Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aumentar capacidade ou aposentar Macbook Pro 2015 ?


helenat

Posts Recomendados

Olá, boa tarde !

 

Tenho um macbook Pro 2015 retina porém estou com problemas no armazenamento. Toda vez que sai uma atualização é um parto para fazer espaço, enfim...

Estou na dúvida entre comprar um SSD + adaptador e ir levando. Ou comprar um outro notebook (no caso sair da Apple pq tá muito caro e no momento não tenho dinheiro rs).

Se for para aumentar a memória, eu gastaria em torno de 130 euros. 

 

O que vocês acham ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meu amigo hoje, nunca pensei que diria isso, o melhor custo + benefício é o Air M1 da Apple, qualquer outro notebook lançado em 2021-2022 não sai por menos de 8.5k, sendo. o Air M1, o melhor custo benefício, pesquisando ou trazendo importado (PY), em torno de 6.5k, eu arriscaria o upgrade de SSD (o adaptador sair em torno de 30-70 reais), já o SSD, iria pra um de 512GB no máximo, se for usar Boot Camp, então iria pra pelo menos 1TB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de onde vc está, já que comentou em gastar em Euros... aqui no BR o cenário de portáteis anda muito custoso, com o amigo acima disse, por incrível que pareça hoje um Air M1 chega a ser mais barato que notebooks equivalentes, os mais baratos são os de baixíssima qualidade, principalmente com telas em ridicula resolução em HD com painel TN... agora fora do BR não sei bem como está o cenário. Se for algo parecido ainda vale mais o upgrade, principalmente se em desempenho geral ele ainda rende bem, e se ele ainda for em HDD vc com ctz deixa ele mais esperto ainda com o SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2022 at 14:46, LeBaldi disse:

Depende de onde vc está, já que comentou em gastar em Euros... aqui no BR o cenário de portáteis anda muito custoso, com o amigo acima disse, por incrível que pareça hoje um Air M1 chega a ser mais barato que notebooks equivalentes, os mais baratos são os de baixíssima qualidade, principalmente com telas em ridicula resolução em HD com painel TN... agora fora do BR não sei bem como está o cenário. Se for algo parecido ainda vale mais o upgrade, principalmente se em desempenho geral ele ainda rende bem, e se ele ainda for em HDD vc com ctz deixa ele mais esperto ainda com o SSD.

Então, levei numa assistência independente onde moro. O técnico disse que aparentemente tudo roda bem e que uma limpeza da máquina (de €50) deve melhorar o desempenho. Principalmente porque sou uma usuária "leve". Logo, não seria necessário fazer a extensão de memória mas que se eu quiser, ele faz o serviço por € 230.

A loja é especializada em Apple mas não é assistência "autorizada". O que vocês acham ? Vale a pena pagar essa limpeza ou tem como eu fazer em casa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá... 

Você não explicou muita coisa nem deu muitos detalhes. Então vamos fazer um exercício aqui para poder te ajudar. 

Se você tem um Macbook Pro 2015 significa que é um i7 com 16Gb de RAM e com 256 Gb ou 512 Gb de armazenamento. 

Logo, não vejo porque você precisaria aumentar a memória RAM ou o armazenamento. Se o espaço for de 256 Gb e está acabando, pelo que eu entendi, compra um SSD externo e guarde nele as coisas que você não precisa ter dentro do seu Macbook. Aprenda a gerenciar seu espaço. Se você não trabalha com edição de foto ou vídeo, 256 Gb são mais do que suficientes para você. 

Sobre trocar a máquina, se você é uma usuária leve como você diz, então seu computador dá e sobra por muito tempo ainda para as suas tarefas, mesmo sendo um i7 de 2015. 

Certamente um Macbook Pro de 2015 merece uma limpeza interna, troca de pasta no processador, limpeza das ventoinhas etc. Isso ajuda no resfriamento, logo, na velocidade geral da máquina. Você pode fazer isso sozinha, mas se não tem vontade ou coragem, pode pagar para o técnico fazer. Não sei onde você mora, mas como seus orçamentos foram em euros, então é em algum país da europa. Um almoço de casal pode custar entre 20 a 40 euros, então, uma limpeza por $50 me parece um preço bem razoável a se pagar. 

Neste momento eu faria a limpeza interna com toda certeza (acompanhe o técnico fazendo para ter certeza de que ele abriu, limpou, trocou pasta etc). 

