Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook m1 8 GB de ram


joaopeedrobm

Posts Recomendados

Boa turma, 

Bom, comprei recentemente um Macbook Air M1 8gb. Tenho apenas apps básicos instalados, não trabalho com fotos e nem videos, e quando estou com o navegador aberto com média de 05 abas abertas, telegram, e mais uns apps de uso diário, ele apresenta erro de memoria insuficiente. Processamento é maravilhoso, trabalha leve demais, armazenamento também sobrando. 

Gostaria de saber de alguém por aqui se tem esse mesmo problema, ou alguma dica, pois to com receio de ser algum problema ou a maquina mesmo, onde investi mais de 6k e não aguenta nem para serviços essenciais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, joaopeedrobm disse:

Boa turma, 

Bom, comprei recentemente um Macbook Air M1 8gb. Tenho apenas apps básicos instalados, não trabalho com fotos e nem videos, e quando estou com o navegador aberto com média de 05 abas abertas, telegram, e mais uns apps de uso diário, ele apresenta erro de memoria insuficiente. Processamento é maravilhoso, trabalha leve demais, armazenamento também sobrando. 

Gostaria de saber de alguém por aqui se tem esse mesmo problema, ou alguma dica, pois to com receio de ser algum problema ou a maquina mesmo, onde investi mais de 6k e não aguenta nem para serviços essenciais. 

Verifica ql app ainda está rodando em rosetta. E tenta abrir o "gerenciador de tarefas" dele q la deve dizer quem é o devorador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, joaopeedrobm disse:

Boa turma, 

Bom, comprei recentemente um Macbook Air M1 8gb. Tenho apenas apps básicos instalados, não trabalho com fotos e nem videos, e quando estou com o navegador aberto com média de 05 abas abertas, telegram, e mais uns apps de uso diário, ele apresenta erro de memoria insuficiente. Processamento é maravilhoso, trabalha leve demais, armazenamento também sobrando. 

Gostaria de saber de alguém por aqui se tem esse mesmo problema, ou alguma dica, pois to com receio de ser algum problema ou a maquina mesmo, onde investi mais de 6k e não aguenta nem para serviços essenciais. 

vc comprou novo? garantia cara! não pode ser que dê problema de memória rodando apps básicos num mac novo.

se já está fora da garantia ou comprou usado, tenteou formatar e reinstalar o mac os? as vezes a instalação tá bichada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro tem que ver se essa mensagem de memória insuficiente é real mesmo, pois o que mais existe é spam que se passa por janela de sistema falando de RAM, de sistema em perigo, desatualizado e etc etc.

Segundo, abra o Monitor de Atividades, vá na aba Memória e veja como está o gráfico de pressão da memória (se estiver verde, quer dizer que vc não tem problema algum, amarelo é um a pressão boa e a memória já está no limite, em vermelho de fato a pressão está alta e pode comprometer o desempenho), pode tbm clicar na segunda coluna "Memória" e ver o que mais está ocupando espaço, ao lado esquerdo consegue ver o nome do programa que está de fato consumindo tudo isso.

Eu já vi gente que nem sabe como que instalou o QEmu no sistema, e ele está rodando e alocando 8GB e dando esses erros, e só descobriu olhando no Monitor.

E te falar, estou com o meu Air de 8GB já indo pra 6 meses, já abri Photoshop, Indesign, Illustrator (rodando via Rosetta), Acrobat Pro, Chrome com abas do Whats, Face, Spotify tocando, a pressão da RAM bem alta ( mas ainda sim em amarela) e mesmo com tudo isso nunca apareceu nenhum erro quanto à falta de espaço de RAM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse gráfico é o tempo todo verdinho em uma linha continua, super leve, abri muita coisa e mesmo assim, da mesma forma, processamento da mesma forma. Agora observo ter vários processos em abertos, as vezes até repetido, porém consumindo 1.5 mb. O que consome bastante são que estão em aberto mesmo. Então creio que esteja normal, mas fico sem entender essa mensagem, teve uma vez que o Mac travou de uma forma que tive que desligar ele na força bruta pois não ia para canto nenhum. Meu MacBook é zerado, tem uns 3 meses de uso só. Mandei uma foto em anexo ai .. 

