Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho (MB990BZ/A)


wafi

MB990BZ  

16 votos

  1. 1. Qual a sua opinião sobre o desempenho do MB990BZ/A?

    • Perfeito, dá e sobra para um uso leve/médio.
      11
    • Ótimo para o uso do dia-a-dia mas tem limitações visíveis.
      3
    • Rodo jogos razoavelmente pesados sem problemas no Windows com a qualidade reduzida.
      2
    • Virtualizo Windows sem problemas.
      2
    • Péssimo, dá só para um uso extremamente básico.
      1


Posts Recomendados

Então, desde junho, quando me cadastrei aqui no fórum, que to querendo comprar um MacBook. Sorte minha que resolvi esperar, pois naquela época o que eu ia comprar era um MacBook White e ia custar 3799, agora por 3599 vou comprar um MacBook Pro de 13. Daqui a uns dias vou finalmente comprar o meu, mas antes ainda tenho algumas questões básicas:

- Tenho praticamente certeza que vou conseguir rodar vídeos em HD do youtube (720p e 1080p) e da minha futura câmera (720p) em full screen na tela de 13", mas tenho minhas dúvidas quanto a isso na tela do monitor externo (22"). Digo isso pq a minha placa atual é dedicada (apesar de bem antiga, tecnologia de 2006) 128MB e simplesmente não roda vídeos em HD. Alguém usa monitor externo (maior que 19" de preferência) para me dizer algo a respeito?

- Todo mundo fica discutindo por aí quanto dura a bateria e tal, mas tenho interesse em um outro dado: num uso básico, do dia a dia (navegador, msn, antivírus no Windows, e no máximo o Photoshop aberto), fica +- em quanto o uso do processador para vocês (porcentagem)? Como estou acostumado com meu Celeron single core, to acostumado a ver o uso quase sempre acima de 50% e muitas vezes trancado em 100% (rs), mas não sei se o C2D 2.26GHz do MBP é um processador muito rápido e que ficará muito abaixo disso (uso no Windows, ainda por cima com todos os efeitos visuais, isso também conta).

- Pretendo mais para o final de 2010/início de 2011 fazer alguns upgrades (se eu decidir por 4GB será ainda no começo de 2010). Pretendo colocar 4GB ou 8GB de ram (se baixarem os preços dos módulos de 4GB) e um SSD de 160GB ou 256GB (esse último também no caso de baixar o preço), o que deve melhorar o desempenho. Vocês acham que mesmo assim eu continuaria muito limitado pelo processador e não ganharia tanto desempenho ou que melhoraria bastante?

Pelos vídeos que vejo no youtube o desempenho da placa de vídeo parece ser muito bom até para alguns jogos mais pesados, como GTA IV (qualidade reduzida).

PS: não vou virtualizar Windows nem nada do gênero, então não terei problemas do tipo de um cara que abriu um tópico falando mal desse modelo por lentidão com virtualização.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

não sei quantq diferença vc vai sentir, provavelmente não vai, de 4 pra 8gb de ram.

Eu recomendaria 4gb só já estaria de bom tamanho pra dar um gás a mais no core 2 duo.

ou talvez juntar um pouco mais e pegar um processador melhor logo..

e a bateria com wi fi ligado e esses programas dura em média 5 a 5:40 horas (estourando) em iluminação bem baixa do monitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é o Macbook aluminum (antes de virar pro)

- Vídeos HD em monitor externo: Ok

- No momento que você está mexendo nos aplicativos podem ocorrer alguns picos mas fica em uma média de 6% a 20%, quando os aplicativos estão abertos mas você não está mexendo, abaixo de 10% (no meu uso comum: Mail, Safari, Adium, iWork, Textmate)

- No meu caso, a mudança foi de 2Gb para 4Gb, o desempenho melhora consideravelmente, ainda mais para multi-tarefa, pela diminuição do uso do HD. O processador C2D já é bem interessante.

