Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Powerbook G4 12"- o que o MacBook Air (intel) deveria ter sido e nunca foi! :)


marcosfisica

Posts Recomendados

Escrevi sobre meu amado Powerbook G4 12". Hoje em dia ninguém mais lê nada, eu sei, mas tá aí o link caso alguém queira dar uma olhada! 😉

 

https://marcosfelisberto.wordpress.com/2022/03/10/powerbook-g4-12-o-pai-bem-sucedido-do-macbook-air/

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

fala Julio.

VAI FUNDO! pega o powerbook que é lindo demais!

a única limitação pro disco msata é mesmo a questão da corrente de funcionamento dele. na verdade é uma limitação do próprio adaptador. pelo menos esse que eu comprei vinha explícito essa limitação. então por isso busquei um disco mais antigo, que consuma pouca corrente. mas voce pode tentar procurar algum adaptador de melhor qualidade que aceite correntes maiores.

outra coisa que acho que pode dar problema é o tamanho do ssd. será que o powerbook não vai ter nenhuma limitação pra reconhecer disco de 250GB? não sei mesmo, teria que dar uma pesquisada.

mas cara, mesmo que voce não consiga por o ssd, o powerbook é um baita notebook cara! se puder comprar vai fundo que tenho certeza que não vais te arrepender.

e se precisar de alguma peça, algum componente, dá um grito que devo ter coisas por aqui.

abraço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Marcão, acabei encontrando um outro mSata largado na gaveta de 32GB de 3.3V 1A, acho que esse deve funcionar, tenho até um HD IDE pequeno de 15GB que talvez esteja vivo.
Pelo visto o PowerBook que encontrei tem o teclado francês hahaha. Vou conversar melhor com o dono, pois não tenho muitas informações sobre o estado de funcionamento dele, mas olhando as imagens está muito bem conservado, o bicho deve ser pesado demais.

Qualquer novidade de dou um grito aqui, até mais.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é uns 3 kilinho fácil! é bom pra malhar!  rssrsrsrrssr

esse de 1A deveria funcionar sem problema. o adaptador voce já tem? eu comprei via shoppe e levou algumas semanas pra chegar.

hd IDE eu devo ter por aqui também. memória acho que tb tenho.

sobre o teclado, eu tive uma vez um notebook Compaq com teclado em Frances. comprei de uma cara que por sua vez comprou no Canadá. o grande problema é que o teclado não era QERTY. a ordem das teclas era diferente, e isso era um verdadeiro inferno! achei que conseguiria me adaptar mas não teve jeito não. acabei vendendo rápido. hehehe

posta fotos do bichinho aqui.

 

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/05/2022 at 20:39, marcosfisica disse:

é uns 3 kilinho fácil! é bom pra malhar!  rssrsrsrrssr

esse de 1A deveria funcionar sem problema. o adaptador voce já tem? eu comprei via shoppe e levou algumas semanas pra chegar.

hd IDE eu devo ter por aqui também. memória acho que tb tenho.

sobre o teclado, eu tive uma vez um notebook Compaq com teclado em Frances. comprei de uma cara que por sua vez comprou no Canadá. o grande problema é que o teclado não era QERTY. a ordem das teclas era diferente, e isso era um verdadeiro inferno! achei que conseguiria me adaptar mas não teve jeito não. acabei vendendo rápido. hehehe

posta fotos do bichinho aqui.

 

Deu ruim Marcão, o PowerBook foi vendido :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 18/05/2022 at 12:25, juliochok disse:

Deu ruim Marcão, o PowerBook foi vendido :(

olha a oportunidade pintando aí @juliochok 😜

 

https://rs.olx.com.br/regioes-de-porto-alegre-torres-e-santa-cruz-do-sul/computadores-e-acessorios/powerbook-g4-1028573535?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, marcosfisica disse:

Valeu pelo toque Marcão, essa semana aqui estava atrás de um carregador magsafe para um macbook white unibody 2009, e no final das contas achei um anúncio de um magsafe novinho por R$150, e pra minha surpresa o anúncio acompanhava um macbook pro early 2008 15" com a tela sem imagem, e adivinha só...desmontei o bichinho por inteiro e ele está vivo.

