Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

>AJUDA< para quem quer se aventurar e comprar seu primeiro mac.


Antonio Neto23

Posts Recomendados

olá galera, 

 

Entao... estou querendo comprar meu primeiro mac e queria a ajuda com algumas coisas..

em primeiro lugar seria na mudança, tenho um notebook relativamente mt bom, dell G7 7588, porém sinto no dia-a-dia o peso dele e a falta de uma boa bateria, uso rotineiramente para faculdade, assistir séries/filmes e alguns jogos leves como league of legends e cs, avaliam que seria uma boa fazer a venda desse note e pegar um mac ? Além disso, meu medo é sentir dificuldades com o uso de programas e afins, o sistema da apple realmente tem esse problema ou é só um preconceito meu ?

 

 

em segundo lugar, estou entre um macbook air m1 de 512gb e 8gb ou vale a diferença e pegar um pro 13" m1 de 512gb 8gb?

outra dúvida tbm... esses dois somente tem duas portas usb-c de saída? 

 

 

 

acho que seria válido dizer que ja tenho uma boa gama de aparelhos da apple, ipad pro, iphone, airpods e apple watch, e por isso veio minha cogitação em mudar o pc, vejo que há mt qualidade nos produtos mas tenho um certo receio de ficar limitado em um pc mac.

 

 

e por último, bom sou leigo ainda em mac, mas queria saber se vai ter alguma atualização no mac pro de 13" ? vejo nas lojas sempre a descrição 2020....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio Neto23 Se você está em dúvida sobre o que vai rodar ou não no MacOS, você pode verificar isso antes de comprar o seu MAC por aqui.

Eu saí do Windows e mudei para o MacOS em 2019 (depois de usar o Windows por 12 anos), e nunca tive problemas relacionados a compatibilidade de programas. Praticamente tudo que você usa hoje no Windows, é possível usar no Mac também.

Sobre a dúvida entre o MacBook Air vs Pro M1, eu iria de Pro M1, e o motivo é muito simples: é porque esse é o que eu tenho o MacBook Pro M1 consegue manter o mesmo desempenho por longos períodos, mesmo quando submetido a cargas de trabalho mais pesadas, justamente pelo fato dele ter uma ventoinha. O pessoal geralmente despreza isso, mas essa ventoinha tem impacto no desempenho sim.

O Air M1 tem um desempenho tão bom quanto o PRO, sério, ele não deve em nada, mas quando submetido a tarefas mais puxadas e de longa duração, o desempenho dele vai sofrer uma redução, justamente pela falta da ventoinha, afinal, não tem almoço grátis. O Air, pelo design fanless acaba sendo muito mais sensível ao aquecimento do que o MacBook Pro.

Além do que, o MacBook Pro tem Trackpad maior, uma tela com mais brilho (20%, pra ser mais específico), e uma bateria um pouco maior, o que resulta em um pouco mais de autonomia.

Em suma:

MacBook Pro M1: extrai o melhor desempenho do M1 no corpo de um notebook; melhor do que isso, só o Mac Mini.

MacBook Air M1: Extrai o melhor custo-benefício do M1 no corpo de um notebook.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antonio Neto23 disse:

mas queria saber se vai ter alguma atualização no mac pro de 13" ?

Eu acho que não vai ter mais nenhuma atualização nesse MacBook Pro de 13"; essa nova geração de Macs 14" veio para substituí-los. Por isso eu acredito que esse seja um ótimo momento para compra-los: você consegue comprar um MacBook M1 (novo), por um ótimo preço - geralmente abaixo dos 10 mil aqui no fórum. 

 

Editado por Padre Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Padre Fábio Melado disse:

Eu acho que não vai ter mais nenhuma atualização nesse MacBook Pro de 13"; essa nova geração de Macs 14" veio para substituí-los. Por isso eu acredito que esse seja um ótimo momento para compra-los: você consegue comprar um MacBook M1 (novo), por um ótimo preço - geralmente abaixo dos 10 mil aqui no fórum. 

