Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apps indispensáveis Apple Silicon M1, PRO e MAX! Os apps da era Intel continuam essa Coca toda no M1?


MNardelli

Posts Recomendados

Fala galera do MM, achei estranho não ter nenhum tópico com dicas de apps no melhor fórum brazuca de Apple!

Talvez n sei procurar direto 😬

É que eu estou precisando muito disso nessa transição do meu MBP mid2010 veinho de guerra para o M1. Engraçado, parece que eu estou migrando para um novo sistema operacional igual quando vim para o MacOS nessa questão dos apps…

 

Ainda estou naquele amor que vc fica meia hora para encaixar o MagSafe sem arranhar as laterais e que você não quer instalar app zoado para ter que desinstalar depois e largar lixo no sistema…

 

Até descobri um site que fala se o App está preparado para o M1 ou não.

 

https://isapplesiliconready.com

 

Porém gostaria de uma opinião de vocês, os apps que usei por tanto tempo continuam aquela coca-cola toda? rsrs

Em negrito estão os que usei por anos.

Reprodutor vídeo (gostaria de um que reproduzisse H.265): Usava MPV. Tem o Elmedia e Plex que estou pesquisando. Sim! O QuickTime parece piada na questão de suporte a codecs. Até alguns MP4 ele apanha.

 

Torrent: Transmission. Em dúvida sobre Folx por ter versão paga e ainda não ter entendido direito as diferenças.

Copiar e colar vários: FlyCut. Sempre quis o Pastebot ou Paste2, mas complicado pagar por algo que tem gratuito e muito bom por sinal.

Manter MAC acordado: Amphetamine

Organizador de janelas: Spectacle ou Magnet

Editor PDF: PDF Expert

 

Bônus:

Financeiro: YNAB4 (precisa fazer um esquema para x64) - gitlab.com/bradleymiller/Y64

Gerenciador de espaço em disco: DaisyDisk

 

Esses são alguns e vou complementando conforme for avançando nessa com a ajuda de vocês!

Valeu!

Editado por Marçal Nardelli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • MNardelli alterou o título para Apps indispensáveis Apple Silicon M1, PRO e MAX! Os apps da era Intel continuam essa Coca toda no M1?

Olha na realidade não conheço a maioria desses apps ai hahaha... e nem sei muito o pq do uso dele na real porém se esses apps forem feitos em 64bits eles vão funcionar via Rosetta sem problema algum, agora se eles forem 32bits ai não tem jeito e eles não vão funcionar, já que a Apple abandonou os 32bits já tem uns anos, mesmo sendo Intel ;)

No geral aqui uso o pacote Adobe e o MS Office, navegador Chrome, media VLC e torrent o Transmission... todos esses são já portados para o M1 nativo... tbm uso o Google Drive e outras coisinhas pequenas, porém não uso nada que altere o funcionamento do sistema (acho que só uso o TimeMachineEditor pra mudar o tempo em que o Time Machine roda pois acho de hora em hora meio exagerado, ai deixo de 3 em 3 horas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, LeBaldi disse:

Olha na realidade não conheço a maioria desses apps ai hahaha... e nem sei muito o pq do uso dele na real porém se esses apps forem feitos em 64bits eles vão funcionar via Rosetta sem problema algum, agora se eles forem 32bits ai não tem jeito e eles não vão funcionar, já que a Apple abandonou os 32bits já tem uns anos, mesmo sendo Intel ;)

No geral aqui uso o pacote Adobe e o MS Office, navegador Chrome, media VLC e torrent o Transmission... todos esses são já portados para o M1 nativo... tbm uso o Google Drive e outras coisinhas pequenas, porém não uso nada que altere o funcionamento do sistema (acho que só uso o TimeMachineEditor pra mudar o tempo em que o Time Machine roda pois acho de hora em hora meio exagerado, ai deixo de 3 em 3 horas)

Valeu pela resposta!

O app Transmission teve que instalar aquelas versões nightly builds? Ouvi falar que a 3.0 ainda não estava pronta para o M1.

O VLC é bem famoso neh. Usava o MPV.io e gostava por ser leve e ter bastante suporte a codec. Porém estou querendo dar uma chance para o PLEX e testar essa questão de conseguir fazer streaming para a TV ou iPhone de um vídeo baixado no MAC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Marçal Nardelli disse:

Valeu pela resposta!

O app Transmission teve que instalar aquelas versões nightly builds? Ouvi falar que a 3.0 ainda não estava pronta para o M1.

