Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro 13" MB990BZ/A


wafi

Posts Recomendados

Como contei no meu outro tópico, to usando o meu MB990BZ/A desde a semana passada, e até agora está sendo fantástico.

Aproveitei o iPhoto (que, a princípio, me lembrou um pouco o Picasa) para montar um breve unboxing, mas como ainda não sei mexer direito, deu um pouco de trabalho.

unboxing.jpg

Como eu já tinha dito, vou postar algumas constatações, não exatamente um review, principalmente em relação ao que eu tinha dúvidas antes de comprar.

Considerações:

OS:

Não tem do que reclamar, o Mac OS é muito mais intuitivo e agradável de usar do que o Windows (mesmo comparando com o Seven) no cotidiano. Já aprendi quase tudo, só não sei alguns atalhos de teclado e não explorei o iLife direito ainda.

Tela:

Não sei se confere a informação de que as telas dos MBP 15 e 17 são melhores, mas a qualidade dessa tela LED 13 é incrível. Eu estava relativamente preocupado com o fato de a tela ser glossy, mas, apesar de eu ainda conseguir ver um pouco do meu reflexo na tela (principalmente quando estou com um fundo branco ou preto), consegui ajustar a posição do MacBook de forma que isso não me atrapalhe muito.

Performance:

Core 2 Duo 2.26 não aparenta ser um processador tão potente, mas aqui está rodando muito bem. Já rodei Photoshop, vídeos em HD do Youtube, alguns jogos via Boot Camp e nada de lentidão, na verdade o processador nem passou de 50% com os jogos que coloquei. Rodei um simulador de direção com os gráficos no máximo (que no meu PC eu usava no mínimo e mesmo assim rodava com poucos FPS), America's Army 2 (um jogo relativamente leve, que no PC eu jogava a 15 FPS e está passando de 60 no MacBook) e America's Army 3 (nem tão leve, nem tão pesado, mas eu não conseguia rodar com single core e agora to jogando no máximo).

Respondendo a minha própria enquete do outro tópico, eu diria que esse processador dá e sobra para um uso médio e até mesmo para um uso um pouco mais avançado.

Temperatura:

O notebook fica quase todo tempo em 50 graus, mas fazendo qualquer coisa um pouco menos leve já passa facilmente de 70. Rodando um vídeo em HD de 10 minutos no Youtube, embora o processador fique em pouco mais de 20% de uso, o MacBook passa de 70. O fan fica em 2000 rpm normalmente, mas quando a temperatura passa de uns 75 é que começa a subir, já vi ele rodando a 4500 rpm enquanto estava jogando. Em geral isso não atrapalha, já me acostumei a ver a temperatura por volta de 80 sem me preocupar. Instalei o smcFan Control mas preferi deixar na rotação default da Apple mesmo, é controverso se isso pode dar algum problema.

Bateria:

Mesmo com uma semana de uso, a minha bateria está com só dois ciclos (e health 100%, evidentemente), uso quase todo tempo no MagSafe. Quando usei na bateria, para dar uma primeira calibrada, durou várias horas, e isso que eu estava instalando o Windows com o SuperDrive. Em todas as vezes que tirei da tomada, a previsão ficou em torno de 6 horas (brilho da tela na regulagem automática e backlit do teclado no mínimo), me parece realmente durar bastante. Mais para frente, vou fazer uns testes mais exatos e postar por aqui os resultados para os curiosos. :blink:

Tamanho/Portabilidade:

Vendo em vídeos e até na loja, 13" parece ser meio pequeno, mas em casa e para carregar, é um tamanho bem bom. Como ainda não comprei o adaptador para monitor externo, estou usando o tempo inteiro a tela do MacBook e não tenho nenhuma reclamação. Acho que mesmo depois do adaptador, vou usar o monitor só para jogos mesmo, internet dá para ver tranquilamente no notebook.

USB:

Só duas portas USB é realmente pouco, se eu colocar um mouse e um teclado normais já não poderei plugar o pen drive, isso sem falar em impressora, etc. Com o Apple Wired Keyboard que vou comprar já vou ganhar mais duas portas para plugar periféricos e pelo menos uma das portas do MacBook vai ficar livre para o pen drive.

