Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Convite para carnificina - Quake III Arena online em Macs PowerPC


marcosfisica

Posts Recomendados

Salve rapaziada!

Sabe aquele mac PowerPC que voce tem atirado num canto aí da casa, juntando poeira, e que voce acha que já não serve pra nada? Hoje é dia de tirar a poeira do bichinho! Instala o Mac OS X Tiger (o segundo melhor mac os  de todos os tempos!),  depois o Quake III Arena para Mac OS X, que voce pode baixar aqui: https://macintoshgarden.org/games/quake-iii-arena e vem com a gente se divertir numa carnificina virtual! 

Server de Quake III -  Hoje, 25/01 a partir das 22h.

Em multiplayer, escolha modo "local"

IP: 187.20.180.65

Porta: 27960

 

Nos vemos a noite! Meu iMac G4 está sedento de sangue...🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Quake3Title.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahh bicho. não tem nenhum mac véio aí não?

não rola emular o Tiger no M1 não?

eu não sei se rola entrar pelo windows não, porque acho que é uma versão do Quase específica pro Mac OS X. acho que a versão do windows pode ser um pouco diferente e aí já não deve entrar no server. mas pode tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei um pouco tarde mas gostei da ideia, amigo Marcos! Confesso que nunca joguei Quake e também nunca vi nada sobre o jogo, apesar de muito ter ouvido falar. Nesses últimos meses tenho voltado a jogar alguns dos jogos que jogava anos atrás então esse aspecto "clássico" do Quake me interessa bastante.  

Tenho um Power Mac G5 que comprei há alguns anos e nunca usei, talvez  esta fosse uma boa oportunidade de colocá-lo para funcionar. 

Respondendo ao amigo @BetoGaleazzo, pelo que pesquisei existe o projeto ioquake3, que nada mais é do que uma comunidade que busca continuar suportando e atualizando a engine do Quake 3, que tem código aberto. Eles dão suporte ao Windows, Linux e macOS, incluindo aqueles com M1, então dá para todos jogarmos. Para isso, basta fazer o download do binário da sua plataforma de preferência e copiar os assets do jogo original, seja a versão vendida na Steam/GOG ou do CD-ROM apontado pelo amigo Marcos. As instruções detalhadas estão no site do projeto.

Como a base da engine é a mesma, aparentemente podemos ter jogadores em todas as plataformas e arquiteturas simultaneamente e, inclusive, entrar no servidor criado pelo amigo Marcos em seu clássico iMac G4.

Editado por Amigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Amigos disse:

Cheguei um pouco tarde mas gostei da ideia, amigo Marcos! Confesso que nunca joguei Quake e também nunca vi nada sobre o jogo, apesar de muito ter ouvido falar. Nesses últimos meses tenho voltado a jogar alguns dos jogos que jogava anos atrás então esse aspecto "clássico" do Quake me interessa bastante.  

Tenho um Power Mac G5 que comprei há alguns anos e nunca usei, talvez  esta fosse uma boa oportunidade de colocá-lo para funcionar. 

Respondendo ao amigo @BetoGaleazzo, pelo que pesquisei existe o projeto ioquake3, que nada mais é do que uma comunidade que busca continuar suportando e atualizando a engine do Quake 3, que tem código aberto. Eles dão suporte ao Windows, Linux e macOS, incluindo aqueles com M1, então dá para todos jogarmos. Para isso, basta fazer o download do binário da sua plataforma de preferência e copiar os assets do jogo original, seja a versão vendida na Steam/GOG ou do CD-ROM apontado pelo amigo Marcos. As instruções detalhadas estão no site do projeto.

Como a base da engine é a mesma, aparentemente podemos ter jogadores em todas as plataformas e arquiteturas simultaneamente e, inclusive, entrar no servidor criado pelo amigo Marcos em seu clássico iMac G4.

já estamos planejando a próxima rodada! aí vou divulgar aqui com um pouco mais de antecedência pra ser mais fácil se organizar. bora botar esse power mac G5 pra funcionar!

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troque o Quarke Arena pelo CS 1.6 que aí eu consigo participar😅; CS 1.6 é muito nostálgico: me lembra a época em que eu passava o dia inteiro na Lan House jogando. 

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui usando a ótima dica do @Amigos. Rodando perfeitamente no MacBook Air M1. Funciona em qualquer Mac. Se alguém quiser os arquivos me manda uma DM.

Agora não tem desculpa, @marcosfisica, só chamar que eu participo. Sou viciado em jogos FPS desde criança, rsrs... joguei muito Quake e Unreal Tournament, e até hoje jogo CS (e lá se vão 20 anos, 2/3 da minha vida jogando isso kkkk)

 

IMG_1896.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Consegui usando a ótima dica do @Amigos. Rodando perfeitamente no MacBook Air M1. Funciona em qualquer Mac. Se alguém quiser os arquivos me manda uma DM.

