Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fóruns - Quais você acessa ou acessava e por quê?


Amigos

Posts Recomendados

Olá amigos!

Eu sempre fui fã de fóruns e sempre participei ativamente de alguns. Infelizmente, eles vêm aos poucos caindo no esquecimento, principalmente aqueles em português.  Por esse motivo decidi perguntar à vocês,  que ainda acompanham este pelo qual escrevemos, sobre quais as suas experiências com os mesmos. Quais fóruns você acessa ou acessava regularmente? Quais os assuntos? Enfim, a ideia é falar tudo relacionado à fóruns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para começar, deixe-me falar de minhas experiências. Como meus assuntos preferidos giram em torno de tecnologia, áudio e música, usava muito os fóruns relacionados ao tema. Lembro-me de em meados dos anos 2000 acessar diariamente o HydrogenAudio, que era como uma espécie de local de encontro para falar sobre codificação de áudio, com diversos usuários experientes trocando detalhes técnicos das implementações de alguns deles. Lá também eram organizados "listening tests", onde nós usuários comparávamos diferentes codecs, sempre em busca da melhor qualidade consumindo o menor espaço possível, afinal era época de armazenamento bastante limitado.

Também me recordo dos diversos fóruns de bandas. Era através deles que eu me informava sobre lançamentos futuros, relançamentos e shows. Fiz muitas amizades e inclusive cheguei a organizar algumas viagens com outros membros para assistirmos aos shows. Uma das histórias mais marcantes foi poder passar um final de semana com uma de minhas bandas favoritas. Um dos membros, que era amigo pessoal do baterista, havia me informado de que a banda iria se apresentar em São Paulo e, em seguida, partiria para Florianópolis para tirar alguns dias de descanso, sendo que ele os acompanharia. Aproveitei a oportunidade e não só conheci parte do litoral catarinense, mas também pude jogar muita conversa fora com os integrantes, quase como se fossemos amigos íntimos.

Atualmente, acesso os poucos fóruns que ainda sobraram com uma comunidade ativa, destacadamente o Audio Science Review, para quem gosta de analises um pouco mais técnicas de equipamentos de som, e o Head-Fi para acompanhar as opiniões dos novos produtos. O MacRumors também faz parte desses sobreviventes e, ao menos uma vez por semana, dou uma olhada lá para ver as novidades.

Enfim, agora contém vocês suas experiências e memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deixe o forum morreeeeeeeer, não deixe o fórum acabaaaaaaar....🤣🤣🤣🤣

O primeiro forum que tenho memória de frequentar assiduamente foi o finado MacNews Brasil, assim que comprei meu primeiro mac, lá pela metade dos anos 2000. Depois passei a frequentar  este fórum e continuo até hoje. Além do macmagazine, frequento também o MacRumours e mais recentemente o Tinker Different (https://tinkerdifferent.com) que é voltado pra computação retro, macs antigos, etc.

Infelizmente a tendencia é que os fóruns sejam substituídos pelos grupos no Facebook. É uma pena. A grande vantagem do fórum é que voce precisa sentar e pensar no que vai escrever, responder. Te exige calma, pensar e raciocinar uma resposta ou pergunta. No Facebook não, é muito rápido e simples postar qualquer coisa. Todo mundo ta com o celular na mão o tempo todo, disponível pra escrever qualquer coisa. Então é muito fácil uma conversa descambar pra uma discussão sem sentido. Sem falar na desorganização. Voce tem uma quantidade enorme de informação mas muito desorganizada. Mas é meio inevitável, está tudo migrando pro Facebook. Eu que gosto de retrocomputação por exemplo, encontro comunidades enormes e super ativas no Facebook, coisa que não encontro aqui.

Esse fenômeno de "facebookização" parece mais intenso no Brasil. Lá fora voce ainda encontra fóruns bastante ativos dos mais variados assuntos. Aqui é cada vez mais difícil. O fórum aqui do MacMagazine, por exemplo, tem se transformado cada vez mais num imenso classificados. A maioria esmagadora de posts é sobre compra/venda de alguma coisa. Nada contra, acho algo importante e útil. Já comprei e vendi coisas aqui. Mas não pode ser que 90% do fórum seja apenas isso! Não é possível que a gente não tenha uma comunidade interessada em discutir assuntos diversos do mundo Apple sem ser compra e venda de iPhone.

