Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mancha do teclado na tela do macbook air m1


Raquel Seabra

Posts Recomendados

Bom dia gente. 

Meu macbook (que tem só 10 meses de uso) ta com a mancha do teclado na tela dele, ja tentei limpar de todos os jeitos que a apple fala no site e simplesmente nao sai. Vi que isso é um problema de alguns computadores antigos da marca, mas o m1 eu so achei uma postagem aqui no forum falando sobre esse problema, pelo menos a pessoa disse que dpeois de insistir a apple trocou a tela. Mais alguém com esse problema? conseguiram a substituição da tela? Vou entrar em contato com o suporte, mas queria saber de outros casos pra saber se resolve, se da pra limpar, se apenas trocando a tela.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Raquel, pode mostrar uma foto?

Eu já percebi manchas assim na tela do meu Air também, bem no meio da tela, com uns 3 meses de uso apenas, e aí eu tomei algumas medidas pra prevenir que isso ocorra e se torne permanente. Nos MacBooks mais antigos isso ocorria com mais frequência, chegava a descascar a película antireflexo da tela (problema esse que ficou conhecido como staingate). Nesses mais novos não é pra acontecer, mas pode acontecer. Agora o meu está com uns 10 meses de uso e eu nunca mais vi essas manchas.

O que eu passei a fazer:

- Limpar o Mac com mais frequência, principalmente tela e teclado, pra limpar a poeira da tela e a gordura do teclado.
- Quando estou em casa e não estou usando, o Mac fica na mesa geralmente aberto ou não totalmente fechado.
- Jamais coloco objetos em cima do Mac, nem que seja um simples caderno.
- Quando viajo evito encher demais a mochila pra não pressionar muito o Mac no compartimento dele e também evito colocar a mochila deitada. Ou na vertical como fica nas costas ou com o compartimento do Mac "pra cima".
+ E algo que eu nunca fiz e recomendo a todos: nunca, jamais, passe a mão/dedos na tela.

Se a mancha da sua tela estiver mais "grossa", você pode tentar limpar da seguinte forma: pegue dois panos de microfibra (aqueles coloridos que você compra na sessão de limpeza automotiva no mercado). Molhe um deles e torça bem pra não ficar ensopado. Passe o pano úmido na mancha, movimentos circulares, com o meio do pano e não com as bordas/costuras, e logo em seguida passe a microfibra seca, também em movimentos circulares, primeiro só pra tirar a umidade e depois com um pouquinho a mais de força (use o bom senso, bem pouca força) pra tirar a mancha de água e fazer o polimento. Se precisar pode repetir o procedimento, pode ser que fique umas marcas do procedimento mas não se preocupe, é só usar os panos sempre limpinhos e ir passando a fibra seca pra tirar essas manchas da limpeza. Eu também faço isso quando tem gordura na tela que não sai apenas com a microfibra seca, quando algum abençoado usa meu Mac e acha que é touchscreen pra ficar enfiando o dedo na tela.

A limpeza periódica eu faço da mesma forma, mas geralmente exige bem menos esforço a muitas vezes nem sequer precisa da microfibra úmida. Você também pode comprar álcool isopropílico numa farmácia de manipulação ou lojas de insumos para eletrônica, e usar no lugar da água pra limpar teclado, trackpad e o case alumínio do MacBook. Não é totalmente necessário mas fica bem limpinho, tira bem a gordura e não é abrasivo. Só não passe na tela! Tem gente que passa, eu não gosto e não recomendo. Na tela só panos limpos de microfibra, um úmido com água e outro seco logo em seguida.

Se mesmo fazendo esse procedimento algumas vezes não voltar a ficar totalmente limpo e ainda ficar manchado, o certo é acionar a garantia mesmo, porque acredito que eles troquem. Tendo que trocar a tela ou resolvendo com o procedimento acima, ficam as dicas pra não ocorrer mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já passei por isso, segue meu relato:

Resumindo, eles fizeram 3 trocas de telas após eu insistir que o problema nao foi resolvido. A última troca foi inclusive do top case completo. 
Já adianto, o problema não foi resolvido, mesmo após todas as trocas a tela ainda fica com as marcas do teclado.

A dica é ligar na Apple e insistir para ser atendida pelo Suporte Avançado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Oi Raquel, pode mostrar uma foto?