- O cara que falou mal por lentidão em virtualização, não sabia do que estava falando. Virtualização sempre deixará tanto o sistema hóspede, quanto o hospedeiro, mais lentos. Faz parte do modelo de virtualização de sistemas, mas ambos continuam utilizáveis. Desde que mudei para 4Gb, isso melhorou bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ou talvez juntar um pouco mais e pegar um processador melhor logo...

O problema é que para pegar o de 2.53GHz o preço sobe bastante, e como RAM e HD eu vou trocar no de 2.26, a única vantagem seria a pequena diferença de clock do processador.

Outra opção seria esperar lançarem novos MacBooks Pro possivelmente com novos processadores, mas dúvido que o 13 deixe de ser C2D, acredito que i5/i7 só no de 17".

- No momento que você está mexendo nos aplicativos podem ocorrer alguns picos mas fica em uma média de 6% a 20%, quando os aplicativos estão abertos mas você não está mexendo, abaixo de 10% (no meu uso comum: Mail, Safari, Adium, iWork, Textmate)

Era exatamente isso que eu queria saber :P

Também me impressionei com o que o pessoal fala nesse tópico http://macmagazine.com.br/forum/index....showtopic=22120, lá na seção de jogos. Parece que não terei problemas com o desempenho do MacBook.

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala wafi,

Eu tô pra comprar 4gb pro meu MB990 por esses dias, nem tanto para rodar Windows (talvez sim no futuro) mas sim para dar uma folga nos aplicativos "for Mac" mesmo (firefox com várias abas + amsn + skype + suite adobe cs4 abertos dá pra sentir um draminha).

Já com relação ao processador, salvo raras excessões quase nunca vejo ele passando dos 15%, e sobre o clock não tenho do que reclamar, os 2.26ghz foram muito bem dimensionados para ele.

Comparativamente: No meu desktop (PC) já tive desde E4400 (2ghz/800/2mb) passando por E6300(1.86ghz/1066/2mb), E8500 (3.16/1333/6mb) e por último um Quad (Q9550 (2.83ghz/1333/12mb)) te digo que, salvo casos específicos e lógicos, do MB990(2.26/1066/3mb) não deve nada pra nenhum deles em um uso "normal", diferença de rendimento pro uso diário é mínima.

Sobre HD, não sei se vale a pena comprar um SSD à médio prazo, particularmente estou vendo a viabilidade de pegar um de 320 ou 500gb e 7200rpm (8 ou 16mb de cache), além da resposta melhor quase não altera o consumo e não sai caro, além da capacidade maior. SSD só se eu ficar com ele por mais de 2 ou 3 anos (difícil), que é quando dizem que há alguma previsão para um valor "normal" para as unidades SSD.

Com relação aos vídeos (normal/HD/F-HD) em monitor externo, tenho certeza absoluta que a 9400M vai apresenta-los em qualquer monitor, até mesmo em telas FullHD via adaptador HDMI.

Sobre jogos, não comprei o notebook pra jogar pois tenho meu desktop para isso, mas creio que ele rode todos os jogos atuais com uma resolução e qualidade medianas/boas, dependendo do jogo.

[]´s

Editado por NEO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tô pra comprar 4gb pro meu MB990 por esses dias, nem tanto para rodar Windows (talvez sim no futuro) mas sim para dar uma folga nos aplicativos "for Mac" mesmo (firefox com várias abas + amsn + skype + suite adobe cs4 abertos dá pra sentir um draminha).

Sobre HD, não sei se vale a pena comprar um SSD à médio prazo, particularmente estou vendo a viabilidade de pegar um de 320 ou 500gb e 7200rpm (8 ou 16mb de cache), além da resposta melhor quase não altera o consumo e não sai caro, além da capacidade maior. SSD só se eu ficar com ele por mais de 2 ou 3 anos (difícil), que é quando dizem que há alguma previsão para um valor "normal" para as unidades SSD.

Talvez eu coloque 4GB logo, pelo jeito módulos de 4GB ainda vão ficar nesse preço absurdo por algum tempo. Vou "sentir a máquina" nos primeiros dias e ver se me sinto (muito) limitado com os 2GB, aí decido se espero um pouco para ver como ficam os preços de 8GB ou se preciso urgentemente.

