Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Air M2 ou MacBook PRO 2021 M1?


JGR

Posts Recomendados

JGR, me peguei fazendo a mesma pergunta, pois estou pensando em comprar pra minha esposa.

 

Air: CPU de 8 núcleos, GPU 10 núcleos, porém memórias mais rápidas mas apenas 8 GB no modelo de entrada, 18 horas de bateria e apenas 1,24 kg.

PRO: CPU de 8 núcleos, GPU de 14 núcleos, memórias mais lentas mas 16 GB, com 17 horas de bateria e 1,61 kg.

 

Em resumo: Acho que a diferença de U$ 270,00 (aprox. R$ 1.350,00) está muito caro visto que em termos de hardware é pequena, a diferença mais gritante está nas memórias. Pra minha esposa, que é uso leve vou de Air, mas se fosse pra mim iria de PRO pois sempre procuro o melhor em performance (abro mão da portabilidade neste quesito).

Agora, ficou lindo demais o AIR hein. Aquele azul então nem se fala!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então LucasKassio, no meu comparativo de preços ambos tem 16GB de RAM e 512GB de armazenamento.

As informações oficiais falam em 11 horas de bateria no Wi-Fi no MBP e 15 horas no Air. 

Aí a briga fica ainda mais quente né… 

Editado por JGR
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bateria leva muita coisa em jogo é não dá pra confiar só em números divulgados, digo isso pq eu tenho um Air M1 que raramente uso fora da tomada, e quando eu usei o maior comedor de bateria foi o brilho da tela, pois quando eu usei pra assistir vídeos e navegar no quarto com luz apagada e o brilho em 1 ou 2 pontinhos, a bateria me durou mais de 20h… só não consigo dar a ctz pq infelizmente como deixo em sleep ele conta o tempo dormindo tbm, mas eu usei o dia todo e uma parte da noite  de sexta e sábado… e no domingo ele ainda me sobrava cerca de 30%
 

Quanto as duas escolhas o Pro de 14 tem mais coisas acima, o M1 Pro se não me engano ainda é mais potente que o novo M2, vc vai ter tela maior de Miniled que já é mais cara tbm… então acredito que em preço já meio que bate a diferença que vc vê ai

Agora pra fechar mesmo teria que ver qual vai ser o uso do aparelho pq assim, 13”… agora um pouquinho maior… ela é boa-nova navegar… e relativamente boa pra se trabalhar no geral, maaaaas dependendo do trabalho ela é pequena… e como a proporção de tela não segue o padrão 16:9 com aí 1” a mais vc ganha uma boa área de trabalho. Mas o principal que pesa é saber o que vai ser rodado nele… o Air é bem competente pra rodar muita coisa, eu trabalho com o pacote Adobe fazendo livros didáticos e ele mal fica morno, ou seja, nem faz sentido ter um Pro pra ter ventoinha… agora se vc for fazer uso onde o processador vai precisar aí ficar vários minutos em carga máxima, aí vc vai ter que ir de Pro, pois até uns 3 ou 5min de alto processamento não muda muito, mas passou disso a temperatura sobe e daí o clock vai lá pra baixo e demora bem mais pra fazer o trabalho.

Entao eu diria que se fosse pra mim, onde uso monitor externo e não tenho que fazer render de nada, eu iria no Air M2 sem sombra de dúvidas 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, JGR disse:

Olá pessoal, quais os prós e contra na escolha? Comprar redirecionando dos EUA, como estudante (ainda terá taxa em cima desse valor):

MacBook Air 13,6" 2022 M2 16GB 512 SSD magsafe 67W: $ 1.579

MacBook PRO 14,2" 2021 M1 16GB 512 SSD magsafe 67W: 1.849

 

Pessoalmente eu ficaria com MacBook Pro pois estes US$300 a mais trazem:

  • Tela MiniLED 120hz com dobro de brilho (1.000 nits x 500 do Air)
  • Dobro da banda de memória
  • Permite uso em 2 monitores
  • 3 portas thunderbolt
  • Porta HDMI e cartão SDXC
  • Microfones padrão estúdio

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2022 at 17:23, JGR disse:

Olá pessoal, quais os prós e contra na escolha? Comprar redirecionando dos EUA, como estudante (ainda terá taxa em cima desse valor):

MacBook Air 13,6" 2022 M2 16GB 512 SSD magsafe 67W: $ 1.579

MacBook PRO 14,2" 2021 M1 16GB 512 SSD magsafe 67W: 1.849

 

CPU, GPU e SSD tem diferenças irrelevantes entre essas duas máquinas.