No fundo a verdade é que, independente de ser forum ou não, ninguém mais lê nada. As pessoas não querem mais ler. A onde do momento é vídeo, e vídeo pequeno (vide o sucesso do TikTok). A sociedade em geral está passando por um processo de idiotização generalizada. Ninguém mais tem "paciência" pra ler um texto ou assistir um vídeo longo. Isso tá virando um nicho cada vez mais restrito. Algo apenas para os mais velhos. Quer apostar que a imensa maioria dos usuários que vai se dar ao trabalho de ler e responder essa thread aqui é gente com mais de 35-40 anos? Não acredito que a meninada de 20 e poucos que passa o dia inteiro pendurado no iPhone vai se dar ao trabalho de ler/responder isso aqui. Em geral o único tipo de post que eles engajam aqui é sobre bateria do iPhone! 🤣

Os fóruns vão virar cada vez mais nicho. De gente mais velha, entusiastas de tecnologia ou de algum produto. Talvez isso até não seja ruim.  Já imaginou um lugar onde a gente possa discutir Apple, mac, tecnologia, ciência, etc, e não apenas venda de iPhone ou duração/saúde de bateria? 🤣🤣🤣

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Nossa, eu acessava vários fóruns

Audiolist (áudio e eletrônica), Macnews, Macmagazine, HTForum (Audio), UnoClub (Fiat  Uno). 

Me parece que tudo o que não está integrado ao celular e não te manda notificação já está morrendo. Uma parte dos fóruns que eu participava, virou um grupo de WhatsApp ou Telegram e outros foram engolidos pela LGPD. No final das contas, quem quer informação de qualidade, vai precisar saber falar inglês. Não sei se os gringos passaram pelo mesmo do que nós, mas é fato que é muito mais fácil obter uma resposta num fórum gringo do que no Brasil. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/02/2022 at 18:13, marcosfisica disse:

 

No fundo a verdade é que, independente de ser forum ou não, ninguém mais lê nada. As pessoas não querem mais ler. A onde do momento é vídeo, e vídeo pequeno (vide o sucesso do TikTok). A sociedade em geral está passando por um processo de idiotização generalizada. Ninguém mais tem "paciência" pra ler um texto ou assistir um vídeo longo. Isso tá virando um nicho cada vez mais restrito. Algo apenas para os mais velhos. Quer apostar que a imensa maioria dos usuários que vai se dar ao trabalho de ler e responder essa thread aqui é gente com mais de 35-40 anos? Não acredito que a meninada de 20 e poucos que passa o dia inteiro pendurado no iPhone vai se dar ao trabalho de ler/responder isso aqui. Em geral o único tipo de post que eles engajam aqui é sobre bateria do iPhone! 🤣

 

Provavelmente em 1999 alguém iria dizer que o povo do fórum tinha preguiça de ler um livro e por isso ficava querendo resposta mastigada em grupo de discussão na internet! Toda vez que ocorre uma mudança de paradigma, o povo mais velho culpa, de alguma forma, o povo mais novo chamando-os de preguiçosos ou algo que o valha. 

Eu acho muito bacana que haja outras mídias que consiga capturar a atenção das pessoas e fazê-las esfriarem um pouco a cabeça. Assumo que, depois que comecei a trabalhar dando 30-40 aulas por semana, ficou difícil ter paciência para ler/postar coisas muito elaboradas em fóruns. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ferrari disse:

Me parece que tudo o que não está integrado ao celular e não te manda notificação já está morrendo. 

 

 

isso é um fato! e pra mim é uma das maiores merdas da vida moderna!

5 horas atrás, ferrari disse:

Provavelmente em 1999 alguém iria dizer que o povo do fórum tinha preguiça de ler um livro e por isso ficava querendo resposta mastigada em grupo de discussão na internet! Toda vez que ocorre uma mudança de paradigma, o povo mais velho culpa, de alguma forma, o povo mais novo chamando-os de preguiçosos ou algo que o valha. 

Eu acho muito bacana que haja outras mídias que consiga capturar a atenção das pessoas e fazê-las esfriarem um pouco a cabeça. Assumo que, depois que comecei a trabalhar dando 30-40 aulas por semana, ficou difícil ter paciência para ler/postar coisas muito elaboradas em fóruns. 

Concordo, em partes. Grande parte do meu "ranço" é porque tô ficando véio reclamão mesmo. rsrsrsrssr 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa eu já frequentei muito fórum, e ainda frequento quando vou atras de algumas informações... atualmente os fóruns que mais uso é daqui do MM, o Adrenaline, PSXHAX e o do MSExtra (exclusivo sobre injeção programável MegaSquirt)

Mas no passado eu vivia em muitos fóruns principalmente de clubes de carro como o Clube do Marea, Clube Palio Tuning, Comunidade Tuning, Corsa Clube e mais alguns que agora não me lembro mas acabaram fechando... sem falar tbm no HTForum que era ótimo mas infelizmente também fechou.