Por sinal, o lugar em que achei essas memórias foi na tal de Plug Informática:

Kingston - http://www.pluginformatica.com.br/loja/pro...__ktamb1066k24g

Crucial - http://www.pluginformatica.com.br/loja/pro...__ct25664bc1067

Dei uma boa olhada sobre essa loja no Google e só achei reclamações de demora na entrega, mas sempre chegam os produtos, talvez eu compre nessa aí. Onde você pretende comprar?

Sobre SSD... na teoria é perfeito, sem peças móveis, alta velocidade de leitura. Mas além do preço, tem outras desvantagens, vida útil relativamente curta e alguns falam da grande diferença entre o tempo de escrita e leitura.

Os modelos que eu andei vendo são da série X25-M da Intel, 160GB por volta de 1200 R$, mas não são dos SSDs mais rápidos (a própria intel tem uma série bem mais rápida que é a X25-E), não sei se compensa. Talvez com um HDD de 7200RPM eu pudesse aumentar bastante a capacidade de armazenamento (de 160 para 320 ou 500GB) e a velocidade por um valor bem menor, vou esperar um tempo e ver como os preços se comportam para decidir isso melhor.

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o cara que falou sobre virtualização estava enganado, pois eu virtualizo o Windows aqui no meu White normalmente, claro, diminui um pouco o desempenho, mas nada assustador, de deixar algum dos sistemas inutilizáveis.

Essa história rolou nesse tópico aqui: http://macmagazine.com.br/forum/index....c=21590&hl=

Por sinal, ele não foi muito bem recebido, todo mundo aqui adora o MB990 (que, por sinal, hoje recebi um email da Apple US dizendo que é o Mac mais popular e sugerindo ele como presente de natal).

Acho que virtualização depende do que você vai fazer, se precisar só usar programas leves não tem pq ficar reiniciando toda hora, mas para jogos tem que ser Boot Camp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Processador de 2,26 para 2,53 nao vai fazer diferença alguma(vai ficar ocioso grande parte do tempo de qualquer forma). Até seu Celeron está ocioso.

2) Memória de 2gb pra 4gb é bom. De 4gb pra 8gb (atualmente) é burrice.

3) SSD é pro futuro, atualmente nao tem nenhum com preço/capacidade/velocidade que compense.

4) Vídeos em full HD, sinceramente nao sei. Essa placa de vídeo do MBP990 já tá bem fraquinha(apesar de ser o 'padrao' do mercado) para um notebook que se diz pro.

Dica do tio: Use seu dinheiro extra na apple care, isso sim vai fazer seu notebook durar mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa história rolou nesse tópico aqui: http://macmagazine.com.br/forum/index....c=21590&hl=

Por sinal, ele não foi muito bem recebido, todo mundo aqui adora o MB990 (que, por sinal, hoje recebi um email da Apple US dizendo que é o Mac mais popular e sugerindo ele como presente de natal).

Acho que virtualização depende do que você vai fazer, se precisar só usar programas leves não tem pq ficar reiniciando toda hora, mas para jogos tem que ser Boot Camp.

O MB990 tem muitos adoradores por aqui, e não é por menos, ele faz por merecer.

Acho que ele estava prodecendo errado, não é possível, uso aqui o VMWare para abrir uns programas Windows only, e tenho resultados ótimos, me pareceu muito uma tentativa de "queimar" o MBP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Processador de 2,26 para 2,53 nao vai fazer diferença alguma(vai ficar ocioso grande parte do tempo de qualquer forma). Até seu Celeron está ocioso.

2) Memória de 2gb pra 4gb é bom. De 4gb pra 8gb (atualmente) é burrice.

3) SSD é pro futuro, atualmente nao tem nenhum com preço/capacidade/velocidade que compense.

4) Vídeos em full HD, sinceramente nao sei. Essa placa de vídeo do MBP990 já tá bem fraquinha(apesar de ser o 'padrao' do mercado) para um notebook que se diz pro.