Eu já percebi manchas assim na tela do meu Air também, bem no meio da tela, com uns 3 meses de uso apenas, e aí eu tomei algumas medidas pra prevenir que isso ocorra e se torne permanente. Nos MacBooks mais antigos isso ocorria com mais frequência, chegava a descascar a película antireflexo da tela (problema esse que ficou conhecido como staingate). Nesses mais novos não é pra acontecer, mas pode acontecer. Agora o meu está com uns 10 meses de uso e eu nunca mais vi essas manchas.

O que eu passei a fazer:

- Limpar o Mac com mais frequência, principalmente tela e teclado, pra limpar a poeira da tela e a gordura do teclado.
- Quando estou em casa e não estou usando, o Mac fica na mesa geralmente aberto ou não totalmente fechado.
- Jamais coloco objetos em cima do Mac, nem que seja um simples caderno.
- Quando viajo evito encher demais a mochila pra não pressionar muito o Mac no compartimento dele e também evito colocar a mochila deitada. Ou na vertical como fica nas costas ou com o compartimento do Mac "pra cima".
+ E algo que eu nunca fiz e recomendo a todos: nunca, jamais, passe a mão/dedos na tela.

Se a mancha da sua tela estiver mais "grossa", você pode tentar limpar da seguinte forma: pegue dois panos de microfibra (aqueles coloridos que você compra na sessão de limpeza automotiva no mercado). Molhe um deles e torça bem pra não ficar ensopado. Passe o pano úmido na mancha, movimentos circulares, com o meio do pano e não com as bordas/costuras, e logo em seguida passe a microfibra seca, também em movimentos circulares, primeiro só pra tirar a umidade e depois com um pouquinho a mais de força (use o bom senso, bem pouca força) pra tirar a mancha de água e fazer o polimento. Se precisar pode repetir o procedimento, pode ser que fique umas marcas do procedimento mas não se preocupe, é só usar os panos sempre limpinhos e ir passando a fibra seca pra tirar essas manchas da limpeza. Eu também faço isso quando tem gordura na tela que não sai apenas com a microfibra seca, quando algum abençoado usa meu Mac e acha que é touchscreen pra ficar enfiando o dedo na tela.

A limpeza periódica eu faço da mesma forma, mas geralmente exige bem menos esforço a muitas vezes nem sequer precisa da microfibra úmida. Você também pode comprar álcool isopropílico numa farmácia de manipulação ou lojas de insumos para eletrônica, e usar no lugar da água pra limpar teclado, trackpad e o case alumínio do MacBook. Não é totalmente necessário mas fica bem limpinho, tira bem a gordura e não é abrasivo. Só não passe na tela! Tem gente que passa, eu não gosto e não recomendo. Na tela só panos limpos de microfibra, um úmido com água e outro seco logo em seguida.

Se mesmo fazendo esse procedimento algumas vezes não voltar a ficar totalmente limpo e ainda ficar manchado, o certo é acionar a garantia mesmo, porque acredito que eles troquem. Tendo que trocar a tela ou resolvendo com o procedimento acima, ficam as dicas pra não ocorrer mais.

 

Já limpei com os panos de microfibra e com alcool isopropilico que no site da apple mesmo eles recomendam, e a marca do teclado na tela segue aqui.

To chateada porque sou bem cuidadosa, faço tudo isso (manter ele limpinho, nao colocar peso em cima, e deixar ele aberto mesmo quando não to usando) mesmo antes de saber que poderia acontecer  esse problema. E mesmo fazendo tudo isso ainda manchou. 

Não esta muito ainda, e nao atrapalha o uso da tela, mas acho que com o tempo vai piorar. Vou acionar a garantia mesmo. 

10 horas atrás, danilopnh disse:

Já passei por isso, segue meu relato:

Resumindo, eles fizeram 3 trocas de telas após eu insistir que o problema nao foi resolvido. A última troca foi inclusive do top case completo. 
Já adianto, o problema não foi resolvido, mesmo após todas as trocas a tela ainda fica com as marcas do teclado.

A dica é ligar na Apple e insistir para ser atendida pelo Suporte Avançado.

