Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac pro 2009 não liga mais!


adrianortv

Posts Recomendados

Bom dia pessoal Tudo bem?

Infelizmente, após 13 anos de vida, 10 desses comigo, essa semana meu mac pro A1289....morreu!
Ao longo dos anos fiz diversas melhorias nele, inclusive com auxílio de membros do fórum....
Troquei placa gráfica, RAM, Instalei SSD, fiz upgrade de processadores....fui até onde deu e até onde minha grana suada conseguiu. 
Ainda não sei o que de fato ocorreu, pois eu estava fora de casa por uns tempos devido ao nascimento da minha filha....nessa terça feira fui ligar, e ele não deu sinal de vida! Tentei reset de SMC, desplugar o cabo da fonte que liga na placa, deixar desconectado por algum tempo....nada funcionou.
Como eu tenho um projeto urgente entrando, não tinha tempo hábil de correr atrás de descobrir o que era....então já comprei um novo mac.
Mas eu queria ver com vocês o seguinte:
Quanto eu consigo pela máquina? Eu suspeito que seja a fonte, mas sem passar por uma avaliação, não sei dizer!
Ou vcs acham que vale mais a pena vender as peças separadas?
Aqui vai um descritivo dela:

Mac Pro 2009 12 Core (4.1 com upgrade para 5.1) - 2 X 3.46GHz 6 Core Intel Xeon (X5690)
48GB DDR3 ECC 1333 MHz (Triple Channel)
Placa gráfica AMD Radeon RX 580 8GB
2 Placas gráficas originais (Geforce GT 120 - 512mb)
Gaveta OWC para inserção de SSD - https://eshop.macsales.com/item/OWC/MMP35T25/

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ele não dá nenhum sinal de vida? nenhum daqueles leds na logicboard acendem?

voce fez uma série de upgrades nele mas acho difícil conseguir recuperar essa grana agora na venda. é um mac bastante antigo. vai ser difícil vender pelo que ele vale. dá uma olhada no ML/OLX pra ver preço de macs parecidos pra ter uma ideia.

se não estiver com pressa pra vender, dá uma segurada e leva num técnico pra dar uma olhada. fonte as vezes é algo simples e barato de arrumar. algum componente fácil de trocar que deu problema. 

 

parabéns pela filhota!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poxa Marcos obrigado! Dá um trabalhão, mas é muito gostoso ter ela em nossas vidas!

Então, a máquina não dá nenhum sinal...os LEDS estão apagados.....nada funciona!
Eu nnao pretendo recuperar a grana investida.....só queria dar um fim digno! rsrsrsrs
Só a placa gráfica que tá nela vale uma boa grana hj em dia....

O meu plano é exatamente esse: Aguardar uns meses, e levar numa AT para verificar o erro certinho, e vender já com essa info, pq não pretendo investir mais nela....já deu! rsrs
Vi que tem muita gente que vende tudo separado: Placa gráfica, bandeja dos processadores e a carcaça....
Vale a pena?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, adrianortv disse:

Poxa Marcos obrigado! Dá um trabalhão, mas é muito gostoso ter ela em nossas vidas!

Então, a máquina não dá nenhum sinal...os LEDS estão apagados.....nada funciona!
Eu nnao pretendo recuperar a grana investida.....só queria dar um fim digno! rsrsrsrs
Só a placa gráfica que tá nela vale uma boa grana hj em dia....

