Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Carregamento em espera (MacBook Air M1)

Posts Recomendados

Postado

Eu já pesquisei tudo a respeito do gerenciamento de bateria no MacBook e o mais comum é ver as orientações sobre o carregamento otimizado de bateria. O site da Apple diz:

"Quando o Carregamento Otimizado está ativo, o menu de status da bateria exibe quando o Mac estará totalmente carregado ou se o carregamento está em espera. Se você mantém o notebook conectado à alimentação a maior parte do tempo, verá a mensagem "Carregamento em Espera (Raramente Usado com Bateria)" quando o carregamento for pausado."

Pois bem. Hoje faz 6 meses que estou com o meu MacBook Air M1 e, mesmo com a opção de carregamento otimizado, essa opção nunca foi habilitada para mim. Quero dizer, se eu carrego o meu laptop, ele permanece em 100% até que eu o desconecte da tomada. Eu uso a maioria do tempo ligado à alimentação e esperava que o sistema de gerenciamento de bateria reconhecesse e deixasse nesse modo de espera para que a máquina não se mantenha em 100% o tempo inteiro. O meu software está atualizado para a última versão do macOS (Sonoma). Uso desde o Monterey e em todas as atualizações esse problema não foi resolvido. Como devo proceder?

Postado

O Carregamento Otimizado dos MacBooks não é muito inteligente, digo por experiência própria, por causa dele minha saúde da bateria caiu 10% em poucas semanas.

Recomendo baixar o aplicativo AlDente, com ele você consegue impor a porcentagem que deseja que seu MacBook mantenha. Com isso a bateria não fica sobrecarregada e você vai poder ficar com a consciencia tranquila por mais tempo. O ideal é setar pra ele manter os 80% e a versão gratuita do aplicativo ja supre isso.

Postado
Em 28/09/2023 at 19:34, Mateus1320 disse:

O Carregamento Otimizado dos MacBooks não é muito inteligente, digo por experiência própria, por causa dele minha saúde da bateria caiu 10% em poucas semanas.

Recomendo baixar o aplicativo AlDente, com ele você consegue impor a porcentagem que deseja que seu MacBook mantenha. Com isso a bateria não fica sobrecarregada e você vai poder ficar com a consciencia tranquila por mais tempo. O ideal é setar pra ele manter os 80% e a versão gratuita do aplicativo ja supre isso.

Era exatamente o que eu ira comentar aqui, rs. Utilizo o AlDente desde que comecei a usar o MacBook Air M1, há cerca de 3 semanas. O Carregamento Otimizado do iPhone e dos Macs, em razão de utilizar o "machine learning"para analisar a rotina de carregamento, por vezes falha naquilo que mais devia acertar.

Por isso comprei o AlDente na versão AlDente Pro e gostei bastante. Tem uma interface bem completa e harmônica com o MacOS e apresenta detalhes relevantes, como a temperatura da bateria, quantidade de energia sendo transferida em tempo real, dentre outros detalhes relevantes. Tem ainda a opção de completar o carregamento até 100% (e.g., para uma viagem) ou descarregá-lo até o percentual limite. Mas, realmente, o principal a versão gratuita faz: limita o carregamento a 80%, independentemente de "machine learning".

Postado

Mais um a favor do AlDente... use e nunca mais tenha q ficar preocupado com isso... o meu gerenciamento otimizado matou 10% da minha saude de bateria tbm mas por ficar loucamente deixando baixar poucos % e em seguida carregando até 100%, varias vezes ao dia.

Postado
Em 28/09/2023 at 18:59, Higo do Vale disse:

Quero dizer, se eu carrego o meu laptop, ele permanece em 100% até que eu o desconecte da tomada. Eu uso a maioria do tempo ligado à alimentação e esperava que o sistema de gerenciamento de bateria reconhecesse e deixasse nesse modo de espera para que a máquina não se mantenha em 100% o tempo inteiro

Me corrija se eu estiver errado, mas a bateria não vicia se usar ele 100% na tomada?

Postado
4 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Me corrija se eu estiver errado, mas a bateria não vicia se usar ele 100% na tomada?

Na verdade não, devido as baterias atuais utilizarem ions de litio elas não viciam. O que acontece ao deixar sempre em 100% é um estresse continuo, onde as células ficam disputando o mesmo espaço o tempo todo, e como não tem espaço disponível (afinal já está em 100%) a saúde acaba se deteriorando mais rápido

Postado
Em 30/09/2023 at 10:30, Calleb Ribeiro disse:

Era exatamente o que eu ira comentar aqui, rs. Utilizo o AlDente desde que comecei a usar o MacBook Air M1, há cerca de 3 semanas. O Carregamento Otimizado do iPhone e dos Macs, em razão de utilizar o "machine learning"para analisar a rotina de carregamento, por vezes falha naquilo que mais devia acertar.

Por isso comprei o AlDente na versão AlDente Pro e gostei bastante. Tem uma interface bem completa e harmônica com o MacOS e apresenta detalhes relevantes, como a temperatura da bateria, quantidade de energia sendo transferida em tempo real, dentre outros detalhes relevantes. Tem ainda a opção de completar o carregamento até 100% (e.g., para uma viagem) ou descarregá-lo até o percentual limite. Mas, realmente, o principal a versão gratuita faz: limita o carregamento a 80%, independentemente de "machine learning".

Em 30/09/2023 at 10:52, LeBaldi disse:

Mais um a favor do AlDente... use e nunca mais tenha q ficar preocupado com isso... o meu gerenciamento otimizado matou 10% da minha saude de bateria tbm mas por ficar loucamente deixando baixar poucos % e em seguida carregando até 100%, varias vezes ao dia.

Nunca usei, instalei apenas pra testar; lá se vão 2 anos com gerenciamento nativo, bateria ótima, nunca usei espetado, carrego e uso até cair a 30% e carrego novamente; no início preocupava com 80% depois esqueci um pouco, pois vi que o carregamento otimizado faz demorar pra subir acima de 80, então mesmo quando esqueço e vou pegar, está próximo de 80, talvez 85 ou 90, nunca mais liguei pra isso!

A única coisa que descobri até hoje que faz diferença real é AQUECIMENTO NA HORA DA CARGA, por isso refrigero/ventilo tudo na hora de carregar, após atualização, se percebo aquecendo, reinicio ou dou uma pausa, só isso e nada mais, uso normal!

Em 01/10/2023 at 02:43, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Acabou o "efeito memória" desde que mudaram o níquel cádmio (NiCd) pelo íon lítio!

Em 01/10/2023 at 07:01, Mateus1320 disse:

Na verdade não, devido as baterias atuais utilizarem ions de litio elas não viciam. O que acontece ao deixar sempre em 100% é um estresse continuo, onde as células ficam disputando o mesmo espaço o tempo todo, e como não tem espaço disponível (afinal já está em 100%) a saúde acaba se deteriorando mais rápido

isso!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
  • Criar Novo...