Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Todo sistema macOs EXTREMAMENTE lento, menos o Windows 10.


brendoq

Posts Recomendados

Fala pessoal, tranquilo? 
Vou ser bem breve aqui sobre meu problema, e se conseguirmos solucionar, poderemos ajudar outras pessoas também:
Há mais ou menos 1 mês eu comprei um Macbook (MacBook Pro Retina, 13 polegadas, Final de 2012) Link sobre as especificações: https://support.apple.com/kb/sp658?locale=pt_BR / Processador I5, 8gb de ram
O Macbook está sem NENHUM arranhão, 200 ciclos de bateria, muito, muito novo, fiquei muito impressionado com o cuidado do cara. único dono e comprou o Mac em uma viagem fora do Brasil.

O único defeito dele é a EXTREMA lentidão. o ex proprietário me informou que levou em uma assistência, e disseram a ele que era um chip que não estava sendo alimentado... algo do tipo. mas acredito que não seja, 
(posso está muito enganado) pois, o sistema não acusa nada. o motivo de eu ter adquirido foi o preço, paguei bem barato.

Ele veio com o sistema High Sierra. eu refiz a instalação, formatei o ssd, reparei ele, fiz varredura pra saber se o problema era o SSD, tudo limpo, e mesmo assim continuou. 
O que me chamou a atenção, foi que eu resolvi instalar o sistema do Windows 10, e meu amigos, funcionou NORMAL. rodando perfeitamente, super liso.


Instalei o Sistema macOS Catalina, direto pelos comando Option + Command + R, e continua lento. 
já coloquei até a versão mais antiga, que é o Lion, e lento também. 
nesse momento está instalado o sistema Catalina e Windows pelo bootcamp.
Tirei a bateria e usei somente no carregador, não funcionou.
O que eu notei é que o consumo está bastante alto. verifiquei no monitor de atividades e fica sempre próximo de 90% CPU.
mas não indica o que está consumindo tanto. somente diz lá embaixo que é o SISTEMA.

E é isso pessoal, tô trabalhando e escrevendo esse tópico usando o sistema do Windows, inclusive já usando o Win11.
mas gostaria mesmo de está usando o sistema da maçã.
Alguém já passou por isso, conhece quem já passou, ou tem alguma dica que eu consiga resolver esse problema?
 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa máquina tinha um problema crônico no cabo do HDD / SSD que deixava o sistema extremamente lerdo. 
O problema era exatamente esse que vc relatou, uma lentidão absurda e não acusava nenhum erro. Acho que por um tempo até rolou um programa de qualidade para isso.

Compre um cabo do HDD desse Mac e faça a troca. É bem simples e deve custar no máximo 100,00. Quase certeza que vai resolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, brendoq disse:

Fala pessoal, tranquilo? 
Vou ser bem breve aqui sobre meu problema, e se conseguirmos solucionar, poderemos ajudar outras pessoas também:
Há mais ou menos 1 mês eu comprei um Macbook (MacBook Pro Retina, 13 polegadas, Final de 2012) Link sobre as especificações: https://support.apple.com/kb/sp658?locale=pt_BR / Processador I5, 8gb de ram
O Macbook está sem NENHUM arranhão, 200 ciclos de bateria, muito, muito novo, fiquei muito impressionado com o cuidado do cara. único dono e comprou o Mac em uma viagem fora do Brasil.

O único defeito dele é a EXTREMA lentidão. o ex proprietário me informou que levou em uma assistência, e disseram a ele que era um chip que não estava sendo alimentado... algo do tipo. mas acredito que não seja, 
(posso está muito enganado) pois, o sistema não acusa nada. o motivo de eu ter adquirido foi o preço, paguei bem barato.

Ele veio com o sistema High Sierra. eu refiz a instalação, formatei o ssd, reparei ele, fiz varredura pra saber se o problema era o SSD, tudo limpo, e mesmo assim continuou. 
O que me chamou a atenção, foi que eu resolvi instalar o sistema do Windows 10, e meu amigos, funcionou NORMAL. rodando perfeitamente, super liso.


Instalei o Sistema macOS Catalina, direto pelos comando Option + Command + R, e continua lento. 
já coloquei até a versão mais antiga, que é o Lion, e lento também. 
nesse momento está instalado o sistema Catalina e Windows pelo bootcamp.
Tirei a bateria e usei somente no carregador, não funcionou.
O que eu notei é que o consumo está bastante alto. verifiquei no monitor de atividades e fica sempre próximo de 90% CPU.
mas não indica o que está consumindo tanto. somente diz lá embaixo que é o SISTEMA.

E é isso pessoal, tô trabalhando e escrevendo esse tópico usando o sistema do Windows, inclusive já usando o Win11.
mas gostaria mesmo de está usando o sistema da maçã.
Alguém já passou por isso, conhece quem já passou, ou tem alguma dica que eu consiga resolver esse problema?
 