Captura de Tela 2022-01-27 às 22.35.23.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, joaopeedrobm disse:

Esse gráfico é o tempo todo verdinho em uma linha continua, super leve, abri muita coisa e mesmo assim, da mesma forma, processamento da mesma forma. Agora observo ter vários processos em abertos, as vezes até repetido, porém consumindo 1.5 mb. O que consome bastante são que estão em aberto mesmo. Então creio que esteja normal, mas fico sem entender essa mensagem, teve uma vez que o Mac travou de uma forma que tive que desligar ele na força bruta pois não ia para canto nenhum. Meu MacBook é zerado, tem uns 3 meses de uso só. Mandei uma foto em anexo ai .. 

Captura de Tela 2022-01-27 às 22.35.23.png

Ou seja, na real vc não tem nenhum problema de RAM, essa mensagem de erro é falsa e tá sendo enviada de algum site ou app safado aí.

Agora eu vi q vc tá rodando o CleanMyMac e já vi muuuuuuita gente tendo problema com ele principalmente nos M1. Te aconselho a desinstalar ele e caso vc queira dar uma limpada mesmo, instale e e use mas logo após desinstale ou pelo menos faça ele não ficar rodando na máquina.

Alias acho que foi aqui mesmo no fórum que eu tinha visto que em alguma versão o próprio CleanMyMac não tava reconhecendo direito a quantidade de RAM e achava q ela tava lotada, se bobear é exatamente isso que tá acontecendo aí é a mensagem de erro vem do próprio programa.

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse "clean my Mac" pra mim é análogo a um vírus! não há necessidade nenhuma de ter esse negócio no mac. nenhuma. só tá aí pra consumir recursos e dar dor de cabeça. desinstala essa porcaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, joaopeedrobm disse:

Esse gráfico é o tempo todo verdinho em uma linha continua, super leve, abri muita coisa e mesmo assim, da mesma forma, processamento da mesma forma. Agora observo ter vários processos em abertos, as vezes até repetido, porém consumindo 1.5 mb. O que consome bastante são que estão em aberto mesmo. Então creio que esteja normal, mas fico sem entender essa mensagem, teve uma vez que o Mac travou de uma forma que tive que desligar ele na força bruta pois não ia para canto nenhum. Meu MacBook é zerado, tem uns 3 meses de uso só. Mandei uma foto em anexo ai .. 

Captura de Tela 2022-01-27 às 22.35.23.png

Se ja usa algum bloqueador de anuncio? 

 

Rosetta é q traduz os app x64/x86 (INTEL/AMD) para ARM (M1), traduzindo ele q faz rodar app não nativo do ARM. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 27/01/2022 at 17:31, LeBaldi disse:

Primeiro tem que ver se essa mensagem de memória insuficiente é real mesmo, pois o que mais existe é spam que se passa por janela de sistema falando de RAM, de sistema em perigo, desatualizado e etc etc.

Segundo, abra o Monitor de Atividades, vá na aba Memória e veja como está o gráfico de pressão da memória (se estiver verde, quer dizer que vc não tem problema algum, amarelo é um a pressão boa e a memória já está no limite, em vermelho de fato a pressão está alta e pode comprometer o desempenho), pode tbm clicar na segunda coluna "Memória" e ver o que mais está ocupando espaço, ao lado esquerdo consegue ver o nome do programa que está de fato consumindo tudo isso.

Eu já vi gente que nem sabe como que instalou o QEmu no sistema, e ele está rodando e alocando 8GB e dando esses erros, e só descobriu olhando no Monitor.

E te falar, estou com o meu Air de 8GB já indo pra 6 meses, já abri Photoshop, Indesign, Illustrator (rodando via Rosetta), Acrobat Pro, Chrome com abas do Whats, Face, Spotify tocando, a pressão da RAM bem alta ( mas ainda sim em amarela) e mesmo com tudo isso nunca apareceu nenhum erro quanto à falta de espaço de RAM.

LeBaldi com tudo isso em execução, essa sua máquina engasga? Ao minimizar algum app você sente que dar alguma gargalada? 

Pergunto isso porque sofro com isso no meu Air 2018 com Intel e pretendo trocar por um M1, ambos com 8gb de ram.

