Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Roteador mesh - qual melhor opção em 2023?


__ayrton

Posts Recomendados

Pessoal,

Sei que há alguns tópico sobre roteadores mesh, mas, em todos que vi, as últimas postagens são de 2021, o que deixa os tópicos um pouco defasados.

Estou com 4 AirPort Extreme em casa conectados para expandir a rede, mas o sinal está péssimo e eles não estão dando conta de transmitir os 600mb da vivo fibra (tem dia que deixo no 5G pois não funcionada nadinha).

Atualmente, quais são os melhores roteadores mesh? Até uns R$ 1.400,00 três unidades (acredito seja suficiente para cobrir o apartamento todo).

Tenho no consultório 3 Google Wi-fi, gosto deles, mas acho que por serem antigos, talvez tenham opções mais novas e modernas.

Valeuuuu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Vou compartilhar um pouco da minha experiência com alguns aparelhos disponíveis no mercado atualmente.

Access Point WiFi 6 Long-Range da Ubiquiti, me fez arrepender um pouco, utilizo tanto na minha infraestrutura empresarial e em casa, porém a repetição fica bem aquém, fiz várias analises de interferência e ainda não consigo chegar em um resultado satisfatório, como no cabeado, tenho uma perca no roteador com mais de 30 dispositivos de 1GB para 300-400MB dependendo do ponto de velocidade medida.

Roteador TP-Link Wireless (Sistema Mesh) AC1300, me atendeu bem, principalmente nas versões mais atuais, manteve uma ótima velocidade e não vejo necessidade de trocar o Ubiquiti, talvez cabearia os pontos, mas é um excelente dispositivo. Principalmente pela facilidade de manutenção remota, não sendo necessário estar conectado na rede local.

Eu sou fã da Intelbras, utilizo o sistema de câmeras e segurança deles, tentei utilizar o Roteador Wi-Fi 5 Mesh (AC 1200) Twibi Giga, e minha experiência foi bem ruim, com certeza é o pior dos três.

Tive pouco contato com o Google WiFi, porém atendendo um cliente que utilizava tive uma experiência bem positiva, tanto em manutenção quanto em velocidade, em muitos locais vejo a Ubiquiti como recomendação máxima de qualidade e para mim o TP-Link foi extremamente superior, mesmo não tendo tantas funções de administração.

Um outro detalhe a se pensar, é fazer a analise de propagação da rede, já que um dispositivo de uma marca pode ter cobertura melhor e talvez não seja necessário 3 dispositivos, e você possa investir um pouco mais, de qualquer forma, para o uso comum a linha TP-Link Deco tem sido minha preferida.

Att. Robert Souza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro que vc tem que ver como vc quer conectar essa rede mesh.. se vc escolher usar somente sem fio vc teria que procurar um sistema Tri band, pois nos sistemas normais dual bald parte da bada é feita pra comunicação, e quase metade da banda deles serve só pra fazer a rede em si. Agora se vc for interligar via cabo, dai ok.

Pelo que eu aprendi em um forum, depois dessa parte da montagem em si onde o melhor cenário é cabeado, tem os equipamentos em si, dai vc tem que fugir dos roteadores AC, já são meio antigos e a maioria entrega menos de 1GB teóricos na rede 5Ghz, ou seja, tem que partir para os AX. Se não me engano os tops hoje são os AX6000 (ou 7000 não me lembro agora), mas obviamente são muito caros!

Eu aqui em casa tenho uma rede mesh via wifi usando 3 Xiaomi AX3000 (versão Global)... entretanto nos nodes das pontas ele me entrega no máximo 350mb, exatamente pq está em wifi, já no central ele entrega completo os 500MB que tenho na Vivo. Então se usar eles cabeado eles teoricamente conseguem te entregar até uns 800MB (acho que não chega a 1GB), e claro lembrando tbm que a conexão tem que ser em modo (acho que o nome é estrela), ou seja, cada roteador das pontas ligado ao principal ligado ao modem, se vc interligar eles em modo cascata tem que ter em mente que a cada salto ele vai perder velocidade.

Hoje esse roteador se acha no Ali em média já abaixo de 300 conto cada um (ficando ai abaixo dos $50, então nesse caso pagando 17% de imposto em cada, fazendo uma compra por vez)... só tem que ver se é a versão Global ou a Chinesa, dizem que a versão Chinesa tem mais potencia nos canais, mas ai vc fica amarrado ao firmware só em chines, e tem que acessar o app em chines e via web tbm, embora vira web vc consiga usar o tradutor do Chrome por exemplo. Já a versão Global já tem varios idiomas, inclusive o Portugues.

Outra coisa é claro, que os dispositivos também precisam usar essas tecnologias (nesse caso já é o WiFi 6)... pois muitos já vão depender de usar pelo menos 80mhz de largura de banda, ou 160mhz pra ter velocidade máxima na rede, porém a maioria dos equipamentos ainda estão no Wifi 5, o que vc perde bastante. Claro que nesse caso estamos já falando em algo próximo a 1GB, inclusive algo que limita esse roteador por exemplo, pois ele possui portas Gigabit somente, onde já poderia muito bem vir com portas 2.5GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Aqui em casa resolveu com tudo TP LINK. O principal é um AX 11.000 mais 2 Deco M4 ligados cabeados. Mas, com apenas 1 DECO o quarto mais distante ainda fica com bom sinal, de 350 cai pra 250Mb. Agora com extensores via Wi-Fi nunca nenhum prestou. Sinceramente acho que isso é enganação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.4k
    • Total de Posts
      466k
×
×
  • Criar Novo...