Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Redefinir iPhone periodicamente?


Posts Recomendados

Salve galera;

Uma curiosidade aqui: vocês costumam apagar/redefinir o iPhone de vez em quando? Se o fazem, com que frequência? 

No mac, lá de vez em quando, gosto de formatar e fazer uma instalação limpa do sistema. Tem sentido fazer isso no iPhone ou iPad também?

abraço.

 

PS: quando digo que gosto de formatar o mac lá de vez em quando, é lá de vez em quando mesmo. uma vez por ano, ou a cada dois anos, coisa assim. não é uma ver por mês não. rssrrssr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não tem necessidade. O que eu faço é a cada major update (iOS 13 -> iOS 14, por exemplo) é um backup local via iTunes, baixar o IPSW da versão nova, restaurar o aparelho com ela e depois passar o backup de novo pro aparelho. Muitas atualizações via OTA seguidas acumulam porcaria no aparelho, seja iPhone ou Mac, arquivos expandidos que eram pra ser excluídos e não são, bagunça nas permissões, lixo e mais lixo, e além da perda de espaço pode gerar conflitos e afetar o desempenho.

Esse backup automatizado do iTunes funciona bem melhor do que o TimeMachine e outros backups automatizados pra computador, porque ele realmente pega somente dados do usuário e nada mais, pode ver que depois desse procedimento até libera bastante espaço mesmo você não tendo "perdido nada".

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ultimamente só formato quando vendo também, mas sempre tem algumas coisas que sobram dos sistemas antigos.


Lembro na época do iOS 14 eu fui mexer no iPhone 7 da minha prima e eu tinha um 7 também. Eu tinha formatado o meu com a chegada do novo sistema e ela nunca tinha formatado o dela desde o iOS 10, ao entrar nos ajustes, no celular dela tinha algumas opções descritas diferentemente do que no meu, com certeza era resquício do sistema antigo de algum ajuste que eles tinham modificado a descrição com o decorrer do tempo, mas que no dela permanecia descrita da forma antiga devido as sobras dos antigos sistemas instalados um em cima do outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nas poucas vezes que eu formatei foi exatamente pq em alguma atualização algo aconteceu e começou a comer loucamente a bateria... tipo coisa de dobrar o gasto mesmo... ou como fiz uma vez tbm onde o carregamento otimizado não funcionava nem a pau... mas de resto não sei se é lá muito válido... talvez se vc instalou e desinstalou muitos apps e acabou ficando com muito lixo perdido ocupando o espaço no "outros"... maioria das vezes vc ganha um baita espaço redefinindo mas aos poucos vai voltando a encher de novo então não acho que seja lá muito válido e rotineiro... no máximo como o Beto comentou... mudou de versão as vezes é válido limpar tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/07/2022 at 10:34, BetoGaleazzo disse:

Acho que não tem necessidade. O que eu faço é a cada major update (iOS 13 -> iOS 14, por exemplo) é um backup local via iTunes, baixar o IPSW da versão nova, restaurar o aparelho com ela e depois passar o backup de novo pro aparelho. Muitas atualizações via OTA seguidas acumulam porcaria no aparelho, seja iPhone ou Mac, arquivos expandidos que eram pra ser excluídos e não são, bagunça nas permissões, lixo e mais lixo, e além da perda de espaço pode gerar conflitos e afetar o desempenho.

Esse backup automatizado do iTunes funciona bem melhor do que o TimeMachine e outros backups automatizados pra computador, porque ele realmente pega somente dados do usuário e nada mais, pode ver que depois desse procedimento até libera bastante espaço mesmo você não tendo "perdido nada".

Beto, até o backup local via itunes eu entendi. O que é IPSW e como se faz isso de restaurar a partir dela?

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marcosfisica disse:

Beto, até o backup local via itunes eu entendi. O que é IPSW e como se faz isso de restaurar a partir dela?

IPSW seria a imagem pura do sistema, seria como ter o instalador do SO pra instalar ele puro como viria de fábrica, só que no caso da Apple não adianta ter o IPSW de versões sem assinatura por exemplo, ou seja, num Android ao pegar uma ROM vc pode instalar qualquer versão que seja para o aparelho, no caso da Apple geralmente ela retira a assinatura das mais antigas, normalmente quando lança uma atualização vc vai ter o IPSW da nova versão e da anterior ainda assinada, pra caso de algum bug por exemplo de bootloop vc consegue instalar a anterior ou mesmo a nova sem carregar nada (eu mesmo já tive que fazer isso no meu antigo 7, ele atualizou e sei lá o que aconteceu ele ficou em bootloop... ai tive que entrar no modo de restauração (esqueci o nome certo agora)... pra plugar no Mac e atualizar pelo IPSW)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, marcosfisica disse:

Beto, até o backup local via itunes eu entendi. O que é IPSW e como se faz isso de restaurar a partir dela?

É uma "imagem" do iOS. Você pode baixar em ipsw.me para a versão do iOS e o modelo correspondente do iPhone.

Coloca o iPhone em modo de recuperação plugado ao Mac, e no iTunes/Finder irá aparecer um botão de restaurar. Pra restaurar o iPhone usando um arquivo IPSW você clica nesse botão restaurar enquanto segura a tecla Option do teclado e o iTunes/Finder irá abrir uma janela pra você selecionar o arquivo IPSW. 

Lembrando que esse método quando é usado pra instalar a versão mais recente do iOS é teoricamente a mesma coisa que pedir pro iTunes/Finder "Restaurar e Atualizar", a única diferença é que o iTunes/Finder não irá baixar arquivos pra máquina que depois não serão excluídos, e as vezes baixar o IPSW por conta própria é um pouco mais rápido que pelo próprio iTunes/Finder.

Como o @LeBaldi disse, o iTunes/Finder verifica se a versão ainda está assinada pela Apple, então não dá pra fazer downgrade pra versões antigas. Quando sai uma atualização geralmente a versão anterior ainda fica assinada por uns dias caso dê zica na versão nova e você queira voltar rs. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcos, de tempos em tempos, a cada ano ou 2 anos, eu faço uma limpa no iPhone e no Mac.  Reinstalo tudo do zero, elimino apps que não utilizo, etc.  

No caso do iPhone, percebo uma pequena melhora no desempenho, principalmente no consumo de bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...