Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac reiniciando sozinho (MacBook Pro 16" M1 Pro)


MNardelli

Posts Recomendados

Fala galera do MM! Baum demais? Por aqui nada bom rsrs

Encontrei alguns tópicos antigos sobre isso porém eram bem específicos de um capacitor da GPU de Macs antigos e Intel. Então resolvi abrir um novo para os ARM da Apple.

Meu Mac desde a primeira semana de uso vem reinicializando sozinho e retorna a seguinte msg após reiniciar: (espero que n tenha nenhuma informação sensível ai pq não manjo. Se tiver e puderem me avisar eu agradeço)

Citar

panic(cpu 1 caller 0xfffffe001bd605f0): pmap_tte_remove: Found inconsistent state in soon to be deleted L3 table: 0 valid, 0 compressed, 0 non-empty, refcnt=16, L2 tte=0x101d729c003, pmap=0xfffffdf11c8a2e38, bpte=0xfffffdf1eb0c0000 @pmap.c:5030
Debugger message: panic
Memory ID: 0x1
OS release type: User
OS version: 21G72
Kernel version: Darwin Kernel Version 21.6.0: Sat Jun 18 17:07:22 PDT 2022; root:xnu-8020.140.41~1/RELEASE_ARM64_T6000
Fileset Kernelcache UUID: 5CFF5B82BEB8FAE1094CE5733AD4234D
Kernel UUID: 43BBF43C-8008-3830-8A00-C8706889EEA1
iBoot version: iBoot-7459.141.1
secure boot?: YES
Paniclog version: 13
KernelCache slide: 0x0000000014334000
KernelCache base:  0xfffffe001b338000
Kernel slide:      0x0000000014af8000
Kernel text base:  0xfffffe001bafc000
Kernel text exec slide: 0x0000000014be0000
Kernel text exec base:  0xfffffe001bbe4000
mach_absolute_time: 0x58415724884
Epoch Time:        sec       usec
  Boot    : 0x62ed0f9d 0x0003ba34
  Sleep   : 0x62f1c969 0x00074406
  Wake    : 0x62f1cd39 0x000dfc0c
  Calendar: 0x62f24ba4 0x000a8717

Zone info:
  Zone map: 0xfffffe1000154000 - 0xfffffe3000154000
  . VM    : 0xfffffe1000154000 - 0xfffffe14cce20000
  . RO    : 0xfffffe14cce20000 - 0xfffffe16667b8000
  . GEN0  : 0xfffffe16667b8000 - 0xfffffe1b33484000
  . GEN1  : 0xfffffe1b33484000 - 0xfffffe2000150000
  . GEN2  : 0xfffffe2000150000 - 0xfffffe24cce1c000
  . GEN3  : 0xfffffe24cce1c000 - 0xfffffe2999ae8000
  . DATA  : 0xfffffe2999ae8000 - 0xfffffe3000154000
  Metadata: 0xfffffe827eb00000 - 0xfffffe8286b00000
  Bitmaps : 0xfffffe8286b00000 - 0xfffffe828c560000

CORE 0 PVH locks held: None
CORE 1 PVH locks held: None
CORE 2 PVH locks held: None
CORE 3 PVH locks held: None
CORE 4 PVH locks held: None
CORE 5 PVH locks held: None
CORE 6 PVH locks held: None
CORE 7 PVH locks held: None
CORE 8 PVH locks held: None
CORE 9 PVH locks held: None
CORE 0: PC=0x00000001a91954a0, LR=0x00000001a9196ea8, FP=0x000000016f5fb230
CORE 1 is the one that panicked. Check the full backtrace for details.
CORE 2: PC=0xfffffe001bc730c0, LR=0xfffffe001bc730bc, FP=0xfffffe827e3a3f00
CORE 3: PC=0xfffffe001bc730bc, LR=0xfffffe001bc730bc, FP=0xfffffe8292bf3f00
CORE 4: PC=0xfffffe001bc730bc, LR=0xfffffe001bc730bc, FP=0xfffffe827b643f00
CORE 5: PC=0xfffffe001bc730c0, LR=0xfffffe001bc730bc, FP=0xfffffe8292cf3f00
CORE 6: PC=0xfffffe001bc730c0, LR=0xfffffe001bc730bc, FP=0xfffffe827b503f00
CORE 7: PC=0xfffffe001bc730bc, LR=0xfffffe001bc730bc, FP=0xfffffe827bae3f00
CORE 8: PC=0xfffffe001bc730c0, LR=0xfffffe001bc730bc, FP=0xfffffe827b573f00
CORE 9: PC=0xfffffe001bd77df8, LR=0xfffffe001bd77df4, FP=0xfffffe827bba3e90
Compressor Info: 0% of compressed pages limit (OK) and 8% of segments limit (OK) with 1 swapfiles and OK swap space
Panicked task 0xfffffe24cceb8678: 0 pages, 523 threads: pid 0: kernel_task
Panicked thread: 0xfffffe1b3348e080, backtrace: 0xfffffe827b603650, tid: 104

Já entrei em contato com o suporte da Apple e me pediram para usar o MBP por uns 15min em modo de segurança e voltar a entrar em contato para reinstalar o MACOS caso voltasse a acontecer. E voltou 😕

Ah! Já rodei aquele diagnóstico também e não deu nenhuma falha: Diagnóstico Apple

Reparei que tem um app que de vez em quando gera o pirulito da morte e depois disso o note fica estranho e lento até que reinicia. Acham que um app tem o poder de reiniciar um MAC a cada 4 a 5 dias?