 

mano, valeu demais. Voce pôde esclarecer mt coisa

sobre essa questão de versão, olhando essa matéria aqui: 

https://macmagazine.com.br/post/2022/02/07/macbook-pro-com-chip-m2-nao-devera-ter-tela-promotion/

 

será se valeria esperar esses lançamentos ou ir já num pro 13"?  realmente, eu encontrei preços muito bons, no forum de classificados rapido se acha abaixo dos 9,8k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Antonio Neto23 disse:

será se valeria esperar esses lançamentos

Nisso eu realmente não consigo opinar; mas nos canais do YouTube gringo, os caras dedicam várias horas a esse tema: comprar o que tem disponível agora, ou esperar o próximo lançamento?

Se te interessar, você pode dar uma olhada:

 

 

e continua…

Editado por Padre Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu abandonei Windows ali por volta de 2017... porém eu abandonei por meio de Hackintosh (instalar o MacOS em PC)... usei muito tempo em um desktop... em 2020 fui pra um notebook também com hackintosh e final do ano passado tive a oportunidade de pegar o meu atual Air M1... no geral não senti nenhum problema de uso, 99% do que eu usava em Windows eu podia tbm usar no Mac... recentemente só que tive um pequeno problema pra usar 1 programa bem específico de fórmulas matemáticas, mas acabei conseguindo instalar o Windows ARM pelo Parallels e com isso tenho contornado o uso (Faço e exporto as formulas e depois uso no mac mesmo)

Agora fique ciente a questão de games... MacOS não combina com jogos... ele até tem os seus nativos... mas são muito poucos... hoje vc até pode instalar o Parallels e rodar com o Windows ARM igual tenho feito, porém tem que ter em mente que vc vai emular um sistema dentro de outro e principalmente a RAM vai ser um grande limitante

No mais eu sou muito feliz com esse meu Air... qualidade sensacional de tela... bateria que pra uso em recreação (internet e videos) se eu uso em ambiente escuro ele chega a durar de boa 3 dias! (Trabalhando sempre uso na tomada mesmo)... E potência de sobra pro meu trabalho (Sou Diagramador de livros e apostilas didáticos)... então mesmo abusando ainda com Indesign, Photoshop, Illustrator, Chrome (comedor de RAM) e Word... ele NUNCA travou... a pressão da RAM fica bem forte mas nunca chegou no vermelho... e isso tudo em só 8GB ein! E quanto ao processador eu tbm acho incrivel... ele mesmo trabalhando ele se mantém muito frio... recentemente fiz o thermalmod de por thermalpad ligando a chapa dissipadora do CPU na tampa de baixo... e ele tem demora e muito pra esquentar! Trabalhando mesmo ele mal passa de 40C em dias quentes... dias mais amenos como hoje com 25C no momento ele está com 30C... já quando tenho que fechar algum pacote e tal ele sobe mais mas tem ficado entre 55 e 60C... o que nessa temperatura ele não faz throttloling (sem o mod fica um pouco mais quente e dai ele já começa a baixar o clock sim... mas comigo mesmo eu cheguei aos 100C somente 1x que foi quando precisei descompactar um arquivo de 100GB... demorei cerca de 40min hahahaha... mas ele só foi passar nos 80C mesmo depois de cerca de 20min)

Agora quanto à atualização mesmo... muito dificil saber... tem marcado ai acho que pra março um evento da Apple onde eles podem lançar algumas coisas novas... mas por hora é tudo rumor... ao meu ver vale sim vc pegar um 2020 hoje... usar e dai sim quando lançar algo atualizado vc vende e compra ele... lembrando que produtos Apple tem baixa desvalorização... mas claro... tudo tem que ver se vale... muita gente deixou de comprar o Pro 13" esperando os de 14" e 16" achando que seriam uma diferença pouca... e acabou que chegou lotado de tecnologia custando mais de 2x 😅

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Antonio Neto23

 

Meus pitacos...