 

Coloquei um ssd e fiz upgrade de ram máximo que ele suporta 4gb ddr2, instalei o patch dosdude1 mojave e a máquina está rodando bem, agora só preciso de uma bateria nova e trocar algumas teclas que estão descascadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, juliochok disse:

Valeu pelo toque Marcão, essa semana aqui estava atrás de um carregador magsafe para um macbook white unibody 2009, e no final das contas achei um anúncio de um magsafe novinho por R$150, e pra minha surpresa o anúncio acompanhava um macbook pro early 2008 15" com a tela sem imagem, e adivinha só...desmontei o bichinho por inteiro e ele está vivo.

 

Coloquei um ssd e fiz upgrade de ram máximo que ele suporta 4gb ddr2, instalei o patch dosdude1 mojave e a máquina está rodando bem, agora só preciso de uma bateria nova e trocar algumas teclas que estão descascadas.

Ahhhhh...show de bola!!! Esses MacBook Pro early 2008 são lindos e com uma longevidade que impressiona! Estar rodando bem o mojave é algo sensacional! E o bom também é que esses 2008 já não tem os problemas crônicos de placa de vídeo que os 2006/2007 tem. É menos provável dar problema nos 2008.

Eu tb tenho um early 2008 de 17" mas achei que ficou muito lento com high sierra (nem tentei o mojave). E também esquentava demais! Está com 4Gb de ram e deixei instalado o Mountain Lion. Se eu achasse um pente DDR2 de 4GB pra deixar ele com 6gb aí rodaria high sierra ou mojave suave! Mas essas memórias sao difíceis de achar, e quando se acha são caríssimas. A bateria do meu funciona e ainda dura entre 2 e 3 horas.

Acho que tenho sobrando aqui um topcase de um de 17". Se o que voce precisa for só os caps das teclas mesmo dá pra tirar e usar. Devo ter mais algumas peças também. Amanhã faço um "inventário" do que tenho aqui e se algo for útil pra ti te mando.

Bateria vai ser difícil de achar. O que eu acho que dá pra fazer, e é um projetinho bacana, é "fabricar" uma bateria. Voce desmonta essa que tem aí e substitui as células (que no fundo são baterias recarregáveis tamanho AA). Essas células dá pra comprar fácil no ML ou aliexpresss. Só tem que fazer as contas direitinho pra dar a tensão e corrente corretas. Eu to querendo fazer uma dessas pro meu powerbook G4 de 12", mas tô com uma preguiça...rssrsr

Posta umas fotos do bichinho aí....

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, marcosfisica disse:

@juliochok quais teclas tu precisa?

tenho também o modulo bluetooth/wifi, mas acho que é de um modelo 2006.

 

IMG_5699.jpg

IMG_5700.jpg

IMG_5701.jpg

Opaaa, fala Marcão, bom dia meu amigo, beleza.

Vou subir uma imagem dele aqui pra você ter uma ideia das teclas que estão zuadas.

O restante funciona bem, tirando o SuperDrive que morreu mesmo, inclusive eu tirei o cabo flat dele pra não ficar fazendo aquele barulho assim que inicia o sistema.

Já a bateria terei que trocar mesmo, inclusive está uma nota uma nova, por volta de R$ 310 no site bbbaterias...tem no Aliexpress também, mas corre o risco que ficar presa lá na alfandega hahaha.

 

IMG_6087.jpg

IMG_6086.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, juliochok disse:

1.jpeg

2.jpeg

ahhhh coisa linda! tirando as teclas zoadas ele tá bonito demais!

me manda teu endereço que te mando as teclas. a tecla "A" que tenho aqui também tá meio gasta, mas tá melhor que essa tua aí. hehehe

vou te falar que 310 a bateria até não achei tanto. imaginei que estivesse mais caro. esse site bbb baterias dá alguma garantia? acho que pode esse preço não vale a pena fazer a gambiarra que eu sugeri não. vale comprar direto com eles mesmo.  

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

instala o Stats : https://github.com/exelban/stats e me diz qual a temperatura que ele fica rodando o Mojave.

