Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Usuários de Mac, relatem sua migração de windows para macOS


MhM001

Posts Recomendados

Me tornei recentemente apple user, estou abismado com a conectividade da apple, antes eu achava um absurdo alguém comprar um macbook (por conta de seu custo x benefício) mas depois de usar o iOS e me surpreender com a conectividade, estou pensando seriamente em colocar meu pc de mesa a venda e comprar um macbook. Também tenho dúvidas entre qual dos dispositivos adquirir, versão air ou pro, eu prefiro telas maiores, acho que o air de 13,3 polegadas não me serviria. Enfim, quem teve a experiência de migrar de Windows para macOS, por favor relate abaixo! Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que hoje em dia essa tal "migração" do windows pro Mac já não é algo relevante. Há 15-20 anos atrás, eram 2 mundos completamente diferente. Voce tinha problemas sérios de compatibilidade entre um documento criado no office no windows e um criado no office no Mac por exemplo. Voce tinha programas que só existiam pra Mac, ou só pra windows, cruzar de um pro outro era um parto. Enfim, tudo era mais difícil (e mais charmoso também..rssr). Mas hoje em dia isso já não existe mais. A imensa maioria dos programas tem versões pra Mac e windows, e a compatibilidade entre os arquivos gerados em um ou outra plataforma é quase perfeita. Até mesmo o iWork tem uma excelente compatibilidade com o office. Um documento criado no Pages e salvo como doc abre quase perfeitamente no word em um Mac ou Windows. Com a mudança das nossas vidas para a "nuvem", tudo está online e não interessa muito onde voce está abrindo aquele arquivo.

A "usabilidade" também melhorou muito, em ambos lados. O Windows 10 (o 11 não conheço ainda) é extremamente intuitivo e de fácil uso. Assim como o Mac OS. Até mesmo instalar programas, que eram duas coisas diametralmente opostas entre windows e Mac, hoje são processos parecidos nas duas plataformas (App store). Antigamente usar o Windows XP e o Mac OS X eram mundos diferentes. Aprender a usar uma interface não te ajudava a saber usar a outra. Instalar programas então nem e fala. Hoje é tudo muito parecido, não há grandes diferenças.

Enfim, esse negócio de "migrar do windows pro Mac" já era. Não te preocupa com isso. O que voce precisa definir é do que voce precisa, que tipo de uso vai dar pro computador. Precisa de mobilidade? Macbook. Só trabalha em casa? Pode economizar uma grana com um Mac Mini e um bom monitor. Precisa lá de vez em quando uma certa mobilidade? Talvez um Mac mini e um iPad. Tá sobrando dinheiro aí? Mete um Mac studio e um studio display, junto com um MacBook Pro de 16". Ou um iMac pra já ter uma baita tela integrada, ou um Mac Pro. Sei lá!

Depende do que voce quer e do que voce precisa. Então começa por aí. Define o que voce precisa, sem se preocupar com a "migração".

Abc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, marcosfisica disse:

Eu acho que hoje em dia essa tal "migração" do windows pro Mac já não é algo relevante. Há 15-20 anos atrás, eram 2 mundos completamente diferente. Voce tinha problemas sérios de compatibilidade entre um documento criado no office no windows e um criado no office no Mac por exemplo. Voce tinha programas que só existiam pra Mac, ou só pra windows, cruzar de um pro outro era um parto. Enfim, tudo era mais difícil (e mais charmoso também..rssr). Mas hoje em dia isso já não existe mais. A imensa maioria dos programas tem versões pra Mac e windows, e a compatibilidade entre os arquivos gerados em um ou outra plataforma é quase perfeita. Até mesmo o iWork tem uma excelente compatibilidade com o office. Um documento criado no Pages e salvo como doc abre quase perfeitamente no word em um Mac ou Windows. Com a mudança das nossas vidas para a "nuvem", tudo está online e não interessa muito onde voce está abrindo aquele arquivo.

A "usabilidade" também melhorou muito, em ambos lados. O Windows 10 (o 11 não conheço ainda) é extremamente intuitivo e de fácil uso. Assim como o Mac OS. Até mesmo instalar programas, que eram duas coisas diametralmente opostas entre windows e Mac, hoje são processos parecidos nas duas plataformas (App store). Antigamente usar o Windows XP e o Mac OS X eram mundos diferentes. Aprender a usar uma interface não te ajudava a saber usar a outra. Instalar programas então nem e fala. Hoje é tudo muito parecido, não há grandes diferenças.

