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Bateria nova apresentando mensagem de manutenção - MacBook Air


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Postado

Oi gente, estou com um problema e gostaria de saber se alguém passou por algo semelhante e consiga me auxiliar...


Meu MacBook Air A1466 2017 apresentou a mensagem de manutenção da bateria, no finalzinho de fevereiro (estava rodando o macOS monterey)... Como já contava com quase 900 ciclos, contatei a apple pelo 0800 e me orientaram a trocar..

Na minha cidade não tem assistência técnica especializada, então compramos uma bateria via mercado livre e meu pai, que é técnico, efetuou a troca.

Após a troca percebi que o sistema carregava a bateria por completo, mas quando chegava nos 20%, congelava o percentual sem apresentar mensagem de bateria fraca, e assim funcionava até esgotar por completo a bateria. Realizei os procedimentos de reset de SMC e PRAM, não obtive sucesso e, por esse motivo contatei a loja que me vendeu a bateria que me enviou uma nova bateria. Foi trocada e estava tudo funcionando perfeitamente.. Porém, no meio do mês de junho, notei que uma nova mensagem de manutenção da bateria apareceu.

Já realizei os procedimentos de reset de SMC e PRAM, nada resolve. O teste de diagnóstico da apple aparece que não foram detectados problemas, mas a mensagem não sai!!

Resolvi formatar e instalar sistemas diferentes para ver e a bateria que antes estava com 6000mAh ficou assim:

no macOS Mojave -  3765mah //// macOS Big Sur - 3754 mah //// e, por fim, instalei novamente o Monterey que ficou com 5289mah

O mais estranho é que no Mojave, ele apresenta a condição da bateria como normal, mesmo tendo baixado tanto a retenção de carga (Vou colocar os prints..)

O meu maior problema é que não consigo deixar rodando o Mojave porque uso apps pra estudar e eu não consigo instalar nele. 🫠

A bateria foi retirada, testada, não está inchada e, aparentemente, ta tudo ok com ela. Contatei a loja que me vendeu a bateria, mas o prazo de 90 dias já havia passado (10 dias depois que percebi o problema). Estou deixando direto na tomada porque voltou a acontecer o problema de congelar em 20%... Meu maior receio é deixar assim e acabar estragando algo. Se alguém puder me dar um help, agradeço!

 

 

Captura de Tela 2023-07-17 às 16.20.59 - cópia.png

IMG_5748.jpg

IMG_5752.jpg

IMG_5754.jpg

Postado
23 horas atrás, Hcrmdr disse:

Oi gente, estou com um problema e gostaria de saber se alguém passou por algo semelhante e consiga me auxiliar...


Meu MacBook Air A1466 2017 apresentou a mensagem de manutenção da bateria, no finalzinho de fevereiro (estava rodando o macOS monterey)... Como já contava com quase 900 ciclos, contatei a apple pelo 0800 e me orientaram a trocar..

Na minha cidade não tem assistência técnica especializada, então compramos uma bateria via mercado livre e meu pai, que é técnico, efetuou a troca.

Após a troca percebi que o sistema carregava a bateria por completo, mas quando chegava nos 20%, congelava o percentual sem apresentar mensagem de bateria fraca, e assim funcionava até esgotar por completo a bateria. Realizei os procedimentos de reset de SMC e PRAM, não obtive sucesso e, por esse motivo contatei a loja que me vendeu a bateria que me enviou uma nova bateria. Foi trocada e estava tudo funcionando perfeitamente.. Porém, no meio do mês de junho, notei que uma nova mensagem de manutenção da bateria apareceu.

Já realizei os procedimentos de reset de SMC e PRAM, nada resolve. O teste de diagnóstico da apple aparece que não foram detectados problemas, mas a mensagem não sai!!

Resolvi formatar e instalar sistemas diferentes para ver e a bateria que antes estava com 6000mAh ficou assim:

no macOS Mojave -  3765mah //// macOS Big Sur - 3754 mah //// e, por fim, instalei novamente o Monterey que ficou com 5289mah

O mais estranho é que no Mojave, ele apresenta a condição da bateria como normal, mesmo tendo baixado tanto a retenção de carga (Vou colocar os prints..)

O meu maior problema é que não consigo deixar rodando o Mojave porque uso apps pra estudar e eu não consigo instalar nele. 🫠

A bateria foi retirada, testada, não está inchada e, aparentemente, ta tudo ok com ela. Contatei a loja que me vendeu a bateria, mas o prazo de 90 dias já havia passado (10 dias depois que percebi o problema). Estou deixando direto na tomada porque voltou a acontecer o problema de congelar em 20%... Meu maior receio é deixar assim e acabar estragando algo. Se alguém puder me dar um help, agradeço!

 

 

 

 

 

 

Conselho: tenta no site da Apple, aquela lista de endereços de assistência autorizadas, vc pode ligar / enviar email em todas, as mais próximas de vc; costuma ser muito mais em conta do que comprar pela Apple via telefone, remeter o produto etc, aliás, acho que Mac nem remete pelos correios, teria que levar ao local; mas venho acompanhado diversos casos e percebi que a assistência autorizada é o santo das causas impossíveis e nem tão caro quanto a gente imagina viu! Eles não tem tantas regras assim quanto a Apple e talvez haja forma até de enviar por correios etc... acho que vale a pena olhar, pois eu também ficaria inseguro de deixar 100% na tomada com uma bateria que pode não ser de boa procedência...