O meu plano é exatamente esse: Aguardar uns meses, e levar numa AT para verificar o erro certinho, e vender já com essa info, pq não pretendo investir mais nela....já deu! rsrs
Vi que tem muita gente que vende tudo separado: Placa gráfica, bandeja dos processadores e a carcaça....
Vale a pena?

vender separado é uma "faca de dois legumes" como diriam os mamonas (desenterrei uma referência agora...rsrsrs). algumas partes como memória, ssd, placa de video, voce até deve conseguir vender. mas o resto vai ser difícil. voce vai ter que achar outro dono de mac pro, desse modelo, querendo comprar. além disso, vender por separado tem a questão de criar vários anúncios, fazer vários envios, talvez vender um SSD hoje e levar meses pra vender a placa de video. enfim, é um processo mais lento e trabalhoso. acho que depende muito da necessidade e da disponibilidade do vendedor. com certeza tu consegue ganhar mais vendendo separado. só essa RX580 aí vale uma grana!

tu tem plano de usar esse mac no futuro? porque já que tu já comprou um novo mac, o que EU faria é vender só essa placa de vídeo. depois se desse pra arrumar a fonte do macpro colocaria a placa de video original nele. pelo menos poderia usar o bichinho pra rodar algum sistema antigo, ou mesmo linux/windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inicialmente...ele vai ficar encostado! Não tenho tempo/saco pra ficar negociando agora....minha filha tem menos de 2 meses.....tá dando um trabalho insano....
Futuramente, pretendo levar numa AT e ver se realmente é a fonte e qual o custo de arrumar! Se for algo besta/simples e "barato", eu arrumo revendo ela todinha....
Mas caso fique muito caro arrumar....eu vendo a placa gráfica...e depois vendo a carcaça....tem MUITA gente que quer esse gabinete para modificar....já veio uns 3 amigos atrás...kkkk
Quanto a usar ela para outra finalidade.....não rola...
Não tenho espaço pra alocar esse monstro juntamente com meu equipamento atual...e nem uso outro OS além do mac!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, adrianortv disse:

Bom dia pessoal Tudo bem?

Infelizmente, após 13 anos de vida, 10 desses comigo, essa semana meu mac pro A1289....morreu!
Ao longo dos anos fiz diversas melhorias nele, inclusive com auxílio de membros do fórum....
Troquei placa gráfica, RAM, Instalei SSD, fiz upgrade de processadores....fui até onde deu e até onde minha grana suada conseguiu. 
Ainda não sei o que de fato ocorreu, pois eu estava fora de casa por uns tempos devido ao nascimento da minha filha....nessa terça feira fui ligar, e ele não deu sinal de vida! Tentei reset de SMC, desplugar o cabo da fonte que liga na placa, deixar desconectado por algum tempo....nada funcionou.
Como eu tenho um projeto urgente entrando, não tinha tempo hábil de correr atrás de descobrir o que era....então já comprei um novo mac.
Mas eu queria ver com vocês o seguinte:
Quanto eu consigo pela máquina? Eu suspeito que seja a fonte, mas sem passar por uma avaliação, não sei dizer!
Ou vcs acham que vale mais a pena vender as peças separadas?
Aqui vai um descritivo dela:

Mac Pro 2009 12 Core (4.1 com upgrade para 5.1) - 2 X 3.46GHz 6 Core Intel Xeon (X5690)
48GB DDR3 ECC 1333 MHz (Triple Channel)
Placa gráfica AMD Radeon RX 580 8GB
2 Placas gráficas originais (Geforce GT 120 - 512mb)
Gaveta OWC para inserção de SSD - https://eshop.macsales.com/item/OWC/MMP35T25/

Obrigado

Faaaaala Adriano !

Cara, eu tinha um Mac Pro 5.1 original 12 core "tuchado" no talo e consegui vender esses dias (depois de muitos meses anunciado) por 5K sem choro nem vela. A minha também tinha uma RX580 8GB da Sapphire, SSD PCIe Samsung de 512GB como unidade principal, 128GB de RAM 1333MHz, adaptadores para SSD da OWC inclusive na baia de drives ópticos, placa de captura BlackMagic Intensity Pro e estava perfeitinha como nova !

Só de memória eu tinha uns 6k fácil fora a placa de vídeo que chuto aí uns 2k (valores realistas), mas é trabalhoso e demorado vender por partes. No meu caso confesso que tive dó de desmembrar a máquina e vender em partes.

