Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Melhor custo beneficio para o Macbook Pro


jrneto

Posts Recomendados

Pessoal, em novembro vou pro Canadá e quero comprar o novo Macbook.

Estou entre essas duas opções de 14":

Apple M1 Pro with 10-core CPU, 14-core GPU, 16-core Neural Engine (2534 CAD)

Apple M1 Pro with 10-core CPU, 16-core GPU, 16-core Neural Engine (2674 CAD)

Vale a pena pagar 140 dol a mais pra ter 16 core GPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, respondendo aquilo que quase sempre coloco quando aparecem questões do gênero, é difícil dizer qual das opções é mais adequada para o seu caso sem qualquer tipo de informação adicional. Veja, para alguém que vai usar o computador apenas para enviar e-mails então talvez não valesse. Por outro lado para alguém que $140 seja um valor irrisório, então por que não?

Sendo assim, eu inicialmente perguntaria qual o seu uso para esse MacBook e quão "livre" é esse valor para você? Além disso, faltam nove meses até a data da sua viagem, com eventos da Apple ainda por vir. Não seria mais prudente deixar a decisão para uma data mais próxima da viagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

jrneto, isso depende de muitos e muitos fatores que apenas você poderá definir. 

Seu uso será para edição de vídeo? Para CAD? Para edição de fotos? Tudo depende. 

 

Tem alguns canais muito bons no yotube comparando cada modelo dos novos Macbooks M1 Pro e Max, inclusive comparando a diferença entre os modelos com mais núcleos de CPU e/ou GPU.

Aconselho que você procure os canais do GregsGadgets, The Everyday Dad e Luke Miani. Eles são muito bons nos comparativos. 

 

Te adianto que por tudo que já vi e li a respeito, esta diferença de 14 para 16 GPU não resulta em grandes diferenças na vida real.

Apesar do aumento de 15% (14 para 16) no número de núcleos de GPU, você não vai ganhar 15% mais produtividade nos seus trabalhos diários,, mesmo que você passe 8h ou mais por dia renderizando vídeos. 

Entenda, para editar uma foto ou trabalhar em uma timeline, tanto faz como tanto fez, os dois modelos serão muito fluídos.

A diferença de produtividade deveria ocorrer na hora do render de um vídeo ou na hora da exportação de centenas de fotos.

Se em teoria você ganhasse 15% de velocidade por causa dos núcleos a mais, um vídeo que você renderiza em 10 minutos seria renderizado entre 8 e 9 minutos mais ou menos. 

Mas... na prática também não é assim, pois para vídeos entra questão do  chip de aceleração ProRes, ele é quem vai trabalhar, então no final você terá o mesmo resultado em uma máquina com 10 ou 16 GPU

(Lembrando que o M1 Pro possui 1 chip de aceleração ProRes e o M1 Max possui 2x chips de aceleração ProRes e  realmente realiza o trabalho na metade do tempo de M1 Pro).

Resumidamente é isso. 

 

Tanto que os Yotubers gringos que eu falei acima concluíram que o melhor custo x benefício é pegar o modelo de entrada de 14" ou de 16", e, se fizer algum upgrade, que seja de SSD.

 

Eu pessoalmente penso exatamente assim,  acho mais útil mais SSD do que mais GPU.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jrneto Vale sim! se eu fosse você, compraria a versão que tem mais GPU, e porquê? porque sim! todo mundo está dando explicações técnicas, de que você deve fazer uma escolha racional baseada no seu uso e blá-blá-blá, mas cara, são apenas 140 dólares de diferença, e honestamente, se você pode levar o máximo pra casa e não vai te custar tanto quanto custaria aqui no Brasil, aproveite!

Em termos de desempenho, honestamente, não acho que dois núcleos a mais vá fazer tanta diferença assim; o M1 é insano em qualquer configuração.

Editado por Padre Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, alex godoy disse:

 

jrneto, isso depende de muitos e muitos fatores que apenas você poderá definir. 

Seu uso será para edição de vídeo? Para CAD? Para edição de fotos? Tudo depende. 

