Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Voltei pro Mac! Mas minha experiência com o mouse está sendo um pesadelo...


y0shi

Posts Recomendados

Recentemente voltei pro Mac depois de uns 6 anos longe dele. Vi que os reviews do M1 eram extremamente positivos e representavam aquela tendência de sempre da Apple de surpreender e pular anos na frente de todo mundo, então resolvi pegar um MacBook Air M1!

De cara já senti o poder que essa máquina tem, fiquei extremamente surpreso com a velocidade e capacidade da bateria! No MacOS não senti tantas evoluções práticas, me pareceu ser o mesmo sistema de sempre com algumas melhorias, porém uma coisa que está me deixando bem triste é a experiência com o mouse. 

Eu nunca gostei de fato da aceleração do mouse no macOS, mas ok, dá pra acostumar com isso, porém o primeiro dos problemas é que não consigo setar uma direção de scroll independente pro mouse e pro trackpad, algum deles tem que ficar contra intuitivo. Ok, existem apps que fazem isso, porém todos eles estão sofrendo com bugs onde o scroll reverso "briga" e em alguns casos ele volta um pouco o scroll. Todas as alternativas tem reclamações abertas quanto a isso e me parece que foi algo implementado no Monterey que causa esse bug. Já vi muita gente pedindo pra implementar isso nativamente no macOS, a resposta da Apple é sempre no sentido disso ser intencional, agora que implementaram algo que dificulta esses apps de terceiros de funcionar me parece que realmente não ligam mesmo.

Segundo, tentei usar um mouse bluetooth e um sem fio com antena USB nele, em ambos existe alguma interferência que faz o mouse dar um lag as vezes, ou do nada parar de responder e um segundo depois dar um pulo. É um comportamento bem irritante quando vc está tentando trabalhar e o mouse simplesmente não te obedece. Ambos os mouses uso normal no meu antigo Dell véio de guerra, na mesma mesa, na mesma sala, com o mesmo monitor plugado, ou seja, se fossem fatores externos iria acontecer com o Dell também. 

Aí me pergunto, é pra ser tão traumático assim usar um mouse? Eu quero usar ele, estou acostumado, não queria só usar o trackpad. Alguém aí tem alguma dica que me faça ter uma experiência mais suave em relação a isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu adoro a rolagem natural e no Windows eu tenho o mesmo problema, não tem onde trocar o sentido da rolagem de forma nativa!

O que eu uso para resolver esse problema, mouses da Logitech. Tem o anywhere (eu acho) e o master mx. Tem um app que você instala e tem como trocar o sentido da rolagem (no Windows também).
Com esses Mouses eu nunca tive problema! Sem falar que os mouses são sensacionais (tem review no MacMagazine).

Vi relatos aqui de pessoas que tiveram problema com o bluetooth, mas com o dongle que vem nele, vai que vai!

Eu sei que é uma solução que envolve investimento, mas é a única que eu conheço!


Sent from my iPhone using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda estou no Big Sur, nele uso o Scroll Reverser com essa configuração e funciona muito bem:

image.png

Não tenho nenhum dos problemas que você relatou, como travamentos ou "pulos" do mouse. Uso um Mi Silent Mouse conectado pelo bluetooth. E com outros dispositivos no bluetooth como um teclado e fones, nenhum problema nesse sentido. Realmente não sei dizer se vou ter algum tipo de problema quando atualizar para o Monterrey.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei te responder sobre a rolagem Natural, até pq eu sempre odiei ela hehehehe… sempre usei a normal e é a primeira coisa q faço quando vem essa natural, é reverter ela ehehehehe

Quanto ao mouse, vc tá usando algum da Logitec? Se não me engano da série MX? Pois estes geral teve problemas com o M1 exatamente relatados por vc, porém parece ser algo bem específico com a marca mesmo. Eu aqui tenho um Xiaomi Mi Sillent e tbm um vertical chinês da marca Dareu, ambos usados diretamente via bluetooth e eles não possuem nenhum delay nem nada do tipo desde q peguei meu Air M1 😉

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LeBaldi disse:

Não sei te responder sobre a rolagem Natural, até pq eu sempre odiei ela hehehehe… sempre usei a normal e é a primeira coisa q faço quando vem essa natural, é reverter ela ehehehehe

Quanto ao mouse, vc tá usando algum da Logitec? Se não me engano da série MX? Pois estes geral teve problemas com o M1 exatamente relatados por vc, porém parece ser algo bem específico com a marca mesmo. Eu aqui tenho um Xiaomi Mi Sillent e tbm um vertical chinês da marca Dareu, ambos usados diretamente via bluetooth e eles não possuem nenhum delay nem nada do tipo desde q peguei meu Air M1 😉

Interessante! Bom saber, ambos são da Logitech, mas não é da série MX, um é M525 acho e o outro não lembro, mas sei que é inferior por ser de antena. Duro é ficar comprando mouse pra testar rs. Eu gosto da Logitech também, uso eles há muitos anos e é uma tristeza saber que meus mouses não funcionam direito num Mac desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, jeanduarte disse:

Ainda estou no Big Sur, nele uso o Scroll Reverser com essa configuração e funciona muito bem:

image.png

Não tenho nenhum dos problemas que você relatou, como travamentos ou "pulos" do mouse. Uso um Mi Silent Mouse conectado pelo bluetooth. E com outros dispositivos no bluetooth como um teclado e fones, nenhum problema nesse sentido. Realmente não sei dizer se vou ter algum tipo de problema quando atualizar para o Monterrey.

