o áudio estão OK; tudo está aparecendo legal e, inclusive, surpresa para mim,

rodei, via FINDER, um arquivo AVI gerado pelo codec Microsoft DV/AVI e rodou perfeito, vídeo e áudio;

- Não consegui acesso à Internet;

esse micro não é o access point, está em rede sem fio via adaptador USB D-Link. Como eu não sei configurar a

rede, não sei se é problema de kext ou de "idiotaware";

- Também não sei se a porta ieee1394 firewire, onboard, foi reconhecida.

Dessa eu preciso muito, porque é através dela que eu vou capturar os vídeos para edição no Final Cut.

Aliás, estou baixando o Final Cut Studio 3 (44,2 GB) e já vi que o arquivo é .dmg, que, pelo que andei lendo, é

uma espécie de "imagem de DVD" do Mac (tipo os arquivos ISO que, no Windows, montamos, por exemplo, com o Nero).

Como vou montar esses arquivos .dmg no Mac? O próprio Leopard tem alguma tool que faça isso? se não, qual é

o "Nero" do Mac?

E, finalmente, o MacOS tem alguma coisa semelhante ao gerenciador de dispositivos do Windows, onde eu possa verificar se tem algum conflito com algum device, pra, se for o caso, baixar a kext correspondente?

Estou baixando alguns cursos sobre o SnowLeopard e, em breve, poderei pagar o que você(s) estão fazendo por mim orientando outros colegas.

Peço desculpas pela aporrinhação e agradeço toda a força que você(s) tem me dado.

Um grande abraço a todos.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OuVerRos, cada vez é uma coisa diferente

formatei tudo de novo, pelo Windows, baixei a versão que o colega me mandou o link (em todas as tentativas sempre o iATkos v7 10.5.7 e com cada uma delas um problema diferente); instalei de novo, agora formatando corretamente -MacOs Extended-Journaled/GUID.

Aparentemente, uma vez que eu não tenho programas de MAC para testar, está funcionando legal.

Essa parte fiquei meio confuso, mas pelo que entendi vc esta com o Leopard 10.5.7 rodando. Gostaria de saber se vc já tentou fazer o update pelo S.U. indo no Menu  (Apple) e em Software Update ... Vc fez? Deu certo? Atualizou?

...

Agora, as dúvidas:

- não consegui atualizar para o SNOW (que finalmente chegou); em todas as tentativas, sempre chega em um ponto

em que a instalação diz que eu tenho que ressetar a máquina. Eu resseto e, ao retornar, nada acontece.

Tem alguma coisa que eu possa tentar?

O Snow se "atualiza" somente em Macs originais. Mesmo assim não é uma atualização e sim uma instalação nova. Igual como se fosse do XP pro Vista. Vc pensa que esta atualizando mas na real é uma nova instalção e o sistema mantém sua estrutura de arquivos pessoais devido a ser um sistema do mesmo fabricante e as "pastas" pessoais são reconhecidas pelo novo sistema. Isso ocorre no Mac tb, mas se for Mac original. No caso dos Hackintohes (Mac OSx86), vc vai ter que fazer uma instalação nova, do zero, literalmente falando. Com um HD somente pro Snow conectado no PC (nessa parte é bem interessante ter somente esse HD plugado), então vc faz o boot com o CdBoot (aconselho usar o CdBoot 3.0) e depois que a luz do drive parar de piscar vc ejeta o CdBoot e insere o DVD do Snow, tecla F5 e segue a instalação. Na parte onde mostra onde instalar o sistema vc vai no menu e acessa o DU (Disk Utilites) e formata em GUID como eu já expliquei e por fim clica na bolinha vermelha pra fechar o DU e segue a instalação. Customize não vai ter pois isso é uma instalação retail em um PC, por isso vc vai precisar antes editar o seu CdBoot com as suas kexts especificas do seu hardware e é nessa hora que 99% das pessoas acham que o CdBoot esta pronto pra qualquer um usar. Não vc precisa editar ele e montar a sua EFI, mas isso já tem lá explicado no tutorial Instalação Snow Leopard via CdBoot.

