Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac (21.5-inch, Mid 2010) upgrades


Vinícius Túlio

Posts Recomendados

Este tópico vai ser mais para orientar do que para tirar duvidas.

Em agosto do ano passado a placa de video do meu iMac fritou, era a ATI Radeon HD4670 original dele.

IMG_20210826_090853041.jpg

Há muito tempo atras, eu tinha feito um hack nele e colocado o macOS Catalina, mas alguns programas que uso começaram a exigir suporte via hardware do Metal, desde então comecei a pesquisar o que fazer e descobri que este modelo de iMac que tenho era possível substituir a GPU por uma mais recente, já que ele usa o padrão MXM, o mesmo slot usado para placas de video em alguns notebooks.

No inicio das pesquisas, vi que era muito comum usar GPUs da nVidia, fiquei empolgado e resolvi pesquisar preços e possibilidades, Talvez colocar o melhor modelo possível. Bom, mas não é bem assim, com o passar do tempo fui descobrindo que não era simplesmente escolher a melhor GPU do mercado e colocar na maquina, teria que respeitar muitas limitações, as principais delas é de espaço, dissipação térmica e alimentação.

Em questão de espaço, o iMac 21,5" se limita a aceitar as placas de video no padrão MXM-A e por causa disto o projeto de alimentação dele é bem limitado também, a placa de video não pode consumir mais que 45w, se não o sistema ficará reiniciando por falta de potencia da PSU.

Dentre diversos modelos que podem ser usados, a mais adotada é a nVidia Quadro K1100 ou K2100, que é o limite suportado por esta maquina. Há também opções da AMD, no meu caso optei por uma AMD M5100. Captura de Tela 2022-04-16 às 00.31.11.pngphoto_2022-04-16 00.26.16.jpeg

Optei por uma AMD por causa da compatibilidade nativa do macOS a uns recursos que no caso das placas da nVidia precisariam de mais modificações do sistema para emular.

Mesmo com a vantagem da compatibilidade não foi um processo dos mais fáceis, quebrei muito a cabeça, principalmente porque os tutoriais que existem em fóruns gringos são um pouco confusos, num primeiro momento o sistema não reconhece a placa adequadamente e não ativa o monitor, os tutoriais não deixam claro que obrigatoriamente precisa modificar a vbios da placa, depois deste procedimento ela passa a ligar o monitor integrado. Pelo menos o procedimento é bem documentado e a comunidade desenvolveu algumas maneiras, tentei praticamente todas, mas a que obtive mais sucesso foi usando um linux modificado para eu conseguir acessar a maquina via SSH e fazer o procedimento via terminal de outra maquina.

Com a tela funcionando fica mais fácil para conseguir instalar o OpenCore para modificar o macOS, já que para a placa funcionar perfeitamente, precisa adicionar uns parâmetros no boot para que o sistema a reconheça corretamente. Aparentemente seria um passo simples, mas tem algumas coisas que não foram muito bem catalogadas, por exemplo só consegui fazer o meu Mac iniciar normalmente depois de resetar a NVRAM, antes disto só frustração, fazia os passos e só conseguia ver o desktop em modo de segurança.

Depois de 4 dias "escovando bits" pra instalar o OpenCore na instalação do High Sierra pra ver a placa funcionando antes de fazer o update do sistema para um mais atual.

Por enquanto irei usar ele assim pois preciso resolver algumas coisas urgentes e pesquisar sobre um processador melhor, como deu pra notar a minha maquina ainda esta com o i3 original dela, oficialmente ela aceita somente até o core i5, e isto por causa da limitação da fonte de alimentação não posso colocar qualquer i7 nela, já descobri que há modelos específicos de i7 de baixo consumo que ela aceita.

Assim que eu tiver paciência até animo a fazer um passo a passo mais coerente, por enquanto só to aqui contanto sobre a minha experiencia do processo mesmo.

abraços a todos!

photo_2022-04-16 00.26.11.jpeg

photo_2022-04-16 00.26.21.jpeg

Captura de Tela 2022-04-16 às 00.31.27.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Fala irmão, interessante seu relato... Gastei um tempo lendo as 746 páginas do tópico na MacRumors (onde inclusive você deixou seu relato tbm lá pelas últimas páginas... hehehe)

 

Queria me abastecer o máximo posssível de informações afim de evitar dor de cabeça e comprar algo errado, já que não sou um profundo conhecedor de hardware. Seu caso é identico ao meu, temos a mesma máquina e achei curiosa a solução que você teve, vou considerá-la tbm...

