Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Apple e a obsolescência programada


Posts Recomendados

E a saga da obsolescência programada da Apple não tem fim

iPhone 12 Pro

iOS 15.2 - saúde da bateria em 88%
iOS 15.2.1 - saúde da bateria reduzida IMEDIATAMENTE para 85%

Daqui em diante vou tirar print para provar o que eu estou dizendo

A mesma coisa acontecia com meu iPhone 11 Pro

É a velha história da Apple forçando a barra para o usuário trocar seu aparelho por um novo

Editado por R_Alves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esse indicador de saúde não existisse, você estaria preocupado agora com a sua bateria? Poderia dizer sem sombra de dúvidas que após a atualização você percebeu impacto na autonomia? São perguntas honestas, porque eu uso e conserto iPhones desde sempre, e na minha opinião e experiência as pessoas reclamavam da bateria com mais legitimidade. Antes o cliente percebia que a bateria já não durava mais a mesma coisa, e agora me ligam pra dizer que baixou 1% da saúde do dia pra noite, ou que o iPhone do fulano parece não baixar na mesma velocidade. Me parece neurose, pra ser sincero. As pessoas passaram a trocar de iPhone por causa desse número (que é uma estimativa e pode inclusive subir) sem mesmo cogitar uma troca de bateria ou até mesmo se a autonomia realmente diminuiu e deixou de atender a necessidade.

Fico imaginando se os pneus de carros e amortecedores tivessem indicadores de saúde. Acredito que a Pirelli e a Cofap iam lucrar razoavelmente mais, mesmo as pessoas fazendo o mesmo uso dos carros, rs.

O iPhone 6S é de 2015 e recebe atualização até hoje, no mesmo dia em que o iPhone 13 Pro Max recebe. Tem usuário com Mac 2010 fazendo uso profissional. iPad também costuma ter vida útil mais longa que os concorrentes. São aparelhos que desvalorizam muito menos que os da concorrência e são vendidos seminovos com bastante facilidade... Então particularmente eu não vejo obsolescência programada.

Sendo sincero aqui, já que você tocou no assunto: você tinha um iPhone 11 Pro, que é um monstro. Vai dizer que a Apple te forçou a troca pelo 12 Pro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a tara por bateria é algo que eu não consigo entender. tem gente que compra um produto novo e aí a primeira coisa que faz é criar uma conta aqui no forum e abrir um tópico perguntando "como faço pra não danificar a bateria"? 😂

pelo amor de deus bicho, usa teu equipamento, te diverte com eles, seja feliz, f* a bateria!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um iPhone 6 (comprado em 2018) a bateria continua em 100%, uso pouco, eu sei, mas para ver que esse lance de obsolescência só tem haver mesmo com o sistema (o iPhone 6 recebeu o iOS 12.5.5 e parou por ai), hoje uso ele como se fosse um iPod Touch por conta das limitações, vejo mais apps de streaming como AppleTV+, Netflix, Prime Video, Disney+, HBO Max, YouTube Premium e Crunchroll, o iPhone 6 envia pra minha TV através do Chromecast (pois ela é antiga, não é dessas novas Smartv e não tem acesso à internet). Para o meu uso em casa, ele até que atende bem, tenho até uns joguinhos: Real Racing 3, Street Fighter IV e The King of Fighter 2012-i 

Editado por webg3brasil
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Indicador de saúde da bateria é uma coisa que eu só olhei duas vezes: quando eu fui comprar, e quando eu for vender. 

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Se esse indicador de saúde não existisse, você estaria preocupado agora com a sua bateria? Poderia dizer sem sombra de dúvidas que após a atualização você percebeu impacto na autonomia? São perguntas honestas, porque eu uso e conserto iPhones desde sempre, e na minha opinião e experiência as pessoas reclamavam da bateria com mais legitimidade. Antes o cliente percebia que a bateria já não durava mais a mesma coisa, e agora me ligam pra dizer que baixou 1% da saúde do dia pra noite, ou que o iPhone do fulano parece não baixar na mesma velocidade. Me parece neurose, pra ser sincero. As pessoas passaram a trocar de iPhone por causa desse número (que é uma estimativa e pode inclusive subir) sem mesmo cogitar uma troca de bateria ou até mesmo se a autonomia realmente diminuiu e deixou de atender a necessidade.