- Acho que o vídeo e o áudio estão OK; tudo está aparecendo legal e, inclusive, surpresa para mim,

rodei, via FINDER, um arquivo AVI gerado pelo codec Microsoft DV/AVI e rodou perfeito, vídeo e áudio;

Pra ter extrema certeza disso vc vai no Dock e abre o Dashboard e clica no sinal de + ali embaixo e adiciona um widget. Se o efeito de agua aparecer é pq sua placa de video esta 100% funcional. (Crédito dessa dica vai pro Carlos do HMBT) xD

- Não consegui acesso à Internet;

esse micro não é o access point, está em rede sem fio via adaptador USB D-Link. Como eu não sei configurar a

rede, não sei se é problema de kext ou de "idiotaware";

Vc acessa o System Preference pelo Dock e ali vai em Network. Nessa janela vc vai ter tds os dispositivos de rede e ali mesmo vc configura eles +/- como faz no windows mas as opções em locais dispostos de forma um pouco diferente. Se o seu hardware não esta ali é pq não foi reconhecido. Ai entra a kext do hardware expecifico. De posse do nome exato do modelo do hardware vai vai google it por ele. Pra saber o nome exato vc vai no windows e roda o everest e vai ter a info ou de posse do hardware em mão vai no site do fabricante e pega a info.

- Também não sei se a porta ieee1394 firewire, onboard, foi reconhecida.

Dessa eu preciso muito, porque é através dela que eu vou capturar os vídeos para edição no Final Cut.

Aliás, estou baixando o Final Cut Studio 3 (44,2 GB) e já vi que o arquivo é .dmg, que, pelo que andei lendo, é

uma espécie de "imagem de DVD" do Mac (tipo os arquivos ISO que, no Windows, montamos, por exemplo, com o Nero).

Como vou montar esses arquivos .dmg no Mac? O próprio Leopard tem alguma tool que faça isso? se não, qual é

o "Nero" do Mac?

Permissões e acessos do firewall estão em System Preference (já deu pra notar que esse cara é o "gerenciador de tudo" igual tem um no windows hehe), vai em Security e na Aba Firewall vc faz as permissões. Vc já deve ter notado que 99% das janelas do System Preference te um icone de cadeado embaixo. Isso é mega intuitivo e nem precisa de explicções de qual funão ele tem e nem de como usar. Mas perste atenção na dica: Se vc não tem um senha de usuario o KextHelper não vai funcionar ao adicionar kets por ele.

O sistema da Maça é bem incrementado e vc vai acahr vários "ovos de pascoa" nele. Arquivos ISO, DMG, ZIP e outros são reconhecidos e expansiveis diretamente no Finder, basta um cique duplo no icone e ele se faz acontecer. Se vc tem um filme que gravou no DVD Shirink (não tenho saudades do windows, isso é um exemplo), basta vc ter o aplicativo DVD Player do Mac aberto e fazer duplo clique na ISO e o filme começa a rodar. Se vc tem um video AVI por exemplo basta ter ele selecionado e teclar a barra de espaço pro sistema exibir o filme, e isso vale pra imagens PSD, PNG, JPG, etc e tb faz função com PDFs, TXTs (é quase um vicio vc seleciona o arquivo e o dedo vai no espaço pra ver ele hehe)

E, finalmente, o MacOS tem alguma coisa semelhante ao gerenciador de dispositivos do Windows, onde eu possa verificar se tem algum conflito com algum device, pra, se for o caso, baixar a kext correspondente?

Tem. System Preference no Dock ou menu Apple e tem o System Profile pelo menu Apple, About This Mac e More Info ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Reportando situação atual:

iAtkos v7 10.5.7 instalado e funcionando. Baixei e instalei o Final Cut 7, ainda não editei nada, mas, aparentemente, tudo funcionando, áudio, vídeo (aquele tal efeito de água ficou perfeito) e firewire. Nada ainda com relação à rede/internet.

Quanto ao Snow, não consegui instalar. Já baixei 3 versões do HMBT BootCD e nenhum dos 3 deu boot.

Por que será que não dá boot? em um dos 3 cheguei a ver uma mensagem rápida, alguma coisa tipo "can´t find search kernel" ou coisa parecida.

Alguma vantagem em atualizar para 10.5.8?

Alguma "grande" vantagem em passar para o Snow?

Um grande abraço a todos.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Armando por favor não use carbono no forum ... poste o que te a dizer somente em um lugar.

http://macmagazine.com.br/forum/index....st&p=116553

Dessa forma evita a redundancia de postagens e facilita as repostas.

A utilização do CD Boot esta disposta em cada tutorial. Vc seguiu a risca o conteudo do tutorial?

