Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook vinculado a uma empresa?


Bruno Régis Duarte

Posts Recomendados

Bom dia, Pessoal.

Seguinte... um amigo ficou com um Mac da empresa dele depois de completar 3 anos de uso. Então a empresa mandou um novo e o antigo ficou para ele como um "presente". Reinstalamos o Mac aqui para deixá-lo zero-bala.

Depois de selecionar a região, linguagem e inserir a senha do wi-fi ocorreu a mensagem da imagem anexa. Se eu clicar em continue ele me deixa colocar um usuário e senha e o Mac liga e funciona normalmente, mas, em teoria, a empresa tem acesso a tudo que passa pelo Mac. Aí não dá né!

Gostaria de saber se isso é normal quando o Mac era de uma empresa, e se eu preciso fazer algo pra desvincular algo. Se for o caso, vou pedir a ele que solicite para a empresa o procedimento para desvincular, mas, antes gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer, porque né... a gente curte fuçar! kkkk

Abraço!

IMG_0404.jpg

 

0DE704FE-6911-4B06-994C-18B2F99FCAD3.jpg

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, esses dias vi um tópico grande sobre isso aqui mesmo no forum. dá uma pesquisada aí que tu vai achar, não lembro exatamente o título agora.

mas em resumo, pelo que a galera discutiu lá, o melhor jeito é pedir pra empresa desvincular a máquina mesmo. o pessoal lá nesse tópico discutiu umas gambiarras complicadas que resolviam temporariamente o problema. se teu amigo ainda está na empresa é fácil solicitar à ela o cancelamento desse remote management.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, esses dias vi um tópico grande sobre isso aqui mesmo no forum. dá uma pesquisada aí que tu vai achar, não lembro exatamente o título agora.

mas em resumo, pelo que a galera discutiu lá, o melhor jeito é pedir pra empresa desvincular a máquina mesmo. o pessoal lá nesse tópico discutiu umas gambiarras complicadas que resolviam temporariamente o problema. se teu amigo ainda está na empresa é fácil solicitar à ela o cancelamento desse remote management.

 

 

Achei! Esse tópico: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, @marcosfisica! Tudo certo?

Então... como é meio trabalhoso pedir pra empresa desvincular e demora em torno de 1 semana pra darem retorno, ontem eu resolvi fuçar um pouco. Tentei TODOS os procedimentos que o @BetoGaleazzo sugeriu e dei uma boa vasculhada na internet.

Por fim, cheguei a conclusão de que não daria certo. Mas, resolvi tentar reinstalando o sistema raiz da máquina. Ele veio com Sierra, mas, achei curioso que mesmo realizando a reinstalação do sistema de fábrica (shift -> cmd -> R), após instalação do sistema ele exibiu um ícone de bloqueio (o famoso círculo com barra no meio) dizendo que o sistema não é compatível com a máquina (MacBook Pro 2017). Só que no início da instalação ele checa se o sistema é compatível com a máquina. Não fez muito sentido pra mim.

Depois disso minha última tentativa foi bem sentimental, hehe. O Mac que mais curti até hoje foi o Catalina. Fiz o Download e gerei o Pen drive inicializável do Catalina e fiz uma instalação limpa, sem internet, sem acessar terminal ou realizar qualquer daqueles procedimentos pra remover o DEP. Quando chegou na tela pra selecionar a rede wi-fi optei por "Meu computador não pode ser conectar a uma rede Wi-fi". Ele me retornou um pop-up dizendo que haveria de fazer uma atualização crítica no meu sistema, que é o mesmo que ocorreu no Monterrey e até mesmo no Catalina quando realizei os procedimentos de remoção do DEP pelo terminal. Beleza, selecionei minha rede Wi-Fi, instalei a bendita atualização e vualá! Ele só prosseguiu com a instalação normal e não me pediu nenhum login e senha da empresa ao qual está vinculado, diferente de todas as tentativas anteriores em que tentei remover o DEP antes de chegar nessa parte. Inclusive depois de ligar o Mac rodei o comando abaixo pra ver se ele estava com DEP ativo:

$ profiles status -type enrollment

Enrolled via DEP: No

MDM enrollment: No

Show de bola! Também verifiquei em Configurações -> Compartilhamento e lá está desabilitado o Remote Management. Cara... Catalina Loves Forever! hehehe

Ele está funcionando normal, não exibe popup de nada, está simplesmente zero.

Enfim, agora estou atualizando para o Monterrey pra ver qual o comportamento e depois posto aqui.

Abraço!

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, atualizando aqui!

Funcionou perfeitamente. Realizado os seguintes passos:

- Instalação limpa e Offline do macOS Catalina por meio de Pen inicializável; (Procedimento pra criar o Pen drive: https://support.apple.com/pt-br/HT201372 )

- Quando inicializar o macOS Catalina vai pedir uma atualização crítica, e, pra isso você vai ser obrigado a estabelecer uma conexão wi-fi depois da tela de selecionar País e Região. Não se preocupe, mesmo conectando na rede ele não vai acionar o DEP. Vai ser como se nem existisse aquela tela importuna e chata;

- Prosseguir com a configuração do Catalina;

- Depois de configurado, é só ir nas configurações do sistema -> compartilhamento e verificar se a opção Gerenciamento Remoto está desativada;

Vá nas atualizações e faça update pro Monterrey!

Abraço galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Bruno Régis Duarte disse:

Galera, atualizando aqui!