 

foi o seu mesmo que eu vi aqui no site. Bom que pelo menos aceitaram trocar. Estou me preparando psicologicamente pra ter um leve problema e ter que insistir pra que troquem. Mas dando certo, eu fico feliz. Muito obrigada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desencanei das marcas depois que peguei um Pro 2019 16" do trabalho e ele também apresenta as mesmas manchas, na minha cabeça era problema do Air M1. Deve ser algum "problema" de notebooks hehe.
Mas vale a pena fazer a troca, pq antes da troca as manchas eram MUITO mais aparentes e agora parecem ter diminuido, apesar de continuarem levemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os MacBooks que eu já tive tiveram essas marcas na tela... até a marca do trackpad aparece... e sempre limpo o teclado e tela com pano de microfibra, sou bem cuidadoso também... acho que só pode ser a pressão quando coloca na mochila por exemplo... 

Mas aqui as marcas são perceptíveis apenas com a tela desligada, não aparecem quando ela liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita! Eu trabalho com o meu Mac fechado e conectado a um monitor externo e estou pensando em deixar um pedaço de tecido (ou não-tecido como o TNT) entre a tela e o teclado, mas tenho medo que isso colabore, de alguma forma, com o "aquecimento" da máquina. Tenho um MacBook Air M1 e constantemente ele fica entre 60º e 70º durante meu uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendo tantos relatos assim eu chego à conclusão que sou o usuário mais sortudo da Apple, rs. Eu NUNCA tive esse problema num MacBook, nem mesmo na época do staingate (2012-2015). Vendi um Pro 2014 ano passado que estava perfeito, como se tivesse acabado de sair da caixa.

Meu Air M1 está pra completar um ano de uso intenso com viagens e está assim:

 

z6Vh2nH.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/07/2022 at 21:08, Leonnmendes disse:

Eita! Eu trabalho com o meu Mac fechado e conectado a um monitor externo e estou pensando em deixar um pedaço de tecido (ou não-tecido como o TNT) entre a tela e o teclado, mas tenho medo que isso colabore, de alguma forma, com o "aquecimento" da máquina. Tenho um MacBook Air M1 e constantemente ele fica entre 60º e 70º durante meu uso.

Eu tbm uso o meu fechado e acabei fazendo o Thermal pad mod nele exatamente por receito de jogar muito calor direto na tela... e o resultado disso não poderia ter sido melhor! Ele joga todo o calor pra tampa de baixo... além de no geral ficar mais frio do que antes todas as vezes que abri a tela o teclado e a tampa da tela estavam gelados! Pra mim valeu e muito a pena fazer!

Quanto às marcas do teclado acredito que não tem muito o que fazer pq a maioria das vezes é a gordurinha do dedo mesmo que fica nas teclas e passa pra tela... eu tinha esse problema com meu Lenovo antigo e tive o mesmo com o Air... mas quando eu já reparava que começava a marcar o teclado já vinha com um algodão com água e a microfibra e limpava e ficava tudo perfeito... atualmente como tenho usado ele direto na TV e mal tenho usado o teclado dele (fica fechado o tempo todo)... ultima vez que abri nem poeira tinha... e olha que já faz uns 3 meses ultima vez que limpei ele hgehehehe

Agora tem que tomar cuidado com o que limpa.... pq numa dessa se passa muito alcool no teclado e encosta na tela... tem vezes que essas telas não gostam muito do tipo de alcool... ainda mais nos ultimos anos a gente vem usando alcool em gel direto que vai saber o que misturam nele pra dar a consistência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, LeBaldi disse:

Eu tbm uso o meu fechado e acabei fazendo o Thermal pad mod nele exatamente por receito de jogar muito calor direto na tela... e o resultado disso não poderia ter sido melhor! Ele joga todo o calor pra tampa de baixo... além de no geral ficar mais frio do que antes todas as vezes que abri a tela o teclado e a tampa da tela estavam gelados! Pra mim valeu e muito a pena fazer!

Quanto às marcas do teclado acredito que não tem muito o que fazer pq a maioria das vezes é a gordurinha do dedo mesmo que fica nas teclas e passa pra tela... eu tinha esse problema com meu Lenovo antigo e tive o mesmo com o Air... mas quando eu já reparava que começava a marcar o teclado já vinha com um algodão com água e a microfibra e limpava e ficava tudo perfeito... atualmente como tenho usado ele direto na TV e mal tenho usado o teclado dele (fica fechado o tempo todo)... ultima vez que abri nem poeira tinha... e olha que já faz uns 3 meses ultima vez que limpei ele hgehehehe

Agora tem que tomar cuidado com o que limpa.... pq numa dessa se passa muito alcool no teclado e encosta na tela... tem vezes que essas telas não gostam muito do tipo de alcool... ainda mais nos ultimos anos a gente vem usando alcool em gel direto que vai saber o que misturam nele pra dar a consistência

Pode explicar melhor esse "Thermal Pad Mod"? Fiquei curioso, por que o meu fica dentro de uma case de acrílico enquanto trabalho com softwares 3D, o que mantém a CPU sempre na casa dos 60 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Leonnmendes disse:

Pode explicar melhor esse "Thermal Pad Mod"? Fiquei curioso, por que o meu fica dentro de uma case de acrílico enquanto trabalho com softwares 3D, o que mantém a CPU sempre na casa dos 60 graus.