Valeu!

Editado por Marçal Nardelli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu Mac não está apenas "reiniciando", essa mensagem que aparece ao ligar novamente é um kernel panic, significa que há algo de errado causando um reinício abrupto da máquina. Pode ser um app? Pode, mas não intencionalmente. Um app pode estar gerando conflito e causando o kernel panic, sim.

Não existe até o momento um defeito crônico nos Macs com chip Apple Silicon causando esse sintoma. O que resta é reinstalar o sistema todo. Se não resolver, pode muito bem ser um defeito de hardware, e aí só mesmo a Apple pra resolver caso esteja na garantia. A ferramenta de diagnóstico da Apple geralmente pega esses defeitos, mas não é regra.

O que eu faria:

- Backup manual dos seus dados mais importantes num HD externo ou nuvem. Dependendo da quantidade de dados é demorado, é trabalhoso, mas no seu caso é necessário pra tentar resolver o problema. Não use qualquer ferramenta de backup automatizado, nem mesmo o próprio Time Machine, pois estas ferramentas podem levar junto do backup um possível arquivo que seja parte do problema.

- Apagar o disco completamente e reinstalar o sistema operacional mais recente disponível.

- Após a reinstalação do sistema, passe para a máquina apenas o que for indispensável pro seu uso, e o que puder mantenha ainda no local onde fez o backup. Instale apenas programas essenciais em suas versões mais recentes e baixados diretamente do site/repositorio oficial. Não instale nenhum programa crackeado.

Se mesmo seguindo estes passos a máquina continuar tendo kernel panic, você terá feito o possível como usuário e essa máquina vai ter que passar pela assistência técnica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu pude procurar, 

2 horas atrás, Marçal Nardelli disse:

pmap_tte_remove

é um erro ou kernel panic que acontece por causa do aplicativo Karabiner Elements. Caso tenha o aplicativo a única forma de “arrumar” isso seria desinstalando o programa.

 

Se não, acho que a única forma é levar a Apple mesmo e realmente reinstalar o SO inteiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Seu Mac não está apenas "reiniciando", essa mensagem que aparece ao ligar novamente é um kernel panic, significa que há algo de errado causando um reinício abrupto da máquina. Pode ser um app? Pode, mas não intencionalmente. Um app pode estar gerando conflito e causando o kernel panic, sim.

Não existe até o momento um defeito crônico nos Macs com chip Apple Silicon causando esse sintoma. O que resta é reinstalar o sistema todo. Se não resolver, pode muito bem ser um defeito de hardware, e aí só mesmo a Apple pra resolver caso esteja na garantia. A ferramenta de diagnóstico da Apple geralmente pega esses defeitos, mas não é regra.

O que eu faria:

- Backup manual dos seus dados mais importantes num HD externo ou nuvem. Dependendo da quantidade de dados é demorado, é trabalhoso, mas no seu caso é necessário pra tentar resolver o problema. Não use qualquer ferramenta de backup automatizado, nem mesmo o próprio Time Machine, pois estas ferramentas podem levar junto do backup um possível arquivo que seja parte do problema.

- Apagar o disco completamente e reinstalar o sistema operacional mais recente disponível.

- Após a reinstalação do sistema, passe para a máquina apenas o que for indispensável pro seu uso, e o que puder mantenha ainda no local onde fez o backup. Instale apenas programas essenciais em suas versões mais recentes e baixados diretamente do site/repositorio oficial. Não instale nenhum programa crackeado.

Se mesmo seguindo estes passos a máquina continuar tendo kernel panic, você terá feito o possível como usuário e essa máquina vai ter que passar pela assistência técnica.

Tem um app que eu desconfio, vou usar um tempo sem ele e ver se daqui 4 dias ele reinicia sozinho.
Caso positivo é partir para a instalação limpa do SO mesmo. Estou enrolando para ver se já faço isso com o Ventura...

 

5 horas atrás, Victor Mattiuzzi disse:

Pelo que eu pude procurar, 

é um erro ou kernel panic que acontece por causa do aplicativo Karabiner Elements. Caso tenha o aplicativo a única forma de “arrumar” isso seria desinstalando o programa.

 

Se não, acho que a única forma é levar a Apple mesmo e realmente reinstalar o SO inteiro

Dei uma pesquisada e não tenho esse app não.

Valeu pelas respostas, vou mantendo o tópico atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marçal Nardelli disse:

Tem um app que eu desconfio, vou usar um tempo sem ele e ver se daqui 4 dias ele reinicia sozinho.
Caso positivo é partir para a instalação limpa do SO mesmo. Estou enrolando para ver se já faço isso com o Ventura...

Se for apagar o app, não esqueça de apagar o cache dele também.