O gargalo dos Macs com Apple Silicon está na quantidade de memória RAM (velocidade tbm é uma diferença irrelevante entre esses dois).

Minha escolha sem dúvidas seria naquele com mais memória RAM. Pois obteria a maior longevidade possível do equipamento.

No caso é o PRO de 14 polegadas.

Espero ter ajudado. Boa sorte na escolha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Depende do teu propósito de uso.

O Air é um notebook pra trabalhos acadêmicos, produção de conteúdo escrito, consumo de mídia e edições não tão complexas de fotos e vídeos. Não pense que um notebook com dissipação passiva vai ser uma máquina superpotente que vai servir pra qualquer coisa que você quiser.

Os testes do Pro M2, mesmo com dissipação ativa (cooler), mostram que o M2 acaba esquentando mais que o M1 por ter um clock maior e consequentemente um TDP maior também. Acredito que no Air o efeito do calor extra será ainda mais pronunciado, ou seja, espere uma máquina mais quente ou mais lenta. Não tem milagre nessa.

No MacBook Pro de 14 vc leva um processador muito mais parrudo. Ele foi desenvolvido pra entregar desempenho, tem dois coolers pra dissipar o calor gerado, tem mais canais de memórias, o que resulta em até 200GB/s de largura de banda contra 100Gb/s do M2. Além disso o produto como um todo eh top tier com a tela de mini LED, 6 falantes, microfone com qualidade absurda tbm. 

Eu sai de um Pro M1 pra um Pro M1 Pro e percebi uma diferença grande no meu dia a dia. Uso muita coisa aberta ao mesmo tempo e a RAM extra deixa o Mac bem mais solto. No M1 eu tinha que ficar cuidando do número de coisas abertas senão o swap ficava muito alto e o sistema começava a ficar instável. 
 

Alem de tudo isso existem os diversos relatos de a Apple ter usado Memórias NAND Flash de qualidade mais baixa no Pro M2 e preencheram apenas um dos altos. Isso provavelmente também afetará os Air. Esse SSD mais lento/menos canais atrapalha muito o desempenho geral do notebook. Acesse o canal Max Tech no YouTube. Existem alguns vídeos comparativos lá.

Em resumo, se não liga pro peso extra e pode pagar pela diferença de preço pegue o Pro, como produto de forma geral ele é mais equilibrado, conta com tecnologias que serão o novo padrão do mercado, tem mais portas e demorará mais para “sentir o peso da idade”

Só iria no Air se tiver com a grana curta e não for usar o macbook para nada além de estudos. 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo relato do @Sichieri!

Eu só sei de uma coisa. Estou bem apreensivo com o MBP M1 PRO que peguei. Ele já deu crash 3x em menos de 2 meses de uso. Do nada fica com a bola de praia, travando que o mouse nem mexe sem pular de uma lado para o outro é depois de uns 20s desliga e demora para religar sozinho. Aí aparece a msg do Kernel Panic para enviar para a Apple etc.

Fiquei com um MBP mid2010 e nem depois dos 11 anos que estava com ele, ele nunca fez isso…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2022 at 17:23, JGR disse:

Olá pessoal, quais os prós e contra na escolha? Comprar redirecionando dos EUA, como estudante (ainda terá taxa em cima desse valor):

MacBook Air 13,6" 2022 M2 16GB 512 SSD magsafe 67W: $ 1.579

MacBook PRO 14,2" 2021 M1 16GB 512 SSD magsafe 67W: 1.849

 

Vai ser esse redirecionamento através da Zip? Eu tive pensando nisso, mas falta coragem 😬

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite,
Tem de pensar se necessita de tudo o que o MBP tem a mais do que o MB Air pelos 300usd de diferença nomeadamente:

  • Ecrã melhor no MBPro
  • Mais 3 portas thunderbolt
  • Porta HDMI e cartão SDXC

Se voce para o que vai fazer com o computador consegue justificar os 300usd, então vai pelo MBPro. Senão, vai com o MBAir

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...