Bluetooth e SD é bem útil, eliminei totalmente os cabos do celular e da câmera do uso cotidiano. FireWire dificilmente eu vá usar, pretendo aproveitar o próprio HDD do MacBook para montar um externo, quando fizer um upgrade, e vai ser difícil encontrar uma case com FW por um preço razoável aqui no Brasil.

Teclado:

O backlit é realmente muito bom, e acho que é um grande diferencial em relação ao MacBook White. Com o Snow Leopard, está realmente muito fácil de acentuar, e o teclado é muito bom para digitação. Ainda não consegui acentuar no XP, não sei qual configuração de teclado escolher, já testei várias e nada. Como vou comentar depois, to preocupado em relação a entrar sujeira pelo teclado, tem um espaço grande entre as teclas e o MacBook.

Trackpad:

Para quem está começando a usar MacBook, acho que é a parte mais incrível do aparelho, talvez até mais do que o sistema. Dá para fazer de tudo com ele, infinitamente melhor que os trackpads de outras marcas, até mesmo os da Sony (que são razoáveis). Uma das únicas funções da qual eu estava sentindo falta seria o clique do meio, mas consegui resolver com um aplicativo de terceiros que indicaram aqui no fórum. Também seria legal ter 'momentum' (ou seja, opção para continuar rolando depois de soltar o trackpad, como no Magic Mouse), mas li em uns fóruns em inglês que a Apple estaria por implementar isso.

Mesmo no Boot Camp, continua sendo um bom trackpad, dá para usar as funções de toque para claque, clique secundário e rolagem de dois dedos.

Preferi a função de clique por toque do que pressionar o trackpad, depois de se acostumar fica muito fácil.

Paranóia:

Ao contrário de outras pessoas que vejo por aqui, a minha paranóia não ta sendo em relação à bateria (rs), mas sim em relação à não riscar a tela e não deixar entrar pó no teclado. Eu vejo que cai pó no teclado e tento tirar, me preocupo que entre para dentro, mas me nego a usar aqueles protectores pois ali é a principal entrada e saída de ar. O que está me incomodando um pouco é que esse alumínio risca bem fácil (acho que até mais fácil que o black piano do meu monitor): já tenho um risco visível na parte de fora, que não sei como foi parar lá, e diversos rosquinhas que só aparecem dependendo do ângulo e da distância de que você olha.

Como percebi que o texto ficou meio grande, tratei de destacar algumas partes. Então é isso, deixem aí as suas constatações a respeito, uma opinião sobre as paranóias que eu citei ou então a solução para algum problema, tipo o do teclado no Windows.

Conclusão:

Provavelmente, eu não poderia ter um escolhido um notebook melhor. Acho que 13 é o ideal para mim, então a outra opção seria o MB991, mas acredito que a diferença de preço não compense.

Ah, quando chegarem meus novos acessórios Apple (keyboard e adaptador MiniDisplayPort) e a case para o MacBook, posto um unboxing e a minha opinião aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 32
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

USB:

Só duas portas USB é realmente pouco, se eu colocar um mouse e um teclado normais já não poderei plugar o pen drive, isso sem falar em impressora, etc. Com o Apple Wired Keyboard que vou comprar já vou ganhar mais duas portas para plugar periféricos e pelo menos uma das portas do MacBook vai ficar livre para o pen drive.

Lembre-se que as 2 portas USB do Apple Keyboard servem apenas para periféricos que consomem pouca energia.

Dispositivos como pendrives, HDs externos e outras coisas não vão funcionar se você conecta-los no Apple Keyboard. Provavelmente aparecerá o aviso de pouca energia do periférico e que por isso ele não vai funcionar.

A real utilidade é conectar o mouse (que vai funcionar) no Apple Keyboard e deixar 1 porta USB do Macbook livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca brinquei com um MBP 13", mas já usei um MacBook Aluminum e posso dizer que são o mesmo Laptop, tirando a nomenclatura "Pro", Backlit e o Slot para cartão de memória SD.

