Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Tutorial] Como criar variáveis de ambiente no MacOS.


Natália Boehn

Posts Recomendados

Hoje no meu trabalho eu precisei criar variáveis de ambiente no meu computador, que é um Mac.

Como eu não consegui encontrar instruções muito claras de como fazer isso na internet, eu vou deixar registrado aqui a maneira que eu fiz isso — e que deu certo.

 

Para acessar o arquivo onde deverão ser armazenadas as variáveis de ambiente, certifique-se que você está no diretório raiz; para isso, abra o terminal e execute:

cd ~

Eu descobri que Macs com Intel e Macs com M1 armazenam as variáveis da ambiente em arquivos diferentes; então:

 

Para Macs com intel, execute:

nano .bash_profile

 

Para Macs com M1, execute:

nano .zprofile

 

Agora dentro do arquivo, para criar uma variável de ambiente, siga o modelo:

export [nome da variável de ambiente]="valor"

export ADT_HOME="/Aplications/adt-bundle/sdk"

 

Para definirmos uma pasta como variável, faça:

export JAVA_HOME=$(usr/libexec/java_home)

 

Para usarmos uma variável para definir outra, use:

export PATH="${PATH}:${JAVA_HOME}/bin:/usr/local/bin:/usr/bin:/sbin:${ADT_HOME}/plataform-tools"

 

Ao término, pressione control + X para sair, digite Y para confirmar as alterações e logo em seguida, pressione enter.

 

Se você não se sente a vontade a editar um arquivo pelo terminal, é possível abrir um editor de texto separado, para isso, execute:

open -e .bash_profile OU open -e .zprofile

 

O arquivo será aberto em uma janela separada, adicione as suas variáveis de ambiente, e logo após pressione Command + S para salvar as alterações. 

 

Acrescentadas as variáveis de ambiente, encerre o terminal (Command + Q) para que as alterações tenham efeito.

 

Ao abrir o terminal, verifique se as suas variáveis de ambiente estão sendo reconhecidas pelo sistema executando:

echo $[nome da variável]

Se a variável tiver sido criada corretamente, deverá aparecer logo abaixo o valor/caminho dela. Caso contrário, aparecerá uma linha em branco.

 

echo $ADT_HOME
/Aplications/adt-bundle/sdk

 

Dica Bônus: O arquivo onde são guardadas as variáveis de ambiente no MacOS, é o mesmo arquivo onde você pode criar atalhos para os comandos no terminal do MacOS. Para criar um atalho, nesse mesmo arquivo, insira:

alias [atalho]='comando' (tudo junto, sem espaço).

alias check='openssl dgst -sha256'

O mesmo esquema: reinicie o terminal, e teste para ver se as suas alterações surtiram efeito.

Enfim, That's all folks!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Natália Boehn disse:

Eu descobri que Macs com Intel e Macs com M1 armazenam as variáveis da ambiente em arquivos diferentes

Na verdade o bash foi abandonado no Big Sur para dar lugar ao Z shell, independente se é Intel ou Apple Silicon. Corrijam-me se eu estiver enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Natália Boehn Na verdade o bash deixou de ser o shell padrão no Catalina, e não no Big Sur como eu havia mencionado. Realmente não tem nada a ver com a arquitetura do processador, o que acontece é que sua máquina Intel rodando Monterey provavelmente foi atualizada, de uma versão mais antiga do macOS cujo bash ainda era o shell padrão, e a atualização não substitui essa preferência. Os Macs com Apple Silicon sempre virão com Zsh como padrão porque não existe Mac com Apple Silicon rodando versões abaixo do Big Sur.

Se você fizer uma instalação limpa nesse Mac com chip Intel, de qualquer versão do Catalina em diante, o shell padrão será o zsh.

Vou deixar abaixo um artigo explicando os possíveis motivos para a mudança, datado de antes do lançamento dos Apple Silicon.

https://www.theverge.com/2019/6/4/18651872/apple-macos-catalina-zsh-bash-shell-replacement-features

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...