Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar Placa de Vídeo MacBook Pro 15


gersonlmartins

Posts Recomendados

  • Respostas 19
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Ah que burro!!! dá zero pra mim!(eu entendi "adicionar" ao invés de "acionar")

vou colocar a culpa no sono... ok? (espero que caiam nessa :) )

Vai nas preferências do sistema... economizador de energia... altere para alta performance!

Site com gravuras explicando: (em inglês, mas as imagens explicam tudo)

http://www.lancelhoff.com/switching-video-cards-macbook-pro/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o que ele quis dizer é que o MacBook Pro 15'' tem as 2 placas, 9400 e 9600.

Atualmente ele está com a 9400 ativa, mas quer alternar para a 9600, para um melhor desempenho gráfico. Não que ele queira adicionar um placa.

Exatamente.

Também quero saber como se faz para alternar da integrada para a off-board.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah que burro!!! dá zero pra mim!(eu entendi "adicionar" ao invés de "acionar")

vou colocar a culpa no sono... ok? (espero que caiam nessa :P )

Vai nas preferências do sistema... economizador de energia... altere para alta performance!

Site com gravuras explicando: (em inglês, mas as imagens explicam tudo)

http://www.lancelhoff.com/switching-video-cards-macbook-pro/

Acho que opção deveria ser mais direta, tipo escolher entre as placas. Não acredito que alguém totalmente leigo pague uma grana em um MBP de alto nível, no mínimo saberá a configuração da máquina e o que é uma 9400M/9600M GT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a idéia da Apple foi justamente o contrário, não deixar na mão do usuário leigo a escolha do hardware a ser utilizado. Assim, as opções são "maior vida útil da bateria" ou "maior desempenho". Seria como o iTunes que não deixa olhar as músicas por diretório.

Para a Apple todo usuário deve ser tratado como uma criança (tá, eu ia dizer retardado). Por isso penso que um texto informando que a escolha de uma opção ou outra fará mudar a placa de vídeo em uso não faria mal a ninguém.

PS: no bootcamp, apenas a 9600 é utilizada.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa tecnologia pra usar as duas é chamada de "GeForceBoost", que não é usada no MacBook PRO, porque? Não faço ideia.

Tirei isso daqui (em inglês): http://www.notebookcheck.net/NVIDIA-GeForc...-G.11949.0.html

falou <o.

xD

Será que o MBP não tem outra tecnologia pra utilizar as duas placas?

Não entendi direito qual a jogada das duas placas, eu achei que era tipo um computador com 2 processadores, aí cada placa processa uma parte... Mas sei lá como funciona isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, mas uma pergunta besta : é óbvio que não tem duas placas de vídeo pq uma é pra usar o notebook em um modo mais econômico e a outra para utilizar o notebook em um modo mais veloz...

Então pela lógica se tem duas placas, em algum momento as duas serão usadas... Como seria isto??

Meu caro, este "é óbvio" está totalmente equivocado, pois funciona exatamente da forma que você descreveu, ou seja: a placa 9400 é utilizada no modo econômico enquanto a 9600 é utilizada no modo desempenho.

Os MBP não utilizam as duas placas ao mesmo tempo para ganhar desempenho, apesar de ser possível fazer isso, e, segundo sites especializados, bastaria fazer o driver pois o hardware já suporta tal tarefa.

Existe muita literatura na internet sobre este assunto, inclusive em português.

Abs.

Alex Godoy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não não cara, as placas de video dual-core estão saindo agora... Como a Radeon HD5970, extremamente grande (do tamanho de um PRO 13" em comprimento) e pra notebook não existe não.

Seriam realmente duas placas fisicas - ambas soldadas a placa mãe, mas separadas - trabalhando juntas, mas com nucleos totalmente idependentes, cada uma com seu clock, frequencia de shaders, pipelines, essas coisas.

Não sei nao se a apple tem alguma outra tecnologia, se a nVidia não falou nada é pq acho que nem existe outra coisa alem da "GeForceBoost"

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu caro, este "é óbvio" está totalmente equivocado, pois funciona exatamente da forma que você descreveu, ou seja: a placa 9400 é utilizada no modo econômico enquanto a 9600 é utilizada no modo desempenho.

Os MBP não utilizam as duas placas ao mesmo tempo para ganhar desempenho, apesar de ser possível fazer isso, e, segundo sites especializados, bastaria fazer o driver pois o hardware já suporta tal tarefa.

Existe muita literatura na internet sobre este assunto, inclusive em português.

Abs.

Alex Godoy

:rolleyes:

Essa eu não imaginava.... Tem duas placas mas elas não foram feitas pra funcionar simultaneamente.. Sei lá, acho meio errado isso.... Se é possível e vai melhorar o desempenho então pq não fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores

Como eu disse, existe muita literatura na net sobre esta questão, principalmente da época do anúncio de que os MBP viriam com duas placas de vídeo. Vou escrever aqui o que eu lembro.

Na verdade existem duas tecnologias distintas em questões de hardware de placas de vídeo, uma delas permite o paralelismo de placas para melhor desempenho enquanto outra permite que se utilize uma placa por vez.

Naturalmente, a tecnologia do paralelismo é mais recente.

Pensava-se que as placas de vídeo dos MPB poderiam apenas operar uma por vez, ou seja, não possuíam tecnologia para rodar em paralelo. No site da nVidia tem os nomes destas tecnologias.

Mas, o que sites especializados descobriram posteriormente é que as placas nVidia instaladas nos MBP já possuíam a tecnologia necessária para rodarem em paralelo, ou seja, as duas ao mesmo tempo ganhando desempenho. Então seria apenas uma questão de driver, ou seja, software.

Na época a nVidia anunciou que não era bem assim, que a 9400 realmente podia rodar em paralelo com outra placa mas que especificamente a 9400 dos MBP por ser On Board não teriam este recurso, o que foi desmentido se não me engano pelo Toms Hardware. Segundo este, a 9400 dos MBP não eram capadas de nenhuma funcionalidade.

Seja como for, a Apple nunca se manifestou sobre isso (claro) e nunca vimos nenhum driver para rodarmos as duas ao mesmo tempo, e, acho que nem vamos ver pois isso já ocorreu faz muito tempo.

No final, acho que ficou o dito pelo não dito e o assunto deixou de ser interessante para os sites especializados.

Lembrei de um detalhe: na época esta discussão também questionava o fato de que não era possível trocar a placa de vídeo sem a necessidade de log out, já que outros computadores fazem isso. Acreditava-se que ao menos isso a Apple iria corrigir rapidamente, o que não ocorreu.

Abraços.

Alex Godoy

Editado por alex godoy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...