Resenha de qualidade razoável, parabéns. :D

Editado por and_apple
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem mais é que ser paranóico ao cuidar da tela, não faça igual a mim, que só fui cuidar depois que vários riscos apareceram. Mande à M quem tu sabe que adora tocar em telas de desk/laptop, porque não são esses imbecis que vão limpá-la depois. Mania do inferno.

Quanto às portas do teclado, pendrives funcionam sem problemas, já HD externos não - o meu, pelo menos, não funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa vlw pelo "Mini-Review", ja da pra ter uma ideia de quem (assim como eu) nunca tiveram um mac e ainda estão tendo as primeiras impressões (no meu caso, só usando o notebook em lojas, pq o meu só em janeiro - ahuahu).

Fiquei meio assim com essa historia de "riscar" facil, pqp é Aluminio, nao tem como "riscar" facil. =/

Será que o White Unibody risca menos? Eu vo carregar o bichinho na mochila quase todo dia, e provavelmente vai acabar tendo impactos, mesmo dentro do case. Será que vai ter problema de risco?

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que o White Unibody risca menos? Eu vo carregar o bichinho na mochila quase todo dia, e provavelmente vai acabar tendo impactos, mesmo dentro do case. Será que vai ter problema de risco?

falou <o.

xD

Se estiver dentro do case, é bem provável que não risque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa vlw pelo "Mini-Review", ja da pra ter uma ideia de quem (assim como eu) nunca tiveram um mac e ainda estão tendo as primeiras impressões (no meu caso, só usando o notebook em lojas, pq o meu só em janeiro - ahuahu).

Fiquei meio assim com essa historia de "riscar" facil, pqp é Aluminio, nao tem como "riscar" facil. =/

Será que o White Unibody risca menos? Eu vo carregar o bichinho na mochila quase todo dia, e provavelmente vai acabar tendo impactos, mesmo dentro do case. Será que vai ter problema de risco?

falou <o.

xD

Bom, como eu disse, já percebi vários risquinhos no meu, mas são risquinhos que só se percebem olhando com muita atenção e dependendo do ângulo e da iluminação. Marca visível mesmo eu só fiz uma até agora, que até coloquei uma foto nesse tópico: http://macmagazine.com.br/forum/index....showtopic=22916 (onde, por sinal, estávamos discutindo sobre isso), e agora vou tomar ainda mais cuidado.

Acho que o MB White, pelo menos na parte de dentro, deve riscar mais facilmente. Ainda não vi um pessoalmente, mas me parece que ele tem uma camada brilhosa na volta do teclado e do trackpad. Por fora, acho que nem tanto, principalmente na parte debaixo, onde ele tem aquele negócio emborrachado.

Mas isso não é motivo para deixar de comprar não, é só ter cuidado para limpar (percebi que tirar alguma sujeira com o dedo fez uns risquinhos no meu, o certo é só usar o pano, de preferência um pouco úmido) e para não bater em nada que você dificilmente terá algum risco muito perceptível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita MACBOOKPRO bonito, hehe :P

Muito bom o post, falou tudo e bem resumido.

Parabéns Wafi, depois de tanto tempo, comentando no fórum, postando, discutindo, comprou o seu MBP, é isso ai.

Pra mim o mais incrível, o SO Snow Leopard, e esse trackpad animal. kkkkk

Preocupado com a tela?

Olha isso aqui:

http://www.moshimonde.com/products2.asp?UPLF1=5&PDLS1=33

ta no topico:

http://macmagazine.com.br/forum/index....=22371&st=0

fala com Bernard.