Dica do tio: Use seu dinheiro extra na apple care, isso sim vai fazer seu notebook durar mais tempo.

1) Quanto ao Celeron, ele fica em entre 20 e 50% na maior parte do tempo, o problema é quando abro qualquer coisa um pouco mais pesada ele já vai para mais de 95% e começa a ficar lento. Acredito que dependendo do que eu abrir no MacBook até vá subir bastante, mas espero não chegue a 90, 100%.

4) A placa parece ser bem razoável pelo que falam nos tópicos de jogos, mas quando eu comprar vou testar com alguns vídeos e posto.

É, pretendo comprar o Apple Care quando tiver mais para o fim da garantia, sendo Apple qualquer coisa que estrague vai sair mais que o preço do Apple Care.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Processador de 2,26 para 2,53 nao vai fazer diferença alguma(vai ficar ocioso grande parte do tempo de qualquer forma). Até seu Celeron está ocioso.

2) Memória de 2gb pra 4gb é bom. De 4gb pra 8gb (atualmente) é burrice.

3) SSD é pro futuro, atualmente nao tem nenhum com preço/capacidade/velocidade que compense.

4) Vídeos em full HD, sinceramente nao sei. Essa placa de vídeo do MBP990 já tá bem fraquinha(apesar de ser o 'padrao' do mercado) para um notebook que se diz pro.

Dica do tio: Use seu dinheiro extra na apple care, isso sim vai fazer seu notebook durar mais tempo.

ISSAÊ !..

concordo em gênero, número e grau.

Já estou juntando as moedas para setembro/2010 pagar meu apple care, à vista.

QUERIA saber quem já testou os novos parallels e fusion.. qual é o que roda com melhor desenpenho e agilidade no MPB990 ou similares?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Processador de 2,26 para 2,53 nao vai fazer diferença alguma(vai ficar ocioso grande parte do tempo de qualquer forma). Até seu Celeron está ocioso.

2) Memória de 2gb pra 4gb é bom. De 4gb pra 8gb (atualmente) é burrice.

3) SSD é pro futuro, atualmente nao tem nenhum com preço/capacidade/velocidade que compense.

4) Vídeos em full HD, sinceramente nao sei. Essa placa de vídeo do MBP990 já tá bem fraquinha(apesar de ser o 'padrao' do mercado) para um notebook que se diz pro.

Dica do tio: Use seu dinheiro extra na apple care, isso sim vai fazer seu notebook durar mais tempo.

Concordo com relação a quase tudo, na verdade falamos a mesma coisa :P

Com relação à VGA, discordo que a 9400M seja bem "fraquinha" e reintero a capacidade dela em exibir vídeos/filmes em full HD plenamente, uma vez que o processador do notebook é muito bom e a decodificação do vídeo é feito pela gpu. Essa limitação na visualização de vídeos em Full HD já havia sido "resolvido" desde as séries 6 e 7, ou seja, é assunto resolvido há pelo menos 2~3 anos.

Vejam que não estou falando em jogos em Full HD, aí a coisa muda de figura.

Apple Care nem tem o que falar, é basico :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que estamos falando em desempenho, resolvi fazer uns testes aqui com o meu processador e RAM para demonstrar +- como fica aqui no dia a dia.

Primeiro gráfico, no uso cotidiano, abrindo Safari, Photoshop por alguns instantes e os programas que deixo sempre em background (AVG, windows live messenger, gadgets do Win 7, Office OneNote):

grafico2.jpg

Segundo gráfico, realizando atividades específicas:

graficoi.jpg

Notem que a RAM nunca passa de 70% (tenho 1.5GB), então não sei se 2GB é tão pouco assim. Só não rodei nenhum jogo, aí a RAM subiria mais, mas costumo jogar só no XP (por problemas de incompatibilidade) e fiz os testes no Win 7.

PS: vídeo em HD no youtube simplesmente não roda aqui, escuto o som mas a imagem fica congelada, para sair precisei forçar o encerramento do Safari, por isso a queda brusca de RAM.

