Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Calibrando Bateria


Marcelo Augusto

Posts Recomendados

Pessoal,

Encontrei a fórmula para recuperar o Health da bateria dos nossos MacBook!

Para inicio preciso informar que o meu MacBook é o modelo anterior a denominação

de PRO, ou seja, era prometido que ele durasse até 5h com sua bateria.

Durante 1 mês, eu fiquei debatendo aqui no fórum esse problema, se é que podemos chamar

assim, da bateria dos nossos MacBook perder a potência dela, em decorrência do uso

freqüente.

Logo quando comprei o MacBook, acreditava que se tem bateria é para usa-la, mas depois que

descobrir a medição de Health, e depois de ler as sugestões de uso disponíveis no site da Apple

concluir que Macbook é para usar na tomada, assim como todo Desktop, e a bateria é para

ser utilizada apenas quando for necessário: em caso de viagens, trabalhos fora de casa e por ai vai.

A duas semanas atrás percebi que o meu Health estava abaixo dos 95%, e como todo amante dos

produtos Apple, qualquer coisa que indique que o macbook está ficando ruim, nos preocupa.

Comecei a utilizar o MacBook sempre na tomada, só tirava quando eu saia de casa para vim para

o trabalho, ou vice e versa.

Diante desse comportamento, comecei que o Health do meu MacBook tinha subido para 95%, depois

para 96, 97, 98 e agora está em 99%.

A carga máxima do meu Mac é de 4100 mAh, hoje com 99% ele está com 4067 mAh.

Agora você está se perguntando, como eu conseguir aumentar o meu Health consideravelmente?!

Pois bem, como afirmei anteriormente passei a utilizar o Mac direto na bateria.

- Quando chego em casa plugava na tomada e verificava, e não acontecia nada.

- Quando eu retirava da tomada, após ter passado mais ou menos umas 4h com 100%, ele aumentava o Health gradativamente.

Exemplo: Passei a manhã utilizando o Mac na tomada, quando eu vou para o trabalho, levava ele e ficava utilizando na bateria, a medida que a porcentagem da bateria ia abaixando o health aumentava, 100% (4040 mAh), 90% (4045mAh), 80% (4050mAh), 70% (4055mAh), quando chegava nos 70% ele não aumentava mais o Health, e eu colocava novamente na tomada.

Para minha surpresa, ao plugar o MacBook o Health voltava a aumentar o Health de (4055mAh para 4060mAh).

Com o intuito de validar esse comportamento, fiz isso durante uma semana, e como eu disse, hoje ele está com 4067mAh.

---------------

Outra coisa que percebi, NUNCA DEIXE DESCARREGAR, apenas quando for fazer a calibragem da bateria, pois antes de ontem, eu estava utilizando ele até os 70% e acabei pegando no sono, de manhã ele tinha zerado a bateria e o health voltou para os 95%.

----------------

Pois bem, gostaria que algum usuário também realizasse este teste, com o intuito de avaliar se é verdadeiro ou não.

Atenciosamente,

Filipe Durando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 245
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Acontece exatamente isso!

o esquema e usar no carregador!

Pessoal,

Encontrei a fórmula para recuperar o Health da bateria dos nossos MacBook!

Para inicio preciso informar que o meu MacBook é o modelo anterior a denominação

de PRO, ou seja, era prometido que ele durasse até 5h com sua bateria.

Durante 1 mês, eu fiquei debatendo aqui no fórum esse problema, se é que podemos chamar

assim, da bateria dos nossos MacBook perder a potência dela, em decorrência do uso

freqüente.

Logo quando comprei o MacBook, acreditava que se tem bateria é para usa-la, mas depois que

descobrir a medição de Health, e depois de ler as sugestões de uso disponíveis no site da Apple

concluir que Macbook é para usar na tomada, assim como todo Desktop, e a bateria é para

ser utilizada apenas quando for necessário: em caso de viagens, trabalhos fora de casa e por ai vai.

A duas semanas atrás percebi que o meu Health estava abaixo dos 95%, e como todo amante dos

produtos Apple, qualquer coisa que indique que o macbook está ficando ruim, nos preocupa.

Comecei a utilizar o MacBook sempre na tomada, só tirava quando eu saia de casa para vim para

o trabalho, ou vice e versa.

Diante desse comportamento, comecei que o Health do meu MacBook tinha subido para 95%, depois

para 96, 97, 98 e agora está em 99%.

A carga máxima do meu Mac é de 4100 mAh, hoje com 99% ele está com 4067 mAh.