Editado por Ramon Mac
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos esclarecimentos galera... ^^

Pra mim o Design do PRO é perto da perfeição, nunca vi notebook mais bonito, ainda mais esse de 13" (os de 15 e 17 nao curto por causa das aberturas do som ao lado do teclado, bom seria se a Apple colocasse teclado numerico)

To na espectativa, até janeiro fico badando no mac dos outros - ahuhua

falou <o.

xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como eu disse, já percebi vários risquinhos no meu, mas são risquinhos que só se percebem olhando com muita atenção e dependendo do ângulo e da iluminação. Marca visível mesmo eu só fiz uma até agora, que até coloquei uma foto nesse tópico: http://macmagazine.com.br/forum/index....showtopic=22916 (onde, por sinal, estávamos discutindo sobre isso), e agora vou tomar ainda mais cuidado.

Acho que o MB White, pelo menos na parte de dentro, deve riscar mais facilmente. Ainda não vi um pessoalmente, mas me parece que ele tem uma camada brilhosa na volta do teclado e do trackpad. Por fora, acho que nem tanto, principalmente na parte debaixo, onde ele tem aquele negócio emborrachado.

Mas isso não é motivo para deixar de comprar não, é só ter cuidado para limpar (percebi que tirar alguma sujeira com o dedo fez uns risquinhos no meu, o certo é só usar o pano, de preferência um pouco úmido) e para não bater em nada que você dificilmente terá algum risco muito perceptível.

Tem sim. O novo white é todo glossy em volta do trackpad. Bem onde ficam os pulsos u.u

(e envolta da tela e do teclado também.)

(se o white antigo é não sei.)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente post! Parabéns!

Vou adicionar também o meu testemunho:

Estou com o meu MB990 há menos de uma semana (chegou na quinta mas só tive tempo de usar no sábado!). A primeira impressão é realmente fenomenal! O ato de abrir a caixa de um Mac pela primeira vez é de fazer chorar de emoção... É tudo lindo e bem pensado! O equipamento é MARAVILHOSO! Mesmo lendo, ouvindo, vendo fotos e videos, você só acredita na perfeição do alumínio quanto toca no equipamento... Coisa de louco!

Como todos, estou enfrentando alguma dificuldade com o teclado, pois sempre fui usuário de teclas de atalho e pouco mouse. Mas já estou me acostumando e descobrindo algumas (apanhei para encontrar o "Ctrl+A", hehehee).

Sobre o desempenho, não posso dizer muita coisa pois ainda não coloquei o bicho prá suar, mas no geral não está decepcionando! O grande barato até agora tem sido o SLEEP/WAKEUP... Pelamordedeus! Como ele faz isso tão rápido?! A sensação é de que ele ficou ligado!!!

Tomei algumas decisões com relação ao cuidado com os aspectos físicos dele. De cara já adquiri uma luva de neoprene para transporte. Mesmo levando dentro da mochila Targus, ainda prefiro essa proteção adicional para não ficar raspando dentro dela. Acho que assim eu evito riscos indesejados. Os que aparecem mesmo com esse cuidado, vou considerar que deveriam aparecer de qualquer jeito e aceitá-los como novos companheiros! :angry:

Cheguei a pensar em comprar uma Invisible Shield + Película de Teclado. Por serem opções caras e que ainda podem prejudicar a ventilação do mesmo, prefiro adquirir um teclado+mouse bluetooth. Assim vou reduzir o uso das mãos no aparelho e manter a conservação do mesmo.

Sou usuário de aplicativos de gerenciamento financeiro, projetos, tempo, mind mapping, CAD/CAM e desenhos, em geral vetorizados. Aos poucos, vou postando sobre minhas descobertas de softs e as impressões sobre os mesmo.

Para finalizar, quero dizer: ENFIM TENHO UM MAC!!! WHOHOWWW!!!

Abçs,

João Brando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto as portas usb do teclado, estou usando como vc disse que irá usar, tenho um MB990 e um teclado da apple aluminio com teclado numerico, nele liguei primeiramente um mouse wireless e ta indo de boa, tentei ligar um pendrive junto e falou q tinha pouca energia... mas como tava usando uma das portas usb do macbook pra ligar umas caixinhas de som do meu antigo PC, elas tem alimentação usb, liguei elas no teclado junto com o mouse, uso faz umas semanas jah e funciona de boa =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...