Eu instalei o High Sierra no meu mas ficava sempre lá na casa dos 70 ºC. Sei que é aceitável pra macbook intel, porém, quando eu desmontei o meu eu acabei danificando uma trilha na logicboard. Aí um técnico precisou fazer uma gambiarra pra refazer a trilha, soldando um pedaço de fio. Desde então sempre fiquei meio cagado com isso de temperatura, achando que se aquecer demais pode soltar essa solda, ou mesmo derreter o isolamento do cabo. Além disso, apesar de não ser algo crônico nesse modelo, sempre tem a questão da BGA da placa de vídeo. vai que né....então por isso prefiro deixar com umas versões mais antigas do Mac OS que geram menos calor. o Snow Leopard é o melhor que tem, o bicho não alcançava nem 50 ºC!!! 🤣 hehehe

que máquininha linda cara! adoro o design desses macs pre-unibody. 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, marcosfisica disse:

ahhhh coisa linda! tirando as teclas zoadas ele tá bonito demais!

me manda teu endereço que te mando as teclas. a tecla "A" que tenho aqui também tá meio gasta, mas tá melhor que essa tua aí. hehehe

vou te falar que 310 a bateria até não achei tanto. imaginei que estivesse mais caro. esse site bbb baterias dá alguma garantia? acho que pode esse preço não vale a pena fazer a gambiarra que eu sugeri não. vale comprar direto com eles mesmo.  

Abraço

O bichinho até que tá conservado esteticamente, mas pra um MacBook que praticamente ia pro lixo tá ótimo hehehe.

Acho que as teclas ficaram assim pq a antiga dona deve ter usado ele por muito tempo, quando abri ele, vi que nunca tinha passado por alguma manutenção ou limpeza preventiva.

Marcão, fico imensamente agradecido pela força em relação as teclas, elas vão ser de grande valia para mim, te envio os dados por MP e vc me passa os seus dados para que eu possa te transferir uma grana blz.
 
Já a questão da bateria, foi a única que encontrei, pelo que vi ela vem lá do Sul, segundo as informações do site as baterias são testadas antes do envio, segue o link caso vc queira comprar uma para o seu MacBook:

https://www.bbbaterias.com.br/bateria-para-notebook-apple-macbook-pro-15-a1260/p

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, marcosfisica disse:

instala o Stats : https://github.com/exelban/stats e me diz qual a temperatura que ele fica rodando o Mojave.

Eu instalei o High Sierra no meu mas ficava sempre lá na casa dos 70 ºC. Sei que é aceitável pra macbook intel, porém, quando eu desmontei o meu eu acabei danificando uma trilha na logicboard. Aí um técnico precisou fazer uma gambiarra pra refazer a trilha, soldando um pedaço de fio. Desde então sempre fiquei meio cagado com isso de temperatura, achando que se aquecer demais pode soltar essa solda, ou mesmo derreter o isolamento do cabo. Além disso, apesar de não ser algo crônico nesse modelo, sempre tem a questão da BGA da placa de vídeo. vai que né....então por isso prefiro deixar com umas versões mais antigas do Mac OS que geram menos calor. o Snow Leopard é o melhor que tem, o bicho não alcançava nem 50 ºC!!! 🤣 hehehe

que máquininha linda cara! adoro o design desses macs pre-unibody. 

 

Abraço

Instalei o Stats aqui e a temperatura realmente fica entre 61 e 70ºC, mas o desempenho até que tá bacana, só não formatei o SSD em APFS pq tem que fazer a atualização de firmware e fiquei naquelas de brickar a placa e mandar tudo pro beleléu...instalei o MacOS em Mac OS Expandido e ativei o TRIM via terminal, tá rodando liso.

Esse lance de elétrica eu não manjo simplesmente nada hahaha, senão já tinha botado fogo na casa aqui.
Vou te falar que pra mim o Snow Leopard até hoje foi a melhor versão do MacOSX que usei, inclusive tenho o DVD de instalação aqui, de lá pra cá não sei te dizer qual versão do MacOS "chegou perto" do Snow Leopard em questão de desempenho e velocidade.

Realmente o design desses Mac são coisa de louco, sempre quiz ter um desse na época, sem falar que o teclado pra digitação é sensacional, achei muito melhor do que o teclado dos MacBooks White. 

