Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas Carregadores - Vício Bateria Dispositivos Apple


Posts Recomendados

Pessoal,

Tenho um iPhone 11 e também um Apple Watch, de vez em quando estou "on the go"... Na rua, trabalho, e, adquiri  três carregadores (descrições e links abaixo)  -, gostaria de saber se é tranquilo usá-los pra carregar tanto o Apple Watch 7 quanto o iPhone? "Vicia" a bateria ou algo do tipo? O intuito é nunca ficar sem bateria e não dar cargas pela metade (sempre terei dois portatéis carregados comigo).

Outra dúvida: Quanto esse lance da "amperagem", tenho alguns dispositivos Apple (e outras marcas) -, exemplo um iPad 8, um iPhone X... Caixa de som JBL Go, Luminária, dentre outros... Minha dúvida é: realmente esse lance da amperagem "estraga" o dispositivo. Exemplo, tenho uma lanterna Baseus, se eu carregá-la num carregador ultra rápido, prejudicará a bateria, o que devo observar quanto a amperagem?

Observação - segue abaixo os links dos carregadores e da lanterna citada como exemplo. O intuito é realmente saber como esse lance da amperagem pode "estragar" baterias em usos frequentes.

Carregador de Tomada Anker PowerPort... https://www.amazon.com.br/dp/B07FJ3RKJ9?ref=ppx_pop_mob_ap_share

Carregador Portátil Anker 5.000 mAh https://www.amazon.com.br/dp/B084GRD369?ref=ppx_pop_mob_ap_share

Carregador Portátil Geonav Universal... https://www.amazon.com.br/dp/B086GJHNW2?ref=ppx_pop_mob_ap_share

Lanterna Baseus https://a.aliexpress.com/_mM51GAe

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/04/2022 at 13:44, Rodrigo A. Martins disse:

Pessoal,

Tenho um iPhone 11 e também um Apple Watch, de vez em quando estou "on the go"... Na rua, trabalho, e, adquiri  três carregadores (descrições e links abaixo)  -, gostaria de saber se é tranquilo usá-los pra carregar tanto o Apple Watch 7 quanto o iPhone? "Vicia" a bateria ou algo do tipo? O intuito é nunca ficar sem bateria e não dar cargas pela metade (sempre terei dois portatéis carregados comigo).

Outra dúvida: Quanto esse lance da "amperagem", tenho alguns dispositivos Apple (e outras marcas) -, exemplo um iPad 8, um iPhone X... Caixa de som JBL Go, Luminária, dentre outros... Minha dúvida é: realmente esse lance da amperagem "estraga" o dispositivo. Exemplo, tenho uma lanterna Baseus, se eu carregá-la num carregador ultra rápido, prejudicará a bateria, o que devo observar quanto a amperagem?

Observação - segue abaixo os links dos carregadores e da lanterna citada como exemplo. O intuito é realmente saber como esse lance da amperagem pode "estragar" baterias em usos frequentes.

Carregador de Tomada Anker PowerPort... https://www.amazon.com.br/dp/B07FJ3RKJ9?ref=ppx_pop_mob_ap_share

Carregador Portátil Anker 5.000 mAh https://www.amazon.com.br/dp/B084GRD369?ref=ppx_pop_mob_ap_share

Carregador Portátil Geonav Universal... https://www.amazon.com.br/dp/B086GJHNW2?ref=ppx_pop_mob_ap_share

Lanterna Baseus https://a.aliexpress.com/_mM51GAe

 

Desde já, agradeço.

Resposta baseada em informações técnica:

A coisa é bem simples na verdade. Voce tem que observar a POTENCIA do carregador e do teu dispositivo. A potencia do teu dispositivo determina qual a corrente ele precisa durante o carregamento. 

A POTENCIA do carregador deve ser igual ou maior que a do original do teu aparelho.

 

Por exemplo:

Vamos supor que voce tenha um macbook e que o carregador original dele seja de 60 W. Posso usar um carregador de 80, 100, 200 W pra carregar seu macbook? Sim, sem problema. O fato de ele ter mais potencia não significa que vai entregar mais corrente durante o carregamento. O macbook vai "puxar" a mesma corrente que puxaria no carregador de 60 W.

E um de 40 W? Aí não é aconselhado. Porque o macbook pode tentar puxar a corrente necessária pro carregamento (a mesma que entregaria o de 60W) e o carregador não vai conseguir entregar. Isso pode gerar um superaquecimento no carregador e queimar o bicho, ou pode gerar oscilações/variações na corrente que ele entrega e acabar danificando o próprio macbook, já que o circuito de carregamento vai tentar trabalhar com uma corrente mais baixa do que o que foi projetado.

