Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac (21.5-inch, Mid 2010) upgrades


Posts Recomendados

Este tópico vai ser mais para orientar do que para tirar duvidas.

Em agosto do ano passado a placa de video do meu iMac fritou, era a ATI Radeon HD4670 original dele.

IMG_20210826_090853041.jpg

Há muito tempo atras, eu tinha feito um hack nele e colocado o macOS Catalina, mas alguns programas que uso começaram a exigir suporte via hardware do Metal, desde então comecei a pesquisar o que fazer e descobri que este modelo de iMac que tenho era possível substituir a GPU por uma mais recente, já que ele usa o padrão MXM, o mesmo slot usado para placas de video em alguns notebooks.

No inicio das pesquisas, vi que era muito comum usar GPUs da nVidia, fiquei empolgado e resolvi pesquisar preços e possibilidades, Talvez colocar o melhor modelo possível. Bom, mas não é bem assim, com o passar do tempo fui descobrindo que não era simplesmente escolher a melhor GPU do mercado e colocar na maquina, teria que respeitar muitas limitações, as principais delas é de espaço, dissipação térmica e alimentação.

Em questão de espaço, o iMac 21,5" se limita a aceitar as placas de video no padrão MXM-A e por causa disto o projeto de alimentação dele é bem limitado também, a placa de video não pode consumir mais que 45w, se não o sistema ficará reiniciando por falta de potencia da PSU.

Dentre diversos modelos que podem ser usados, a mais adotada é a nVidia Quadro K1100 ou K2100, que é o limite suportado por esta maquina. Há também opções da AMD, no meu caso optei por uma AMD M5100. Captura de Tela 2022-04-16 às 00.31.11.pngphoto_2022-04-16 00.26.16.jpeg

Optei por uma AMD por causa da compatibilidade nativa do macOS a uns recursos que no caso das placas da nVidia precisariam de mais modificações do sistema para emular.

Mesmo com a vantagem da compatibilidade não foi um processo dos mais fáceis, quebrei muito a cabeça, principalmente porque os tutoriais que existem em fóruns gringos são um pouco confusos, num primeiro momento o sistema não reconhece a placa adequadamente e não ativa o monitor, os tutoriais não deixam claro que obrigatoriamente precisa modificar a vbios da placa, depois deste procedimento ela passa a ligar o monitor integrado. Pelo menos o procedimento é bem documentado e a comunidade desenvolveu algumas maneiras, tentei praticamente todas, mas a que obtive mais sucesso foi usando um linux modificado para eu conseguir acessar a maquina via SSH e fazer o procedimento via terminal de outra maquina.

Com a tela funcionando fica mais fácil para conseguir instalar o OpenCore para modificar o macOS, já que para a placa funcionar perfeitamente, precisa adicionar uns parâmetros no boot para que o sistema a reconheça corretamente. Aparentemente seria um passo simples, mas tem algumas coisas que não foram muito bem catalogadas, por exemplo só consegui fazer o meu Mac iniciar normalmente depois de resetar a NVRAM, antes disto só frustração, fazia os passos e só conseguia ver o desktop em modo de segurança.

Depois de 4 dias "escovando bits" pra instalar o OpenCore na instalação do High Sierra pra ver a placa funcionando antes de fazer o update do sistema para um mais atual.

Por enquanto irei usar ele assim pois preciso resolver algumas coisas urgentes e pesquisar sobre um processador melhor, como deu pra notar a minha maquina ainda esta com o i3 original dela, oficialmente ela aceita somente até o core i5, e isto por causa da limitação da fonte de alimentação não posso colocar qualquer i7 nela, já descobri que há modelos específicos de i7 de baixo consumo que ela aceita.

Assim que eu tiver paciência até animo a fazer um passo a passo mais coerente, por enquanto só to aqui contanto sobre a minha experiencia do processo mesmo.

abraços a todos!

photo_2022-04-16 00.26.11.jpeg

photo_2022-04-16 00.26.21.jpeg

Captura de Tela 2022-04-16 às 00.31.27.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fala irmão, interessante seu relato... Gastei um tempo lendo as 746 páginas do tópico na MacRumors (onde inclusive você deixou seu relato tbm lá pelas últimas páginas... hehehe)

 

Queria me abastecer o máximo posssível de informações afim de evitar dor de cabeça e comprar algo errado, já que não sou um profundo conhecedor de hardware. Seu caso é identico ao meu, temos a mesma máquina e achei curiosa a solução que você teve, vou considerá-la tbm...

Lá no fórum, pode ter passado batido por mim, eu não tinha visto ninguém utilizando essa placa no modelo que temos... Só tinha visto as Quadro K 1100, K2000 e K2100 (que pareciam as que menos davam dor de cabeça mas tem o porém da questão suporte  Nvidia) e as AMD WX 4130 e 4150 (essas parecendo trazer um pouco mais de dificuldade ao processo)...

Vou me aprofundar nas pesquisas sobre a 5100, gostei desse caminho.

 

Sobre a CPU, além do i5, só temos mesmo como opção a i7860S que vc citou e a i7870S, que não consegui achar a venda em lugar algum... Mas vi tbm a possibilidade do XEON L3426, que é mais fácil de achar e mais barata tbm...

 

É isso, vamos trocando figurinhas sobre :)

Editado por viniveiga
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do meu humilde ponto de vista: vale a pena gastar tempo e dinheiro em um Mac dessa idade? 

Uma máquina com um Core I de primeira geração mesmo com uma VGA melhor e 16GB RAM basicamente é uma máquina voltada a navegação e uso básico. 

Ter que importar uma VGA, fazer gambiarra no sistema e tudo mais. Fora que com um Mac que já passou de uma década, outras coisas podem dar probleam e dai o reparo fica inviável. Fora a questão de compatibilidade de sistema e programas atuais.

Claro, cada um faz o que quiser, seja para colocar o Mac em uso ou como hobby mesmo. Mas do ponto de vista prático, bastante questionável fazer esse tipo de reparo / upgrade em um equipamento tão antigo. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      54k
    • Total de Posts
      447,7k
×
×
  • Criar Novo...