Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com freqüência em 30hz na resolução 4k - Macbook Air M1


LeBaldi

Posts Recomendados

Boa tarde gente, tudo bem com vocês?

Seguinte, atualmente estou usando uma TV como monitor, uma Samsung 4k AU8000. De início eu já sabia que a saída HDMI do meu dock só rolava 60hz em até FullHD, em 4K limitava em 30hz. Com isso em mente eu comprei um adaptador na China onde o mesmo informa ser compatível com 4k@60hz e junto pra garantir comprei um cabo HDMI da Baseus 2.0.

Chegaram ontem e eu já fui plugar, primeiro que assim que pluguei, nada, só me dava a opção de 30hz, 25hz e 24hz. Ai lembrei que estava usando a entrada 3, geralmente tem diferença e talz, pluguei na entrada 1, e na hora já liberou os 60hz. Fiquei super feliz e tal, porém nessa o cabo não chegava onde o note estava, assim comecei a remanejar as coisas e tal. Ai do nada quando liguei, travado em 30hz de novo. Eu fiz DE TUDO, reiniciei, troquei as entradas na TV, inverti lado do cabo HDMI, troquei as portas USB-C e simplesmente NADA!. Resolvi pegar o outro cabo (comprei 2, um pro PS4 Pro tbm)... e ao plugar pimba! Voltou o 60hz. Só que dai eu inventei de testar se era porta, e adivinha? Voltou a ser 30hz... Dai achei que poderia ser conflito com o hub, testei os cabos velhos e simplesmente NADA! De tão puto eu desliguei tudo e fui dormir.

Hoje cedo pesquisei muita coisa (Parece que esses problemas vem desde o Big Sur 11.1) e num dos testes eu mudei para 25hz.. a tela não aceitou e ficou sem sinal... porém ainda tava como duas telas no macbook, ao tirar e replugar, eis novamente a surpresa! 60hz! Eu reiniciei, repluguei o cabo e ele manteve em 60hz! Estava eu feliz, novamente fui ajeitar e adivinhem? Pois é... voltou a ficar em 30hz 😫... e agora já tentei novamente mudar as frequências, tentei mexer nos apps de resolução e nada! Testei o SwitchResX e descobri que no M1 ele não deixa setar resolução customizada... enfim... estou agora aqui, sem mais ideia do que fazer! Alguem já passou por isso e conseguiu resolver? Pq meu... a qualidade da imagem é maravilhosa, mas rolando em 30hz fica tudo muito arrastado... até dá pra trabalhar mas não é tão agradável.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava com problemas com relação ao uso do meu Monitor externo, ate sanar esses. Eu recomendo que entre em contato com o suporte avançado da Apple (Telefone). 

Realizei pesquisas por alguns dias, e existem muitos relatos de incompatibilidade (software) com o Apple Silicon M1. Visto que esse tipo de "problema" é algo aceitável (pelo menos na minha humilde opinião), por conta de ser um processador novo (transitório - API) operando no MacOS. Em termos de compatibilidade (API) essa transição pode levar algum tempo. Alguns dizem que somos uma especie de cobaia da Apple usando os novos processadores Apple Silicon. Ok! Eu julgo que sim, mais não vejo outro caminho a não ser por tentativa e erros. Vide as atualizações dos iDevices. O que é um processo natural de todo software/hardware. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Rossari disse:

Eu estava com problemas com relação ao uso do meu Monitor externo, ate sanar esses. Eu recomendo que entre em contato com o suporte avançado da Apple (Telefone). 

Realizei pesquisas por alguns dias, e existem muitos relatos de incompatibilidade (software) com o Apple Silicon M1. Visto que esse tipo de "problema" é algo aceitável (pelo menos na minha humilde opinião), por conta de ser um processador novo (transitório - API) operando no MacOS. Em termos de compatibilidade (API) essa transição pode levar algum tempo. Alguns dizem que somos uma especie de cobaia da Apple usando os novos processadores Apple Silicon. Ok! Eu julgo que sim, mais não vejo outro caminho a não ser por tentativa e erros. Vide as atualizações dos iDevices. O que é um processo natural de todo software/hardware. 

 

Problema é que se fosse algo exclusivo dos M1 ainda vai... mas tem inumeros relatos dos Intel com o mesmo problema, só que cada um encontra um meio de contornar, eu testei todos os que encontrei e até o momento nada. 😪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bom, aproveitei que teve umas promos no Shopee e comprei outro adaptador para HDMi e tbm comprei um par de cabos HDMI 2.1 (a tv é 2.0 mas pensei né… se é 2.1 deve ter mais qualidade)

bom os cabos estão para chegar e o adaptador chegou hoje, e pra minha surpresa, nada mudou. Assim que pluguei ele com os cabos 2.0 que eu havia comprado, ele na hora reconheceu os 4k@60hz… mas claro que fui fazer o teste e tirei o cabo da porta 1 e coloquei na 3, foi para 30hz… voltei pra porta 1 e adivinha? Máximos 30hz 😪