Enfim, esse negócio de "migrar do windows pro Mac" já era. Não te preocupa com isso. O que voce precisa definir é do que voce precisa, que tipo de uso vai dar pro computador. Precisa de mobilidade? Macbook. Só trabalha em casa? Pode economizar uma grana com um Mac Mini e um bom monitor. Precisa lá de vez em quando uma certa mobilidade? Talvez um Mac mini e um iPad. Tá sobrando dinheiro aí? Mete um Mac studio e um studio display, junto com um MacBook Pro de 16". Ou um iMac pra já ter uma baita tela integrada, ou um Mac Pro. Sei lá!

Depende do que voce quer e do que voce precisa. Então começa por aí. Define o que voce precisa, sem se preocupar com a "migração".

Abc.

Que bom saber Marcos, eu realmente achava que o macOS era um "bicho papão" devido alguns relatos de pessoas, mas realmente com o avanço tecnológico acredito que usar um sistema ou outro depende muito mais do que você precisa do que da compatibilidade hoje em dia.

Quanto ao modelo, eu penso em pegar com um notebook justamente pela mobilidade, como tenho um pc de mesa hoje, fico "preso" a mesa, não sou um advanced user para ter a necessidade de um macbook pro, mas devido a alguns jogos que eu tenho, creio que a versão pro será a melhor opção, e também por conta do tamanho de tela, já que não gosto de telas pequenas. O  único pesar de tudo isso é o preço, aqui no Brasil fica inviável de comprar, se eu for comprar, provavelmente será no Paraguai, pagar 30 mil reais num notebook é um absurdo (pelo menos pra minha realidade), no Paraguai provavelmente será quase a metade do valor. Mas enfim, não vejo a hora de abandonar o pc de mesa e ter um notebook

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MhM001 disse:

Que bom saber Marcos, eu realmente achava que o macOS era um "bicho papão" devido alguns relatos de pessoas, mas realmente com o avanço tecnológico acredito que usar um sistema ou outro depende muito mais do que você precisa do que da compatibilidade hoje em dia.

Quanto ao modelo, eu penso em pegar com um notebook justamente pela mobilidade, como tenho um pc de mesa hoje, fico "preso" a mesa, não sou um advanced user para ter a necessidade de um macbook pro, mas devido a alguns jogos que eu tenho, creio que a versão pro será a melhor opção, e também por conta do tamanho de tela, já que não gosto de telas pequenas. O  único pesar de tudo isso é o preço, aqui no Brasil fica inviável de comprar, se eu for comprar, provavelmente será no Paraguai, pagar 30 mil reais num notebook é um absurdo (pelo menos pra minha realidade), no Paraguai provavelmente será quase a metade do valor. Mas enfim, não vejo a hora de abandonar o pc de mesa e ter um notebook

O Marcos descreveu bem a experiência. Quando comprei meu Air achava que teria dificuldade de adaptação mas na verdade hoje acho mais fácil trabalhar no MacOS do que no Windows (Uso os dois sistemas simultaneamente), principalmente em relação aos atalhos de teclado e apps para as atividades. Em algumas situações o MacOS ainda dificulta um pouco, como para mover arquivos entre pastas que tem os macetes, mas no geral, acho a experiência superior ao Windows.

Quanto aos jogos, é um ponto importante a se pensar antes de migrar, mesmo que o desempenho seja absurdo dos Macs com Apple Silicon, jogos ainda não são o forte, principalmente quanto a questão da compatibilidade. Mas, caso os que queira jogar, encontre conteúdos e videos mostrando a execução, vai fundo que não vai arrepender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom ponto que eu tinha esquecido. não dá pra comprar Mac pensando em jogos. nem Mac intel. se jogos são uma parte importante da sua vida e do uso de computador, talvez seja melhor permanecer no windows (e não há nada de errado nisso!).

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha transição para o MacOS foi tranquila, isso porque antes do MacOS eu usava mais o Linux do que o Windows (eu só usava o Windows por causa da faculdade, por questões de compatibilidade). Eu vejo o MacOS como um sistema que tem a estabilidade do Linux, mas sem a complexidade do Linux e por consequência, sem a capacidade de personalização do Linux também. É o Linux pra quem não é do mundo da computação. Não acho que o MacOS seja mais difícil de usar do que o Windows. O Windows pra mim é uma verdadeira bagunça, os itens no menu iniciar estão dispostos de uma forma que não faz sentido, e a barra superior das janelas muda o tempo inteiro de lugar, fora aquele terminal esquisito do Windows, que até hoje eu nunca me adaptei. 