O chip M1 é incrível, para navegar, edição de fotos, assistir séries etc você terá uma ferrari em mãos. A bateria é inacreditavelmente longa.

Eu uso o meu Air M1 para editar vídeo, mesmo com apenas 8gb de RAM. Não se compara ao meu computador dedicado, mas funciona muito bem.

 

Sobre o Pro ou o Air... O Air é definitivamente o melhor custo benefício. Mesmo chip do Air. Só que por causa da refrigeração, o Pro consegue ser de 15% a 20% mais potente. Existe um mod que dá pra fazer no Air que acaba empatando as duas máquinas. 

Mas na vida real você só consegue fazer uso da ventoinha se fizer uma renderização de vídeo ou exportação de centenas de fotos. Em 99% do tempo os dois vão responder igual.

Eu particularmente comprei o Air e gastei a diferença de $ do pro em acessórios como SSD externo.

 

Praticamente todos os programas Windows estarão no MacOS. Tem que precisar de algo muito específico para não existir versão para Mac.

Jogar em Mac não é legal. Desista ou se contente com jogos realmente muito leves. 

 

Finalmente... sempre existirá alguma novidade, algum lançamento. 

Para este ano estão prevendo um novo Macbook Pro 13 e um novo Macbook Air com várias cores, ambos usando chip M2. Se for esperar pelo próximo lançamento você nunca comprará nada. 

 

O lado bom do Mac é que perde-se pouco dinheiro na revenda (isso não vale para Macs Intel neste momento), um Air ou Pro M1 vai vender bem em 2, 3 anos, quando você quiser migrar para alguma novidade ou mesmo para os verdadeiramente Pro de 14" ou 16".

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, alex godoy disse:

Para este ano estão prevendo um novo Macbook Pro 13

Cara, isso eu acho difícil. Acredito que esse Pro de 13” morreu e o substituto dele é o Pro de 14”. Se não isso, então qual é o sentido da Apple manter um Pro de 13” e um Pro de 14” lado a lado no seu lineup? 
 

O que vai acontecer é que o Pro de 14” vai acabar canibalizando as vendas do Pro de 13”; acho que o único que vai permanecer com esse tamanho de 13” pra 2022 vai ser apenas o Air. 

Editado por Padre Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Padre Fábio Melado disse:

Cara, isso eu acho difícil. Acredito que esse Pro de 13” morreu e o substituto dele é o Pro de 14”. Se não isso, então qual é o sentido da Apple manter um Pro de 13” e um Pro de 14” lado a lado no seu lineup? 
 

O que vai acontecer é que o Pro de 14” vai acabar canibalizando as vendas do Pro de 13”; acho que o único que vai permanecer com esse tamanho de 13” pra 2022 vai ser apenas o Air. 

Depende, pelo q eu li esse de 13 vai continuar com a tela Retina de LCD (só nisso vai baratear e muito)… assim como vão retirar também a touchbar (mais barato novamente)… ou seja… acredito só que vão atualizar os base, até mesmo pra resolver críticas como a saída hdmi, uso de 2 monitores e etc… pois hoje o gap de preço do Pro de 13 para o de 14 é muito grande, então talvez com um cpu mais potente vc aproxime dos irmãos maiores porém com uma especificação mais simples do geral. Então vai de nicho ainda… quem quer algo C/B vão para os de 13… se quer tela vai pros de 14… até pq nem sempre a pessoa faz uso de fato da tela, eu mesmo a maior parte do tempo uso ele fechado em uma TV externa… só faço uso da tela mesmo se tenho trabalho remoto ou quando vou pra chácara dos meus pais… ou seja… meu uso pagar (muito) a mais só pela tela maior e com muito qualidade onde a maior parte do tempo ela fica fechada, não faria muito sentido 

2 horas atrás, alex godoy disse:

@Antonio Neto23

 

Meus pitacos...

O chip M1 é incrível, para navegar, edição de fotos, assistir séries etc você terá uma ferrari em mãos. A bateria é inacreditavelmente longa.