9 horas atrás, marcosfisica disse:

@juliochok:

E R T I O P 

A S D L

C N M

Space

IMG_5707 (1).jpg

confere? são essas mesmo né?

lembra de remover as teclas pela parte de cima pra não quebrar o mecanismo: 

 

AAAAEEEEE, sim são essas teclas mesmo, muito obrigado Marcão, cara nem tenho palavras pra agradecer por toda a ajuda fornecida, vamos nos falando via MP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, juliochok disse:

O bichinho até que tá conservado esteticamente, mas pra um MacBook que praticamente ia pro lixo tá ótimo hehehe.

Acho que as teclas ficaram assim pq a antiga dona deve ter usado ele por muito tempo, quando abri ele, vi que nunca tinha passado por alguma manutenção ou limpeza preventiva.

Marcão, fico imensamente agradecido pela força em relação as teclas, elas vão ser de grande valia para mim, te envio os dados por MP e vc me passa os seus dados para que eu possa te transferir uma grana blz.
 
Já a questão da bateria, foi a única que encontrei, pelo que vi ela vem lá do Sul, segundo as informações do site as baterias são testadas antes do envio, segue o link caso vc queira comprar uma para o seu MacBook:

https://www.bbbaterias.com.br/bateria-para-notebook-apple-macbook-pro-15-a1260/p

  

que mané grana que nada! quando eu ir a SP me paga uma gelada! rsrssrsrsr

tranquilo cara. nem esquenta. essas coisas antigas assim servem mais pra gente ajudar um ao outro e não pra ganhar dinheiro.

acho que não consigo enviar amanhã (hoje, terça). mas na quarta ou no máximo quinta te envio.

Abraço. 

19 minutos atrás, juliochok disse:

Instalei o Stats aqui e a temperatura realmente fica entre 61 e 70ºC, mas o desempenho até que tá bacana, só não formatei o SSD em APFS pq tem que fazer a atualização de firmware e fiquei naquelas de brickar a placa e mandar tudo pro beleléu...instalei o MacOS em Mac OS Expandido e ativei o TRIM via terminal, tá rodando liso.

Esse lance de elétrica eu não manjo simplesmente nada hahaha, senão já tinha botado fogo na casa aqui.
Vou te falar que pra mim o Snow Leopard até hoje foi a melhor versão do MacOSX que usei, inclusive tenho o DVD de instalação aqui, de lá pra cá não sei te dizer qual versão do MacOS "chegou perto" do Snow Leopard em questão de desempenho e velocidade.

Realmente o design desses Mac são coisa de louco, sempre quiz ter um desse na época, sem falar que o teclado pra digitação é sensacional, achei muito melhor do que o teclado dos MacBooks White. 

AAAAEEEEE, sim são essas teclas mesmo, muito obrigado Marcão, cara nem tenho palavras pra agradecer por toda a ajuda fornecida, vamos nos falando via MP.

o Snow é o que há! é disparado o melhor Mac OS de todos os tempos!

ahh, e o teclado desses MacBooks é uma coisa absurda! muito bom! eu estranho um pouco porque hoje em dia a gente tá acostumado com as teclas um pouco mais afastadas umas das outras, e nesse teclado aí é uma coladinho na outra. mas acostuma rapidinho, e depois que acostuma o cara não quer digitar em outra coisa! é muito bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, marcosfisica disse:

que mané grana que nada! quando eu ir a SP me paga uma gelada! rsrssrsrsr

tranquilo cara. nem esquenta. essas coisas antigas assim servem mais pra gente ajudar um ao outro e não pra ganhar dinheiro.

acho que não consigo enviar amanhã (hoje, terça). mas na quarta ou no máximo quinta te envio.

Abraço. 

o Snow é o que há! é disparado o melhor Mac OS de todos os tempos!

ahh, e o teclado desses MacBooks é uma coisa absurda! muito bom! eu estranho um pouco porque hoje em dia a gente tá acostumado com as teclas um pouco mais afastadas umas das outras, e nesse teclado aí é uma coladinho na outra. mas acostuma rapidinho, e depois que acostuma o cara não quer digitar em outra coisa! é muito bom!

Hahaha pode deixar, quando aparecer por aqui a gente toma "uma", aí já resolvemos essa questão aí.

Fica tranquilo, sem pressa, envie quando puder não tenho pressa não Marcão.

Abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...