No MacOS, basicamente você tem:

 

  • O Dock, onde está o que você usa com mais frequência. 
  • A carinha simpática sorrindo pra você no Dock é o Finder, onde você pode navegar pelas pastas do computador
  • Quatro dedos fechando no Trackpad e você visualiza todos os apps do computador

 

E é isso. Eu duvido que o Windows possa ser explicado em três linhas como o MacOS.

 

Enfim, se você usou Windows esse tempo todo e está vindo para o MacOS, eu te digo: seja bem-vindo ao mundo sem sofrimento companheiro — exceto se você comprar um Mac velho, aí você vai sofrer mesmo.

Editado por Fritz Gerald
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, MhM001 disse:

Também tenho dúvidas entre qual dos dispositivos adquirir

Se você for perguntar pros caras aqui do fórum, eles vão começar a desfiar todos os prós e contras de TODOS os computadores que a Apple fabrica atualmente, e você vai sair com mais dúvidas do que respostas hahahahaha.

Eu vou te responder em uma frase: Opte por um MacBook (Pro ou Air, tanto faz) desde que seja com o Apple Silicon!

Os caras sempre argumentam que: ah, mas tem que ver o uso que vai fazer da máquina e blá blá blá, mas falando como um usuário que tem um MacBook Pro M1 (8g, 256gb) e um M1 PRO (16gb, 512gb) eu te garanto: não vai faltar desempenho pra você, seja lá o que você faça.

MacBook pra mim sempre vai ser superior aos iMacs, aos Mac Minis, Mac Studio etc, porque são práticos! você carrega pra qualquer lugar, já sai da caixa no jeito de usar, enfim… não tem como um desktop competir com a praticidade de um notebook!

 

Os meus dois bebês: M1 e M1 Pro.

image.jpeg

 

Editado por Fritz Gerald
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Migrei pra macOS faz uns meses e tenho gostado bastante. Sempre usei Windows mas quando peguei um iPhone eu decidi que ia pegar um Macbook. Atualmente tenho o Macbook Pro, 16 inch de 2019 e me atende perfeitamente, no Windows eu jogava alguns jogos mas hoje em dia raramente jogo devido ao trabalho. No começo confesso que foi bem difícil pra me adaptar, principalmente o teclado e os atalhos (que são mil vezes melhores que os do Windows). 

 

Enfim. Hoje em dia não voltaria mais pra Windows (apesar de usar no trabalho)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, jeanduarte disse:

Quanto aos jogos, é um ponto importante a se pensar antes de migrar, mesmo que o desempenho seja absurdo dos Macs com Apple Silicon, jogos ainda não são o forte, principalmente quanto a questão da compatibilidade. Mas, caso os que queira jogar, encontre conteúdos e videos mostrando a execução, vai fundo que não vai arrepender.

 

13 horas atrás, marcosfisica disse:

bom ponto que eu tinha esquecido. não dá pra comprar Mac pensando em jogos. nem Mac intel. se jogos são uma parte importante da sua vida e do uso de computador, talvez seja melhor permanecer no windows (e não há nada de errado nisso!).

Bom saber disso, vou pesquisar mesmo o desempenho dos dispositivos apple nos jogos que eu tenho, eu penso que se tiver algum problema será mais na compatibilidade do que na capacidade de hardware, já que esses modelos novos são muito poderosos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Fritz Gerald disse:

Enfim, se você usou Windows esse tempo todo e está vindo para o MacOS, eu te digo: seja bem-vindo ao mundo sem sofrimento companheiro — exceto se você comprar um Mac velho, aí você vai sofrer mesmo.

Assim espero, Fritz, hahaha. Se for como o iOS, realmente será ótimo, faz uns 3 meses que comprei um iphone, vindo de mais de 7 anos usando sistema android, e a Apple, faz 2 coisas muito bem feitas, que são a conectividade no seu ecossistema e a praticidade no seu sistema operacional, que é muito intuitivo, simplifica VÁRIAS coisas e otimiza. Acho que uma das filosofias da Apple é fazer mais com menos, e fica sensacional! 

Editado por MhM001
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Victor Mattiuzzi disse:

Migrei pra macOS faz uns meses e tenho gostado bastante. Sempre usei Windows mas quando peguei um iPhone eu decidi que ia pegar um Macbook.