Editado por wafi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wafi, pelas screens e pelo que tu escreveu, prevejo 2 "problemas" aí:

1) Grosseiramente falando, um XP com 512mb ou 1.5gb é a mesma coisa, o gerenciamento de memória dele é péssimo, nessas telas vc tá com o 7 mas deixou o visual "classico" por causa da VGA, certo?

2) O 7 não se dá muito bem com processadores unicore.

Tenho um Semprom vagaba aqui com XP, 1gb de ram e a mesma VGA que a sua e um Notebook positivo com um C2D, 1gb e X3100 rodando o 7, se der tempo vou fazer uns testes semelhantes aos seus mais tarde e posto screens logo mais.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wafi, pelas screens e pelo que tu escreveu, prevejo 2 "problemas" aí:

1) Grosseiramente falando, um XP com 512mb ou 1.5gb é a mesma coisa, o gerenciamento de memória dele é péssimo, nessas telas vc tá com o 7 mas deixou o visual "classico" por causa da VGA, certo?

2) O 7 não se dá muito bem com processadores unicore.

Tenho um Semprom vagaba aqui com XP, 1gb de ram e a mesma VGA que a sua e um Notebook positivo com um C2D, 1gb e X3100 rodando o 7, se der tempo vou fazer uns testes semelhantes aos seus mais tarde e posto screens logo mais.

[]'s

1) Não, não, o 7 está com o visual Ultimate (Aero e efeitos), acontece que eu recortei só a parte do Task Manager em que aparecem os gráficos, com a ferramenta Snipping Tool do Win7. Inclusive estranhei a RAM ficar só em 40% com os efeitos do Win 7.

Vou fazer uns testes no XP também depois para ver como fica. Acho que a primeira coisa que vou testar no meu MacBook vai ser o uso do processador, não aguento mais esse celeron, espero não me sentir limitado com o Core 2 Duo (tenho quase certeza que isso não acontecerá, no máximo, se eu achar meio lento, coloco 4GB de RAM para compensar).

A minha grande curiosidade é saber até quanto o meu processador iria se o máximo não fosse 100% ehehe

Quando estou com muitas abas no Safari ou muitos programas abertos, ele fica congelado em 100%, acredito que se pudesse subir mais chegaria em quase 200% (pela lentidão que fica).

Já tá na hora de eu trocar de computador, mas como quero notebook, e gosto muito do OS X e de Mac, e por achar o hardware razoável, optei pelo MBP13 (é claro que compraria um de 15 com 8600GT se não fosse tão mais caro).

PS: agora me dei conta que a imagem deve ter ficado bem comprida para quem não usa monitor widescreen hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com preguiça de ligar meu desktop, mas se tu quiser colocar um quad na brincadeira a gente faz um esforço :D

Screens com legendas:

Processamento com screen tirada após terminar de ver um vídeo em 720p legendado com VLC:

720plocal.th.png

Processamento vendo flash vídeo em HD no Youtube com Firefox:

allq.th.png

Processamento vendo vídeo em 1080p no QuickTime X:

1080p.th.png

Em algumas telas dá pra ver o uso de memoria também, em todo o momento estive com iTunes + amsn + last.fm, na tela do youtube em HD dá pra ver que tem mais um monte de abas abertas. Não usei o photoshop pq não tenho nenhuma imagem pra editar, mas já o fiz e o uso de cpu é minimo.

Como eu já havia falado, conforme o software utilizado, instruções são enviadas para decodificação de vídeos diretamente pela gpu, como é o caso do QTX, por isso o baixo uso da cpu na última screen.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com preguiça de ligar meu desktop, mas se tu quiser colocar um quad na brincadeira a gente faz um esforço :D

Screens com legendas:

Processamento com screen tirada após terminar de ver um vídeo em 720p legendado com VLC:

720plocal.th.png

Processamento vendo flash vídeo em HD no Youtube com Firefox:

allq.th.png

Processamento vendo vídeo em 1080p no QuickTime X:

1080p.th.png

Em algumas telas dá pra ver o uso de memoria também, em todo o momento estive com iTunes + amsn + last.fm, na tela do youtube em HD dá pra ver que tem mais um monte de abas abertas. Não usei o photoshop pq não tenho nenhuma imagem pra editar, mas já o fiz e o uso de cpu é minimo.

