Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperar dados de partição apagada pelo Utilitário de Disco


Marcelo Vieira

Posts Recomendados

Prezados

Meu HD auxiliar tinha mais de 700Gb de dados, sendo quase a totalidade em fotos dos últimos 3 anos, fotos importantes. Eu estava fazendo backup para o iCloud e precisava de mais espaço, fui olhar no Utilitário de Disco se tinha como ganhar algum e apareceram 4 partições neste HD com a opção de reunir todas em uma só. Fiz a besteira de aceitar essa reunião e ocorre que fiquei com o HD limpo (sumiu tudo). Já tentei com bons recuperadores de dados (Wondershare, Aiseesoft, Easeus...) nenhum encontra as fotos, poucas foram identificadas. Há alguma maneira de reverter a operação com segurança e recuperar as fotos?

Agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 6
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

56 minutos atrás, Marcelo Vieira disse:

Prezados

Meu HD auxiliar tinha mais de 700Gb de dados, sendo quase a totalidade em fotos dos últimos 3 anos, fotos importantes. Eu estava fazendo backup para o iCloud e precisava de mais espaço, fui olhar no Utilitário de Disco se tinha como ganhar algum e apareceram 4 partições neste HD com a opção de reunir todas em uma só. Fiz a besteira de aceitar essa reunião e ocorre que fiquei com o HD limpo (sumiu tudo). Já tentei com bons recuperadores de dados (Wondershare, Aiseesoft, Easeus...) nenhum encontra as fotos, poucas foram identificadas. Há alguma maneira de reverter a operação com segurança e recuperar as fotos?

Agradeço

cara, eu acho que não tem como reverter isso não.

primeira coisa, pare imediatamente de usar o disco. se voce continuar usando voce vai escrevendo dados novos sobre esses que foram apagados e aí não recupera nada mesmo. só use esse disco quando for pra escanear com algum software de recuperação. eu já tentei usar esse easeus e ele até achou arquivos mas não me deixou salvar nada porque não tinha a versão paga do app. então em teoria ele funciona pra encontrar coisas apagadas. estranho não encontrar no seu disco. qual versão do Mac OS voce usou e qual esquema de arquivos usou pra formatação dessas partições? numa desses ele formatou em algum formato desses novos da Apple e o easeus não tá conseguindo acessar.

outra possibilidade, será que quando ele formatou o disco não estava habilitada a opção de "escrever zeros"? Se for isso já era! ele reescreve dados sobre o disco pra justamente não ser possível recuperar nada. quanto tempo demorou esse esquema de "reunir as partições"? Essa opção de escrever zeros no disco deixaria o processo bastante mais demorado.

 

enfim, tudo isso são conjecturas. não dá pra saber o que aconteceu sem saber exatamente o que voce fez. voce pode tentar usar algum outro software de recuperação, mas se o easeus não achou nada já é um mau sinal.

eu acho que há gente que presta esse tipo de "serviço" com softwares desses de recuperação. não tenho ideia do preço e acho que é um risco gigantesco do ponto de vista de privacidade. o cara vai ter acesso a todos os dados do teu disco.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, a operação foi muito rápida, poucos menos de 2 minutos. Isso de ser versão de OSX e o aplicativo não estar ainda atualizado vou verificar. Um absurdo o Utilitário de Disco não ter uma mensagem de alerta avisando que apagaria todos os dados.

2 minutos atrás, Marcelo Vieira disse:

Pois é, a operação foi muito rápida, poucos menos de 2 minutos. Isso de ser versão de OSX e o aplicativo não estar ainda atualizado vou verificar. Um absurdo o Utilitário de Disco não ter uma mensagem de alerta avisando que apagaria todos os dados.

Ah! Eu não estou usando o HD, só testando os recuperadores de disco, sem alterar nada no HD, sei que isso preserva os dados nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marcelo Vieira disse:

Pois é, a operação foi muito rápida, poucos menos de 2 minutos. Isso de ser versão de OSX e o aplicativo não estar ainda atualizado vou verificar. Um absurdo o Utilitário de Disco não ter uma mensagem de alerta avisando que apagaria todos os dados.

Ah! Eu não estou usando o HD, só testando os recuperadores de disco, sem alterar nada no HD, sei que isso preserva os dados nele.

olha, o utilitário de disco sempre avisa quando uma determinada operação vai acarretar em perda dos dados do disco. sempre. com certeza a mensagem apareceu aí pra ti em algum momento e passou batida.

mas se foi rápido assim então pelo menos não teve o lance de escrever zeros. qual o Mac e qual a versão do Mac OS que tu usou pra mexer nas partições do disco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez instalei um linux em dualboot no meu macbook e pelo macOs apaguei a partição do linux achando que ia voltar e ficar só o macOS e quando reinicei não entrava e vi que tinha apagado o hd inteiro. Nisso reinstalei o macOS pelo recovery de internet e usei um app chamado Disk Drill. A vesão grátis só localiza os arquivos, na versão paga que restaura. Baixei num desses sites que tem o app completo sem custo (se é que você me entende 😇) e recupei todos os meu arquivos. Veio tudo mesmo. Show de bola. Já usei esse app pra recuperar de Android também e tem até como recuperar do iOS. Acho que vale a tentativa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/06/2022 at 17:05, juniorstein9 disse:

Uma vez instalei um linux em dualboot no meu macbook e pelo macOs apaguei a partição do linux achando que ia voltar e ficar só o macOS e quando reinicei não entrava e vi que tinha apagado o hd inteiro. Nisso reinstalei o macOS pelo recovery de internet e usei um app chamado Disk Drill. A vesão grátis só localiza os arquivos, na versão paga que restaura. Baixei num desses sites que tem o app completo sem custo (se é que você me entende 😇) e recupei todos os meu arquivos. Veio tudo mesmo. Show de bola. Já usei esse app pra recuperar de Android também e tem até como recuperar do iOS. Acho que vale a tentativa.

Legal, testei o free e encontrou mais de 600Gb de dados, vou fazer a recuparação e avaliar o resultado, pena que terei que comprar antes. Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.7k
×
×
  • Criar Novo...