 

Tem alguns canais muito bons no yotube comparando cada modelo dos novos Macbooks M1 Pro e Max, inclusive comparando a diferença entre os modelos com mais núcleos de CPU e/ou GPU.

Aconselho que você procure os canais do GregsGadgets, The Everyday Dad e Luke Miani. Eles são muito bons nos comparativos. 

 

Te adianto que por tudo que já vi e li a respeito, esta diferença de 14 para 16 GPU não resulta em grandes diferenças na vida real.

Apesar do aumento de 15% (14 para 16) no número de núcleos de GPU, você não vai ganhar 15% mais produtividade nos seus trabalhos diários,, mesmo que você passe 8h ou mais por dia renderizando vídeos. 

Entenda, para editar uma foto ou trabalhar em uma timeline, tanto faz como tanto fez, os dois modelos serão muito fluídos.

A diferença de produtividade deveria ocorrer na hora do render de um vídeo ou na hora da exportação de centenas de fotos.

Se em teoria você ganhasse 15% de velocidade por causa dos núcleos a mais, um vídeo que você renderiza em 10 minutos seria renderizado entre 8 e 9 minutos mais ou menos. 

Mas... na prática também não é assim, pois para vídeos entra questão do  chip de aceleração ProRes, ele é quem vai trabalhar, então no final você terá o mesmo resultado em uma máquina com 10 ou 16 GPU

(Lembrando que o M1 Pro possui 1 chip de aceleração ProRes e o M1 Max possui 2x chips de aceleração ProRes e  realmente realiza o trabalho na metade do tempo de M1 Pro).

Resumidamente é isso. 

 

Tanto que os Yotubers gringos que eu falei acima concluíram que o melhor custo x benefício é pegar o modelo de entrada de 14" ou de 16", e, se fizer algum upgrade, que seja de SSD.

 

Eu pessoalmente penso exatamente assim,  acho mais útil mais SSD do que mais GPU.

 

Abraços.

aqui temos um ponto interessante. concordo que, se for possível, um upgrade de SSD será muito mais útil e importante do que esse de 2 núcleos de GPU.

financeiramente falando, sinceramente, quem gasta 2500 gasta 2600. em termos financeiros acho que esses 140 dólares são irrelevantes. mas acho mais interessante gasta 100 e poucos dólares a mais num upgrade de ssd do que nesses 2 nucleos de gpu.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alex godoy disse:

se fizer algum upgrade, que seja de SSD.

Se tratando de Apple, vale muito mais um upgrade de memória RAM, afinal de contas, SSD é uma coisa que você pode comprar e usar externamente. 

Editado por Padre Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Padre Fábio Melado disse:

@jrneto Vale sim! se eu fosse você, compraria a versão que tem mais GPU, e porquê? porque sim! todo mundo está dando explicações técnicas, de que você deve fazer uma escolha racional baseada no seu uso e blá-blá-blá, mas cara, são apenas 140 dólares de diferença, e honestamente, se você pode levar o máximo pra casa e não vai te custar tanto quanto custaria aqui no Brasil, aproveite!

Isso me lembra uma das tirinhas do xkcd onde vendedores extremamente qualificados se matavam por um emprego de vendedor na maça e, no fim, o contratado foi aquele que simplesmente recomendava o produto mais caro sempre. Genial!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Padre Fábio Melado disse:

Se tratando de Apple, vale muito mais um upgrade de memória RAM, afinal de contas, SSD é uma coisa que você pode comprar e usar externamente. 

Então... ai tem um grande depeeeeeeeennnnnde. 

Hoje 16Gb são mais do que suficientes para edição de fotos ou vídeos, especialmente na arquitetura da Apple.

E mais memória RAM não significa (muito) mais velocidade e sim mais conforto na multitarefa. 

Mas... Talvez... entre 3 a 5 anos no futuro os aplicativos passem a exigir mais do que 16gb de RAM.

Então, se eu tivesse que escolher entre memória RAM ou mais espaço no SSD eu pensaria assim:

- Eu vou ficar com este notebook quanto tempo? 1 ano, 2 anos... 3 anos no máximo? Então hoje ter mais SSD seria mais útil. Eu não iria sentir falta de mais memória RAM.