Amigo, acredito que esse paragrafo seja tão relevante e verdadeiro quanto possível. Vejo que o amigo que fez a publicação inicial não trouxe um questionamento ou discussão, e também não adicionou nada de relevante ao tema para além dos dados citado. Pessoalmente, adoraria ver uma resposta às reflexões que você propôs. 

Falando especificamente do medidor de "saúde" da bateria, tenho a sensação que esse dado tem um efeito prático mais negativo do que positivo. Querendo ou não, ele é um belo exemplo de como somos expostos a informações das quais pouco entendemos seu significado real, resultando nessa espécie de "neurose" que me parece rondar as baterias. 

Algo que todo usuário de iPhone deveria ter em mente é que o processo de estimação da capacidade total de carga de uma bateria não é um problema resolvido, muito menos exato. Em primeiro lugar, não existe uma metodologia única de definição desse valor, ou seja, tantos os indicadores, tais como temperatura de superfície, tensão e corrente de carga entre outros, quanto a função/implementação podem variar. Como nenhum desses indicadores é capaz de apresentar o valor real da capacidade de uma bateria, o máximo que podemos fazer é tentar nos aproximarmos de um número que nos de noção do estado da mesma. Sendo assim, o valor que é marcado, e as variações dele, não são um reflexo perfeito da realidade, eles dão tão somente uma noção.

Além disso, outro erro dos usuário tem a ver com os critérios que eles mesmos impõem. Não é incomum ver pessoas dizendo algo do gênero de "Em um mês minha bateria caiu 1%, onde já se viu isso?". O questionamento inevitável é: quem definiu que um mês é muito ou pouco para uma degradação de 1%? Essa avaliação acontece baseada somente em ideias arbitrárias que o próprio usuário coloca e que não tem qualquer fundamento. É importante refletir sobre quais os princípios estamos usando para definir essas regras, pois muitas vezes eles superdimensionam o entendimento de algo e terminam em noções e afirmações sem qualquer relação com a realidade.

Editado por Amigos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais ajuda do que atrapalha esse indicador.
Além de não ser totalmente preciso, as pessoas PRECISAM entender que a bateria se degrada. Simples assim. Seja por idade, uso, temperatura, etc... Ela vai se degradar. 
Se criou uma verdadeira legião de gente complexada, olhando diariamente a saúde, ou até pior, desativando funções e regulando o uso do aparelho para "poupar" bateria.

O consenso é que o melhor a se fazer, é manter a bateria entre 20 e 80% de carga, que o desgaste é menor. O uso de carregamento rápido, que gera mais calor, também é bom evitar.

De resto, a Apple deveria simplesmente abolir isso e somente mostrar quando a bateria estiver com 75% de saúde, recomendando uma troca e quando atingir 60%, pedindo que o usuário troque a bateria.

Nada a ver relacionar obsolescência programada com um componente que sofre desgaste. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/01/2022 at 11:27, BetoGaleazzo disse:

Se esse indicador de saúde não existisse, você estaria preocupado agora com a sua bateria? Poderia dizer sem sombra de dúvidas que após a atualização você percebeu impacto na autonomia? São perguntas honestas, porque eu uso e conserto iPhones desde sempre, e na minha opinião e experiência as pessoas reclamavam da bateria com mais legitimidade. Antes o cliente percebia que a bateria já não durava mais a mesma coisa, e agora me ligam pra dizer que baixou 1% da saúde do dia pra noite, ou que o iPhone do fulano parece não baixar na mesma velocidade. Me parece neurose, pra ser sincero. As pessoas passaram a trocar de iPhone por causa desse número (que é uma estimativa e pode inclusive subir) sem mesmo cogitar uma troca de bateria ou até mesmo se a autonomia realmente diminuiu e deixou de atender a necessidade.

Fico imaginando se os pneus de carros e amortecedores tivessem indicadores de saúde. Acredito que a Pirelli e a Cofap iam lucrar razoavelmente mais, mesmo as pessoas fazendo o mesmo uso dos carros, rs.