O VLC é bem famoso neh. Usava o MPV.io e gostava por ser leve e ter bastante suporte a codec. Porém estou querendo dar uma chance para o PLEX e testar essa questão de conseguir fazer streaming para a TV ou iPhone de um vídeo baixado no MAC

Olha eu fui olhar agora o Transmission pq to com ele instalado desde Agosto hahaha... e to com o 3.00 nele sim e ta rodando via Rosetta... eu nem tinha me tocado hahaha... pq te falar... o Rosetta faz um trabalho tão bom que vc mal sabe qual ta rodando por ele e qual ta nativo viu... só aplicações mais pesadas como foi os programas da Adobe que é ridicula a diferença na abertura do programa... e pra saber basta abrir o Monitor de Atividades e na aba CPU vc tem uma coluna chamada Tipo... lá ele mostra se roda pela plataforma Intel (Rosetta) ou Apple

Já das medias eu sempre gostei do VLC... pq sempre gostei de configurar algumas qualidades de imagem de brilho e contraste junto com nitidez e talz e nele sempre foi muito bom... sem falar que nunca tive problema com Codec... tanto que quando baixo algo sempre prefiro baixar em H265 e roda de buenas... só agora que eu dei uma parada de usar ele pois como comprei a TV acabo fazendo mais uso direto nela mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um outro site bom para acompanhar a compatibilidade de aplicativos:

https://doesitarm.com/

Dos apps que você citou, só conheço e uso o Amphetamine. Alguns outros apps gratuitos que eu gosto são o TimeMachineEditor, para mudar o agendamento dos backups, o TinkerTool para ajustes no sistema operacional, The Unarchiver para descompactar arquivos .rar, UTM para criar máquinas virtuais, Krita para desenho, KnockKnock para verificações de segurança no sistema, AppCleaner para desinstalar programas chatos, CotEditor para editar texto e código. Todos prontos para Apple Silicon. Aliás, tirando um app de telefonia IP que está pra ser atualizado, já consegui migrar tudo que eu tinha que ainda dependia do Rosetta pra funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente mudei do meu MacBook Pro 15 i7 para um MacBook Pro 14 M1 Pro e não me liguei se os apps estão full silicon ou não. haha

A velocidade para os que estou usando está ótima, nem parece que está rodando com o Rosetta.

 

Vai fundo, o MagSafe 3 é massa. So me incomodei com o fato de ser um cabo trançado de cor clara, então suja fácil se vc ficar futucando com a mão "suja". No mais, mete bala. O teclado é sensacional. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2022 at 00:46, Marçal Nardelli disse:

Fala galera do MM, achei estranho não ter nenhum tópico com dicas de apps no melhor fórum brazuca de Apple!

Talvez n sei procurar direto 😬

É que eu estou precisando muito disso nessa transição do meu MBP mid2010 veinho de guerra para o M1. Engraçado, parece que eu estou migrando para um novo sistema operacional igual quando vim para o MacOS nessa questão dos apps…

 

Ainda estou naquele amor que vc fica meia hora para encaixar o MagSafe sem arranhar as laterais e que você não quer instalar app zoado para ter que desinstalar depois e largar lixo no sistema…

 

Até descobri um site que fala se o App está preparado para o M1 ou não.

 

https://isapplesiliconready.com

 

Porém gostaria de uma opinião de vocês, os apps que usei por tanto tempo continuam aquela coca-cola toda? rsrs

Em negrito estão os que usei por anos.

Reprodutor vídeo (gostaria de um que reproduzisse H.265): Usava MPV. Tem o Elmedia e Plex que estou pesquisando. Sim! O QuickTime parece piada na questão de suporte a codecs. Até alguns MP4 ele apanha.

 

Torrent: Transmission. Em dúvida sobre Folx por ter versão paga e ainda não ter entendido direito as diferenças.

Copiar e colar vários: FlyCut. Sempre quis o Pastebot ou Paste2, mas complicado pagar por algo que tem gratuito e muito bom por sinal.

Manter MAC acordado: Amphetamine

Organizador de janelas: Spectacle ou Magnet

Editor PDF: PDF Expert

 

Bônus:

Financeiro: YNAB4 (precisa fazer um esquema para x64) - gitlab.com/bradleymiller/Y64

Gerenciador de espaço em disco: DaisyDisk

 

Esses são alguns e vou complementando conforme for avançando nessa com a ajuda de vocês!

Valeu!

Mais dois apps que lembrei:

Escrita em NTFS: TUXERA NTFS. Tem o Paragon também que é muito famoso.

Instalação de apps entre outras funções p usuários avançados: HOMEBREW. Achei bem legal a proposta e facilidade para instalar apps. Você não precisa ir no site de cada desenvolvedor baixar o App. Baixa pelo terminal. Inclusive se você precisar fazer formatação limpa ou trocar de MAC, consegue já instalar todo seu pacote de apps iniciais com um comando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2022 at 00:46, Marçal Nardelli disse:

você não quer instalar app zoado para ter que desinstalar depois e largar lixo no sistema…

Sei muito bem como é isso, eu era assim quando peguei meu Mac Mini hahaha!