Para usar o Microsfot Teams, Zoom, upar arquivos em nuvens, ou seja, tarefas básicas! Ele falta voar como uma nave, gasta muita energia e a ventoinha fica no máximo além de esquentar muito! Isso é muito incômodo para mim! É irritante! Imagino que posso não passar essa raiva com um M1. O que você me diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, romarioluzh disse:

LeBaldi com tudo isso em execução, essa sua máquina engasga? Ao minimizar algum app você sente que dar alguma gargalada? 

Pergunto isso porque sofro com isso no meu Air 2018 com Intel e pretendo trocar por um M1, ambos com 8gb de ram.

Para usar o Microsfot Teams, Zoom, upar arquivos em nuvens, ou seja, tarefas básicas! Ele falta voar como uma nave, gasta muita energia e a ventoinha fica no máximo além de esquentar muito! Isso é muito incômodo para mim! É irritante! Imagino que posso não passar essa raiva com um M1. O que você me diz?

Investe um pouco mais e pega um de 16gb. Assim você garante uma maior longevidade tendo um bom aparelho. Hoje em dia 8gb já limita um pouco. Acredito que em alguns anos ficará ainda mais difícil pra quem tem 8gb.

No casos desses Macs, o que está 'salvando' 8gb é o chip M1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, romarioluzh disse:

LeBaldi com tudo isso em execução, essa sua máquina engasga? Ao minimizar algum app você sente que dar alguma gargalada? 

Pergunto isso porque sofro com isso no meu Air 2018 com Intel e pretendo trocar por um M1, ambos com 8gb de ram.

Para usar o Microsfot Teams, Zoom, upar arquivos em nuvens, ou seja, tarefas básicas! Ele falta voar como uma nave, gasta muita energia e a ventoinha fica no máximo além de esquentar muito! Isso é muito incômodo para mim! É irritante! Imagino que posso não passar essa raiva com um M1. O que você me diz?

Não engasga e nem é pra engasgar tbm pelo simples fato de o M1 separar já no processo mesmo o que ele roda do sistema e o que roda em aplicativos... então mesmo que um programa use 100% dos núcleos dele... o núcleo responsável pelo sistema ainda vai rodar de boa

Agora em uso ainda sim... fazendo esse uso mais pesado como já havia comentado (agora sim uso os programas da Adobe nativamente para o M1).... ele dependendo do arquivo que to usando chega a deixar a pressão na memória em amarelo... bem alta... e faz um swap até que forte perto de 1GB... mas MESMO ASSIM o uso é fluído... e não esquenta! Tanto que mesmo nos dias quente eu trabalhando suando feito louco hahaha... com ventilador na minha cara... temp no quarto em 33C... o note trabalha na casa dos 38C... ainda hoje me espanto o quanto esse CPU é eficiente 

Agora quanto a sua troca... com toda certeza vc vai ter um desempenho muito superior com o M1 e sem nenhum barulho... mas em relação à RAM eu digo e reforço... 8GB não é pouco... vc não vai sofrer com ele por isso... MAAAAAS se vc tiver condição de investir ai a diferença pra pegar 16GB vale por ficar mais folgado... pra garantir mesmo...

Só um comentário meio OFF que reparei... agora no WIndows 11 eles tem um sistema de RAM igual do MacOS de compressão de arquivos dentro da propria RAM... só que as empresas ao inves de aproveitar isso pra melhorar os 8GB... elas estão REDUZINDO a RAM dos notes pra simplesmente 4GB! hahahaha... imagina que quem acha pouco 8GB no Mac M1... como deve ta sendo em um note com Windows e 4GB hahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, LeBaldi disse:

Não engasga e nem é pra engasgar tbm pelo simples fato de o M1 separar já no processo mesmo o que ele roda do sistema e o que roda em aplicativos... então mesmo que um programa use 100% dos núcleos dele... o núcleo responsável pelo sistema ainda vai rodar de boa

