Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

coolers barulhentos?


FOX_Alien

Posts Recomendados

Olá,

Comprei um iMac em dezembro e estou muito satisfeito.

É um 2.4ghz de 20 polegadas com 3gb de ram.

Hoje pela manhã eu notei que os coolers começaram a fazer barulho. Não é um barulho chato, de cooler velho, ou melhor de computador velho. É um barulho de cooler em atividade, compreendem?

Ok, mas até aí qual é o problema? Aparentemente nenhum, não fosse pelo fato de que até hoje pela manhã esse barulho era inexistente. Mal eu percebia se o computador estava ligado ou nao, pois era silencioso, muito silencioso.

Houve uma queda de luz enquanto eu utilizava o computador e depois que ele voltou a funcionar, estava neste estado de "super atividade do cooler".

Alguém sabe me ajudar nessa? Será que queimou algum componente? Algum tipo de termometro que antes funcionava e mantinha o coooler ligado na rotacao necessária e agora nao está mais funcionando?

Idéias? Como resolver esse problema?

Valeu galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara...aconteceu algo parecido depois que atualizei o Leopard para o 10.5.2...

O meu iMac tava funfando de boa...mas depois que atualizei, e ele reiniciou...veio um barulho ENSURDECEDOR do cooler do iMac...

Entrei em pânico...e após ver ele ligar normalmente e funcionar tudo direitinho (com o barulho ainda), desliguei ele....para ver se nw era alguma zica temporária....

Liguei de novo...e lá estava o barulinho chato de novo...me atormentando!!!!

Fiz algo que na hora me soou como placebo...mas que ao mesmo tempo me parecia o correto: Desliguei TUDO da tomada....esperei uns 5 minutos e voilá....tudo voltou ao normal.....

Já tentou fazer isso cara? Quem sabe funciona né?

Depois avisa ae o que aconteceu ok?

Abraços

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ooooooopa....acertei em cheio então???? rsrsrsrsrsrs

cara...foi o que eu disse....fiz isso por pura e simples última alternativa....nunca pensei que fosse dar certo...

Mas fico muito contente que consegui resolver sua zica cara....parabéns

Qualquer coisa manda ae no forum que a gente faz a correria ok?

Ah...tbm quero saber o pq disso!!!! Se alguem souber explicar poste aqui no forum POR FAVOR!!!!

Abraços

Adriano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quem nos dera que a maioria dos probleminhas bestas fossem resolvidos assim. mas tambem vi uns posts que pediam o aplicativo fun cooler algo assim. pensei que se aplicasse a este caso. ainda bem que ja foi resolvido. tomara que meu nao venha com este defeito rsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • 1 ano depois...
Olá,

Comprei um iMac em dezembro e estou muito satisfeito.

É um 2.4ghz de 20 polegadas com 3gb de ram.

Hoje pela manhã eu notei que os coolers começaram a fazer barulho. Não é um barulho chato, de cooler velho, ou melhor de computador velho. É um barulho de cooler em atividade, compreendem?

Ok, mas até aí qual é o problema? Aparentemente nenhum, não fosse pelo fato de que até hoje pela manhã esse barulho era inexistente. Mal eu percebia se o computador estava ligado ou nao, pois era silencioso, muito silencioso.

Houve uma queda de luz enquanto eu utilizava o computador e depois que ele voltou a funcionar, estava neste estado de "super atividade do cooler".

Alguém sabe me ajudar nessa? Será que queimou algum componente? Algum tipo de termometro que antes funcionava e mantinha o coooler ligado na rotacao necessária e agora nao está mais funcionando?

Idéias? Como resolver esse problema?

Valeu galera.

Estou com o mesmo problema, com o mesmo modelo de imac, antes nao notava que estava funcionando agora posso escutar o ruido do cooler bem como vc descreveu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As fans (entre outras coisas) são controladas pelo chip PMU nos iMacs, basta resetá-lo tirando da tomada mesmo...

No Mac Pro e nos portáteis novos, o PMU foi substituído pelo chip SMC (System Management Controller).

O melhor controlador de velocidade de ventoinhas é o smcFanControl, que funciona bem no meu iMac.

Há os conspiracionistas que defendem que não se deve mexer no valor das fans, mas é preferível queimá-las todas do que diminuir a vida útil dos componentes por superaquecimento. A Apple sempre priorizou baixo ruído, por isso o threshold para as ventoinhas ligarem ou aumentarem de rotação está numa temperatura bem alta. Só vi meu iMac aumentar as ventoinhas uma vez, durante um jogo, e nem foi tanto assim. O default é 1200rpm (CPU), 1200 (HD), 999 (Superdrive).

Só não vale aumentar demais os valores, pra não causar problemas mais sérios... para um uso pesado, colocar 1800rpm na CPU e 1400 no HD já está de bom tamanho. Prefiro não mexer na ventoinha do superdrive, que é menor e não faz muita diferença na refrigeração geral, a não ser durante a gravação de discos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
Olá,

Comprei um iMac em dezembro e estou muito satisfeito.