Esse é o procedimento: https://www.youtube.com/watch?v=ghDvyItIHTY

O seu é o Air mesmo? 60 graus usando softwares 3D, com case, em um aparelho sem dissipação ativa de calor, está ótimo! Essa máquina pode trabalhar até bem mais quente que isso sem problemas.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Leonnmendes disse:

Pode explicar melhor esse "Thermal Pad Mod"? Fiquei curioso, por que o meu fica dentro de uma case de acrílico enquanto trabalho com softwares 3D, o que mantém a CPU sempre na casa dos 60 graus.

Eu não usaria case de acrilico não... afinal é mais uma camada pra atrapalhar a dissipação de calor

No caso do que é e como fazer o Beto já adiantou o video ai hehehe... mas resumindo rapidamente vc coloca um "tapete térmico" nas partes onde esquenta o CPU e faz ele encostar na tampa de baixo... então o que esquentaria a chapinha ali ele joga esse calor pra tampa... que também é de alumínio e é uma peça beeeeem maior e com mais massa... o que te garante uma melhor dissipação do calor... e nos testes ele melhora muito o desempenho... embora EEEEUUU particularmente não fiz pra ter desempenho mas sim como falei mais por preocupação mesmo... já aconteceu com muitos por ai de rachar a tela do nada e ninguem sabe ainda o que acontece... então vai saber se não é simplesmente choque térmico... ai fiquei imaginando a tela gelada perto da dobra quente acima do teclado... uma hora ou outra iria dar algum BO... então com isso todo o calor é jogado pra tampa que mal da tempo de deixar morninho a área do teclado 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, LeBaldi disse:

Eu não usaria case de acrilico não... afinal é mais uma camada pra atrapalhar a dissipação de calor

No caso do que é e como fazer o Beto já adiantou o video ai hehehe... mas resumindo rapidamente vc coloca um "tapete térmico" nas partes onde esquenta o CPU e faz ele encostar na tampa de baixo... então o que esquentaria a chapinha ali ele joga esse calor pra tampa... que também é de alumínio e é uma peça beeeeem maior e com mais massa... o que te garante uma melhor dissipação do calor... e nos testes ele melhora muito o desempenho... embora EEEEUUU particularmente não fiz pra ter desempenho mas sim como falei mais por preocupação mesmo... já aconteceu com muitos por ai de rachar a tela do nada e ninguem sabe ainda o que acontece... então vai saber se não é simplesmente choque térmico... ai fiquei imaginando a tela gelada perto da dobra quente acima do teclado... uma hora ou outra iria dar algum BO... então com isso todo o calor é jogado pra tampa que mal da tempo de deixar morninho a área do teclado 🙂

Eu particularmente sempre usei cases de acrílico e nunca tive problema. E olha que coloco o bichinho para trabalhar com pacote Adobe. E posso até estar enganado em relação aos novos MacBooks, mas pelo que sei o calor dos Macs são dissipados pelo teclado. A única recomendação para quem exige muito da máquina, seria não usa-lo com a tampa fechada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os MacBook não vem com cobertura oleofobica de fábrica, né ? Alguém sabe se é seguro comprar aquelas que vem num tubinho pra você passar nos seus devices? Pravelmente é, mas perguntando só pra garantir. Acho que isso resolveria o problema se vocês.

Outra coisa sobre cobertura oleofobica, alguém sabe qual seria o melhor jeito de desinfetar um aparelho sem tirar ela. Passar álcool não é a melhor opção, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Bruno Jordani disse:

Os MacBook não vem com cobertura oleofobica de fábrica, né ? Alguém sabe se é seguro comprar aquelas que vem num tubinho pra você passar nos seus devices? Pravelmente é, mas perguntando só pra garantir. Acho que isso resolveria o problema se vocês.