Eu uso o meu Air M1 para editar vídeo, mesmo com apenas 8gb de RAM. Não se compara ao meu computador dedicado, mas funciona muito bem.

 

Sobre o Pro ou o Air... O Air é definitivamente o melhor custo benefício. Mesmo chip do Air. Só que por causa da refrigeração, o Pro consegue ser de 15% a 20% mais potente. Existe um mod que dá pra fazer no Air que acaba empatando as duas máquinas. 

Mas na vida real você só consegue fazer uso da ventoinha se fizer uma renderização de vídeo ou exportação de centenas de fotos. Em 99% do tempo os dois vão responder igual.

Eu particularmente comprei o Air e gastei a diferença de $ do pro em acessórios como SSD externo.

 

Praticamente todos os programas Windows estarão no MacOS. Tem que precisar de algo muito específico para não existir versão para Mac.

Jogar em Mac não é legal. Desista ou se contente com jogos realmente muito leves. 

 

Finalmente... sempre existirá alguma novidade, algum lançamento. 

Para este ano estão prevendo um novo Macbook Pro 13 e um novo Macbook Air com várias cores, ambos usando chip M2. Se for esperar pelo próximo lançamento você nunca comprará nada. 

 

O lado bom do Mac é que perde-se pouco dinheiro na revenda (isso não vale para Macs Intel neste momento), um Air ou Pro M1 vai vender bem em 2, 3 anos, quando você quiser migrar para alguma novidade ou mesmo para os verdadeiramente Pro de 14" ou 16".

 

Abs.

Esse mod eu fiz no meu… mas nem foi tanto pelo desempenho… pois como uso ele mais fechado eu não queria ficar jogando calor pra tela… então com esse mod eu jogo todo o calor pra tampa debaixo e assim a parte da tela fica fresquinha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LeBaldiPor que a Apple não adotou a mesma estratégia com o modelo de 15”?

O de 15” nem chegou a ver o M1, já foi logo substituído  pelo de 16”, assim como o de 13” será pelo de 14”. 

E no quesito preço, o que carrega o objetivo de ser “barato” é o Air, não o Pro. Eu duvido que a Apple mantenha um lineup tão estranho - 13” Pro e 14” Pro sendo vendidos lado a lado - apenas para os seus consumidores terem acesso a uma opção mais acessível. 

Não parece ser o tipo de coisa que a Apple faz. 
 

 

Editado por Padre Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Padre Fábio Melado disse:

@LeBaldiPor que a Apple não adotou a mesma estratégia com o modelo de 15”?

O de 15” nem chegou a ver o M1, já foi logo substituído  pelo de 16”, assim como o de 13” será pelo de 14”. 

E no quesito preço, o que carrega o objetivo de ser “barato” é o Air, não o Pro. Eu duvido que a Apple mantenha um lineup tão estranho - 13” Pro e 14” Pro sendo vendidos lado a lado - apenas para os seus consumidores terem acesso a uma opção mais acessível. 

Não parece ser o tipo de coisa que a Apple faz. 
 

 

Tem que ver a produção do display... é a mesma coisa a gente achar estranho hoje todo notebook ser de 15,6... pq não 17? e 14? Simplesmente por conta de produção... vemos o mesmo acontecendo com TVs... pode ver que TVs de qualidade sumiram dos tamanhos de 32"... até mesmo as de 40/43 estão começando a ficar dificeis de achar... e tudo vai pela produção... então um display de 15 as vezes não compensava a produção... porém veja como tem demanda os de 13... sempre teve e acredito que sempre vai ter... por isso mesmo que ainda acredito em atualizações no Air e Pro de entrada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Viadão bonito. disse:

@LeBaldiVocê está falando groselha! o cara ali está falando em termos de lineup e posicionamento de produto, e você me vem com produção?

