Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Mini 2020 M1 ideal para um uso ˜básico" é válido?


Rodrigo A. Martins

Posts Recomendados

Pessoal, é o seguinte: Atualmente, tenho um MacBook Pro (late 2013) ainda me atende razoalvemente bem. Mas estou considerando o "update", tendo em vista a atualização recente dos meus dispositivos Apple. Atualmente, possuo:

  • MacBook Pro 13' Retina (late 2013) 
  • iPhone X (específico pro trabalho)
  • iPhone 11 (uso pessoal e afins)
  • Apple Watch 7
  • iPad 8
  • Airpod 3 (comprei no Ali como refabricado, porém acho que é falso mesmo, o clique não é perfeito, digno de um produto Apple)
  • OnePlus 3T (celular bem "velhinho" que utilizo em casa em conjunto com uma JBL Go para "ganhar tempo" pareando
  • Notebook Acer Aspire (rodando Elementary OS e Ruindows 11 Notebook Acer Aspire 5 A515-56-32PG, Intel Core I3 11ª geração, 4GB, 256GB SDD, Windows11
  • Monitor LG 21'
  • Tv TCL 4k
  • Caixas de Som Edifier
  • Alexa...
  • MiBox
  • Hd Externo Wester 1tb

Abaixo, segue foto do meu setup provisório, tá bagunçado, então... filtrem...  :)

Então, minha dúvida é, dado que já tenho tudo, já vivo praticamente "dockado" e, tenho portabilidade com esse note citado, estava considerando um Mac Mini M1 2020 tendo em vista o custo, e, futuramente comprar um MacBook fora, considerando tributação e etc.

O que vocês me dizem?

Ah, óbvio, meu perfil, um "nerd" tentando se atualizar... Já fui bom em acompanhar tudo (já até escrevi post pro Mac Magazine nos primórdios -, fui colega do Rafa) , https://macmagazine.com.br/post/2007/04/10/mac-vs-fusca-ou-ferrari-vs-pc/  Porém, na real - , pra geração que pegou o mIRC e a internet discada inserida no trabalho no Brasil fica complicado! Então, meu sonho atual: sincronizar tudo (apesar do iCloud cumprir um excelente papel, ainda tenho problema com arquivos grandes - exemplo: filmes); automatizar ao máximo coisas básicas (tempo escasso); ter uma alta produtivdade no trabalho e nos estudos, me sobrando tempo para ler, acampar, pedalar... 

Sim, considerem... trabalho numa instituição financeira, utilizo o "setup" mais para estudos, "baixar" aulas, transformá-las em áudio (considerando minhas revisões períodicas), e é basicamente isso...

 

Retomando - o Mac mini m1  2020 vale a pena? Há algum ruído de lançamento de modelo novo ainda esse ano?

image.jpeg

Grande abraço a todos!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 5
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Eu acho que o Mini M1 ainda vale à pena... mas não vejo muito sentido em pensar em ter ele e um MacBook futuramente, ou mesmo manter ele e um note; acho que seria mais interessante concentrar tudo em um MacBook (já que o Mini hoje não tem mais as vantagens de upgrade que tinha), creio que o Air já daria conta e teve uma queda bem legal nos preços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também concordo com o @GeekSauro, um Air M1 te atende mais que um Mini M1, você encontra ambos com preços bem próximos, na casa de R$ 1000-1500 de diferença, vale mais a pena juntar ou parcelar um Air M1. Por enquanto eu vou sobrevivendo com o pequeno guerreiro aqui Air 2012, me atende bem para o básico e com OpenCore, estou no Monterey, se tivesse um 2013, eu arriscaria também o OpenCore, o Monterey é muito mais leve que o Big Sur e Catalina, além de um MacBook 2013 ser uma máquina excelente, deve durar ainda por alguns bons anos, e com sistema atualizado, pelo menos mais 2 sem dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/04/2022 at 06:39, webg3brasil disse:

Também concordo com o @GeekSauro, um Air M1 te atende mais que um Mini M1, você encontra ambos com preços bem próximos, na casa de R$ 1000-1500 de diferença, vale mais a pena juntar ou parcelar um Air M1. Por enquanto eu vou sobrevivendo com o pequeno guerreiro aqui Air 2012, me atende bem para o básico e com OpenCore, estou no Monterey, se tivesse um 2013, eu arriscaria também o OpenCore, o Monterey é muito mais leve que o Big Sur e Catalina, além de um MacBook 2013 ser uma máquina excelente, deve durar ainda por alguns bons anos, e com sistema atualizado, pelo menos mais 2 sem dor de cabeça.

Como funciona essa instalação? No site da Apple fala que o meu não é compativel com o Monterey.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Rodrigo A. Martins disse:

Como funciona essa instalação? No site da Apple fala que o meu não é compativel com o Monterey.

Pesquise por Instalação macOS Monterey em macs não suportados, @Ramontem um site no Youtube com dicas valiosas, tem a comunidade no MacRumors (Inglês) é onde tem mais informações. 

Hoje está muito fácil instalar o Monterey, vou deixar um vídeo aqui, pra vc ver como é simples: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Apesar de não ser o foco da sua pergunta (sim, vale a pena pegar um Mac Mini M1, é fácil achar o modelo base por R$5.500 em importadores confiáveis), vou pegar um exemplo pessoal para contar como resolvi meu problema de acumulador digital (tu tem muita coisa! kkkk). Na virada de 2021, depois de quase um ano de pandemia eu notei que tinha bastante coisas que sobrepunham utilização ou simplesmente não faziam sentido de estarem guardadas. Sempre tive a ideia de que "pelo preço que vão pagar pelo usado, prefiro deixar guardado na gaveta". Na verdade era um apego sem sentido... Na época meu "setup" era (não citar acessórios e afins para não deixar a lista maior):

  • Macbook 2009
  • iMac 21' 2011
  • Macbook Pro 2017
  • iPad Pro 10,5
  • iPad Air 2
  • iPhone 5s
  • iPhone 11
  • Nikon D3100
  • Nikon D5300
  • Gopro Hero 3+ Black

Depois de avaliar resolvi passar no cobre a maioria destas coisas. Vendi o iMac e os MacBooks e comprei um Mac Mini M1 com 16GB de RAM + um monitor Dell 25' U2520. Vendi os iPhones e comprei um 13 Pro. Vendi os iPads + 2 das câmeras e comprei um iPad Pro M1. Em resumo:

  • Mac Mini M1
  • iPad Pro M1
  • iPhone 13 Pro
  • Nikon D5300

Enfim, virou um setup 2021 totalmente integrado entre cada dispositivo (até a DSLR que conecta via wifi) e que vai durar pelo menos uns 6 anos. Hoje em dia, estou avaliando a necessidade de ter essa câmera DSLR tendo em vista o tamanho e peso para carregar ela e as lentes, algo que o iPhone pode suprir em 90% das ocasiões. O setup Mac Mini + iPad Pro me dá um bom equilíbrio entre produtividade e mobilidade. Se preciso trabalhar numa tarefa pesada - desktop. Se vou para uma reunião externa - iPad. Fora que o iPad trabalha como 2º monitor quando necessário ter 2 telas à disposição.

Acredito que racionalizar é o melhor caminho, mesmo perdendo um pouco de dinheiro no início, no futuro você terá gadgets de melhor qualidade e maior durabilidade.

Editado por Vinicius Vasques
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...