Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro consumindo bateria muito rápido


Posts Recomendados

Pessoal,

Sou usuário de Mac relativamente novo, tenho um Macbook Pro 2020 corporativo, e considero a duração da bateria muito curta. Em uso comum (e-mail, mensageiros, navegação web), não dura mais que 2h de uso.

Nos dados de Battery Health, aparece o seguinte:
Cycle Count: 166
Condition: Normal
 

Devo verificar algo específico? Dicas?

Abs
Luiz

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

achei essa contagem de ciclos meio alta pra um note de menos de 2 anos. voce carrega e descarrega a bateria frequentemente? nunca usa ele com a bateria carregada e conectado à fonte?

não sei, mas se a saúde tá normal então tá normal. é que voce tá usando pra caramba a bateria mesmo. 🤷‍♂️

voce é o único usuários? usa ele desde novo ou já pegou usado?

eu diria que não tem muito o que fazer não. se voce faz muitos ciclos de carga e descarga a bateria vai pro pau mesmo em pouco tempo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou o "primeiro dono", como ele é corporativo, já veio com a contagem em um número razoável. Na maior parte do tempo uso conectado à fonte, mas quando precisei fora dela, a duração da bateria me decepcionou. Tenho um Air 2017 pessoal que, com o mesmo uso, dura pelo menos 2 a 3 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Luiz Eduardo Gonçalves disse:

Não sou o "primeiro dono", como ele é corporativo, já veio com a contagem em um número razoável. Na maior parte do tempo uso conectado à fonte, mas quando precisei fora dela, a duração da bateria me decepcionou. Tenho um Air 2017 pessoal que, com o mesmo uso, dura pelo menos 2 a 3 horas.

então, voce não tem como saber o que aconteceu antes de ele chegar à sua mão, como o antigo usuário tratava a bateria....  🤷‍♂️

acho que não tem muito o que fazer não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se é corporativo, deve ter algo antigo rodando sem parar ou até mesmo algum app de controle do equipamento, como um MDM.

A performance dele tá como?

Lembro que anos atrás tinha um desses agentes de app de banco que sugava o macbook todo. Sem contar o Chrome tb...

Dá uma olhada no Activity Monitor se tem algo de estranho rodando. Se quiser, manda os prints aqui de todas as abas (CPU, Memory, Energy, etc)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível @joel.cachioli.

Fiz um teste há pouco, bateria em 100%, entrei em um Google Meet (sem câmera, apenas assistindo à apresentação). A bateria foi de 100% a 20% em 1h35. Ao longo desse período, além do meet, navegação web (gmail, whatsapp web, etc), sem vídeos ou outro conteúdo multimídia, tudo pelo Chrome.

Trazendo uma foto dos top em cada um dos recursos:
image.png

image.png

image.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, joel.cachioli disse:

EU, na minha opinião que é só minha, nunca vou recomendar o uso do Chrome. Nunca mesmo. Nem pra Windows.

Faz um teste de ficar um dia pelo Safari. Se não gostar, troca pelo Microsoft Edge ou Firefox. Mas nunca use o Chrome. rs

kkk. tb detesto o Chrome. bicho desgraçado pra comer memória e CPU! 

No Mac só uso o Safari desde a versão 1.0. Até tenho o Chrome instalado para algum caso esporádico de uma página específica não abrir ou para reuniões via google meet (que no Safari é meio bugado). De resto só Safari.

Mas no windows uso o Chrome sem problema. funciona super bem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, marcosfisica disse:

kkk. tb detesto o Chrome. bicho desgraçado pra comer memória e CPU! 

No Mac só uso o Safari desde a versão 1.0. Até tenho o Chrome instalado para algum caso esporádico de uma página específica não abrir ou para reuniões via google meet (que no Safari é meio bugado). De resto só Safari.

Mas no windows uso o Chrome sem problema. funciona super bem. 

Pois é. Eu só uso para casos raros de reunião via google meet. Mais especificamente, quando preciso borrar o fundo (não sei pq, mas não funciona no safari). O padrão aqui é Microsoft Teams.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se vai ser o caso. Mas aqui, os dois últimos Macbooks que tive (chip M1 e M1 Pro) estavam com a bateria sendo drenada pelo Whatsapp web, problema que começou a acontecer logo após a liberação das atualizações de "múltiplos dispositivos". A única solução temporária que encontrei foi utilizar o Whatsapp web pelo Safari. Ao tentar usar pelo Chrome (ou qualquer outro navegador baseado no Chromium) ou pelo próprio aplicativo do Whatsapp do MacOS, a bateria era devorada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clássica resposta pra todo notebook: formata!

Se formatar não resolver ai tem que procurar uma assistência rs.

166 ciclos é muito pouco. Pra estar ruim assim eu acredito que só perto dos 1000 ciclos como diz a apple.

Eu seguiria o conselho do pessoal: abandone o Chrome. To usando Firefox e Safari.

Da uma olhada se a parte de baixo do notebook não ta um pouco estufado. O da minha noiva, um 13" Early 2016 (i5+8Gb+256Gb), tava assim e eu percebi um leve "estufamento" na tampa. Levamos na autorizada e entrou no recall. Ganhamos uma topcase novo com bateria nova. Ta com menos 30 ciclos e funcionando 100%. Vale investigar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera do MM! Baum?