É um 2.4ghz de 20 polegadas com 3gb de ram.

Hoje pela manhã eu notei que os coolers começaram a fazer barulho. Não é um barulho chato, de cooler velho, ou melhor de computador velho. É um barulho de cooler em atividade, compreendem?

Ok, mas até aí qual é o problema? Aparentemente nenhum, não fosse pelo fato de que até hoje pela manhã esse barulho era inexistente. Mal eu percebia se o computador estava ligado ou nao, pois era silencioso, muito silencioso.

Houve uma queda de luz enquanto eu utilizava o computador e depois que ele voltou a funcionar, estava neste estado de "super atividade do cooler".

Alguém sabe me ajudar nessa? Será que queimou algum componente? Algum tipo de termometro que antes funcionava e mantinha o coooler ligado na rotacao necessária e agora nao está mais funcionando?

Idéias? Como resolver esse problema?

Valeu galera.

Galera isso também aconteceu comigo, desliguei tudo inclusive da tomada e religuei com uns 5 minutos e voltou ao normal. Tentem fazer o mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Nossa, comigo aconteceu isso e saiu um monte de sujeira pela parte inferior onde estão os auto-falantes.

Pensei, caramba, tem sensor de sujeira e o cooler tem uma segunda utilidade, hahahh, brincadeira.

Mai isso me fez avaliar que temos uma grande restrição se quiser dar uma limpada por dentro. O meu é um dos primeiros iMac aluminio, então já deu tempo de juntar alguma sujeira por dentro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Pessoal,

Estou sofrendo com esse Mac. Tive o mesmo problema. Me falaram que isso era coisa apenas de PC-Windows mas pelo que tô vendo, os problemas são os mesmos. Ou melhor, os problemas são maiores porque agora tenho que usar versões de programas inferiores ao que usava nos PCs, tenho que ficar apanhando desse teclado, e ficar decorando mil atalhos rsrs. Sou obrigado a ter uma máquina virtual para rodar os programas que meu trabalho exige e não existem no Mac. Resumindo, esse negócio aqui foi feito pra usar dentro de casa, e não de forma profissional, exceto para quem usa apenas os recursos gráficos dele.

Será que algum dia eu me acostumo com isso, ou é melhor vender logo ?

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou sofrendo com esse Mac. Tive o mesmo problema. Me falaram que isso era coisa apenas de PC-Windows mas pelo que tô vendo, os problemas são os mesmos. Ou melhor, os problemas são maiores porque agora tenho que usar versões de programas inferiores ao que usava nos PCs, tenho que ficar apanhando desse teclado, e ficar decorando mil atalhos rsrs. Sou obrigado a ter uma máquina virtual para rodar os programas que meu trabalho exige e não existem no Mac. Resumindo, esse negócio aqui foi feito pra usar dentro de casa, e não de forma profissional, exceto para quem usa apenas os recursos gráficos dele.

Será que algum dia eu me acostumo com isso, ou é melhor vender logo ?

Abcs

Vende.

É a melhor opção.

Decorar atalho de teclado é ruim demais, é algo extremamente complexo.

Macintosh não serve para uso profissional.

Me vende por quanto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Estou sofrendo com esse Mac. Tive o mesmo problema. Me falaram que isso era coisa apenas de PC-Windows mas pelo que tô vendo, os problemas são os mesmos. Ou melhor, os problemas são maiores porque agora tenho que usar versões de programas inferiores ao que usava nos PCs, tenho que ficar apanhando desse teclado, e ficar decorando mil atalhos rsrs. Sou obrigado a ter uma máquina virtual para rodar os programas que meu trabalho exige e não existem no Mac. Resumindo, esse negócio aqui foi feito pra usar dentro de casa, e não de forma profissional, exceto para quem usa apenas os recursos gráficos dele.

Será que algum dia eu me acostumo com isso, ou é melhor vender logo ?

Abcs

Pago 5 reau.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Deixando as brincadeiras de lado, vou falar sério e explicar o problema que tive e que imagino que outros também possam ter.

A recomendação de desligar tudo, não resolveu. Na verdade, o problema era outro. Existe uma incompatibilidade entre:

- Parallels Desktop 6 for mac (Build 6.0.12090)

- MAC 10.6.8

Se você utiliza esse aplicativo, recomendo não baixar a nova versão do Mac porque a mesma faz com que o processo Dock tenha um consumo de CPU exagerado (100%), caso o Parallels esteja configurado para mostrar a aplicação windows (ícone) dentro do Dock, e isso provoca o acionamento do cooler para evitar super-aquecimento. O mais interessante é que o bug acontece mesmo que o Parallels Desktop esteja desligado.

