Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas para um marinheiro de primeira viagem no macOS


DanCarvalhoDEV

Posts Recomendados

5 horas atrás, LeBaldi disse:

Mais fácil vc falar no que está com dificuldades... pq dica de uso é: Use! hehehehe

Hehe, então seria mais relacionado a segurança o que precisaria me preocupar, algum utilitário fundamental, o que não devo fazer no sistema e principalmente programas de cara devo manter os mesmos ja q sao multiplataforma, mas estou aberto a novos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dica número 1 (que acho que é a única): Nunca desligue o macbook.

Não adianta rechear o coitado de apps q só vão ocupar espaço se você não usa. Muita gente pode falar "ah, baixa office 365, baixa affinity photo, designer, finalcut, Logic, lightroom, darkroom, infuse, transmission, etc" mas você só precisa usar o Safari, por exemplo. Saca?

Vai da sua necessidade. Se você precisar de algo pontual, tipo "qual app bacana pra tratar foto?", aí sim vale o questionamento. Em aberto assim é complicado e só vai te atrapalhar. Na boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você tem bons hábitos de navegação, sabe onde clica e onde navega, talvez não haja necessidade de nenhum app pra questão de segurança. Se você se sente mais seguro com alguma camada extra de segurança, os softwares da Kaspersky são bons e funcionam bem no macOS.

Minha dica é aprender a usar o sistema e as ferramentas que ele disponibiliza, e evitar a todo custo apps que prometem mil e uma coisas do tipo "limpar arquivos inúteis, liberar memória RAM e otimizar o sistema" como o CleanMyMac. Sei que muita gente torce o nariz pra essa minha sugestão, até porque o software pode sim ter seus prós, mas na minha experiência esse tipo de software bagunça as permissões do sistema com o tempo.

Se quer sugestões de software, eu gosto de usar o Magnet e o iStatsMenu.

Parabéns pela aquisição, faça bom proveito.

 

22 minutos atrás, joel.cachioli disse:

Dica número 1 (que acho que é a única): Nunca desligue o macbook.

Há controvérsias. Eu mantenho ligado direto, mas com o tempo o desempenho pode cair. Ontem mesmo fazia 19 dias que não desligava o MacBook e percebi uns glitches no cursor do mouse que não resolveu mesmo fechando tudo. Reiniciei e resolveu. De vez em quando é bom sim desligar / reiniciar pra que o sistema faça o seu trabalho de dump na memória, apagar arquivos temporários e vários outros processos. Mas não discordo de você, a curto/médio prazo é bom manter o sistema ligado e abusar do sleep/wake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uptime aqui exatos 24 dias mas desliguei sem necessidade mesmo, estava liso. Já cheguei a ter 6 meses no air anterior.

Eu recomendo tudo o que o pessoal falou ai, mas duas coisas que sempre instalo nos meus: GIMP (sempre aparece uma imagem que você precisa trabalhar nela) e o Spark para email (apesar de ter contas e o pacote MS instalado).

 

Tem o hot para temperatura mas instalei e nunca mais usei, risos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, joel.cachioli disse:

Dica número 1 (que acho que é a única): Nunca desligue o macbook.

Nem tanto... nem tanto...
Não precisa ligar e desligar todo dia por exemplo, mas as vezes é sim necessário reiniciar a máquina. Seja para atualizações que exigem o reinício ou para iniciar os processos do zero.
Antigamente na época de notebooks com HDDs lentos, realmente era um saco as vezes esperar as vezes até um minuto para tudo carregar bonitinho e abrir o básico. Hoje em dia com SSDs extremamente rápidos, em menos de meio minuto reinicia a máquina e abre boa parte dos aplicativos. 
Eu sempre recomendo a pessoa desligar a máquina 1x por semana. Mas nunca desligar não faz sentido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


 
Tem o hot para temperatura mas instalei e nunca mais usei, risos.
 
 

No M1 então, duvido que tenha necedade.