Para mim, a mudança foi ainda maior, pois eu vim do Windows e só tinha usado Mac no hackintosh que eu já tinha feito uma vez, mas como não era algo nativo eu tive preguiça de mexer a fundo. 

Eu to querendo agora é comprar uma case de SSD externo com USB C pra poder usar o time machine!

Cara, vou colocar aqui embaixo apps que melhoram muito minha produtividade, só não sei se todos já são nativos pra M1, mas acredito que a maioria seja!

1password (versão 8, pois ele permite preencher até mesmo senhas dentro do sistema, achei bem melhor que na versão 7)

Rectangle - Gerenciador de janelas (dividir apps na tela, etc)

AltTab - Gerenciador de janelas abertas igual do Win

One Drive - uso muito excel e assino o Office 365, logo, para mim é mais jogo te-lo

Pure Paste - copiar texto sem formatação por padrão (é possível configurar excessões)

Itsycal - Calendário direto na barra de menús

Monitor Control - Alterar brilho do monitor

Shotter - Alternativa Free ao CleanShot X 

Appcleaner - Excluir o app sem deixar nenhum vestígio no sistema

Camo Studio - Utilizar o iPhone como Webcam

Bear - notas

Mimestream - Cliente de e-mail para Gmail nativo para Mac (o app ainda está em beta e por isso ainda é free, mas está funcionando que é uma beleza)

Vídeo - Eu utilizava o VLC, mas como eu não uso mais torrent, o excluí pq não via mais utilidade... mas o IINA parece ser bom também (nunca useim só vejo o pessoal comentando)

 

O restante são apps mais usuais, como Spotify, Whatsapp, Chrome, Excel...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não uso muitos apps hoje em dia mas são esses:

Mail for Gmail - deve ter alguma alternativa melhor mas não achei

Unzip - WinRar p Mac

Caffeine - Mantém o Mac acordado

f.lux - Ajusta o brilho da tela conforme vai ficando mais escuro

Word - Só tenho por causa da faculdade

qBitTorrent - quase não uso mas de vez em quando baixo umas coisas

Stremio - Assistir filmes e etc

O resto é extensão do Safari. Noir, Honey, AdGuard, Sponsorblock e Userscripts (igual ao TamperMonkey)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que maravilha de tópico, hein. Estava procurando uma alternativa ao Cleanshot e graças a postagem acima encontrei o Shottr. Vou compartilhar com vocês se eu encontrar algum app (que não esteja listado acima) para o M1. 

 

Aproveitando, vou editar essa postagem .. estou com um pequeno delay ao enviar mensagens no Outlook. Sempre que respondo um e-mail ele fica na caixa de saída por uns minutos antes de enviar .. alguém usa o Canary email ou outro free que seja muito bom?

Editado por hvieira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Victor Mattiuzzi disse:

Mail for Gmail - deve ter alguma alternativa melhor mas não achei

Experimente o Mimestream. Está em fase beta (implementação de recursos, mas está funcionando perfeitamente). O desenvolver era chefe da equipe de Mail e Notes na Apple, saiu e criou o Mimestream. Por enquanto tem suporte somente ao Gmail, mas ao que tudo indica está no roadmap expandir. 

O app é nativo e totalmente integrado ao sistema.

Vale dar um confere no site pra ver o projeto.

OBS: Algumas limitações quanto a recursos do Gmail são normais, pois o Google não libera algumas API's. 

Editado por fernandooovr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, hvieira disse:

Que maravilha de tópico, hein. Estava procurando uma alternativa ao Cleanshot e graças a postagem acima encontrei o Shottr. Vou compartilhar com vocês se eu encontrar algum app (que não esteja listado acima) para o M1. 

Show!

Esses dias eu precisei tirar uns prints de páginas inteiras, mas que por segurança não dava opção de utilizar extensão do navegador, foi quando então busquei uma alternativa e o encontrei. Para uma ferramenta free, vale muito a pena. 

Queria assinar o Setapp pq tem várias opções muito legais, como o próprio CleanShot X, CleanMyMac, etc... mas pra mim agora tá salgado pagar $10 doletas/Mês!

Editado por fernandooovr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, fernandooovr disse:

Show!

Esses dias eu precisei tirar uns prints de páginas inteiras, mas que por segurança não dava opção de utilizar extensão do navegador, foi quando então busquei uma alternativa e o encontrei. Para uma ferramenta free, vale muito a pena. 