Estou realmente torcendo para que seja o cabo em si, li em algum canto que tem tido muito problema com isso quando o cabo causa algum erro na transmissão é assim o MacOS reduz a frequência para garantir a compatibilidade… então tomara que seja isso! E estou apostando nesses 2.1 pra ter mais qualidade que os 2.0… mas agora se não adiantar eu simplesmente não sei mais o que fazer 🥺

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou hoje os cabos... eeeee... nada 😪

Testei no PS4 Pro e funciona perfeito 4k 60hz... ou seja... ainda tem alguma coisa por trás pois dessa vez tenho um par de cabos acima ainda do que precisa, cabos até que bem grossos, ponta banhada a ouro e etc, dois adaptadores diferentes e simplesmente aparece uma única vez em 60hz e depois trava em 30hz... não sei mais o que fazer... alguem tem alguma luz?

Ligar pra Apple com ctz vai ser perda de tempo 😪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com o mesmo problema: Mbpro Intel ligado em monitor Samsung U32J59x 4K. Só fica com 30hz. Usando adaptador Display Port/USB-C de 200 conto. E já esteve com 60hz, do nada também parou. Enchi o saco de tanto tentar e pesquisar há uns meses. Agora vendo seu tópico, vou fuçar de novo pra ver se consigo.

O maior entrave de 30hz pra mim é usar a Pen Wacom, fica horrível, perde a graça.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leandro disse:

Estou com o mesmo problema: Mbpro Intel ligado em monitor Samsung U32J59x 4K. Só fica com 30hz. Usando adaptador Display Port/USB-C de 200 conto. E já esteve com 60hz, do nada também parou. Enchi o saco de tanto tentar e pesquisar há uns meses. Agora vendo seu tópico, vou fuçar de novo pra ver se consigo.

O maior entrave de 30hz pra mim é usar a Pen Wacom, fica horrível, perde a graça.  

Cara achei um jeito NA CAGADA de contornar!

Na TV que to usando, que tbm é uma samsung (AU8000)... ela tem uma opção chamada de Expansão de Sinal... fica dentro de Configuração>Geral>Gerenciar Dispostivos Externos... dai o que eu percebi... esses dias quando liguei o PS4 Pro ele deu um aviso falando que tinha percebido que eu estava usando ele em uma TV de Alta Definição e para ter melhor qualidade e desempenho eu tinha que habilidar essa função de Expansão de Sinal... ok... fui lá e habilitei na porta que estava o PS4... e tudo ok... nesses dias que fiquei trocando de porta pra testar... eu percebi que quando liguei o PS4 de novo, ele deu a mensagem outra vez... achei estranho mas fui lá e estavam todas as portas desabilitadas, ai fui e habilitei ela de novo.... dai agora me veio na cabeça de testar habilitar a porta do Mac... só que eu não sabia qual era então habilitei para todas... quando repluguei o cabo pimba! 60hz... achei estranho mas ok... fui e troquei o adaptador pra testar.... e 30hz novamente... por curiosidade entrei na configuração novamente e adivinha? A porta que estava o Mac simplesmente desmarcou! Ai marquei de novo, tirei o adaptador e repluguei e olha lá! 60hz novamente! E detalhe... tem que estar habilitado EM TODAS... se eu habilitar só na do PS4 e na do Mac ele não funciona também! hahahaha

Então o que eu acho que ela faz, por algum motivo quando vc pluga o cabo novo e ele roda a detecção de dispositivo, e pergunta se é um PC, por algum motivo ele desabilita essa opção, e assim talvez ela entre com alguma compatibilidade de comunicação que faz o Mac não liberar a banda total!

Enfim, veja se o seu monitor possui alguma opção disso e tente habilitar para todas as portas, dai tire e plugue o adaptador de volta e veja se aparece ai os 60hz também

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cagada? Vc era um leigo sofredor e agora não é mais, por aprendizado forçado, kkkk...

Então, eu também consegui aqui. Ao invés do Display Port que insistia em só me dar 30hz, tentei com um cabo conversor HDMI > USB-C que tenho aqui(na verdade tenho vários cabos que fui comprando na tentativa de resolver) pluguei na entrada HDMI 2 e nao é que funcionou🤩?

Certeza que eu já tinha testado com esse cabo antes, nessa entrada 2(a que dá 60hz, mas o Display Port já deu antes também). Penso que tem a ver com o sistema, quando parou de funcionar pode ter sido quando instalei o BigSur ou anterior, não lembro. Agora tô com o Monterey.

Eu já tava pensando em vender o monitor, creia. Feliz d+ agora, é outra experiência de uso, tudo suave🙃.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Nossa, comprei um monitor Samsung LU28R550 4K, meu macpro é intel, e só consigo 60hz usando uma resolução baixa, senao fica 30hz, ainda estou no prazo de devolução, ja pesquisei tanto e n acho soluç˜åo, vou baixar o switch res pra ver se consigo algo..

Se alguém tiver alguma dica, estou aceitando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...