Em 06/02/2022 at 18:13, marcosfisica disse:

Não deixe o forum morreeeeeeeer, não deixe o fórum acabaaaaaaar....🤣🤣🤣🤣

O primeiro forum que tenho memória de frequentar assiduamente foi o finado MacNews Brasil, assim que comprei meu primeiro mac, lá pela metade dos anos 2000. Depois passei a frequentar  este fórum e continuo até hoje. Além do macmagazine, frequento também o MacRumours e mais recentemente o Tinker Different (https://tinkerdifferent.com) que é voltado pra computação retro, macs antigos, etc.

Infelizmente a tendencia é que os fóruns sejam substituídos pelos grupos no Facebook. É uma pena. A grande vantagem do fórum é que voce precisa sentar e pensar no que vai escrever, responder. Te exige calma, pensar e raciocinar uma resposta ou pergunta. No Facebook não, é muito rápido e simples postar qualquer coisa. Todo mundo ta com o celular na mão o tempo todo, disponível pra escrever qualquer coisa. Então é muito fácil uma conversa descambar pra uma discussão sem sentido. Sem falar na desorganização. Voce tem uma quantidade enorme de informação mas muito desorganizada. Mas é meio inevitável, está tudo migrando pro Facebook. Eu que gosto de retrocomputação por exemplo, encontro comunidades enormes e super ativas no Facebook, coisa que não encontro aqui.

Esse fenômeno de "facebookização" parece mais intenso no Brasil. Lá fora voce ainda encontra fóruns bastante ativos dos mais variados assuntos. Aqui é cada vez mais difícil. O fórum aqui do MacMagazine, por exemplo, tem se transformado cada vez mais num imenso classificados. A maioria esmagadora de posts é sobre compra/venda de alguma coisa. Nada contra, acho algo importante e útil. Já comprei e vendi coisas aqui. Mas não pode ser que 90% do fórum seja apenas isso! Não é possível que a gente não tenha uma comunidade interessada em discutir assuntos diversos do mundo Apple sem ser compra e venda de iPhone.

No fundo a verdade é que, independente de ser forum ou não, ninguém mais lê nada. As pessoas não querem mais ler. A onde do momento é vídeo, e vídeo pequeno (vide o sucesso do TikTok). A sociedade em geral está passando por um processo de idiotização generalizada. Ninguém mais tem "paciência" pra ler um texto ou assistir um vídeo longo. Isso tá virando um nicho cada vez mais restrito. Algo apenas para os mais velhos. Quer apostar que a imensa maioria dos usuários que vai se dar ao trabalho de ler e responder essa thread aqui é gente com mais de 35-40 anos? Não acredito que a meninada de 20 e poucos que passa o dia inteiro pendurado no iPhone vai se dar ao trabalho de ler/responder isso aqui. Em geral o único tipo de post que eles engajam aqui é sobre bateria do iPhone! 🤣

Os fóruns vão virar cada vez mais nicho. De gente mais velha, entusiastas de tecnologia ou de algum produto. Talvez isso até não seja ruim.  Já imaginou um lugar onde a gente possa discutir Apple, mac, tecnologia, ciência, etc, e não apenas venda de iPhone ou duração/saúde de bateria? 🤣🤣🤣

Abraço

Pior que é verdade, eu cheguei a fazer videos pro YT sobre coisas a fazer no carro e acerto de central eletrônica e te falar, é muito difícil lidar com essa molecada nova! Sei lá eu desde que me conheço por gente gosto de pesquisar, procurar informação, entender como as coisas funcionam e por ai vai, tanto que mexer no carro e fazer todo o acerto da minha central eletronica da injeção eu aprendi sozinho, e quando me pedem ajuda eu ensino com o maior prazer, entretanto a grande maioria infelizmente quer conhecer mas não quer aprender, bizarro né?! Mas a grande maioria gostaria de conhecer essas coisas só que na hora que vc começa a de fato ensinar, perdem a vontade, pois ficam com preguiça ou acha muito difícil e etc, ou seja, nunca quiseram aprender de fato, tanto que eu quase que toda semana, mesmo não fazendo mais videos ha 3 anos, ainda me aparece gente no instagram com o papo de que quer saber mais, quer ajuda, mas 90% deles eu já ignoro pois sempre é o mesmo perfil, ai quando vc vê mesmo que o cara já ta correndo atras, tá buscando o conhecimento, puxa, ai é uma delícia conversar com a pessoa e "vomitar" todo o conhecimento nela hahahahaha

Então concordo contigo, hoje as pessoas não querem conteúdo, elas não querem aprender, só querem se divertir e resolver o problema delas sem ter que pensar, o que é muito preocupante e triste.

E ah! tenho exatamente 35 anos hahahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...