Essa máquina ficou comigo por uns 8 anos e só me deu alegrias, cara, conto nos dedos quantas vezes essa máquina travou em todos esses anos mostrando que é um equipamento sem igual, atendendo 100% tudo o que eu fazia nela.

Infelizmente a Apple decidiu abandoná-lo em prol dos modelos mais novos mas digo pra você que o atual dono está rodando o macOS Monterey nela firme e forte e pasmem senhores !!!! O Mac Pro dá pau no MacBook Pro 2019 de 15" com Core i9 e Vega 20 fácil fácil no workflow dele.

Como o Marcos comentou, mande avaliar a fonte, provavelmente é ela que foi pro espaço, é possível sim repará-la e não precisa ser um técnico alienígena, fontes de alimentação são fáceis de consertar. Agora se for algo mais sério tipo a logic board (backplane) ou na CPU board, aí é caixão e vela preta mesmo. Pelo que pedem por aí não vale o investimento para trocar.

Mas voltando ao seu dilema, vendê-la como está é perder muito dinheiro, mandar arrumar e tentar vender só se for barato também (veja meu caso), eu acho que no seu lugar eu tentaria vender as peças e componentes separados, dá mais trabalho e vai demorar um pouco, mas a perda será menor.

Em todo caso, uma coisa é certa, o investimento que você fez dificilmente será recuperado, fato !

Eu decidí vender o Mac Pro por 2 motivos, primeiro, me via usando mais o Windows 10 nele do que o próprio macOS Mojave (última versão oficialmente suportada) e também pq estava buscando um setup minimalista pro meu home estúdio, minha idéia inicial era um Mac Mini M1 pela quantidade e flexibilidade de portas (para atender todos os devices do meu setup).

Mas acabei optando por um MacBook Pro 13" M1 ligado numa dock USB-C da Dell, um único cabo vai pro meu MacBook e eu tenho carregamento de energia de até 90W, portas USB tipo A e USB tipo C, HDMI, DisplayPort e na dock está conectado meu velho guerreiro indestrutível Apple Cinema HD de 30" como tela principal, e digo a você, melhor setup da minha vida !!!

Ganhei versatilidade (parte do setup é portátil), poder de processamento, MacOS "up to date" e consumo mínimo de energia (sim, o que meu Mac Pro consumia de energia em tempos de bandeira vermelha me fazia sentar e chorar). Só dele estar ligado fazendo tarefas básicas consumia 310W, rodando algo que exigia mais da máquina ia fácil fácil para os 500-600W !

Grande abraço e boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é mano.....
Máquina muito boa....só me deu felicidades...
Uso Apple a mais de 20 anos.....e odeio com todas as forças existentes o Windows....usar ele pra mim é igual escrever com sangue numa caverna na era jurássica!
Eu já tive 3 imacs e aí surgiu a necessidade de algo mais potente....e vi esse carinha sendo vendido na época por 5k....não pensei 2x e comprei.
Os investimentos nele vieram conforme a necessidade...então não dói tanto no coração, pq foi ao longo dos anos...
Comprei um Macmini M1....com 16gb de RAM e 1tb SSD....Chegou agora a pouco lá em casa....
Eu estava usando ele com o Monterrey, cheio de gambiarra.....kkkk
Enfim.....agora é curtir a nova máquina, recuperar a grana e tentar arrumar essa bagaça futuramente

Abração e obrigado por comentar! Ajudou pacas

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, adrianortv disse:

Pois é mano.....
Máquina muito boa....só me deu felicidades...
Uso Apple a mais de 20 anos.....e odeio com todas as forças existentes o Windows....usar ele pra mim é igual escrever com sangue numa caverna na era jurássica!
Eu já tive 3 imacs e aí surgiu a necessidade de algo mais potente....e vi esse carinha sendo vendido na época por 5k....não pensei 2x e comprei.
Os investimentos nele vieram conforme a necessidade...então não dói tanto no coração, pq foi ao longo dos anos...
Comprei um Macmini M1....com 16gb de RAM e 1tb SSD....Chegou agora a pouco lá em casa....
Eu estava usando ele com o Monterrey, cheio de gambiarra.....kkkk
Enfim.....agora é curtir a nova máquina, recuperar a grana e tentar arrumar essa bagaça futuramente