1. Clica no seu papel de parede pra selecionar o Finder.

2. Pressione Command + Shift + G.

3. Digite "~/Library/Caches" sem aspas e dê Return/Enter.

4. Apague qualquer arquivo ou pasta na pasta Caches que faça referência ao app.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Salve pessoal.
Estou com um Mac Studio aqui com o mesmo problema.
Eu acredito que seja algo relacionado com aplicativos e o Rosetta 2 (não nativos M1).

Aqui aconteceu o seguinte, em determinado momento ao utilizar um aplicativo Intel, a bolinha de praia começou a girar, depois que parou nada mais ficou responsivo na tela, como se estivesse em um print. Tentei clicar em vários locais diferentes na tela pra ver se o sistema retornava mas alguns segundos depois, a tela ficou na cor rosa e o Mac resetou. Não guardei informações do log e também não executei mais o aplicativo em questão para fazer alguns testes, e por receio de trazer problemas maiores se isso começar a ser algo recorrente.


Outra coisa, eu tinha um HUB com conector tipo USB-C ligado na minha porta Thunderbolt 4... pesquisando por problemas, li algo que até ano passados esses HUBs davam problemas no M1. Isso ainda ocorre? Deixei desligado por via das dúvidas.


Também executei o diagnóstico lá no boot e não foi encontrado problemas no hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera! Como está o fds? Espero que bom demais.

Apenas atualizando, parei de usar o App em questão e até agora não reiniciou mais sozinho. Porém esse MAC tá bem estranho. Não é nem de longe a performance que eu ouvi tanto falar do M1 PRO e de um note de dezenas de milhares de reais. Tem certos momentos que ele demora 3s só para abrir a lixeira e chega a me presentear c a bola de praia antes. Ontem à noite desliguei (fazia boas 2 a 3 semana que deixava só no sleep) e voltei a ligar hoje pedindo para manter as janelas abertas. Voltou todo zoado sem os previews das janelas no Mission Control e vários apps que estavam em Full screen voltaram misturados nas outras janelas.

Preguiça de tentar uma reinstalação do MACOS sem perder os dados. Confesso que não sei se precisa de backup para não perder nada pois sempre fiz reinstalação limpa e ia esperar o Ventura para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Marçal Nardelli disse:

Fala galera! Como está o fds? Espero que bom demais.

Apenas atualizando, parei de usar o App em questão e até agora não reiniciou mais sozinho. Porém esse MAC tá bem estranho. Não é nem de longe a performance que eu ouvi tanto falar do M1 PRO e de um note de dezenas de milhares de reais. Tem certos momentos que ele demora 3s só para abrir a lixeira e chega a me presentear c a bola de praia antes. Ontem à noite desliguei (fazia boas 2 a 3 semana que deixava só no sleep) e voltei a ligar hoje pedindo para manter as janelas abertas. Voltou todo zoado sem os previews das janelas no Mission Control e vários apps que estavam em Full screen voltaram misturados nas outras janelas.

Preguiça de tentar uma reinstalação do MACOS sem perder os dados. Confesso que não sei se precisa de backup para não perder nada pois sempre fiz reinstalação limpa e ia esperar o Ventura para isso.

MUITAS vezes o problema em sí e está no usuário, e não no sistema como um todo.

Crie um novo usuário e testa por um tempo e veja se os problemas ou desempenho ruim persistem. Se tudo funcionar ok, mova os seus arquivos para o novo usuário e apague o anterior depois que conferir tudo.
Grande parte das formatações poderia ser evitada apenas criando um novo usuário do zero. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 27/08/2022 at 16:57, Marçal Nardelli disse:

Fala galera! Como está o fds? Espero que bom demais.

Apenas atualizando, parei de usar o App em questão e até agora não reiniciou mais sozinho. Porém esse MAC tá bem estranho. Não é nem de longe a performance que eu ouvi tanto falar do M1 PRO e de um note de dezenas de milhares de reais. Tem certos momentos que ele demora 3s só para abrir a lixeira e chega a me presentear c a bola de praia antes. Ontem à noite desliguei (fazia boas 2 a 3 semana que deixava só no sleep) e voltei a ligar hoje pedindo para manter as janelas abertas. Voltou todo zoado sem os previews das janelas no Mission Control e vários apps que estavam em Full screen voltaram misturados nas outras janelas.

Preguiça de tentar uma reinstalação do MACOS sem perder os dados. Confesso que não sei se precisa de backup para não perder nada pois sempre fiz reinstalação limpa e ia esperar o Ventura para isso.

Esse pode ser um dos problemas de lentidão, por que quando deixa a máquina em sleep, todos processos de aplicativos ficam armazenados na memória RAM. Eu recomendaria uma reinicializada quando tu detectar alguma lentidão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Creio que seja apenas atualização de sistema. Como não sabemos 100% como seu Mac está ou o que está instalado ou modificado por algum app novo, sugiro acompanhar os níveis de temperatura, GPU e memória, no APP CLEAN MY MAC dá pra ver. Sobre reinstalar o sistema, não apaga arquivos, tem o passo a passo no site da Apple, ou ligue pro suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...