Agora em uso ainda sim... fazendo esse uso mais pesado como já havia comentado (agora sim uso os programas da Adobe nativamente para o M1).... ele dependendo do arquivo que to usando chega a deixar a pressão na memória em amarelo... bem alta... e faz um swap até que forte perto de 1GB... mas MESMO ASSIM o uso é fluído... e não esquenta! Tanto que mesmo nos dias quente eu trabalhando suando feito louco hahaha... com ventilador na minha cara... temp no quarto em 33C... o note trabalha na casa dos 38C... ainda hoje me espanto o quanto esse CPU é eficiente 

Agora quanto a sua troca... com toda certeza vc vai ter um desempenho muito superior com o M1 e sem nenhum barulho... mas em relação à RAM eu digo e reforço... 8GB não é pouco... vc não vai sofrer com ele por isso... MAAAAAS se vc tiver condição de investir ai a diferença pra pegar 16GB vale por ficar mais folgado... pra garantir mesmo...

Só um comentário meio OFF que reparei... agora no WIndows 11 eles tem um sistema de RAM igual do MacOS de compressão de arquivos dentro da propria RAM... só que as empresas ao inves de aproveitar isso pra melhorar os 8GB... elas estão REDUZINDO a RAM dos notes pra simplesmente 4GB! hahahaha... imagina que quem acha pouco 8GB no Mac M1... como deve ta sendo em um note com Windows e 4GB hahahahaha

Que viagem é essa, amigo?
Notebooks Windows com 4gb são aqueles bem de baixo custo que custam por volta de 2k ~ 2,5k. 
As empresas não estão reduzindo a memória e aumentando o preço, essa informação que vc passou está errada. Não faz sentido fazer esse tipo de comparação com um Macbook M1 de 7k.

E pegando esse gancho, por questão de curiosidade, pra quem trabalha com Suite Adobe o Windows a bastante tempo já vem fazendo um uso muito mais otimizado (e menor) de memória RAM do que o macOS. Tenho PC e Mac. E trabalho há 20 anos com Suite Adobe. Já noto isso há bastante tempo em como o Windows leva muito melhor essa stack da Adobe em termos de gerenciamento de RAM.

No tempo do macOS Sierra + Suite Adobe 2015 era espetacular. Uma otimização absurda, sistema rodava levinho, esperto e rápido.

A partir do macOS Mojave e Suite Adobe 2018 pra frente o consumo de memória RAM foi e continua nas alturas. 

 

Editado por juniorgoncalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, juniorgoncalves disse:

Que viagem é essa, amigo?
Notebooks Windows com 4gb são aqueles bem de baixo custo que custam por volta de 2k ~ 2,5k. 
As empresas não estão reduzindo a memória e aumentando o preço, essa informação que vc passou está errada. Não faz sentido fazer esse tipo de comparação com um Macbook M1 de 7k.

E pegando esse gancho, por questão de curiosidade, pra quem trabalha com Suite Adobe o Windows a bastante tempo já vem fazendo um uso muito mais otimizado (e menor) de memória RAM do que o macOS. Tenho PC e Mac. E trabalho há 20 anos com Suite Adobe. Já noto isso há bastante tempo em como o Windows leva muito melhor essa stack da Adobe em termos de gerenciamento de RAM.

No tempo do macOS Sierra + Suite Adobe 2015 era espetacular. Uma otimização absurda, sistema rodava levinho, esperto e rápido.

A partir do macOS Mojave e Suite Adobe 2018 pra frente o consumo de memória RAM foi e continua nas alturas. 

 

Que? Comparação? Entrada de i5 de 8th usando 4GB e e2,5k? Quase 3 conto é entrada? 

rapaz antes de sair esbravejando veja bem meu comentário e pesquisa a realidade aí pra ver o que acontece… pesquisei recentemente pra 2 amigos Notebooks e o que mais achei tirando os lixos de Atom e Celeron, foram i3 e i5 com 4GB de ram… onde foi exatamente o que comentei do sistema atual que faz o mesmo que o MacOS e estão se aproveitando disso… agora achar que esse comentário é eu comparando Notebooks com Macbook rapaz… difícil assim ein

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2022 at 09:24, LeBaldi disse:

Que? Comparação? Entrada de i5 de 8th usando 4GB e e2,5k? Quase 3 conto é entrada? 

 

Pior q é bem difícil eu ver um notebook com Windows com 4GB de RAM, mesmo nessa faixa de preço. Não vejo nem a Samsung (q costuma explorar) fazer isso.