Queria assinar o Setapp pq tem várias opções muito legais, como o próprio CleanShot X, CleanMyMac, etc... mas pra mim agora tá salgado pagar $10 doletas/Mês!

Mesma coisa pra mim aqui, provavelmente até o fim do ano eu acabe cedendo e assinado o SetApp, tem algumas coisas lá que são interessantes e trariam produtividade no meu dia a dia. Aproveitando, li de novo o tópico e acabei baixando o AltTab (estilo Windows) e já melhorou um pouco mais as coisas por aqui rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, hvieira disse:

alguém usa o Canary email ou outro free que seja muito bom?

Se seu serviço de e-mail for Gmail, pode usar o Mimestream. Caso contrário, tem o Spark também... 

Curiosamente eu utilizo o Spark no iPhone, mas no Mac eu não curti. Achei ele meio engessado, mas tem pessoas que adoram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, hvieira disse:

Mesma coisa pra mim aqui, provavelmente até o fim do ano eu acabe cedendo e assinado o SetApp, tem algumas coisas lá que são interessantes e trariam produtividade no meu dia a dia. Aproveitando, li de novo o tópico e acabei baixando o AltTab (estilo Windows) e já melhorou um pouco mais as coisas por aqui rs

Cara, melhor coisa pra mim foi esse app AltTab, pq o gerenciador de janelas abertas do Mac eu acho muito fraco, ele combinado com Rectangle fica show, não deve nada ao gerenciador de janelas e apps abertos do Windows, que pra mim da de mil a zero no nativo do Mac!

Eu encontrei um app legal pra ver preview de janelas abertas direto no Dock, mas tava salgado, mas se te interessar - https://noteifyapp.com/dockview/

Cara, todos os apps eu vejo se não tem opção free/pagamento único, ou se o app nativo me atende... tem alguns apps legais no SetApp, mas gastar 10 doletas por mês para meu uso não acho que faz muito sentido com as outras opções que tem. 

Inclusive eu uso o Calendário nativo e o app Lembretes... Meu sonho é que os dois se tornassem um só, com todas as ferramentas integradas pra maior produtividade.

Tem a versão beta do Calendars 5 pra Mac que é um calendário com tarefa e lembrete também, mas além de estar em beta, ele não tem opção de pagamento mensal, apenas anual, aí fica muuuuito pesado!!

Editado por fernandooovr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu por toda a participação galera!

Sabem o que estou preso no momento? Reproduzir vídeos 4k H.265 HDR10 etc no MAC, ou seja, com a melhor qualidade possível.
Estava dando uma pesquisada e me deparei com o JELLYFIN, só não entendi se ele só serviria para streaming para outros dispositivos ou se reproduziria localmente também no MBP. Seria legal para as vezes assistir algo do MAC no iPhone já deitado na cama.
Ouvi algumas criticas ao VLC que não reproduzia em HDR10 e sim SDR... Vou dar uma chance ao IINA pq parece que o MPV.io que eu usava não está adaptado para o M1. Valeu @fernandooovr!

E o restante de vocês, o que tem usado no lugar do QuickTime?


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por aqui uso bastante o Spark para e-mail, gratuito e disponível também no iOs e iPadOs.
Outros:
- Caffeine: manter acordado
- Bitwarden: gerenciador de senhas (usava o 1password, excelente)
- LanguageTool: ajuda a procurar erros em textos digitados
- The Unarchiver: para arquivos zip, rar
- Rectangle: para administrar janelas
- VLC: para vídeos
- MusicHarbor: para seguir artistas visto que o app Música acabou com isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Allan C. Pscheidt disse:

- The Unarchiver: para arquivos zip, rar

O Mac não faz isso nativamente? 

Eu raramente baixo algo compactato ou preciso compactar, por isso não tenho certeza.

7 minutos atrás, Allan C. Pscheidt disse:

Por aqui uso bastante o Spark para e-mail, gratuito e disponível também no iOs e iPadOs.

Cara, eu gosto muito dele no iPhone, mas no Mac não achei ele tão dinamico. As vezes preciso ver um e-mail que é mais longo e o rolamento é muito lento, preciso ficar rolando pra baixo muito mais que o normal pra chegar até o fim do conteúdo, sem contar que as vezes eu preciso destacar um e-mail (estrela) e ele não sincroniza na hora na caixa "destacados"... Tentei ver nas configs do app mas não vi nada sobre o rolamento nem sobre essa sincronização meio lenta, no seu é assim também? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, fernandooovr disse:

O Mac não faz isso nativamente? 

Eu raramente baixo algo compactato ou preciso compactar, por isso não tenho certeza.

O Mac só funciona com extensão zip… já com rar precisa de app… tbm uso ele e é bem integrado e simples

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...