Aproveitando o tópico do colega. Estou para abrir um tópico com algumas experiências relacionados à vida útil da bateria dos MACs.

 

Vamos lá, fiquei encasquetado porque isso não me parece normal.

 

Estou com um MBP M1 Pro novinho e segui a unanimidade das recomendações da internet: “Deixe ele em Sleep”, “MAC não se desliga” ou ainda “Gasta mais energia dar um Boot do que deixar em Sleep”.

Ainda, como estou com uma tomada inteligente, configurei ela para desligar e só ligo quando estou usando ele.

Logo ao se passar 12 horas longe do MBP a bateria cai 10% em Sleep (6% se desligar Wi-Fi e Bluetooth). Se desligo o MBP não cai nada.

Isso é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/06/2022 at 15:53, Marçal Nardelli disse:

Fala galera do MM! Baum?

Aproveitando o tópico do colega. Estou para abrir um tópico com algumas experiências relacionados à vida útil da bateria dos MACs.

 

Vamos lá, fiquei encasquetado porque isso não me parece normal.

 

Estou com um MBP M1 Pro novinho e segui a unanimidade das recomendações da internet: “Deixe ele em Sleep”, “MAC não se desliga” ou ainda “Gasta mais energia dar um Boot do que deixar em Sleep”.

Ainda, como estou com uma tomada inteligente, configurei ela para desligar e só ligo quando estou usando ele.

Logo ao se passar 12 horas longe do MBP a bateria cai 10% em Sleep (6% se desligar Wi-Fi e Bluetooth). Se desligo o MBP não cai nada.

Isso é normal?

é normal pq ele está meio dormindo com um olho aberto kkkk Algumas coisas ele mantem em funcionamento pra garantir a pronta resposta quando você abrir a tampa.

Eu até pensei q poderia ser o power nap, mas não existe pros M1.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu MacBook Air 2020 i5, hoje está com 231 ciclos, isso em 1ano e 8 meses e está fazendo 5 horas de bateria, com uso em sites, algumas reuniões, WhatsApp aberto 100%. 
Eu esperava ficar mais tempo sem precisar carregar, mas enfim, como bateria desgasta com o tempo, deve ser normal.

Queria saber quem pegou o M1 logo no lançamento, a bateria continua com a mesma autonomia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa tenho tanto o Air Intel e o M1, ambos sempre me surpreendem na boa duração da bateria.

Meu Air com M1: 40 ciclos, sempre na tomada. Quando tiro, não consigo esgotar ela, já rodei um dia inteiro de trabalho. Mas depende muito do que está usando.

 

No caso do amigo com  o macbook corporativo: pode ter ferramentas de segurança (dlp por exemplo) rodando e consumindo a bateria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2022 at 08:54, joel.cachioli disse:

Pois é. Eu só uso para casos raros de reunião via google meet. Mais especificamente, quando preciso borrar o fundo (não sei pq, mas não funciona no safari). O padrão aqui é Microsoft Teams.

Seguindo a dica, migrei pro Edge, vou testar por alguns dias e comento o resultado. 

 

Em 11/06/2022 at 10:12, itachi_rodrigo disse:

Não sei se vai ser o caso. Mas aqui, os dois últimos Macbooks que tive (chip M1 e M1 Pro) estavam com a bateria sendo drenada pelo Whatsapp web, problema que começou a acontecer logo após a liberação das atualizações de "múltiplos dispositivos". A única solução temporária que encontrei foi utilizar o Whatsapp web pelo Safari. Ao tentar usar pelo Chrome (ou qualquer outro navegador baseado no Chromium) ou pelo próprio aplicativo do Whatsapp do MacOS, a bateria era devorada.

Opa, esse ponto é interessante! Vou observar também!

 

Em 11/06/2022 at 15:05, Sichieri disse:

Clássica resposta pra todo notebook: formata!

Eu seguiria o conselho do pessoal: abandone o Chrome. To usando Firefox e Safari.

Da uma olhada se a parte de baixo do notebook não ta um pouco estufado. O da minha noiva, um 13" Early 2016 (i5+8Gb+256Gb), tava assim e eu percebi um leve "estufamento" na tampa. Levamos na autorizada e entrou no recall. Ganhamos uma topcase novo com bateria nova. Ta com menos 30 ciclos e funcionando 100%. Vale investigar.

Formatar não rola no meu caso, pq a máquina é corporativa... mas segui a dica do browser, vamos ver.

Checando a bateria aqui, não está estufada. Sou chato com esse tipo de coisa, perceberia rápido rs

Obrigado pelos demais comentários!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, joel.cachioli disse:

é normal pq ele está meio dormindo com um olho aberto kkkk Algumas coisas ele mantem em funcionamento pra garantir a pronta resposta quando você abrir a tampa.

Eu até pensei q poderia ser o power nap, mas não existe pros M1.

Eu sabia dessa questão de ir se atualizando e tal... Porém consumir 10% contra 0% desligado é muito para pouco retorno. Afinal o MAC com M1 liga em segundos.
Arrisco dizer que buscando longevidade da bateria voltamos para a época em que desligávamos os computadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...