O iPhone 6S é de 2015 e recebe atualização até hoje, no mesmo dia em que o iPhone 13 Pro Max recebe. Tem usuário com Mac 2010 fazendo uso profissional. iPad também costuma ter vida útil mais longa que os concorrentes. São aparelhos que desvalorizam muito menos que os da concorrência e são vendidos seminovos com bastante facilidade... Então particularmente eu não vejo obsolescência programada.

Sendo sincero aqui, já que você tocou no assunto: você tinha um iPhone 11 Pro, que é um monstro. Vai dizer que a Apple te forçou a troca pelo 12 Pro?

O maior trunfo da Apple com o fato da vida útil da bateria e das peças originais é abaixar o mercado de usado $$$$, depois de quase dois anos achei um conhecido que por ser próximo confiou na minha palavra que mesmo meu iPhone com 75% de vida útil de bateria está perfeita a mesma e fica nítido que eles nunca calibraram a bateria e quantos outros com a família 11 já reclamaram disto.

hoje ele disse que está fazendo na média sem jogos 8 a 7 horas e meia de tela ligada pouco uso carrega a cada dois dias.

é tão complicado este fato que já teve quando tentei vender em fóruns e marketplace do Facebook pessoas querendo por 1500 reais e disse que estavam dando muito pela vida útil da bateria.

Está é uma estratégia que claro os influentes da tecnologia nunca vai citar abertamente…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fabiofsl disse:

O maior trunfo da Apple com o fato da vida útil da bateria e das peças originais é abaixar o mercado de usado $$$$, depois de quase dois anos achei um conhecido que por ser próximo confiou na minha palavra que mesmo meu iPhone com 75% de vida útil de bateria está perfeita a mesma e fica nítido que eles nunca calibraram a bateria e quantos outros com a família 11 já reclamaram disto.

hoje ele disse que está fazendo na média sem jogos 8 a 7 horas e meia de tela ligada pouco uso carrega a cada dois dias.

é tão complicado este fato que já teve quando tentei vender em fóruns e marketplace do Facebook pessoas querendo por 1500 reais e disse que estavam dando muito pela vida útil da bateria.

Está é uma estratégia que claro os influentes da tecnologia nunca vai citar abertamente…

Não é raro ver aparelhos com saúde da bateria baixa e tendo boa autonomia, até porque autonomia de bateria depende de centenas (literalmente) de fatores. Não acho que a Apple prejudicou o mercado de seminovos, os clientes é que ficaram uns chatos mesmo. É possível efetuar a troca da bateria sem grandes problemas e também não a um custo tão elevado assim. Mas a Apple com certeza ganhou na troca de baterias nas assistências autorizadas e principalmente na troca/upgrade de aparelhos... Muita gente acha que trocar a bateria não é bom, que o aparelho não fica a mesma coisa etc etc, vão lá e trocam o aparelho todo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Não é raro ver aparelhos com saúde da bateria baixa e tendo boa autonomia, até porque autonomia de bateria depende de centenas (literalmente) de fatores. Não acho que a Apple prejudicou o mercado de seminovos, os clientes é que ficaram uns chatos mesmo. É possível efetuar a troca da bateria sem grandes problemas e também não a um custo tão elevado assim. Mas a Apple com certeza ganhou na troca de baterias nas assistências autorizadas e principalmente na troca/upgrade de aparelhos... Muita gente acha que trocar a bateria não é bom, que o aparelho não fica a mesma coisa etc etc, vão lá e trocam o aparelho todo.

 

A própria empresa parceira do macmagazine a icaiu quando eu pensei em trocar disse não ser o ideal, pois havia falhas na contagem.

Nao é o cliente que ficou chato e sim a indução feita pelos dados incorretos da Apple, eu nunca considerei que meu ex aparelho estivesse com 75% de vida útil no máximo 87% até porque era um aparelho mais reserva pouco uso, porém também não ficava desligado ok.

Ele foi bem usado como segunda opção pra vídeo aula com minhas filhas em 2021.

ele de fato ficou quase um ano e meio em 100%, quando surgiu o iOS mais atual que do nada começou a degradar em números mais nunca vi está perda de performance como citei.

E como eu citei se temos apenas um lado da história lógico que o consumidor vai acreditar naquele colocado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...