Abração e obrigado por comentar! Ajudou pacas

 

Adriano, o M1 é um processador insano, essa nova arquitetura da Apple está fazendo estrago por aí ! Tenha certeza, com todas as otimizações feitas no Apple Silicon, seu Mac Mini destrói seu antigo Mac Pro.

Antes de vender meu Mac Pro o interessado pediu para rodar uns benchmarks para poder comparar com o MacBook Pro i9 dele, e eu claro, aproveitei e rodei também no meu MacBook Pro M1. Cara, o M1 bateu as duas máquinas em CPU, claro que perdeu em GPU, em relação a máquina dele foi por pouca coisa, uns 10%, já em relação ao Mac Pro com a RX 580 perdeu por 55% da performance, mas devemos lembrar que o consumo de energia do M1 é algo cabalístico ao que entrega em poder de processamento e as otimizações de software para o M1 o tornam bem mais capaz do que muitas GPUs potentes em certos cenários de processamento.

O que me deixou "P" da vida e me desanimou com a máquina, foi que logo após investir uma grana na RX580 e finalmente atualizar pro Mojave, a Apple abandonou de vez o Mac Pro 5.1. Apesar de saber da existência de patches e principalmente o Open Core para contornar as limitações da máquina e conseguir atualizar para MacOS mais novos, no atual momento estou privilegiando a produtividade e procurando sempre que possível economizar tempo.

Ler páginas e mais páginas em forums gringos, Instalar patches, configurar arquivos plist, montar e desmontar partições, testar, refazer, etc. consome tempo e dá trabalho, não é nada "Apple like". Já fui hardcore ao extremo com tecnologia, mas hoje estou em "velocidade de cruzeiro" e curtindo mais a vida !

Mas é isso amigo, R.I.P. merecido aos nossos estimados Mac Pro e um glorioso futuro aos Apple Silicon !

Grande abraço 👍🏻👍🏻👍🏻

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, adrianortv disse:

Inicialmente...ele vai ficar encostado! Não tenho tempo/saco pra ficar negociando agora....minha filha tem menos de 2 meses.....tá dando um trabalho insano....
Futuramente, pretendo levar numa AT e ver se realmente é a fonte e qual o custo de arrumar! Se for algo besta/simples e "barato", eu arrumo revendo ela todinha....
Mas caso fique muito caro arrumar....eu vendo a placa gráfica...e depois vendo a carcaça....tem MUITA gente que quer esse gabinete para modificar....já veio uns 3 amigos atrás...kkkk
Quanto a usar ela para outra finalidade.....não rola...
Não tenho espaço pra alocar esse monstro juntamente com meu equipamento atual...e nem uso outro OS além do mac!
 

concordo. acho que se voce anunciar por um preço justo vende tudo mesmo.

rapaz, menino pequeno dá trabalho demais! hehehe. o meu tem 5 anos e tá aqui tocando o terror nas férias escolares! rssrrsrs. mas é bom demais. aproveita de todos os momentos com tua pequena.

eu to fazendo um processo seletivo pra um emprego aí em São Bernardo. se conseguir a vaga compro esse teu mac pro fácil! só essa placa de vídeo aí pro meu pc gamer já faz valer a pena! (dependendo do preço que tu quer claro hehehe).

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Marcos....vou torcer pra dar certo e aí a gente conversa direitinho....
Minha filha é novinha ainda, vai fazer 2 meses, mas já toca o terror!
Descobrimos a gravidez com 5 meses, completamente de surpresa....nnao tinha nenhum sinal de que minha esposa estava grávida.....
Mas recebemos de braços abertos e estamos aí curtindo....e surtando!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...