Lá no fórum, pode ter passado batido por mim, eu não tinha visto ninguém utilizando essa placa no modelo que temos... Só tinha visto as Quadro K 1100, K2000 e K2100 (que pareciam as que menos davam dor de cabeça mas tem o porém da questão suporte  Nvidia) e as AMD WX 4130 e 4150 (essas parecendo trazer um pouco mais de dificuldade ao processo)...

Vou me aprofundar nas pesquisas sobre a 5100, gostei desse caminho.

 

Sobre a CPU, além do i5, só temos mesmo como opção a i7860S que vc citou e a i7870S, que não consegui achar a venda em lugar algum... Mas vi tbm a possibilidade do XEON L3426, que é mais fácil de achar e mais barata tbm...

 

É isso, vamos trocando figurinhas sobre :)

Editado por viniveiga
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do meu humilde ponto de vista: vale a pena gastar tempo e dinheiro em um Mac dessa idade? 

Uma máquina com um Core I de primeira geração mesmo com uma VGA melhor e 16GB RAM basicamente é uma máquina voltada a navegação e uso básico. 

Ter que importar uma VGA, fazer gambiarra no sistema e tudo mais. Fora que com um Mac que já passou de uma década, outras coisas podem dar probleam e dai o reparo fica inviável. Fora a questão de compatibilidade de sistema e programas atuais.

Claro, cada um faz o que quiser, seja para colocar o Mac em uso ou como hobby mesmo. Mas do ponto de vista prático, bastante questionável fazer esse tipo de reparo / upgrade em um equipamento tão antigo. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 22/05/2022 at 13:35, viniveiga disse:

Fala irmão, interessante seu relato... Gastei um tempo lendo as 746 páginas do tópico na MacRumors (onde inclusive você deixou seu relato tbm lá pelas últimas páginas... hehehe)

 

Queria me abastecer o máximo posssível de informações afim de evitar dor de cabeça e comprar algo errado, já que não sou um profundo conhecedor de hardware. Seu caso é identico ao meu, temos a mesma máquina e achei curiosa a solução que você teve, vou considerá-la tbm...

Lá no fórum, pode ter passado batido por mim, eu não tinha visto ninguém utilizando essa placa no modelo que temos... Só tinha visto as Quadro K 1100, K2000 e K2100 (que pareciam as que menos davam dor de cabeça mas tem o porém da questão suporte  Nvidia) e as AMD WX 4130 e 4150 (essas parecendo trazer um pouco mais de dificuldade ao processo)...

Vou me aprofundar nas pesquisas sobre a 5100, gostei desse caminho.

 

Sobre a CPU, além do i5, só temos mesmo como opção a i7860S que vc citou e a i7870S, que não consegui achar a venda em lugar algum... Mas vi tbm a possibilidade do XEON L3426, que é mais fácil de achar e mais barata tbm...

 

É isso, vamos trocando figurinhas sobre :)

Oi irmão, tenho um iMac Mid 2010 21,5 inch e comprei hoje um i7 860s que por sorte acabei achando uma unidade barata na china. Agora eu estou pensando seriamente em comprar o AMD FIREPRO M5100 2GB DDR5 MXM 3.0 Tipo A. Você sabe me dizer se os dois vão funcionar juntos sem problemas? Por favor me ajude com isso, estou precisando muito. E eu também tenho outra dúvida, apareceu um anuncio de uma Quadro M2000M 4GB GDDR5. Vocês sabem se a de 4GB funciona no meu iMac?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Um ano depois, a maquina tem funcionado bem, só agora que consegui comprar um processador novo, o i7 860s, teoricamente é pra funcionar, mas estou experimentando uma tela amarela com ele qndo os kets da GPU são carregadas pelo macOS, isto acontece tanto com o 12 e o 13.. nem tentei o 14, esperando ter um suporte melhor.

ainda não achei o motivo deste problema, mas é o mesmo que vi aparecer em MBP a uns anos atras, eu não sei qual foi o desfecho deste bug.

o que me intriga mais é que com o core i3 original dela, tudo funciona normalmente, mas é só trocar a gpu, tela amarela.

e respondendo uma duvida ai sobre o motivo de investir numa maquina antiga: ta mais barato atualizar ela a comprar uma nova, e ta me atendendo numa boa pro meu uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualização do projeto:

Agora sim, GPU e processador atualizados.