Ou

- Eu vou ficar com este notebook por mais de 5 anos? Então talvez seja mais útil 32gb de RAM e um drive externo SSD. 

 

Mas isso depende do uso de cada um, claro.

Eu trabalho com vídeo, então até um Macbook Air M1 com 8Gb me atende hoje em dia, por outro lado, eu tenho alguns terabytes de imagens guardadas nos meus SSDs e HDs. Mesmo para trabalhar com um único projeto no MBAir, eu preciso plugar um SSD externo por causa dos seus  120 Gbs disponíveis (tirando sistema e aplicativos).

 

Abs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, alex godoy disse:

Então... ai tem um grande depeeeeeeeennnnnde. 

Acho que não. MacBook com pouca ou muita memória RAM é caro do mesmo jeito e caro por caro, escolha o modelo com a memória RAM no máximo; porquê? porque você não só vai ter uma máquina com uma longevidade maior - lembre-se de que você não poder aumentar a memória RAM nos MacBooks modernos - como a memória RAM é a única coisa que você não pode comprar e usar externamente. Você só pode aumentar a RAM do seu MacBook com a Apple e na hora da compra, ponto!

Armazenamento, por outro lado,  você tem várias opções: não só é possível comprar um SSD de ótima qualidade e de grande capacidade em qualquer lugar/site hoje em dia, como se você quiser e dependendo das suas necessidades, ainda é possível contratar um pacote de 1t em qualquer serviço em nuvem, e tudo isso custando bem menos do que aqueles Gb extra de armazenamento que você pagaria na hora de comprar o MacBook.

Acrescente a isso o fato de que o armazenamento externo - seja ele em um SSD ou em nuvem - pode ser usado não apenas pelo seu MacBook, mas por qualquer outro computador/pessoa além de você (desde que você permita), e fica claro porque mais armazenamento em lugar de mais RAM, se tratando de Apple, nem sempre é um bom negócio.

 

Editado por Padre Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Padre Fábio Melado disse:

@AmigosSiiim, porque 140 dólares a mais é muuuito dinheiro!🤣

Amigo, dizer que depende daquilo que se está comprando e também do poder aquisitivo do comprado é redundante, não é mesmo?

Obviamente uma carteira mais gorda permite usar menos a cabeça e simplesmente pegar o "melhor". Mas aí qual o sentido da pergunta? Aliás, parte substancial das respostas do fórum se resumem a isso. Ora, fixemos um tópico com tal resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amigos

No mundo atual, a valorização de fatores subjetivos estimula a padronização do remanejamento dos quadros funcionais. O cuidado em identificar pontos críticos na estrutura atual da organização deve passar por modificações independentemente do fluxo de informações. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o desafiador cenário globalizado ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a contínua expansão de nossa atividade cumpre um papel essencial na formulação do investimento em reciclagem técnica. Assim mesmo, a percepção das dificuldades nos obriga à análise das condições financeiras e administrativas exigidas. 

As experiências acumuladas demonstram que o surgimento do comércio virtual facilita a criação do orçamento setorial. A certificação de metodologias que nos auxiliam a lidar com a mobilidade dos capitais internacionais estende o alcance e a importância dos níveis de motivação departamental. No entanto, não podemos esquecer que o consenso sobre a necessidade de qualificação desafia a capacidade de equalização dos paradigmas corporativos. É importante questionar o quanto o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção do impacto na agilidade decisória. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o início da atividade geral de formação de atitudes, faz parte de um processo de gerenciamento das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições.

300px-Exemplo.jpg
 
Entulhar imagens em um artigo é uma boa maneira de encher linguiça sem levantar suspeitas.

É claro que a execução dos pontos do programa talvez venha a ressaltar a relatividade dos procedimentos normalmente adotados. Caros amigos, a complexidade dos estudos efetuados assume importantes posições no estabelecimento das formas de ação. Pensando mais a longo prazo, a adoção de políticas descentralizadoras pode nos levar a considerar a reestruturação de todos os recursos funcionais envolvidos. Todavia, o fenômeno da Internet garante a contribuição de um grupo importante na determinação das diversas correntes de pensamento.