Como eu já havia falado, conforme o software utilizado, instruções são enviadas para decodificação de vídeos diretamente pela gpu, como é o caso do QTX, por isso o baixo uso da cpu na última screen.

Pelo que entendi as imagens são do MB990, certo? Bem interessante, não vi chegar em 100% em nenhum momento eheh

Não entendonada de Activity Monitor, qual a diferença entre as linhas verdes e vermelhas?

Vai ser interessante ver o desempenho do Quad, mas pode ser amanhã, to com preguiça de testar no XP também, mas tenho certeza que o consumo de RAM vai baixar bastante sem os efeitos do Seven.

Ainda não sei se vou comprar o MB amanhã ou só na semana que vem, mas já vi que vou ter bastante coisas para explorar, só sei o básico do Mac OS. E, pelo jeito, esse hardware é bem interessante.

PS: quem votou na opção 'péssimo' lá na enquete, por sinal? algum argumento para justificar isso? haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi as imagens são do MB990, certo? Bem interessante, não vi chegar em 100% em nenhum momento eheh

Não entendonada de Activity Monitor, qual a diferença entre as linhas verdes e vermelhas?

Vai ser interessante ver o desempenho do Quad, mas pode ser amanhã, to com preguiça de testar no XP também, mas tenho certeza que o consumo de RAM vai baixar bastante sem os efeitos do Seven.

Ainda não sei se vou comprar o MB amanhã ou só na semana que vem, mas já vi que vou ter bastante coisas para explorar, só sei o básico do Mac OS. E, pelo jeito, esse hardware é bem interessante.

PS: quem votou na opção 'péssimo' lá na enquete, por sinal? algum argumento para justificar isso? haha

É o MB990 sim, completamente original, ainda :D

Eu liguei o quad aqui mas tava desligado à tantos dias que agora tá atualizando o sistema todo alí, se der tempo e eu não dormir antes ainda tiro umas screens nos mesmos ambientes.

Sobre a linha vermelha no Activity Monitor, é a mesma coisa que vc mandar exibir os tempos do kernel (agora não lembro se é esse o termo correto, fica na aba "exibir" do próprio task manager), é o processamento que está sendo utilizado pelo sistema e si, e não por algum software que vc esteja utilizando de fato (verde).

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamo lá, agora em ambiente com o Win7.

Hardware:

Q9550 + 8gb DDR2 800 + ATI HD4890 1gb

Carregando softwares (Word+Excel+PPT+PS CS4):

720.th.png

Youtube HD + 9 abas no Firefox + os softwares acima:

ythd.th.png

Agora um comparativo "mano a mano" (em ambos o mesmo vídeo: Trailer 2 do filme 2012 pego no site da Apple):

1080p no Quicktime no Win7:

1080.th.png

E só pra tirar a dúvida dei mais uma passada no Mac, também em 1080p @ QTX:

1080p2.th.png

Em ambos configuei o QuickTime em loop e deixei rodar o vídeo por umas 5 vezes em cada pois como é um trailer, não tem mais de 2~3 minutos, assim dá pra ter uma noção melhor.

Conforme eu já tinha falado e reintero: a 9400M não deixa absolutamente NADA à desejar em termos de vídeo, seja de qual formato/tamanho for.

Btw: No final de semana vou pegar o Sony Vaio do meu chefe pra arrancar o maldito Vista Business e colocar o 7 Ultimate. Como era meu sonho antigo até pegar o Macbook, farei os mesmos testes nele também, ainda mais ele tendo um hardware praticamente igual ao do MB990, com excessão da vga e das memorias que são ddr2.

É um SR150A (C2D P8400 2.26ghz + 3gb DDR2 800 + 250gb + Intel 4500MHD + Tela 13.3"), e sem querer cair em tentação, é lindo tbm :D

Agora eu vou capotar aqui, amanhã a gente continua :D

[]'s

Editado por NEO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...