Agora você está se perguntando, como eu conseguir aumentar o meu Health consideravelmente?!

Pois bem, como afirmei anteriormente passei a utilizar o Mac direto na bateria.

- Quando chego em casa plugava na tomada e verificava, e não acontecia nada.

- Quando eu retirava da tomada, após ter passado mais ou menos umas 4h com 100%, ele aumentava o Health gradativamente.

Exemplo: Passei a manhã utilizando o Mac na tomada, quando eu vou para o trabalho, levava ele e ficava utilizando na bateria, a medida que a porcentagem da bateria ia abaixando o health aumentava, 100% (4040 mAh), 90% (4045mAh), 80% (4050mAh), 70% (4055mAh), quando chegava nos 70% ele não aumentava mais o Health, e eu colocava novamente na tomada.

Para minha surpresa, ao plugar o MacBook o Health voltava a aumentar o Health de (4055mAh para 4060mAh).

Com o intuito de validar esse comportamento, fiz isso durante uma semana, e como eu disse, hoje ele está com 4067mAh.

---------------

Outra coisa que percebi, NUNCA DEIXE DESCARREGAR, apenas quando for fazer a calibragem da bateria, pois antes de ontem, eu estava utilizando ele até os 70% e acabei pegando no sono, de manhã ele tinha zerado a bateria e o health voltou para os 95%.

----------------

Pois bem, gostaria que algum usuário também realizasse este teste, com o intuito de avaliar se é verdadeiro ou não.

Atenciosamente,

Filipe Durando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não é por aí pessoal.

A bateria é SIM pra ser usada. Como comentei antes, ontem o health da minha bateria caiu para 97% quando eu estava utilizando o Mac na bateria. Bom, continuei o meu trabalho, quando a carga ficou baixa conectei o carregador e continuei. Quando estava com uns 10% de carga desliguei e fui dormir, hoje liguei ele na bateria e o health estava 99%, e agora acabou de subir para 100%.

O healht varia sim, coisa de 2%~3%, isso não vai diminuir o desempenho da bateria. O que eu acho bobagem é deixar de usar a bateria do Mac com medo do health dela baixar.

Claro, buscar um uso consciente, de modo que prologue a vida útil da bateria é sim e muito saudável, todo mundo quer fazer a bateria durar o máximo possível, e eu acredito que, variando o uso, alternando entre ligado e desligado da tomada já é o suficiente para deixar sua bateria perfeita.

Parem com essa neura pessoal, a bateria da Apple é muito boa, e não tem necessidade de ficar nessa encanação toda!

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe Durando, tudo blz? hehe :huh:

Concordo contigo sobre quando disse que o macbook eh pra ser usado na tomada e usado na bateria em viagens e tals...

Pois bem, fiz o teste igual o que vc fez, comecei a usar bastante na tomada, e de vez em quando tirava da tomada e usava até ficar uns 70%, 50%.

Depois colocava pra carregar de novo.

Uma coisa percebi, que você não postou, tem programas que reduzem o health e outros não, não sei pq.

Exemplo: Quando utilizo o iTunes na bateria, o health cai mesmo, mas se vejo algum video ou uso safari ela permanece a mesma ou aumenta um pouco.

Então vamos ao resultado:

post-9038-1259169852_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aqui no meu ainda não saiu de 100%, mas tem só uma semana de uso. Concordo com a bateria é para ser usada, e, mesmo que você use sempre na tomada (como eu), pelo menos uma vez por mês você vai ter que esvaziar para calibrar, e aí a health vai para o buraco.

Acho que esse número não é muito preciso, você tem que ver se a capacidade (tempo de duração) da sua bateria tá mudando mesmo ou se é só imprecisão do número.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

Encontrei a fórmula para recuperar o Health da bateria dos nossos MacBook!

Para inicio preciso informar que o meu MacBook é o modelo anterior a denominação

de PRO, ou seja, era prometido que ele durasse até 5h com sua bateria.

Durante 1 mês, eu fiquei debatendo aqui no fórum esse problema, se é que podemos chamar

assim, da bateria dos nossos MacBook perder a potência dela, em decorrência do uso

freqüente.

Logo quando comprei o MacBook, acreditava que se tem bateria é para usa-la, mas depois que

descobrir a medição de Health, e depois de ler as sugestões de uso disponíveis no site da Apple

concluir que Macbook é para usar na tomada, assim como todo Desktop, e a bateria é para

ser utilizada apenas quando for necessário: em caso de viagens, trabalhos fora de casa e por ai vai.

