Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Não consigo instalar Mac OS em um SSD


Guiii

Posts Recomendados

Ola pessoal. Seguinte: possuo um MacBook Pro 2012 unibody A1278 e eu vinha usando ele desde sempre com um SSD. Acontece que esse SSD deu problema e eu fui substitui-lo por outro SSD novo 0km.

acontece que eu não consigo de jeito nenhum criar partição modo GUID :(  Já tentei por diskutil e também não vai

o instalador do Mac Catalina não instala, dizendo erro de firmware  

já procurei na busca, mas as soluções apresentadas eu não consegui aplicar aqui  

Não tenho outro Mac e outro HD para testar :(

aparentemente o cabo flat está ok

o SSD também aparenta estar funcionando ok, visto que é o segundo que eu comprei e o comportamento é o mesmo. 

alguem pode me ajudar? Estou desesperado e não sei o que fazer. Qualquer dica é bem vinda. 

3E2386DE-DC3C-4DA2-9A0C-DFEA313223EF.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, palhano disse:

Ele consegue formatar e não finaliza a instalação ou dar erro durante a formatação?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Como APFS (em esquema GUID) ele termina mas não consegue montar:

 

BD9D05A9-833B-4E7A-86D1-8AFECF7DF2F0.jpeg

AE0ADDC9-3299-4C91-A1FD-BDF35D8A2E5B.jpeg

Como macOS extendido (também esquema GUID) ele fica eternamente criando mapa de partições 

12 minutos atrás, marcosfisica disse:

o instalador do catalina está num pendrive certo? será que não pode ser erro/problema no pendrive?

no utilitário de disco, na aba "View" voce selecionou pra mostrar todos os dispositivos?

Não. O instalador é pela internet. Tanto por option (através da partição recovery - no caso é o Yosemite), quanto por option+command+R (dai neste caso vai o Catalina)

 

e sim, habilitei para mostrar todos os dispositivos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bicho isso tá com uma cara enorme de ser problema de cabo flat do SSD. se o SSD que voce usava deixou de funcionar de repente pode ter sido o cabo que deu pau e não o ssd. porque voce diz que: "aparentemente o cabo flat está ok. o SSD também aparenta estar funcionando ok, visto que é o segundo que eu comprei e o comportamento é o mesmo." como voce sabe que o ssd e o cabo estão ok? que teste fez?

Seria uma boa conseguir um desses cases usb pra disco externo e aí testar os SSDs.

pode tentar isso aqui também pra tentar instalar uma versão mais antiga do Mac OS. 

  • Opção + Maiúsculas + Comando + R: inicie a partir da Recuperação do macOS pela internet. Use esta combinação de teclas para reinstalar a versão do macOS que veio com o Mac ou a versão mais próxima ainda disponível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então. Estou começando a pensar que seja o cabo flat, mas não queria chegar a essa conclusão logo de cara, queria esgotar as tentativas. 
sim o ssd antigo deu problema de repente

e quanto ao cabo, eu achei que estivesse OK pois ele reconhece o SSD. Se fosse assim ele não reconheceria, certo?

infelizmente não tenho case para testar mas penso em comprar outro cabo

Quanto ao comando+option+R… sim, é o que estou fazendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa função TRIM não influenciaria na criação da partição! É algo que facilmente se ativa por comando no terminal, logo depois que o sistema estiver instalado.

Um problema com cabo flat não necessariamente faz o HD parar de ser reconhecido! Ele pode sim está com problemas, reconhecer o HD e dar N problemas com leitura, lentidão e criação de partição!

Fica bem complexo chegar a uma conclusão do problema sem fazer os testes que o Marcos falou!

- Tentar instalar pelo pendrive
- colocar SSD em uma case, conectar ele na USB e tentar instalar
- último caso, trocar o cabo


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Guiii disse:

Então. Estou começando a pensar que seja o cabo flat, mas não queria chegar a essa conclusão logo de cara, queria esgotar as tentativas. 
sim o ssd antigo deu problema de repente

e quanto ao cabo, eu achei que estivesse OK pois ele reconhece o SSD. Se fosse assim ele não reconheceria, certo?

infelizmente não tenho case para testar mas penso em comprar outro cabo

Quanto ao comando+option+R… sim, é o que estou fazendo

Opção + Maiúsculas + Comando + R

vai numa loja de info qualquer e compra um case externo usb com interface sata. diz que é pra ler hd de notebook. deve ser uma mixaria, 20/30 reais. aí o primeiro teste é por o ssd que vc tirou do macbook na porta usb e dar boot segurando option. se ele aparecer na lista de opcoes de boot já é um indicativo de que o problema é o cabo e não o ssd.

segundo teste, se o ssd original nao funcionar. coloca o ssd novo na case externa, dá boot no mac com essa opcao que tais usando de option+command+R, e no utilitário de disco ve se consegue formatar o ssd e instalar o os nele. se der certo, coloca o ssd de novo dentro da máquina e dá boot. se não funfar é o cabo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, marcosfisica disse:

Opção + Maiúsculas + Comando + R

vai numa loja de info qualquer e compra um case externo usb com interface sata. diz que é pra ler hd de notebook. deve ser uma mixaria, 20/30 reais. aí o primeiro teste é por o ssd que vc tirou do macbook na porta usb e dar boot segurando option. se ele aparecer na lista de opcoes de boot já é um indicativo de que o problema é o cabo e não o ssd.

segundo teste, se o ssd original nao funcionar. coloca o ssd novo na case externa, dá boot no mac com essa opcao que tais usando de option+command+R, e no utilitário de disco ve se consegue formatar o ssd e instalar o os nele. se der certo, coloca o ssd de novo dentro da máquina e dá boot. se não funfar é o cabo.

 

 

OPa. O maiúsculas seria o shift? Eu tentei com essa combinação e ele puxa a versão do Yosemite (pela internet). O utilitário de disco também não consegue formatar…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a compra pela internet do cabo flat, provavelmente chegue semana que vem.

acredito que seja o cabo flat mesmo, eu que estava com paradigma formado achando que fosse o SSD, visto que o meu anterior já estava comigo há 9 anos e o SMART dele acusando baixa saúde. E fui pesquisando em fóruns internacionais e também verifiquei que pode ser o flat.

e também revendo o meu uso, em vários momentos eu troquei de  ssd/HD, provavelmente pode ter ocasionado algum problema dessa natureza no flat cable.

espero que chegue semana que vem, aí eu retorno aqui para informar o andamento. 
agradeço a ajuda e empenho de todos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guiii disse:

Fiz a compra pela internet do cabo flat, provavelmente chegue semana que vem.

acredito que seja o cabo flat mesmo, eu que estava com paradigma formado achando que fosse o SSD, visto que o meu anterior já estava comigo há 9 anos e o SMART dele acusando baixa saúde. E fui pesquisando em fóruns internacionais e também verifiquei que pode ser o flat.

e também revendo o meu uso, em vários momentos eu troquei de  ssd/HD, provavelmente pode ter ocasionado algum problema dessa natureza no flat cable.

espero que chegue semana que vem, aí eu retorno aqui para informar o andamento. 
agradeço a ajuda e empenho de todos. 

show! mantenha a gente informado se deu certo.

abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

A princípio era mesmo cabo flat. Comprei um da iSpare chegou ontem mas só consegui substituir hoje.

Consegui formatar e instalar o macOS Catalina e posteriormente atualizei para o Monterrey

nos testes a gravação e leitura estão em níveis aceitáveis.

 

obrigado a todos pela ajuda principalmente @marcosfisica
 

abracos

D9ABBC8B-0101-483F-931E-93988C1E77C5.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...