Funcionou perfeitamente. Realizado os seguintes passos:

- Instalação limpa e Offline do macOS Catalina por meio de Pen inicializável; (Procedimento pra criar o Pen drive: https://support.apple.com/pt-br/HT201372 )

- Quando inicializar o macOS Catalina vai pedir uma atualização crítica, e, pra isso você vai ser obrigado a estabelecer uma conexão wi-fi depois da tela de selecionar País e Região. Não se preocupe, mesmo conectando na rede ele não vai acionar o DEP. Vai ser como se nem existisse aquela tela importuna e chata;

- Prosseguir com a configuração do Catalina;

- Depois de configurado, é só ir nas configurações do sistema -> compartilhamento e verificar se a opção Gerenciamento Remoto está desativada;

Vá nas atualizações e faça update pro Monterrey!

Abraço galera!

boa!

só não entendo o que é essa "atualização crítica" que ele pede pra fazer. eu achei que baixando o mac os desses links diretos da apple viria sempre a última versão disponível, sem precisar de atualizações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marcosfisica disse:

boa!

só não entendo o que é essa "atualização crítica" que ele pede pra fazer. eu achei que baixando o mac os desses links diretos da apple viria sempre a última versão disponível, sem precisar de atualizações.

Rapaz, nem me fale! Essa foi a parte mais estressante. Porque não faz o menor sentido:

- SMC e NVRAM zerados

- HD Formatado

- Imagem de instalação Offline diretamente baixado da Apple na última atualização do Catalina/BigSur/Monterrey

- Nenhuma conexão com Wi-Fi e mundo exterior

E mesmo assim ele reconhece que precisa de uma atualização crítica pra funcionar. Então, ou isso vem na imagem, o que eu duvido, ou, estão nos monitorando mesmo que estejamos Offline! Haha.

Enfim, deu certo e estou nesse momento digitando do Mac Recuperado. Muito top!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não se deixem levar pela mensagem genérica (e dramática) de "critical software update is required". Acho que a palavra "crítica" é mais no sentido de urgência/necessidade do que importância. Aparentemente eles usam essa mensagem pra diversas ocasiões, até mesmo um simples update de firmware da touchbar. Nesse seu caso pode ser apenas relacionado ao perfil da empresa, que deve ser removido, verificado, sei lá.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Não se deixem levar pela mensagem genérica (e dramática) de "critical software update is required". Acho que a palavra "crítica" é mais no sentido de urgência/necessidade do que importância. Aparentemente eles usam essa mensagem pra diversas ocasiões, até mesmo um simples update de firmware da touchbar. Nesse seu caso pode ser apenas relacionado ao perfil da empresa, que deve ser removido, verificado, sei lá.

pra Apple tudo é crítico e urgente! rsrssrrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 28/07/2022 at 09:14, Bruno Régis Duarte disse:

Bom dia, @marcosfisica! Tudo certo?

Então... como é meio trabalhoso pedir pra empresa desvincular e demora em torno de 1 semana pra darem retorno, ontem eu resolvi fuçar um pouco. Tentei TODOS os procedimentos que o @BetoGaleazzo sugeriu e dei uma boa vasculhada na internet.

Por fim, cheguei a conclusão de que não daria certo. Mas, resolvi tentar reinstalando o sistema raiz da máquina. Ele veio com Sierra, mas, achei curioso que mesmo realizando a reinstalação do sistema de fábrica (shift -> cmd -> R), após instalação do sistema ele exibiu um ícone de bloqueio (o famoso círculo com barra no meio) dizendo que o sistema não é compatível com a máquina (MacBook Pro 2017). Só que no início da instalação ele checa se o sistema é compatível com a máquina. Não fez muito sentido pra mim.

Depois disso minha última tentativa foi bem sentimental, hehe. O Mac que mais curti até hoje foi o Catalina. Fiz o Download e gerei o Pen drive inicializável do Catalina e fiz uma instalação limpa, sem internet, sem acessar terminal ou realizar qualquer daqueles procedimentos pra remover o DEP. Quando chegou na tela pra selecionar a rede wi-fi optei por "Meu computador não pode ser conectar a uma rede Wi-fi". Ele me retornou um pop-up dizendo que haveria de fazer uma atualização crítica no meu sistema, que é o mesmo que ocorreu no Monterrey e até mesmo no Catalina quando realizei os procedimentos de remoção do DEP pelo terminal. Beleza, selecionei minha rede Wi-Fi, instalei a bendita atualização e vualá! Ele só prosseguiu com a instalação normal e não me pediu nenhum login e senha da empresa ao qual está vinculado, diferente de todas as tentativas anteriores em que tentei remover o DEP antes de chegar nessa parte. Inclusive depois de ligar o Mac rodei o comando abaixo pra ver se ele estava com DEP ativo:

$ profiles status -type enrollment

Enrolled via DEP: No

MDM enrollment: No

Show de bola! Também verifiquei em Configurações -> Compartilhamento e lá está desabilitado o Remote Management. Cara... Catalina Loves Forever! hehehe

Ele está funcionando normal, não exibe popup de nada, está simplesmente zero.

Enfim, agora estou atualizando para o Monterrey pra ver qual o comportamento e depois posto aqui.

Abraço!

deixei um MacBook Pro 2017 com um funcionário e agora que ele saiu, fui formatar a maquina e ela esta com esse gerenciamento remoto da meta.. nunca usamos esse sistema na empresa. o pior que a isntalacao para e o pendrive bootavel nao esta rolando.. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...