Outra coisa sobre cobertura oleofobica, alguém sabe qual seria o melhor jeito de desinfetar um aparelho sem tirar ela. Passar álcool não é a melhor opção, certo?

nunca usei nenhuma dessas coberturas. mas assim, qualquer coisa que venha pro usuário aplicar, seja u spray, oleo, pasta, vai ser apenas ma cobertura temporária. ela vai sair com o tempo ou com a aplicação de algum solvente (alcool por exemplo). então se ela vem num tubinho, acho que a ideia é de tempos em tempos voltar a aplicar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/07/2022 at 13:54, LeBaldi disse:

Eu tbm uso o meu fechado e acabei fazendo o Thermal pad mod nele exatamente por receito de jogar muito calor direto na tela... e o resultado disso não poderia ter sido melhor! Ele joga todo o calor pra tampa de baixo... além de no geral ficar mais frio do que antes todas as vezes que abri a tela o teclado e a tampa da tela estavam gelados! Pra mim valeu e muito a pena fazer!

Quanto às marcas do teclado acredito que não tem muito o que fazer pq a maioria das vezes é a gordurinha do dedo mesmo que fica nas teclas e passa pra tela... eu tinha esse problema com meu Lenovo antigo e tive o mesmo com o Air... mas quando eu já reparava que começava a marcar o teclado já vinha com um algodão com água e a microfibra e limpava e ficava tudo perfeito... atualmente como tenho usado ele direto na TV e mal tenho usado o teclado dele (fica fechado o tempo todo)... ultima vez que abri nem poeira tinha... e olha que já faz uns 3 meses ultima vez que limpei ele hgehehehe

Agora tem que tomar cuidado com o que limpa.... pq numa dessa se passa muito alcool no teclado e encosta na tela... tem vezes que essas telas não gostam muito do tipo de alcool... ainda mais nos ultimos anos a gente vem usando alcool em gel direto que vai saber o que misturam nele pra dar a consistência

Não é problema usar esses pads numa máquina na garantia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peguei um MBP 16" depois de quase 12 anos com um MBP mid2010 e devido ao valor investido, não estou nem usando o teclado dele e ando encanado com a tal da bateria (ainda mais agora com essas tomadas inteligentes que vc consegue desligar e ligar para carregar e parar de carregar etc). Sim! Virei escravo do MBP kkk
Para completar, comprei o tal "pano da Apple" e estou atrás de um álcool isopropílico 70% tamanho a neura para cuidar do bixinho rsrs
Dito isso, venho relatar que o meu MBP mid2010 ficou com as marcas das teclas na tela também. Acredito ser, conforme relataram, devido à gordura do dedo etc.
Já no MBP novo guardei aquele papel da tela - vejo as pessoas tirando de qualquer jeito aquele papel da tela e jogando fora - e sempre que vou fechá-lo, coloco. Alguma alma caridosa poderia me dizer qual o lado daquele papel que vem encostado na tela ao comprar o MBP, o lado mais liso ou o lado mais poroso?
Agora, quando vou deixar na mesa, não deixo aberto para não empoeirar as teclas (chato de limpar); só fecho ele a ponto de proteger contra a poeira que cai, sem encostar a tela nas teclas. Aqui vai um parênteses, chato esse negócio dele ligar ao abrir a tampa ein! Às vezes só quero ajeitar a tela e ele liga depois de eu tê-lo desligado. Mais um parênteses, estou desligando pois passo umas 10 horas sem usar e achei um absurdo perder 10% de bateria ao deixar em sleep.

Espero que isso seja o suficiente para não ter essas marcas de tecla na tela. Me incomodava pacas também.


Ah! Aqui vai uma dica, cai na besteira de comprar um daqueles ar comprimido para tirar a poeira da tela. Só que o maldito solta um gás com umidade de vez em quando que melecou a tela. Parei de usar e estou vendo para comprar o álcool isopropílico 70% para limpar a tela agora. Sabem se é recomendado usar aquele pano da Apple úmido? Não tenho coragem de passar seco e acabar riscando a tela devido a poeira de terra que tem aqui. Para remediar isso acabei roubando um daqueles pincéis de maquiagem da dona onça e passo sempre antes fechar para não acumular poeira na tela etc e depois de "fechar", quando n vou usar por um tempo, cubro com um plástico para não empoeirar. Hahahaha neura eu sei, é que esse note tem que durar os 12 anos igual ao outro...

Editado por Marçal Nardelli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...