Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Pro Retina mid-2014 não reconhece SSD Kingston NV1


gsalgueiros

Posts Recomendados

Oi, pessoal.

Tenho o MBP citado no título, e estou enfrentando um problema há alguns dias: o SSD (m.2 nvme Kingston NV1 de 500GB) não é reconhecido pela máquina.

Quando abro o Utilitário de Disco do instalador (seja pelo Internet Recovery, seja pelo pen drive), o disco não aparece. Vou até o Terminal e dou o "diskutil list", e também não aparece nada lá.

Comprei dois adaptadores bem vendidos no Mercado Livre, de vendedores bem avaliados. Com o problema, devolvi o primeiro achando que era B.O. nele e peguei um outro, de outro modelo, de outro vendedor. Nao funcionou também.

Com esse segundo adaptador (que é o que estou agora), peguei um outro SSD (m.2 SATA) que tem Windows instalado e coloquei para ver se reconhecia. Sem sucesso.

Li que poderia ser firmware do SSD NVME desatualizado, e como eu estava bootando por ele no Internet Recovery, nao teria como atualizá-lo. Coloquei o OS no pen drive, e mesmo assim nada mudou.

Considerando que (1) troquei o adaptador duas vezes e (2) coloquei dois SSDs diferentes (não consegui testar o NVME em outra máquina, mas comprei 0KM no KaBuM; o SATA funciona), penso que o problema só pode ser na minha máquina.

Fiz reset do SMC e da NVRAM todas as vezes, e não mudou em nada. Hoje estou com o Big Sur instalado (ou seja, o Boot ROM está atualizado (Versão do Firmware do Sistema: 432.60.3.0.0).

Alguma ideia do que devo fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que você pode ter dado azar e comprado um SSD que não funciona com Mac! Tem alguns modelos que sei que funcionam certo como WD blue, crucial P1, Samsung evo 850! Mas por exemplo, se não me falha a memória, o Samsung Evo 870, não funciona!

Pode ser que uma atualização de firmware do SSD resolva, mas vai precisar fazer por uma máquina com Windows, não conseguira fazer pelo Mac!

O SSD m2 tipo sata que pegou do seu notebook, não vai funcionar mesmo, esse modelo de Mac não leva SSD sata!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião esses adaptadores não são uma boa. Estão sujeitos a incompatibilidade de software após uma atualização qualquer, podem causar problemas com sleep/wake e outos problemas de gerenciamento de energia etc. Eu usei por um tempo num MBP mid 2014 e não tive problemas, mas instalei pra uns clientes que me trouxeram e alguns deram dor de cabeça (inclusive me culpando mesmo eles próprios terem trazido as peças e eu tendo alertado). Em compensação instalei SSDs chineses que já vem no padrão usado pela Apple e me surpreendi com o desempenho, fora o fato de não precisarem de nenhum tipo de adaptação. Até hoje nenhum cliente me passou feedback negativo.

Sinceramente? Não quer se incomodar? Vende o SSD da Kingston se não tiver outro uso pra você e compre um destes.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta rápida, @palhano e @BetoGaleazzo!

Eu acho que dei azar mesmo no SSD. De toda forma, recomendaram testar a tensão tanto do SSD, quanto do adaptador. Vou fazer isso agora a tarde para descartar qualquer impropriedade no disco.

Dei mole testando o SSD Sata. O complicado é que não tenho nenhum outro NVMe para testar. Mas, sinceramente, não acho que o problema seja nesse adaptador novo: ele é bem construído e ficou muito preciso na casa do parafuso do SSD. Claro que o que importe é o conector de cobre, mas essa boa construção me faz presumir que tudo ali esteja certo.

Se o SSD "passar no teste" com a tensão correta, irei devolvê-lo e comprar um P2 ou um WD Blue (o Samsung pelo que vi até funciona, mas esquenta muito). Não vou atualizar o firmware porque tenho receio de dar algum problema na devolução. 

Caso o P2 ou o WD Blue não dêem certo, parto para um dos chineses (KingSpec estava bem recomendado pelo que vi).

Se alguém tiver mais uma luz, fique à vontade para ajudar! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, gsalgueiros disse:

Obrigado pela resposta rápida, @palhano e @BetoGaleazzo!

Eu acho que dei azar mesmo no SSD. De toda forma, recomendaram testar a tensão tanto do SSD, quanto do adaptador. Vou fazer isso agora a tarde para descartar qualquer impropriedade no disco.

Dei mole testando o SSD Sata. O complicado é que não tenho nenhum outro NVMe para testar. Mas, sinceramente, não acho que o problema seja nesse adaptador novo: ele é bem construído e ficou muito preciso na casa do parafuso do SSD. Claro que o que importe é o conector de cobre, mas essa boa construção me faz presumir que tudo ali esteja certo.

Se o SSD "passar no teste" com a tensão correta, irei devolvê-lo e comprar um P2 ou um WD Blue (o Samsung pelo que vi até funciona, mas esquenta muito). Não vou atualizar o firmware porque tenho receio de dar algum problema na devolução. 

Caso o P2 ou o WD Blue não dêem certo, parto para um dos chineses (KingSpec estava bem recomendado pelo que vi).

Se alguém tiver mais uma luz, fique à vontade para ajudar! 

KingSpec não posso recomendar porque nunca instalei/usei, mas os SSDs dessa marca aqui são show, recomendo 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não me toquei em um ponto muito importante! Você está trocando o SSD original por questões de upgrade do armazenamento ou pq seu SSD original parou de ser reconhecido?!

O adaptador do SSD, conferiu se comprou o correto, para modelo 2013/2014 em diante?! Adaptador do 2012 e early 2013 são diferentes!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...