Um abraço.

tive o mesmo problema. meu MacBook Pro 2012 veio com HD 500GB de fabrica fiz a troca por um SSD Corsai 240 GB e para meu espanto fico mas lento que o HD então depois de muita pesquisa vi em vários FORUNS gringos a reclamação do CABO do HD que apresenta defeito de fabrica e a solução e a substituição e assim foi feito comprei no Mercado Livre e ate hoje o velho guerreiro esta firme e forte rodando o Big Sur usando um Patche

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o meu Mac é o modelo que a memoria Ram é soldada na placa e vem com um SSD numa espécie de case (vou colocar uma foto ai embaixo que mostra exatamente como é o meu Mac aberto). 

Pelo que eu vi, de fato da problema no flat do HD naqueles modelos que podem ser feitos Upgrades de HD e RAM. 

Nesse modelo do meu, eu só consigo fazer Upgrade no SSD, e ainda tem que ter um adaptador para o ssd nvme.

mac.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser um chip que alimenta a bateria, só fica lento no macOS mesmo, já presenciei isso, na época eu tinha um modelo 2010 (não tinha nada haver com o SSD/HDD convencional), é um sensor da bateria, infelizmente não é detectado pelo sistema, somente profissionais que mexem com hardware e trabalham diariamente e lidando com esse tipo de problema conseguem identificar e resolver. Na época eu vendi o meu a preço de banana e depois peguei um 2009, e em seguida vendi, peguei outro 2010, e hoje estou com esse Air 2012, sem nenhum problema e rodando os dois últimos sistemas em dualboot (Windows 11 Pro e macOS Monterey 12.3).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu confesso que estou intrigado com essa questão do suposto CI que não estaria funcionando, pois não encontrei nada do gênero em uma primeira busca. Temos também o fato de o sistema está utilizando boa parte da capacidade da processamento. Talvez o macOS esteja coletando informações a respeito de hardware que o Windows não leve em consideração e gerando esse consumo absurdo.

Você chegou a instalar algum programa como o Macs Fan Control para verificar a informação dos sensores? Verificou se o Monitor de Atividade estava mostrando os processos por ordem de consumo de CPU? Em teoria ele deveria discriminar aquilo que está lhe causando esse consumo. Adicionalmente, tente executar 

top -F -R -o cpu

no terminal e veja se aparece algum processo que esteja com alto uso de processamento. 

Editado por Amigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CONSEGUI!!!! 

Que alivio falar isso! 

O que estava ocasionando todo o problema era o Kernel Task
Ontem eu visualizei no monitor de atividade que ele estava consumindo absurdamente a CPU. (vou colocar a foto abaixo.)
Até então, eu nunca tinha visualizado isso, nem sequer tinha visto esse Kernel aberto. Porque eu já procurei vídeo que falavam que o problema podia ser esse, porém como eu disse, ele nunca apareceu que estava aberto.

Até que ontem de tanto fuçar, ele apareceu... 
Realizei os procedimentos que encontrei pelo Youtube. demorou um pouco pois as versões do procedimento que achei não era compatível com o Sistema Catalina.
Mas vasculhei muito e achei o processo que seria compatível. 

Então eu fiz, e até antes de ir dormir (já era umas 3h30 da manhã) ainda estava lento antes de reiniciar.

Hoje pela manhã, eu liguei, e já achei estranho a barra de iniciar quase completa. em menos de 10 segundos, o sistema inicializou. (Coisa que levava uns 10 minutos no mínimo)

e aí só alegria! estou utilizando o sistema agora. vou passar o dia usando, reiniciar algumas vezes pra saber se o problema se encerrou de uma vez por todas. 

Desde já agradeço quem se disponibilizou em ajudar.
Obrigado mesmo!

Logo abaixo vou colocar o vídeo que eu vi e o processo que realizei para ser feito no sistema Catalina.
Abraços! 

PROCEDIMENTO QUE REALIZEI:

Link Youtube:https://www.youtube.com/watch?v=bq8DaPe_v6c&t=527s 

Como meu Mac estava: https://ibb.co/9nyQM56 

QUEM ESTIVER COM ESSE PROBLEMA, ASSISTA O VÍDEO PRIMEIRO PARA ENTENDER O CONTEXTO. SÓ APÓS ISSO REALIZAR O PROCEDIMENTO.

 

SOLUÇÃO PARA MAC OS CATALINA
Primeiramente execute o mesmo processo desse vídeo para desabilitar o ‘csrutil’.
Logo após, reinicie o Mac, abra o terminal e faça os seguintes comandos: “ sudo mount -uw / “ (ATENÇÃO para retirar as aspas e aplicar os espaços nos locais corretos). 
Aperte ENTER, vai pedir sua senha, a mesma do seu usuario quando liga o Mac. Digite a senha e aperte ENTER.
Após isso, realize esse novos comando:“ sudo rm -rf /System/Library/Extensions/IOPlatformPluginFamily.kext ” E ENTER novamente. (LEMBREM-SE DE RETIRAR AS ASPAS)

Após isso, siga o passo do vídeo partir do momento 7:30.

Pra mim funcionou dessa forma. Aconselho a assistir o vídeo com atenção e ler todos os comentários e respostas. Pois tem MUITA ajuda ali. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...