A duas semanas atrás percebi que o meu Health estava abaixo dos 95%, e como todo amante dos

produtos Apple, qualquer coisa que indique que o macbook está ficando ruim, nos preocupa.

Comecei a utilizar o MacBook sempre na tomada, só tirava quando eu saia de casa para vim para

o trabalho, ou vice e versa.

Diante desse comportamento, comecei que o Health do meu MacBook tinha subido para 95%, depois

para 96, 97, 98 e agora está em 99%.

A carga máxima do meu Mac é de 4100 mAh, hoje com 99% ele está com 4067 mAh.

Agora você está se perguntando, como eu conseguir aumentar o meu Health consideravelmente?!

Pois bem, como afirmei anteriormente passei a utilizar o Mac direto na bateria.

- Quando chego em casa plugava na tomada e verificava, e não acontecia nada.

- Quando eu retirava da tomada, após ter passado mais ou menos umas 4h com 100%, ele aumentava o Health gradativamente.

Exemplo: Passei a manhã utilizando o Mac na tomada, quando eu vou para o trabalho, levava ele e ficava utilizando na bateria, a medida que a porcentagem da bateria ia abaixando o health aumentava, 100% (4040 mAh), 90% (4045mAh), 80% (4050mAh), 70% (4055mAh), quando chegava nos 70% ele não aumentava mais o Health, e eu colocava novamente na tomada.

Para minha surpresa, ao plugar o MacBook o Health voltava a aumentar o Health de (4055mAh para 4060mAh).

Com o intuito de validar esse comportamento, fiz isso durante uma semana, e como eu disse, hoje ele está com 4067mAh.

---------------

Outra coisa que percebi, NUNCA DEIXE DESCARREGAR, apenas quando for fazer a calibragem da bateria, pois antes de ontem, eu estava utilizando ele até os 70% e acabei pegando no sono, de manhã ele tinha zerado a bateria e o health voltou para os 95%.

----------------

Pois bem, gostaria que algum usuário também realizasse este teste, com o intuito de avaliar se é verdadeiro ou não.

Atenciosamente,

Filipe Durando

Mas vc teve que abrir mao de alguns "Ciclos" da bateria p/ fazer isso não? E quando completa X ciclos a bateria começa a zuar... vale a pena realmente???

Bom, aqui no meu ainda não saiu de 100%, mas tem só uma semana de uso. Concordo com a bateria é para ser usada, e, mesmo que você use sempre na tomada (como eu), pelo menos uma vez por mês você vai ter que esvaziar para calibrar, e aí a health vai para o buraco.

Acho que esse número não é muito preciso, você tem que ver se a capacidade (tempo de duração) da sua bateria tá mudando mesmo ou se é só imprecisão do número.

Aqui tmb nao saiu de 100% ainda... mas ja tem mais de 1 mes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas vc teve que abrir mao de alguns "Ciclos" da bateria p/ fazer isso não? E quando completa X ciclos a bateria começa a zuar... vale a pena realmente???

Aqui tmb nao saiu de 100% ainda... mas ja tem mais de 1 mes!

a bateria conta o ciclo apartir de 60% descarregada, se voce deixar o note todo tempo na tomada ele vai recarregar com 95%!

e tranquilo, de 3 macs meus, ate hoje nao recalibrei nenhuma bateria, e todos que calibram perdem capacidade! isso e fato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a bateria conta o ciclo apartir de 60% descarregada, se voce deixar o note todo tempo na tomada ele vai recarregar com 95%!

e tranquilo, de 3 macs meus, ate hoje nao recalibrei nenhuma bateria, e todos que calibram perdem capacidade! isso e fato

Que eu saiba, a bateria conta um ciclo quando perde sua capacidade máxima de carga,

ou seja, você usa hoje e descarrega 20%, amanhã mais 30, e depois mais 50, ai completa um ciclo.

E pra mim, calibrar, é pra ajustar os sensores que medem a bateria, a manter a sua vida útil,

é claro que quem usa a bateria só na tomada, e não calibra pode ter problemas mais pra frente se for usar fora da energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a questão dos % da bateria, reparem como fica o note de vcs de um dia pro outro, pois vale lembrar que não é sempre que a carga cai que a bateria é recarregada.