Esse bug dele "brigar" é só no Monterey, baixei o scroll reverser de novo aqui e estou usando o trackpad com esse app ativado pra reverter o trackpad. Vez ou outra ele começa a "brigar" com a config nativa do macOS e tenta rolar na direção contrária.

Bizarro ver que tenho um Mac que é um monstro de máquina mas peca em coisas bestas. Na verdade mouse sempre foi um problema pra Apple, eles insistiram em mouse de um botão durante décadas e quase todos os mouses que lançaram são ruins de ergonomia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma olhada nesse tópico... o pessoal tem encontrado alguns contornos pros problemas do mouse... pra alguns funciona... pra outros não... tem que ir tentando ai hehehehe

Quanto a direção de rolagem eu acabei de ver aqui... ele tem a config pro track e pro mouse... só que ambos são interligados hahaaha... poderia muito bem ser separado né

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui tenho um Air M1 e uso com um Logitech G305, não tenho problemas de lag ou nada do tipo.

Pode ser só um bug simples de resolver, tente ESTE procedimento.

Se o procedimento acima não resolver, parece bobo mas não custa perguntar: você já experimentou usar essa máquina com mouse bluetooth em outro ambiente? Explico: eu já tive esse problema no meu hackintosh e era interferência de outro dispositivo, no caso minha placa WiFi que ficava próxima ao receptor do mouse (plugado numa USB traseira da máquina). Também já vi esse tipo de interferência em outros dispositivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

Aqui tenho um Air M1 e uso com um Logitech G305, não tenho problemas de lag ou nada do tipo.

Pode ser só um bug simples de resolver, tente ESTE procedimento.

Se o procedimento acima não resolver, parece bobo mas não custa perguntar: você já experimentou usar essa máquina com mouse bluetooth em outro ambiente? Explico: eu já tive esse problema no meu hackintosh e era interferência de outro dispositivo, no caso minha placa WiFi que ficava próxima ao receptor do mouse (plugado numa USB traseira da máquina). Também já vi esse tipo de interferência em outros dispositivos.

Então, uma coisa que percebi é que a maioria das pessoas que não tem problema usam um mouse Bluetooth 4.0 pra cima (low energy), esse meu é 3.0. 

No Monterey eles removeram essa opção de resetar o módulo bluetooth, existe um comando via terminal que tentei mas não funcionou. 

Não cheguei a usar esse Mac com mouse em outro ambiente, mas já usei o mesmo mouse no mesmo ambiente, mesa, monitor, etc, só que com o Dell que usava antes e nunca tive problemas, a única variável que mudou foi o Mac.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, y0shi disse:

Esse bug dele "brigar" é só no Monterey, baixei o scroll reverser de novo aqui e estou usando o trackpad com esse app ativado pra reverter o trackpad. Vez ou outra ele começa a "brigar" com a config nativa do macOS e tenta rolar na direção contrária.

Bizarro ver que tenho um Mac que é um monstro de máquina mas peca em coisas bestas. Na verdade mouse sempre foi um problema pra Apple, eles insistiram em mouse de um botão durante décadas e quase todos os mouses que lançaram são ruins de ergonomia. 

Que loucura isso. Vi o aviso na home do Scroll Reverser mesmo disso. Mais um motivo pra eu me manter no Big Sur por um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra atualizar todo mundo e ajudar quem possa estar passando pelo mesmo problema, peguei um mouse com fio emprestado e estou usando o MOS, um app estilo Scroll reverser. Não sei qual foi, mas a combinação de ambos deixou tudo muito mais liso, só não queria usar mouse com fio mais. Vou tentar ver se consigo um mouse não Logitech pra ver se funciona, mas já dá um alívio conseguir usar um mouse que não me deixa maluco rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recentemente a Logitech atualizou o app “LogiOpition+” para o M1 (Silicon), tenta baixar e veja se resolve o seu problema.

Eu uso o MX Master 3 na mão direita e o MagicTrack pad 2 na mão esquerda e ambos rolam no mesmo sentido (só não lembro se está ambos no reverso ou no natural) sem lag e/ou delays, tudo no bluetooth.

Tenta aí e manda um salve se resolveu.

1AFABF61-D7BD-46E9-9469-D18D0CC3FCE5.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...