Se as configurações da sua máquina forem diferentes ai é outra questão. 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia 

Eu faria o upgrade do SSD. Até dezembro 2021 eu estava usando um iMac 2010 que funcionava sem problemas. Meu uso: programas office, navegação, Windows virtualizado com Parallels e tudo rodava sem problemas. Só tive problema quando coloquei um monitor externo. Daí quando virtualizava o Windows ele engasgava. Sem o Windows ele rodava bem mesmo com o monitor externo. Portanto, acho que você tem máquina pra mais 5 anos. Por fim, concordo com o amigo aí de cima. Estou hoje com um M1 e é simplesmente de outro mundo 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trocar um MacBook desses sendo usuário leve me parece um pouco de consumismo. Mas isso eu estou te julgando no preconceito rsrs

Tenho um MBP2010 (upgrade de RAM e p SSD) veinho de guerra e ele está aguentando até hoje.

Faz tempo que estou com um projeto de trocar a pasta térmica dele, porém estou empurrando com a barriga pelo medo de dar alguma m* e não ter dinheiro para adquirir outro. As assistências autorizadas nem querem trocar essa pasta pois se der algum problema não tem peça mais. Faço as limpezas normais nele de poeira e sinto que se trocasse a pasta daria uma sobrevida para ele quando esquenta bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Marçal Nardelli disse:

Trocar um MacBook desses sendo usuário leve me parece um pouco de consumismo. Mas isso eu estou te julgando no preconceito rsrs

Tenho um MBP2010 (upgrade de RAM e p SSD) veinho de guerra e ele está aguentando até hoje.

Faz tempo que estou com um projeto de trocar a pasta térmica dele, porém estou empurrando com a barriga pelo medo de dar alguma m* e não ter dinheiro para adquirir outro. As assistências autorizadas nem querem trocar essa pasta pois se der algum problema não tem peça mais. Faço as limpezas normais nele de poeira e sinto que se trocasse a pasta daria uma sobrevida para ele quando esquenta bastante.

cara, faz a troca da pasta térmica. uma boa limpeza, lubrificação nos fans e troca da pasta térmica. fiz isso recentemente no meu iMac 2010 e bicho, é outra máquina! funcionando muito mais "frio".

esses MacBooks 2010 são mumuzinho de desmontar e trocar a pasta. meia dúzia de parafusos.

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Marçal Nardelli disse:

Trocar um MacBook desses sendo usuário leve me parece um pouco de consumismo. Mas isso eu estou te julgando no preconceito rsrs

Tenho um MBP2010 (upgrade de RAM e p SSD) veinho de guerra e ele está aguentando até hoje.

Faz tempo que estou com um projeto de trocar a pasta térmica dele, porém estou empurrando com a barriga pelo medo de dar alguma m* e não ter dinheiro para adquirir outro. As assistências autorizadas nem querem trocar essa pasta pois se der algum problema não tem peça mais. Faço as limpezas normais nele de poeira e sinto que se trocasse a pasta daria uma sobrevida para ele quando esquenta bastante.

 

MBP 2010 é bem simples de chegar no processador. Pega um vídeo no Youtube, um cafézinho, um pé de coelho e manda ver!

Ajuda demais. Certeza que seu MBP está precisando MUITO de uma nova pasta. 

 

Abs!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende e MUITO do seu uso.
Para um uso básico no dia a dia, o seu MacBook ainda dá para o gasto. Vc pode comprar um adaptador para o leitor de cartão e coloca um SD grande e move os arquivos que vc não usa com tanta frequência para lá. 
Ou vc pode comprar um SSD novo e instalar.

Mas pense também que já é um Mac antigo. Breve perde o suporte a novas versões de sistema e a tendência é desvalorizar mais e mais. Seria interessante também pensar em pegar um Mac já com Apple Silicon com um bom SSD e RAM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 05/03/2022 at 11:44, alex godoy disse:

 

MBP 2010 é bem simples de chegar no processador. Pega um vídeo no Youtube, um cafézinho, um pé de coelho e manda ver!

Ajuda demais. Certeza que seu MBP está precisando MUITO de uma nova pasta. 

 

Abs!

 

 

Quando vc falou do cafezinho, já imaginei aquele povo que derruba café e jaz um computador rsrs

Melhor só usar o pé de coelho rsrs

Teriam para me indicar uma pasta térmica boa? Diria a melhor se não estragar rápido e puder guardar para uma próxima.

Editado por Marçal Nardelli
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...