Agora não tem desculpa, @marcosfisica, só chamar que eu participo. Sou viciado em jogos FPS desde criança, rsrs... joguei muito Quake e Unreal Tournament, e até hoje jogo CS (e lá se vão 20 anos, 2/3 da minha vida jogando isso kkkk)

 

IMG_1896.JPG

aeeeeeeee. estamos planejando um pra esse domingo a tarde/noite!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

 

como eu queria um teclado desses 🥲

esse tá feio. não fiz o redrobright ainda. o do iMac G5 deixei branquinho de novo. esse aí é o próximo. 

mas esse aí tem um detalhes especial. tá até com o adesivo original que ensinava como abrir o drive óptico! 

IMG_2852.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal saber que deu tudo certo, amigo @BetoGaleazzo!

Reservei um tempo nesse último final de semana para colocar meu Power Mac G5 para funcionar. Eu me recordava de tê-lo guardado em uma das diversas caixas que estão em meu "depósito", mas ainda não tinha certeza em qual delas. Após alguma procura, lá estava ele, depois de dois anos guardado ali e alguns mais desde sua compra, era a primeira que eu estava finalmente realizando meu sonho te poder usar um Mac desses. No meio dessa procura tive um positiva surpresa, encontrei meu ainda não tão clássico MacBook White Mid-2007, minha primeira introdução ao OS X e aos Macs em geral. 

Infelizmente, não encontrei nas caixas em que procurei o teclado e mouse do G5, mas consegui ligá-lo em meu monitor e verificar que ele se encontra no OS X Leopard. Felizmente o antigo dono ainda possuía os CDs de instalação do Tiger e, portanto, pretendo instalá-lo assim que possível. Quanto ao teclado e mouse, irei tomar algum tempo para vasculhar as outras caixas.

Nesse ínterim, liguei o MacBook que, para minha surpresa, está rodando o OS X Mountain Lion de maneira não-oficial. Instalei nele o Quake 3 através do ioquake3 e já estou pronto para (aprender a) jogar, aguardando apenas o convite!

 

Editado por Amigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Amigos disse:

Muito legal saber que deu tudo certo, amigo @BetoGaleazzo!

Reservei um tempo nesse último final de semana para colocar meu Power Mac G5 para funcionar. Eu me recordava de tê-lo guardado em uma das diversas caixas que estão em meu "depósito", mas ainda não tinha certeza em qual delas. Após alguma procura, lá estava ele, depois de dois anos guardado ali e alguns mais desde sua compra, era a primeira que eu estava finalmente realizando meu sonho te poder usar um Mac desses. No meio dessa procura tive um positiva surpresa, encontrei meu ainda não tão clássico MacBook White Mid-2007, minha primeira introdução ao OS X e aos Macs em geral. 

Infelizmente, não encontrei nas caixas em que procurei o teclado e mouse do G5, mas consegui ligá-lo em meu monitor e verificar que ele se encontra no OS X Leopard. Felizmente o antigo dono ainda possuía os CDs de instalação do Tiger e, portanto, pretendo instalá-lo assim que possível. Quanto ao teclado e mouse, irei tomar algum tempo para vasculhar as outras caixas.

Nesse ínterim, liguei o MacBook que, para minha surpresa, está rodando o OS X Mountain Lion de maneira não-oficial. Instalei nele o Quake 3 através do ioquake3 e já estou pronto para (aprender a) jogar, aguardando apenas o convite!

 

coisa linda!!! domingo não rolou. mas vamos combinar pra essa semana. quarta ou quinta a noite é um bom horário?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, marcosfisica disse:

coisa linda!!! domingo não rolou. mas vamos combinar pra essa semana. quarta ou quinta a noite é um bom horário?

 

Quinta durante a noite é um bom horário sim! Se vocês combinarem novamente um domingo durante a tarde ou noite também é interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal;

Vai rolar uma nova carnificina nesse domingão, 13/02, a partir das 14h!

Vai fazer o que no domingo a tarde? Ficar assistindo Luciano Hulk? Nao né? Bora dar uns tiros e umas boas risadas!

Mesmo IP e porta, em multiplayer, escolha modo "local"

IP: 187.20.180.65

Porta: 27960

Vou ver se abro um server de discord. Aí ponho aqui o link

 

 

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu já vou começar a beber lá pelas 10 da manhã. as 14 já vou estar doidão! rsrsrs

Agora, Pedro Passamani disse:

O servidor já está pronto, só esperando o massacre amanhã...

Print.jpg

teu score amanhã não vai valer @Pedro Passamani. tu joga no próprio servidor, teu ping é sempre 0. rsrsrsrs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...