Vou resumir o perrengue: depois de instalar o processador, tomei uma tela amarela sem dó do macOS, tanto o 12, quanto o 13. Mas ai segue a dica: rodar o OCLP pra remover o pach de pos instalação, e reconfigurar ele pra reinstalar ele na EFI, depois de reiniciar o macOS já estava vendo a GPU, mas sem o kets e só com 7mb de vram. Rodei o OCLP pra instalar o pach de pos instalação e funcionou!

um dia eu atualizo o Wifi e BT desta maquina e enfiar bastante memória nela, por agora vou descansar um pouco desta trabalheira.

Captura de Tela 2023-09-29 às 01.51.53.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Vinícius Túlio disse:

Atualização do projeto:

Agora sim, GPU e processador atualizados.

Vou resumir o perrengue: depois de instalar o processador, tomei uma tela amarela sem dó do macOS, tanto o 12, quanto o 13. Mas ai segue a dica: rodar o OCLP pra remover o pach de pos instalação, e reconfigurar ele pra reinstalar ele na EFI, depois de reiniciar o macOS já estava vendo a GPU, mas sem o kets e só com 7mb de vram. Rodei o OCLP pra instalar o pach de pos instalação e funcionou!

um dia eu atualizo o Wifi e BT desta maquina e enfiar bastante memória nela, por agora vou descansar um pouco desta trabalheira.

Captura de Tela 2023-09-29 às 01.51.53.png

Show de bola cara! Parabéns pelo trabalho e que bom que deu certo!

Minha maior dúvida com esse tipo de upgrade é a fonte. Não fica sobrecarregada não? Afinal voce colocou processador e gpu mais potentes, que consomem mais energia e vão "forçar" a fonte. Não tem chance dela abrir o bico rapidinho?

Abraço.

ps: mete memória nesse bichinho! vai ser relativamente barato (comparado ao que vc já gastou) e vai dar um ganho legal de performance.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/09/2023 at 23:37, Vinícius Túlio disse:

Um ano depois, a maquina tem funcionado bem, só agora que consegui comprar um processador novo, o i7 860s, teoricamente é pra funcionar, mas estou experimentando uma tela amarela com ele qndo os kets da GPU são carregadas pelo macOS, isto acontece tanto com o 12 e o 13.. nem tentei o 14, esperando ter um suporte melhor.

ainda não achei o motivo deste problema, mas é o mesmo que vi aparecer em MBP a uns anos atras, eu não sei qual foi o desfecho deste bug.

o que me intriga mais é que com o core i3 original dela, tudo funciona normalmente, mas é só trocar a gpu, tela amarela.

e respondendo uma duvida ai sobre o motivo de investir numa maquina antiga: ta mais barato atualizar ela a comprar uma nova, e ta me atendendo numa boa pro meu uso.

Esquenta muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Ele esta trabalhando mais frio que as peças originais, e o gasto energetico esta dentro do limite do projeto da PSU dele, já que o i7 é um modelo que não foi adotado pela apple na epoca, mas é de baixo consumo de energia, a GPU também esta dentro do consumo da GPU original.

 

agora vou atualizar o wifi/bluetooth e depois colocar mais memória.

descobri o motivo: eu precisava remover o OCPL pra iniciar o sistema e reinstalar ele, já q ele precisa lançar as identificações corretas do processador no pach.

o que ele ta mais sentindo agora é a GPU não lida muito bem com o macOS 14, ainda dá pra atualizar, mas não farei por agora pq a GPU é bem mais cara que a que comprei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...