Quase a mesma coisa que eu, migrei para o iOS e agora estou pensando em pegar um macbook também.

 

11 horas atrás, Victor Mattiuzzi disse:

no Windows eu jogava alguns jogos mas hoje em dia raramente jogo devido ao trabalho. No começo confesso que foi bem difícil pra me adaptar, principalmente o teclado e os atalhos (que são mil vezes melhores que os do Windows). 

Você chegou a jogar no seu macbook já? se sim, ele esquenta muito? é notável/relevante a diferença de desempenho de um pc para um macbook?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MhM001 disse:

Quase a mesma coisa que eu, migrei para o iOS e agora estou pensando em pegar um macbook também.

 

Você chegou a jogar no seu macbook já? se sim, ele esquenta muito? é notável/relevante a diferença de desempenho de um pc para um macbook?

Sim cheguei a jogar porém não foi jogos muito pesados. Coisas mais simples como Minecraft e League of Legends. Tambem joguei Cities Skylines. Todos tiveram uma ótima performance mas como quase todo notebook, esquenta sim mas nada que aqueles suportes com “coolers” não ajude. 

 

E sim, é notável a diferença do PC pra um Macbook visto que o macOS nunca foi um sistema em que o povo jogava, jogar jogos mais pesados é infinitamente melhor num PC, não tem jeito. Mas com o passar dos anos e a chegada do Apple Silicon, isso está mudando lentamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu migrei acho que tem uns 6 anos mais ou menos... porém eu migrei via Hackintosh... lááááá no passado meio distante na época do Mac OSX Leopard eu cheguei a viver uns meses com hackintosh mas abandonei pq não era lá muito usável... tinha vários problemas com arquivos e fontes principalmente... mas dai num certo dia fiquei tão P da vida com o Windows que começou a dar umas travadas absurdas sem motivo algum, mesmo formatando, ai vi o quão avançado e prático estava o Hackintosh e acabei migrando, na época pro Sierra, e foi a melhor coisa que fiz! Na época eu tbm ainda jogava bastante então acabei separando as coisas, comprei um SSD só pro MacOS e deixei o Windows no HD, dai quando queria jogar eu bootava no Windows e jogava, mas no dia a dia e pra trabalhos vivia no Mac... e segui assim até ano passado, pois começo de 2021 minha placa mãe deu pau, eu já vinha pensando em pegar algum note pra ter portabilidade e economia tbm já que não jogava mais no PC, acabei pegando um note da Lenovo e fiz Hackintosh tbm, era bem rápido e talz, mas ano passado consegui uma verba bacana, auge do M1 e pensei "essa é a hora"... e acabei trocando o notebook em um Macbook Air M1 e a diferença é brutal!Já faz 10 meses que to com ele e ainda fico abismado hehehehe... mesmo sendo o Air e só 8GB eu faço de tudo nele, mesmo meus trabalhos mais pesados ele da conta sem nenhum engasgo!

Ah... e lembra que falei do Sierra em Hackintosh né? Foi nessa época que gostei tanto do sistema que eu resolvi tbm sair do Android que eu vivia desde praticamente o lançamento, e fui pro iPhone 7... e a integração já era da hora... mas só no Hack com note é que a integração ficou perfeita igual é hoje no Macbook pq dai usei placa Wifi compatível e tive ai o Handoff e AirDrop e tal

Bom depois de toda essa história minha com MacOS eu falo que a maior adaptação mesmo se dá em alguns atalhos... o lado dos botões de minimizar hahahaha... e tbm a instalação de desinstalação de apps mais simples (só arrasta pra pasta ou arrasta pra lixeira)... pois de resto super de boa! 

Quanto a games... eu tentei jogar na época o Euro Truck Simulator 2 no Hackintosh e não ia nem a pau! Tudo no Low e rodava a 15-20fps... agora no Air M1 roda  na maioria em High, mas eu limito o FPS em 30 e roda super sossegado praticamente travado em 30, da pra soltar o FPS de boa só que como o Air não tem cooler a coisa esquenta bastante... com FPS travado ele fica bem fresco até... geralmente na casa de 45C... com alguns picos de 50C... já sem trava ele sobe pra 50-60FPS porém a temp dispara pra mais de 70C... e a carcaça fica bem quente... mas como o jogo em si é relativamente lento não vi o pq jogar com mais hehehehe... 