Digo isso pq de um dia pro outro (da noite de hoje pra noite de amanhã de noite, caso não use durante o dia, por exemplo), e fora da energia minha bateria recém carregada desce dos 100% para 99 ou 98% e não é novamente recarregada à menos que caia bastante a carga (não sei exatamente o quanto pois não fiz tal teste ainda), e ela não volta a ser carregada por uma medida de segurança da bateria de grande parte dos notes, não é "virtude" só dos apple.

No final de semana estava aqui com o Vaio do meu chefe e acontece exatamente a mesma coisa, cheguei a deixar cair pra 80% usando na bateria e desliguei o note, desliguei da tomada, levei pro trabalho e no dia seguinte e o Win7 acusava como "conectado, mas sem carregar", e no manual é explicado que tal coisa acontece e é perfeitamente normal.

Portanto, fiquem de olho nesse detalhe antes de falar sobre a autonomia de suas bateria e acabar dando uma margem errada de entendimento para os demais.

[]´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

80% e ainda não havia começado a recarregar?? Ouvi dizer que nos MacBooks ele só recarrega quando desce de 95%.

O que ele falou é um VAIO, isso não é problema, são medidas de segurança do próprio sistema pra não danificar a bateria.

Os macbooks, como vc disse, só recarrega quando desce dos 95%, ta certinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

80% e ainda não havia começado a recarregar?? Ouvi dizer que nos MacBooks ele só recarrega quando desce de 95%.

O Ramon já tirou sua dúvida :P

Enfim, COMO EU DISSE NO OUTRO POST (mania q esse povo tem de prestar atenção em detalhes bestas :P:lol: ), vale observar se o health abaixo dos 100% não é algo relacionado a usar o macbook sempre na rede elétrica, porém desligando-o da mesma de um dia pro outro, no meu caso é.. já chegou a baixar pra 96% em coisa de 5 dias, uma semana usando apenas na energia.

Agora, digamos que vc use até a metade da bateria ou então faça a calibragem dela, nesse caso ela teoricamente tem que ir até os 100%, ao menos na minha é assim.

[]´s

Editado por NEO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia entendido que se tratava de um Vaio, mas acho que esperar até 80% é muita coisa para recomeçar a carregar, acho que 90 já tá bom. O meu hoje desde que eu liguei tá em 97%, esses 3% acho que ele perdeu com o MB desligado. Quando perder mais 2, enche de novo, e assim por diante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felipe Durando, tudo blz? hehe :D

Concordo contigo sobre quando disse que o macbook eh pra ser usado na tomada e usado na bateria em viagens e tals...

Pois bem, fiz o teste igual o que vc fez, comecei a usar bastante na tomada, e de vez em quando tirava da tomada e usava até ficar uns 70%, 50%.

Depois colocava pra carregar de novo.

Uma coisa percebi, que você não postou, tem programas que reduzem o health e outros não, não sei pq.

Exemplo: Quando utilizo o iTunes na bateria, o health cai mesmo, mas se vejo algum video ou uso safari ela permanece a mesma ou aumenta um pouco.

Então vamos ao resultado:

Oi Ramon,

Desculpa não ter visto sua resposta, são tanta em um dia que algumas passam despercebidos.

Pois bem, o que você falou faz sentido mas eu nunca tinha parado para perceber.

E se tratando de programas, eu utilizo os mais comedores de processamento que existe como o After Effects, Photoshop e Illutrator, ambos da CS4.

Será que foi isso que fez meu health cair tanto?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Ramon,

Desculpa não ter visto sua resposta, são tanta em um dia que algumas passam despercebidos.

Pois bem, o que você falou faz sentido mas eu nunca tinha parado para perceber.

E se tratando de programas, eu utilizo os mais comedores de processamento que existe como o After Effects, Photoshop e Illutrator, ambos da CS4.

Será que foi isso que fez meu health cair tanto?!

Negativo, eles influenciariam apenas na autonomia da bateria por motivos óbvios, e não no "health". Ainda mais se tiver na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Negativo, eles influenciariam apenas na autonomia da bateria por motivos óbvios, e não no "health". Ainda mais se tiver na tomada.

Concordo, mas que eu saiba o health indica a carga máxima da bateria, maior a carga, maior a autonomia.e já usei programas que diminuiram o health.

Mas vc disse uma coisa que muda tudo, se tiver na tomada.

Se tiver na tomada, não muda nada.

Quando disse que diminuia o health é pq tava usando só na bateria.

Mas a perca é insignificante, coisa de 20 a 50mAh.

Com uma carga a 100% o health acaba voltando pra onde tava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...