Dica mesmo, específica para o Mac só que o Ctrl é o Coomand e Alt é Option, fora isso é usando mesmo. Aconselho, se puder, esquecer Windows por um tempo, pois em algumas atividades a curva de aprendizado pode ser um pouco maior e tendo um Windows pra recorrer a gente acaba “viciado” (falo por mim, pelo menos)


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso aí já falaram tudo hehehehe… eu tbm hoje não desligo mais ele, sempre fica em suspensão, muito útil, de vez em quando só que eu reinicio quando vejo que peguei algum arquivo pesado pra usar e ele saiu jogando swap pro SSD, e mesmo fechando tudo ainda fica com swap, daí reinício e tudo zera bonitinho. Tbm as vezes buga o carregamento otimizado aqui, esse fds mesmo eu já vinha vindo q ele não tava mais segurando e dando a mensagem de “raramente usado na bateria”, então desativei o Otimizado, reiniciei, ativei de novo, reiniciei e ele está aqui já funcionando novamente bonitinho.

Antivirus eu não uso pq já sou bem macaco velho de navegação hehehehe… uso o Chrome que muita gente reclama mas que me ajuda na parte de sincronia e já usei vez ou outra o CleanMyMac mas instalei ele só pra apagar coisas perdidas de apps que ficaram depois de desinstalar… logo em seguida já desinstalei ele tbm pq ele roda do principalmente no M1 fica dando umas mensagens de erro chatas.

No geral faça seu uso, como o amigo falou deixe o Windows por umas duas semanas de lado pra vc se acostumar com a posição dos atalhos que são invertidos (ctrl e alt) e vai se acostumar a fechar ou minimizar janelas no lado esquerdo e não no direito hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DanCarvalhoDEV disse:

Obrigado a todos pelas respostas pessoal. Assim, até que eu me adapto muito rápido a coisas novas então acho que esta mais safe. Isso de nunca desligar terei que acostumar haha eu desligava todos os dias aqui kkk

Vc até pode desligar, não tem problema, mas por exemplo nessa vc deixa de ter o desbloqueio pela digital pois todo boot inicial ele pede a senha, no sleep é só por o dedo na leitora e pronto! Sem falar que abrir ele é já estar na tela de login com tudo o q vc precisa aberto é bem mais prático hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, DanCarvalhoDEV disse:

Obrigado a todos pelas respostas pessoal. Assim, até que eu me adapto muito rápido a coisas novas então acho que esta mais safe. Isso de nunca desligar terei que acostumar haha eu desligava todos os dias aqui kkk

Não precisa seguir isso a risca meu caro. Se é teu hábito desligar, estão desligue. Eu tbm compartilho desse hábito e todos os Macs que tenho e tive sempre desliguei após o uso. De 2006 até hoje nunca tive problema algum com isso. Relaxa.

Sobre o teclado, vc vai passar por um período de adaptação para se acostumar com CMD/OPT do macOS. Mas te garanto que com o tempo vai perceber que o posicionamento e meio de ativação dessas teclas de comando do Mac é muito mais ergonômico e confortável que o local do CTRL do Windows.

Particularmente acho isso tão bom, que para você ter idéia, em uma build PC secundária que tenho faço remapeamento das teclas no Windows layoutando as teclas de comando exatamente como no macOS. Depois que acostumar não tem volta, escreve aí!

No mais, parabéns pela aquisição e aproveite a máquina. Vai curtir muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quis dizer com "nunca desligue" estava me referindo a uma prática comum em PC windows.

O que eu sempre li, e que faz todo sentido, é que esses equipamentos foram feitos para estarem 100% disponíveis para o usuário.

Isso não conta, claro, o reboot para atualização do MacOS (que sempre é feito "sozinho" e de noite, para não interferir no dia a dia do usuário) ou para corrigir algum erro pontual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, joel.cachioli disse:

O que eu quis dizer com "nunca desligue" estava me referindo a uma prática comum em PC windows.

O que eu sempre li, e que faz todo sentido, é que esses equipamentos foram feitos para estarem 100% disponíveis para o usuário.

Isso não conta, claro, o reboot para atualização do MacOS (que sempre é feito "sozinho" e de noite, para não interferir no dia a dia do usuário) ou para corrigir algum erro pontual.