Agora o seguinte... pra trabalho 8GB até vai muito bem... normalmente tenho pouquissimo Swap pro SSD dele... dependendo do arquivo não tenho nada... mas pra jogos ai a coisa muda... ai meio que vira obrigatório pelo menos os 16GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/06/2022 at 09:40, Victor Mattiuzzi disse:

E sim, é notável a diferença do PC pra um Macbook visto que o macOS nunca foi um sistema em que o povo jogava, jogar jogos mais pesados é infinitamente melhor num PC, não tem jeito. Mas com o passar dos anos e a chegada do Apple Silicon, isso está mudando lentamente.

Você nunca chegou a fazer uma partição no disco e instalar o windows para jogar? Vi alguns vídeos na internet e além de terem mais jogos disponíveis na steam, a performance melhora um pouco

 

22 horas atrás, LeBaldi disse:

Quanto a games... eu tentei jogar na época o Euro Truck Simulator 2 no Hackintosh e não ia nem a pau! Tudo no Low e rodava a 15-20fps... agora no Air M1 roda  na maioria em High, mas eu limito o FPS em 30 e roda super sossegado praticamente travado em 30, da pra soltar o FPS de boa só que como o Air não tem cooler a coisa esquenta bastante... com FPS travado ele fica bem fresco até... geralmente na casa de 45C... com alguns picos de 50C... já sem trava ele sobe pra 50-60FPS porém a temp dispara pra mais de 70C... e a carcaça fica bem quente... mas como o jogo em si é relativamente lento não vi o pq jogar com mais hehehehe... 

Nossa, 45 graus no Air é bem pouco mesmo já que ele não tem cooler, jogo ETS 2 no meu pc ele fica até um pouco mais do que essa temperatura, mas com tudo  no máximo a 60 fps. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, LeBaldi disse:

Olha eu migrei acho que tem uns 6 anos mais ou menos... porém eu migrei via Hackintosh... lááááá no passado meio distante na época do Mac OSX Leopard eu cheguei a viver uns meses com hackintosh mas abandonei pq não era lá muito usável... tinha vários problemas com arquivos e fontes principalmente... mas dai num certo dia fiquei tão P da vida com o Windows que começou a dar umas travadas absurdas sem motivo algum, mesmo formatando, ai vi o quão avançado e prático estava o Hackintosh e acabei migrando, na época pro Sierra, e foi a melhor coisa que fiz! Na época eu tbm ainda jogava bastante então acabei separando as coisas, comprei um SSD só pro MacOS e deixei o Windows no HD, dai quando queria jogar eu bootava no Windows e jogava, mas no dia a dia e pra trabalhos vivia no Mac... e segui assim até ano passado, pois começo de 2021 minha placa mãe deu pau, eu já vinha pensando em pegar algum note pra ter portabilidade e economia tbm já que não jogava mais no PC, acabei pegando um note da Lenovo e fiz Hackintosh tbm, era bem rápido e talz, mas ano passado consegui uma verba bacana, auge do M1 e pensei "essa é a hora"... e acabei trocando o notebook em um Macbook Air M1 e a diferença é brutal!Já faz 10 meses que to com ele e ainda fico abismado hehehehe... mesmo sendo o Air e só 8GB eu faço de tudo nele, mesmo meus trabalhos mais pesados ele da conta sem nenhum engasgo!

Ah... e lembra que falei do Sierra em Hackintosh né? Foi nessa época que gostei tanto do sistema que eu resolvi tbm sair do Android que eu vivia desde praticamente o lançamento, e fui pro iPhone 7... e a integração já era da hora... mas só no Hack com note é que a integração ficou perfeita igual é hoje no Macbook pq dai usei placa Wifi compatível e tive ai o Handoff e AirDrop e tal

Bom depois de toda essa história minha com MacOS eu falo que a maior adaptação mesmo se dá em alguns atalhos... o lado dos botões de minimizar hahahaha... e tbm a instalação de desinstalação de apps mais simples (só arrasta pra pasta ou arrasta pra lixeira)... pois de resto super de boa! 

Com esses relatos, creio eu que a mudança de Windows para macOS, vai ser quase a mesma do que eu tive do Android para o iOS, tudo muito parecido, porém os atalhos, aplicativos, ajustes e etc. Totalmente diferentes, mas diferentes para melhor, que é o principal. 