Mas enfim, você está CERTÍSSIMO, mal posso esperar pelo novos MacBooks Pro, nos tamanhos: 11", 12", 13", 14", 15", 16", 17", 18",  porque afinal de contas, "Tem que ver a produção do display...".

 

 

Cara vc é totalmente contraditório... falei EXATAMENTE de não ter os tamanhos por questões de disponibilidade de display... e vc me fala ironicamente que esperaremos 1 polegada de cada... o que é totalmente o contrário ... mas enfim... o que esperar de um user que acabou de ser registrado a não ser causar por causar né 🙄

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/02/2022 at 15:11, LeBaldi disse:

Olha eu abandonei Windows ali por volta de 2017... porém eu abandonei por meio de Hackintosh (instalar o MacOS em PC)... usei muito tempo em um desktop... em 2020 fui pra um notebook também com hackintosh e final do ano passado tive a oportunidade de pegar o meu atual Air M1... no geral não senti nenhum problema de uso, 99% do que eu usava em Windows eu podia tbm usar no Mac... recentemente só que tive um pequeno problema pra usar 1 programa bem específico de fórmulas matemáticas, mas acabei conseguindo instalar o Windows ARM pelo Parallels e com isso tenho contornado o uso (Faço e exporto as formulas e depois uso no mac mesmo)

Agora fique ciente a questão de games... MacOS não combina com jogos... ele até tem os seus nativos... mas são muito poucos... hoje vc até pode instalar o Parallels e rodar com o Windows ARM igual tenho feito, porém tem que ter em mente que vc vai emular um sistema dentro de outro e principalmente a RAM vai ser um grande limitante

No mais eu sou muito feliz com esse meu Air... qualidade sensacional de tela... bateria que pra uso em recreação (internet e videos) se eu uso em ambiente escuro ele chega a durar de boa 3 dias! (Trabalhando sempre uso na tomada mesmo)... E potência de sobra pro meu trabalho (Sou Diagramador de livros e apostilas didáticos)... então mesmo abusando ainda com Indesign, Photoshop, Illustrator, Chrome (comedor de RAM) e Word... ele NUNCA travou... a pressão da RAM fica bem forte mas nunca chegou no vermelho... e isso tudo em só 8GB ein! E quanto ao processador eu tbm acho incrivel... ele mesmo trabalhando ele se mantém muito frio... recentemente fiz o thermalmod de por thermalpad ligando a chapa dissipadora do CPU na tampa de baixo... e ele tem demora e muito pra esquentar! Trabalhando mesmo ele mal passa de 40C em dias quentes... dias mais amenos como hoje com 25C no momento ele está com 30C... já quando tenho que fechar algum pacote e tal ele sobe mais mas tem ficado entre 55 e 60C... o que nessa temperatura ele não faz throttloling (sem o mod fica um pouco mais quente e dai ele já começa a baixar o clock sim... mas comigo mesmo eu cheguei aos 100C somente 1x que foi quando precisei descompactar um arquivo de 100GB... demorei cerca de 40min hahahaha... mas ele só foi passar nos 80C mesmo depois de cerca de 20min)

Agora quanto à atualização mesmo... muito dificil saber... tem marcado ai acho que pra março um evento da Apple onde eles podem lançar algumas coisas novas... mas por hora é tudo rumor... ao meu ver vale sim vc pegar um 2020 hoje... usar e dai sim quando lançar algo atualizado vc vende e compra ele... lembrando que produtos Apple tem baixa desvalorização... mas claro... tudo tem que ver se vale... muita gente deixou de comprar o Pro 13" esperando os de 14" e 16" achando que seriam uma diferença pouca... e acabou que chegou lotado de tecnologia custando mais de 2x 😅

Deixa eu te perguntar uma coisa: é possível expandir a RAM do Air posteriormente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, aquelemilk disse:

Deixa eu te perguntar uma coisa: é possível expandir a RAM do Air posteriormente?

De todos os M1 infelizmente não é possível nenhum tipo de upgrade, pois CPU, RAM e SSD são soldados diretamente na placa mãe 😔

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...