Então os Macbooks na real sempre foram a frente com o sleep né... tanto que os notes com windows penaram e muito até chegar num sleep funcional e bom como é hoje tbm... mas assim como celular fica sempre ligado mas vc tbm pode deixar ele desligado, os Macs tbm não se tem problema algum... então sempre vai da pessoa né... por exemplo tem gente que não gosta de deixar no mac na tomada durante a noite... ao meu ver é desperdício vc largar ele lá 10... 12h em sleep comendo bateria a toa... dai pelo menos ao meu ver é melhor desligar mesmo... e no dia seguinte liga e vai q vai

Eu como falei meu Air M1 é praticamente 100% do tempo na tomada... só uso a bateria mesmo quando vou pra chacara dos meus pais que se eu não trabalho por lá... acabo usando ele na bateria o fds todo pra navegar e ver videos... então dificilmente eu desligo ele de fato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2022 at 17:50, LeBaldi disse:

Então os Macbooks na real sempre foram a frente com o sleep né... tanto que os notes com windows penaram e muito até chegar num sleep funcional e bom como é hoje tbm... mas assim como celular fica sempre ligado mas vc tbm pode deixar ele desligado, os Macs tbm não se tem problema algum... então sempre vai da pessoa né... por exemplo tem gente que não gosta de deixar no mac na tomada durante a noite... ao meu ver é desperdício vc largar ele lá 10... 12h em sleep comendo bateria a toa... dai pelo menos ao meu ver é melhor desligar mesmo... e no dia seguinte liga e vai q vai

Eu como falei meu Air M1 é praticamente 100% do tempo na tomada... só uso a bateria mesmo quando vou pra chacara dos meus pais que se eu não trabalho por lá... acabo usando ele na bateria o fds todo pra navegar e ver videos... então dificilmente eu desligo ele de fato

Se não me engano, esse tema foi bem detalhado pelo Steve Jobs no lançamento do primeiro Air. Lembro que ele falava que, com a tampa fechada, durava tipo 1 mês.

Entendo que vai da pessoa, só acho desperdício de tempo e de recursos de hardware. O mesmo princípio se aplica com aquele costume bizarro que algumas pessoas tem de "matar" os apps que estão em background. É comprovado que, ao fazer isso, o celular precisa de mais recurso de hardware para abrir o app todo novamente. Somente recomendam "matar" qdo o app dá algum pau.

Aqui em casa é o mesmo caso. Um Air M1 na tomada o tempo todo pq uso ele fechado com monitor, teclado e mouse externo. Só tiro quando canso de trabalhar na mesa e quero ficar um pouco na cozinha, por exemplo.

São equipamentos que foram feitos para trabalhar pra gente, não o contrário. Não precisamos pensar em ciclo da bateria, se "chegou o dia de reiniciar", se "precisa rodar um defrag" (aí entrega a idade de pczeiro), "será que vale a pena atualizar pra nova versão do MacOS?" ou se precisa desligar durante a noite.

Lembra disso?

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, joel.cachioli disse:

Se não me engano, esse tema foi bem detalhado pelo Steve Jobs no lançamento do primeiro Air. Lembro que ele falava que, com a tampa fechada, durava tipo 1 mês.

Entendo que vai da pessoa, só acho desperdício de tempo e de recursos de hardware. O mesmo princípio se aplica com aquele costume bizarro que algumas pessoas tem de "matar" os apps que estão em background. É comprovado que, ao fazer isso, o celular precisa de mais recurso de hardware para abrir o app todo novamente. Somente recomendam "matar" qdo o app dá algum pau.

Aqui em casa é o mesmo caso. Um Air M1 na tomada o tempo todo pq uso ele fechado com monitor, teclado e mouse externo. Só tiro quando canso de trabalhar na mesa e quero ficar um pouco na cozinha, por exemplo.

São equipamentos que foram feitos para trabalhar pra gente, não o contrário. Não precisamos pensar em ciclo da bateria, se "chegou o dia de reiniciar", se "precisa rodar um defrag" (aí entrega a idade de pczeiro), "será que vale a pena atualizar pra nova versão do MacOS?" ou se precisa desligar durante a noite.

Lembra disso?

image.png

Nossa o ter que rodar o defrag condena ein… abafa esse caso aí hahahahaha

mas sim… é só usar e pronto… o bom é isso q quem quer só ficar no sleep tá ok… quem quer desligar e ligar tbm tá ok… mas como todo eletrônico pra resolver qualquer problema q aparecer, desligue e ligue hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, LeBaldi disse:

Nossa o ter que rodar o defrag condena ein… abafa esse caso aí hahahahaha

mas sim… é só usar e pronto… o bom é isso q quem quer só ficar no sleep tá ok… quem quer desligar e ligar tbm tá ok… mas como todo eletrônico pra resolver qualquer problema q aparecer, desligue e ligue hahahaha

pô, eu adorava aquela tela cheia de quadradinhos do defrag e o tec-tec do HD.....😂😂😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...