Acho que agora só me falta vender o meu pc e juntar mais um dinheiro e investir num macbook, pelo meu uso não ser avançado, nos jogos que tenho, não vou perder muita performance com os jogos, e a minha preocupação com compatibilidade e transição acredito que está sanada com os relatos aqui no tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, MhM001 disse:

Você nunca chegou a fazer uma partição no disco e instalar o windows para jogar? Vi alguns vídeos na internet e além de terem mais jogos disponíveis na steam, a performance melhora um pouco

 

Nossa, 45 graus no Air é bem pouco mesmo já que ele não tem cooler, jogo ETS 2 no meu pc ele fica até um pouco mais do que essa temperatura, mas com tudo  no máximo a 60 fps. 

Sim cara o M1 no geral é absurdamente frio, ele fica normalmente poucos graus a mais do q a temp ambiente aqui, por exemplo quando tá 25-28C… navegando ele fica na casa dos 33-35… mas eu me espanto mesmo é usando o InDesign por exemplo… no antigo note era cooler ligado o tempo todo e temp variando entre 65-70… já no Air M1 aqui ele varia na temp ambiente na casa dos 38C… as vezes bate 40C… é bastante frio! Única vez que eu vi esse processador chorar mesmo foi quando fui descompactar um arquivo que tinha um descompactados próprio, que demorou mais ou menos 40min pra terminar e aí eu fiquei preocupado pq o danado chegou a 103C hahahaha… eu morrendo de medo liguei ventilador nele pra ajudar a resfriar hahahaha… mas ali foi o extremo do extremo tbm hehehehe… pq pelo menos no meu uso mesmo dando uma forçada na performance ele fica na casa dos 60C… e depois que eu fiz o mod com os thermalpad pra jogar o calor pra tampa de baixo ao invés dele ficar ali na área superior do teclado, ajuda e muito tbm!

Ah e só pra te adiantar… não foi pra mim a pergunta mas já adianto, infelizmente instalar Windows via Bootcamp só funciona com Intel, já com os M1 não tem como. Tanto que pra usar o Windows a gente tem que usar uma máquina virtual como o Parallels e usar o Windows Preview ARM (não funciona o X86)… daí entra a questão da RAM… pra uso ele já come bem RAM… eu mesmo limitei a máquina pra usar só 1,5GB e mesmo assim o Parallels reserva o dobro, 3GB, daí pro q eu preciso que é um programa muito específico de fórmulas matemáticas ele funciona perfeito assim, mas se vc vai instalar games aí vc sabe né, o game em si já vai exigir bastante RAM… e mais ainda pra própria VM… então complica um pouco as coisas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, LeBaldi disse:

Ah e só pra te adiantar… não foi pra mim a pergunta mas já adianto, infelizmente instalar Windows via Bootcamp só funciona com Intel, já com os M1 não tem como. Tanto que pra usar o Windows a gente tem que usar uma máquina virtual como o Parallels e usar o Windows Preview ARM (não funciona o X86)… daí entra a questão da RAM… pra uso ele já come bem RAM… eu mesmo limitei a máquina pra usar só 1,5GB e mesmo assim o Parallels reserva o dobro, 3GB, daí pro q eu preciso que é um programa muito específico de fórmulas matemáticas ele funciona perfeito assim, mas se vc vai instalar games aí vc sabe né, o game em si já vai exigir bastante RAM… e mais ainda pra própria VM… então complica um pouco as coisas

Ah entendi, um pena mesmo que não dá pra fazer no M1. Tomara que daqui alguns tempo esse empecilho da compatibilidade seja sanado, seria mais parte dos desenvolvedores de jogos criarem uma versão que rode no macOS, mas isso envolve muito dinheiro, o que nos resta é esperar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo os comentários da galera aqui, é meio que isso mesmo... 

Hoje com tudo na nuvem e tendo a maior parte dos apps multiplataforma, isso facilita bastante essa "transição". No entanto, é no detalhe que irá sentir diferença.

Quem sai de uma vida inteira do Windows vai notar que recortar e colar é diferente, que o gerenciamento de janelas abertas/minimizadas funciona de forma diferente, que a forma como se encerra um app é diferente... são diversos detalhes que em ambos os sistemas são beeem diferentes.

Enfim, parece coisas bobas, e de fato são, mas que num primeiro momento exige uma curva de aprendizado, mas, depois que pega o jeito acaba sendo mais prático, pelo menos pra mim foi. 

Hoje quando uso o Windows, direto erro os atalhos de teclado e tento fazer algo que no Windows ele faz de forma diferente por já estar acostumado com o Mac! hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...