Então, como diria Arnaldo, a regra é clara: você sempre deve usar um carregador com POTENCIA igual ou superior ao original.

Pensa numa casa e numa caixa d'água. Se voce mudar a caixa d'água da sua casa de 500L pra uma de 2000L, vai alterar alguma coisa o fluxo de água nas torneiras e chuveiros? Não! Voce só vai ter mais água disponível, voce pode instalar mais torneiras e mais chuveiros sem ter problema de abastecimento.

Tudo isso que falei, obviamente, é considerando que os carregadores são de boa qualidade e entregam a corrente e tensão que dizem entregar.

 

 

Chute (mas um chute bom e relativamente confiável): Acredito que, hoje em dia, os dispositivos já são projetados pra carregarem com uma corrente menor (demandando mais tempo). Então no fundo se voce conectar um macbook cujo carregador original é de 60W em um outro carregador, DE BOA QUALIDADE, mas de 40W, o que ele vai fazer é carregar mais lentamente com uma corrente menor. Mas não irá danificar nem o carregador nem o macbook. Mas de qualquer forma eu não arriscaria. Lá de vez em quando, numa emergência, ok. Mas não faria isso frequentemente.

 

 

Informação extra: (a dúvida tá respondida acima, não precisa ler aqui se não quiser) 😛 

Potencia elétrica (P) é tensão (V) multiplicado por corrente (i).

P=Vi 

Pegando um exemplo desse carregador Anker do primeiro link. Na descrição diz que ele é de 60W. Então essa é a potencia máxima que ele pode entregar nas cinco saídas, NÃO é 60W em cada saída (mesmo que voce esteja usando somente uma saída!)

Cada USB-A entrega um máximo de 5V e 2,4A por porta, ou seja; P = 5x2,4 = 12W 

A USB-C pode entregar no máximo 20V e 1,5A, ou seja; P = 20x1,5 = 30W

Então, apesar de esse carregador ser de 60W, ele pode carregar no máximo um dispositivo individual de 30W. Ou 4 dispositivos de 12W, um em cada USB-A. Veja que se voce quiser usar ao mesmo tempo as 5 portas, ele vai entregar esses 60W divididos entre elas, só não sei como porque depende de como ele está projetado/construído. Se voce conectar um dispositivo que consuma os 30W máximos da USB-C, só sobra outros 30W pra 4 USB-A, ou seja, voce já não vai ter esses 12W em cada USB-A.

 

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia seja a USB-C para iPads e Macs ou a arcaica Lightning, elas "conversam" com os carregadores e esses fornecem a energia necessária para o carregamento.

Como o amigo acima disse, o carregador precisa entregar energia igual ou maior a que o aparelho precisa. 

E não, não vai estragar. Desde o tempo da Magsafe 1 a Apple dizia que não tem problema usar um carregador de maior potência em um notebook que precisa de menos. 
Os carregadores da Anker e da Baseus são excelentes. Pode ter certeza que com o kit que vc comprou vai conseguir usar seus aparelhos sem nenhum problema.


Sobre as baterias, elas tem vida útil e isso depende de vários fatores: idade, temperatura de uso e carregamento, quantidade de ciclos, etc... E também podem se degradar mais ou menos dependendo da própria bateria ou simplesmente darem defeito. Acredito que em 2 anos de uso diário já devemos considerar uma troca da bateria. 

36 minutos atrás, marcosfisica disse:

Chute (mas um chute bom e relativamente confiável): Acredito que, hoje em dia, os dispositivos já são projetados pra carregarem com uma corrente menor (demandando mais tempo). Então no fundo se voce conectar um macbook cujo carregador original é de 60W em um outro carregador, DE BOA QUALIDADE, mas de 40W, o que ele vai fazer é carregar mais lentamente com uma corrente menor. Mas não irá danificar nem o carregador nem o macbook. Mas de qualquer forma eu não arriscaria. Lá de vez em quando, numa emergência, ok. Mas não faria isso frequentemente.

Isso é real. Já carreguei um MacBook Pro 13" 2017 com um carregador USB-C de 15W. Deu problema na fonte e a máquina acabou de vez a bateria. Não tinha outra fonte para testar e deixei a noite toda um carregador de celular ligado. No dia seguinte o MacBook estava com 95% de bateria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...