Anyway, em Windows o problema simplesmente não existe. Praticamente TODOS tem memória expansiva. A Samsung tem até uma tampinha q vc tira e encaixa um módulo a mais.

Em 25/03/2022 at 16:56, LeBaldi disse:

Agora quanto a sua troca... com toda certeza vc vai ter um desempenho muito superior com o M1 e sem nenhum barulho... mas em relação à RAM eu digo e reforço... 8GB não é pouco... vc não vai sofrer com ele por isso... MAAAAAS se vc tiver condição de investir ai a diferença pra pegar 16GB vale por ficar mais folgado... pra garantir mesmo.

Pior q hoje eu não consigo recomendar 8GB para um Mac. Comigo, em uso básico, apenas com o Safari, Mail, Telegram e WhatsApp abertos, o notebook fica o tempo todo no amarelo e fazendo swap. É raro eu abrir o task manager e a memória ficar no verde, e olha que não faço uso pesado nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, vctgomes disse:

Pior q é bem difícil eu ver um notebook com Windows com 4GB de RAM, mesmo nessa faixa de preço. Não vejo nem a Samsung (q costuma explorar) fazer isso.

Anyway, em Windows o problema simplesmente não existe. Praticamente TODOS tem memória expansiva. A Samsung tem até uma tampinha q vc tira e encaixa um módulo a mais.

Pior q hoje eu não consigo recomendar 8GB para um Mac. Comigo, em uso básico, apenas com o Safari, Mail, Telegram e WhatsApp abertos, o notebook fica o tempo todo no amarelo e fazendo swap. É raro eu abrir o task manager e a memória ficar no verde, e olha que não faço uso pesado nele.

Problema aí é o Telegram e principalmente o WhatsApp… parece que é meio geral que o app dele é muito pesado e mal otimizado… eu mesmo uso ele via web e fica bem longe de ficar no amarelo… e olha q uso o Chrome e o Mail fica aberto por conta do plugin da AltStore

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por exemplo agora mesmo está assim:

mm4jfjk.png

e9E0J8P.png

Ou seja, estou com 5 abas no Chrome ( Whats, Face, Spotify, o forum e o Imgur que abri pra upar os prints)... de programas ta o Mail aberto... Word com o arquivo que to usando de original... minha planilha de freelas no Excel... Indesign 2022 nativo para M1... e fora programinhas menores como o sincronizador do Google Drive, AltStore, Unified Remote e o TG Pro com os status do Mac

Se perceber o tempo todo grafico no verde... e só tem um swap ali pq faz 2 semanas que não reinicio ele... então o que ele fez de swap que ainda ta aberto sei lá o pq ele permanece ali... mas como falei depende do arquivo que to trabalhando ele come RAM... chegou a ocupar quase 4GB já... mas ai São arquivos bem pesados mesmo (e até desnecessários de mal feitos hahahaha)

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 25/03/2022 at 16:56, LeBaldi disse:

"...elas estão REDUZINDO a RAM dos notes pra simplesmente 4GB! hahahaha... imagina que quem acha pouco 8GB no Mac M1... como deve ta sendo em um note com Windows e 4GB hahahahaha

👆🏻 vc comparou e traçou um paralelo direto entre um Notebook Windows de entrada com 4gb de ram que custa 2k~2,5k com uma máquina premium, que é um Macbook, de 7k. 

além disso, temos o fato (que foi bem lembrado pelo vctgomes em um dos comentários logo acima) que praticamente todos esses Notebooks Windows citados possuem possibilidade de expansão de RAM. o que corrobora ainda mais que não faz sentido essa sua comparação.

e meu caro, não tem ninguém "esbravejando". isso aqui é um forum de discussão, um local para troca de idéias onde podemos concordar ou discordar com as informações e opiniões apresentadas. alguém discordar com algum argumento exposto por você não significa "esbravejar", ou brigar. vamos pegar leve nisso aí.

vc apresentou uma informação errada, e quando isso acontece é bom que haja a correção e esclarecimento pra não gerar desinformação para a comunidade.

apenas isso. ✌

Editado por juniorgoncalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...