O que temos que ter sempre em mente é que a hegemonia do ambiente político acarreta um processo de reformulação e modernização das regras de conduta normativas. Do mesmo modo, a necessidade de renovação processual aponta para a melhoria do levantamento das variáveis envolvidas. Evidentemente, a expansão dos mercados mundiais prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes do retorno esperado a longo prazo.

300px-Encherlingui%C3%A7a.jpg
 
Repetindo a mesma técnica, só pra encher mais um pouco de linguiça.

Não obstante, o acompanhamento das preferências de consumo auxilia a preparação e a composição do processo de comunicação como um todo. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a revolução dos costumes promove a alavancagem das novas proposições. A nível organizacional, a determinação clara de objetivos exige a precisão e a definição dos métodos utilizados na avaliação de resultados.

Fonte: Desciclopédia.

Editado por Padre Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, alex godoy disse:

Juro que não entendi qual o valor da mensagem acima.

O que você viu ali se chama sátira. 

Da Wikipédia: A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objectivo de provocar ou evitar uma mudança.

Coloquei aquilo pra o nosso camarada @Amigos para de ficar enchendo linguiça nesse fórum com floreios que ninguém entende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Padre Fábio Melado disse:

O que você viu ali se chama sátira. 

Da Wikipédia: A sátira é uma técnica literária ou artística que ridiculariza um determinado tema (indivíduos, organizações, estados), geralmente como forma de intervenção política ou outra, com o objectivo de provocar ou evitar uma mudança.

Coloquei aquilo pra o nosso camarada @Amigos para de ficar enchendo linguiça nesse fórum com floreios que ninguém entende.

Entendi, é caso antigo hahaha. 

Tranquilo. 

Queria eu estar indo pro Canadá pegar um Macbook... aqui no Brasil está tenso demais. 
Se bem que os importadores já estão começando a chegar em preços mais acetáveis. 

Em breve deixará de custar um carro bom e passará a custa "apenas" uma boa moto. 

Segue o jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o MacBook Pro m1 eu peguei um de 14, antes dele eu estava com um imac 5k i9 era um foguete, aí resolvi vender p testar o novo macbook, já tive tb o mini m1 e gostei muito, agora falando do macbook, eu achei muito bom, muitoooo rápido ( há o meu e de 10cpu 16gpu) a única coisa q achei meio estranho, foi a temperatura, qd eu estava com o i9 ele não passava de 70graus em Render, mas fazia maior barulho das fans, esse MacBook Pro ele em render chegou a 90 graus, eu estou vendo com a apple se isso é normal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Padre Fábio Melado disse:

Coloquei aquilo pra o nosso camarada @Amigos para de ficar enchendo linguiça nesse fórum com floreios que ninguém entende.

Amigo, não seja tão reativo. Sendo sincero, coloquei a menção à tirinha pois me recordei dela, não como uma forma de ironia como você parece ter entendido. Acho que a interpretação da mesma é pessoal, mas se você conhece o xkcd sabe que o objetivo deles é o humor. 

Quanto aos "floreios" e "encher linguiça", por favor não seja bobo. Acho que já passamos da época de achar que boa escrita é o mesmo que enrolar. Se o seu estilo é mais para o avacalhado sem problema, mas não é por isso que devemos fazer o mesmo, pois duvido muito que você não entenda uma mensagem tão simples.

No mais, acredito que a ideia do fórum é discutir os assuntos, trocar experiências e afins, não uma caixinha de opiniões aleatórias ou ataques pessoais. Talvez seja por isso que, como já tinha dito, boa parte dos tópicos têm se resumido em uma repetição das mesmas perguntas e das mesmas respostas. Se a resposta é sempre a mesma, qual o sentido de fazer uma pergunta? 

Quanto a pergunta do amigo jrneto, ainda acho difícil opinar sem saber o uso dele, mas concordo que talvez essa diferença fosse melhor investida em um aumento de SSD ou RAM, a depender do que lhe for mais útil.

Editado por Amigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...