Vide site abaixo que explica sobre o problema:

http://kb.parallels.com/en/111541

A solução de contorno é não usar o recurso de mostrar os programas no Dock até que eles resolvam o bug.

To vendo que troquei meus conhecidos problemas de travamento do windows, caso deixasse o note hibernado por muitos dias, por outros do Mac que são desconhecidos até o momento. Já é a 2a vez que tenho problemas de atualização de soft desde que comprei esse MacBook Pro, em menos de 2 meses.

Espero que vcs tenham mais sorte do que eu. Abcsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Deixando as brincadeiras de lado, vou falar sério e explicar o problema que tive e que imagino que outros também possam ter.

A recomendação de desligar tudo, não resolveu. Na verdade, o problema era outro. Existe uma incompatibilidade entre:

- Parallels Desktop 6 for mac (Build 6.0.12090)

- MAC 10.6.8

Se você utiliza esse aplicativo, recomendo não baixar a nova versão do Mac porque a mesma faz com que o processo Dock tenha um consumo de CPU exagerado (100%), caso o Parallels esteja configurado para mostrar a aplicação windows (ícone) dentro do Dock, e isso provoca o acionamento do cooler para evitar super-aquecimento. O mais interessante é que o bug acontece mesmo que o Parallels Desktop esteja desligado.

Vide site abaixo que explica sobre o problema:

http://kb.parallels.com/en/111541

A solução de contorno é não usar o recurso de mostrar os programas no Dock até que eles resolvam o bug.

To vendo que troquei meus conhecidos problemas de travamento do windows, caso deixasse o note hibernado por muitos dias, por outros do Mac que são desconhecidos até o momento. Já é a 2a vez que tenho problemas de atualização de soft desde que comprei esse MacBook Pro, em menos de 2 meses.

Espero que vcs tenham mais sorte do que eu. Abcsss

Me recuso a responder uma pessoa que dá para ver que não entende de windows e muito menos de Mac.

Não sei se vc sabe, mas sempre qndo há uma atualização, há softwares que precisam de uma atualização tbm, pq se não ficam incompativeis, acontece o que está acontecendo com vc.

Isso não acontece só no Mac, acontece no Windows tbm só que pior.

Acho que o seu nick não deveria ser MacSofrimento deveria ser, MacDrama

E outra, se quer rodar Windows o dia inteiro, compre um PC e não um Mac! tá jogando dinheiro no lixo para usar só windows no Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá, o Parallels fica ligado o tempo todo aqui e não tenho problemas de uso exagerado de CPU nem nada.

Tem um bug que faz o fan acelerar sem motivo às vezes, isso me acontece com ou sem parallels aberto. Mas só acontece tipo uma vez a cada 2 meses.

Aí é só desligar/ligar de novo que para. Sei lá por que acontece isso, mas não é nada grave também. É só o fan ficando louco.

Quanto a rodar o Parallels o tempo todo, não é pra causar nenhum problema não.

E outra, se quer rodar Windows o dia inteiro, compre um PC e não um Mac! tá jogando dinheiro no lixo para usar só windows no Mac.

Cara, acho desnecessária esse tipo de resposta... essa história de "se você não usa do mesmo jeito que eu, você tá errado".

Existem muitas necessidades que fazem algumas pessoas terem que deixar o Windows rodando o tempo todo no Parallels. No meu caso, pra fazer testes em navegadores de Windows.

Nem todo mundo pode simplesmente abrir mão dele, mas mesmo assim é melhor usar ele virtualizado no Mac do que "comprar um PC e não um Mac". Se seu trabalho permite que você fique SÓ no Mac, excelente.Mas nem todo mundo pode. Quem dera eu pudesse...

Editado por rott
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei lá, o Parallels fica ligado o tempo todo aqui e não tenho problemas de uso exagerado de CPU nem nada.

Tem um bug que faz o fan acelerar sem motivo às vezes, isso me acontece com ou sem parallels aberto. Mas só acontece tipo uma vez a cada 2 meses.

Aí é só desligar/ligar de novo que para. Sei lá por que acontece isso, mas não é nada grave também. É só o fan ficando louco.

Quanto a rodar o Parallels o tempo todo, não é pra causar nenhum problema não.

Cara, acho desnecessária esse tipo de resposta... essa história de "se você não usa do mesmo jeito que eu, você tá errado".

Existem muitas necessidades que fazem algumas pessoas terem que deixar o Windows rodando o tempo todo no Parallels. No meu caso, pra fazer testes em navegadores de Windows.

Nem todo mundo pode simplesmente abrir mão dele, mas mesmo assim é melhor usar ele virtualizado no Mac do que "comprar um PC e não um Mac". Se seu trabalho permite que você fique SÓ no Mac, excelente.Mas nem todo mundo pode. Quem dera eu pudesse...

Uns acham desnecessário, outros não. É a realidade, acontece. ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...