Se vc não esta tendo sucesso com cd boot pode tentar instalar via DMG usando a sua versão já instalada do Leopard pra instalar o Snow.

As atualizações são importantes pro sistema e pros aplicativos. Vc deveria tentar o S.U. e ter seu sistema atualizado pro 10.5.8 e tb os aplicativos.

O Snow é bom, é rápido, tem novas funções, vc pode ter mais detalhes no próprio site da Apple Brasil.

Editado por OuVerRos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OuVerRos,

em primeiro lugar, me desculpar pelo "carbono", mesmo não sabendo bem o que é e, com certeza, não tendo nenhum tipo de intenção. Se entendi corretamente, posso me justificar dizendo que postei em cada lugar apenas o que entendi ser específico daquele lugar. Por exemplo, sobre o HMBT BootCD está postado naquele tópico apenas a minha experiência com o CD. Já aqui, está postado toda a minha experiência com o OSX, inclusive com o HMBT. A justificativa é o famoso "cada macaco no seu galho", ou seja, entendo que as pessoas não lêm todos os tópicos do fórum; tendem a ler apenas aqueles com os quais mais se identificam e, em assim sendo, se eu tivesse postado minha experiência com o HMBT apenas neste tópico não teria sido útil àqueles que leram apenas o tópico específico. Mas deixa pra lá, fique certo de que, se falha houve, terá sido culposa, jamais dolosa.

Em segundo lugar, lhe agradecer mais uma vez, fazendo-me porta-voz de todos os novatos do fórum, pela atenção, presteza e carinho.

Agora vamos ao capítulo de hoje:

- estou, neste momento, editando meu primeiro trabalho no Final Cut, o que equivale a dizer que estão funcionando

perfeitamente o vídeo, o áudio e a porta firewire;

- quanto ao tutorial, não segui a risca porque o primeiro passo, o boot, não acontece;

- o que seria instalação "via DMG" utilizando a versão já instalada do Leopard para instalar o Snow?

- o que seria S.U? Se for "system upgrade ou update", eu já tentei, mas, como a parte de rede/internet não está

funcionando, não deu. O mesmo se para "via DMG" também houver necessidade de internet.

- tenho um PC no access point, recebendo Velox de 2 GB e roteador D-Link DI-524.

o Hackintosh está em um outro PC que, no Windows, acessa a internet através de um D-Link DWL-G122 Airplus G Wireless USB Adapter.

A propósito, encontrei a pista abaixo no Google. Acho que vou acabar chegando lá.

"Obrigado! Seu driver funcionou muito bem com o Dlink DWL G122 in Leo 10.5. Mas o replug não funciona e eu tenho

que começar diariamente colocando a flag -f no bootloader para resolver o problema. Teria outra solução?"

Um grande abraço.

Armando Martins.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para a internet com o Dlink DWL G122, use o driver para mac:

DRIVER_MAC_DWL-G122_v2.2.7.0

http://www.dlinkla.com/home/productos/producto.jsp?idp=539

Depois configure no aplicativo instalado o acesso a sua rede (pode estar tanto na pasta aplicativos, quanto no painel de preferencias, (eu uso o DWA-110 e este fica no painel de controle)).

Após configurado, certifique-se que os dados da rede estejam certos no painel de controle em ethernet (rede).

Alguns poucos adaptadores funcionam quando plugados após a inicialização do hackintosh, mas isso pode ser consertado na grande maioria das vezes com um "fix" para USB, ou no meu caso, na Bios deve estar desmarcado a inicialização por USB.

abraços

t+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...

entendo que as pessoas não lêm todos os tópicos do fórum; tendem a ler apenas aqueles com os quais mais se identificam e, em assim sendo, se eu tivesse postado minha experiência com o HMBT apenas neste tópico não teria sido útil àqueles que leram apenas o tópico específico.

...

Tem razão eu não tinha pensado por esse lado. É que eu sou meu viciado em aprender e acabo lendo tudo.

...

Quando vc vai em System Preferences e em Network, la aparecem quais dispositivos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde anda o maldito botão pra editar. Eles sempre some depois que a gente sai do topico e volta. ERRRRRR

...

Armando achei uma video dica pra vc pegar mais detalhes sobre rede e compartilhamentos no Mac:

http://www.osxbrazil.com/2008/11/06/config...-redes-no-os-x/

xD

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Movimento: EU QUERO O BOTÃO EDITAR FIXO NAS MINHAS POSTAGENS!!!!

^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...