Postado (editado)

Vim fazer uma atualização sobre o caso, porque pode ser que alguém esteja passando por algo parecido...

 

Liguei para o suporte da apple, contei todo o ocorrido e fui informada que as peças do MacBook Air 2017 foram descontinuadas em 2022, então pouquíssimos lugares tem ainda baterias originais para venda.

A atendente me passou que pode ocorrer até de uma autorizada ofertar uma bateria paralela devido a escassez da original no mercado.

Ela me informou que era para eu ficar de olho no desempenho do aparelho, na temperatura (uso o app hot pra medir) e no diagnóstico da apple, que, no meu caso, estão normais e o diagnóstico não detecta nenhum defeito. 

Então, provavelmente o que aconteceu é que me venderam uma bateria paralela (falando ser original), o Mac se adaptou (pois está funcionando normalmente), mas o sistema reconheceu como não original, por esse motivo a mensagem de manutenção aparece somente no sistema mais novo (Monterey).

 

Fiquei mais tranquila... Vou continuar observando o desempenho dele e fazendo o diagnóstico de tempos em tempos.

Editado por Hcrmdr
palavra errada
Postado

olha, o @BetoGaleazzo é que tem autoridade no assunto e pode falar mais sobre isso, mas até onde sei não existe "bateria original" sem ser direto com a própria Apple ou uma assistencia técnica autorizada. Nenhum site ou loja no ML vende bateria "original". a não ser que seja alguém vendendo uma bateria usada retirada de outro MacBook. Então, o que voce comprou é uma bateria paralela, provavelmente de má qualidade.  🤷‍♂️

Há alguns sites mais conhecidos, que vendem baterias de qualidade ou ao menos confiáveis (continuam sendo paralelas, nada original!). Um site onde comprei e a bateria está funcionando bem já há alguns meses é o Bringit: https://www.bringit.com.br 

 

Outro detalhe, seu pai sendo técnico deve ter feito isso mas não custa perguntar. Foi feito o procedimento de calibração da bateria na primeira carga? Isso é de fundamental importância pra garantir que ela vá funcionar corretamente. A que eu comprei na Bringit dizia pra fazer 3 ciclos completos de carga e descarga em sequência. Acho que a recomendação pode variar de acordo com o fabricante. 

Postado
14 horas atrás, marcosfisica disse:

olha, o @BetoGaleazzo é que tem autoridade no assunto e pode falar mais sobre isso

Difícil diagnosticar sem o aparelho em mãos, mas se for pra chutar, eu diria que é problema na bateria.
 

14 horas atrás, marcosfisica disse:

Foi feito o procedimento de calibração da bateria na primeira carga? Isso é de fundamental importância pra garantir que ela vá funcionar corretamente. A que eu comprei na Bringit dizia pra fazer 3 ciclos completos de carga e descarga em sequência. Acho que a recomendação pode variar de acordo com o fabricante. 


É recomendado mas se não fizer dificilmente ia ocasionar os sintomas relatados.

 

Eu acredito que seja um problema de bateria mesmo. O fato de não estar inchada não é conclusivo. Existe alguma assistência de Macs na sua cidade? Talvez uma assistência que possa testar seu Mac com outra bateria sem você efetivamente precisar comprar outra e gastar dinheiro pra testar, e aí verificar se com outra bateria o sintoma persiste. Caso for comprar outra, acho que me sinto seguro também em indicar a BringIt que o @marcosfisica citou. Eu particularmente nunca usei uma bateria deles, mas alguns clientes já me trouxeram baterias compradas lá pra eu fazer a troca e esses clientes depois me passaram feedbacks positivos.

Postado
Em 19/07/2023 at 17:21, Hcrmdr disse:

Vim fazer uma atualização sobre o caso, porque pode ser que alguém esteja passando por algo parecido...

 

Liguei para o suporte da apple, contei todo o ocorrido e fui informada que as peças do MacBook Air 2017 foram descontinuadas em 2022, então pouquíssimos lugares tem ainda baterias originais para venda.

A atendente me passou que pode ocorrer até de uma autorizada ofertar uma bateria paralela devido a escassez da original no mercado.

Ela me informou que era para eu ficar de olho no desempenho do aparelho, na temperatura (uso o app hot pra medir) e no diagnóstico da apple, que, no meu caso, estão normais e o diagnóstico não detecta nenhum defeito. 

Então, provavelmente o que aconteceu é que me venderam uma bateria paralela (falando ser original), o Mac se adaptou (pois está funcionando normalmente), mas o sistema reconheceu como não original, por esse motivo a mensagem de manutenção aparece somente no sistema mais novo (Monterey).

 

Fiquei mais tranquila... Vou continuar observando o desempenho dele e fazendo o diagnóstico de tempos em tempos.

Top, brigadão pelo feedback! 👐 

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