Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Pode carregar Macbook com fonte de celular?


guilhermeandreasjansen

Posts Recomendados

Bom dia, 

Recentemente ganhei um Macbook de 12 polegadas, do ano 2015, e ele veio sem carregador. 

Então, tive a ideia de ligar o Mac a uma fonte de 20w USB-C que tenho aqui em casa. Pelo o que li na internet, há opiniões mistas sobre isso. Alguns dizem que pode, outros dizem que depende, e outros dizem que não. Gostaria de ler a opinião de vocês sobre isso. 

Grato,

Guilherme

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso até estar errado, mas nos últimos anos eu percebi que quem gere o carregamento sempre será o device e não a fonte. No próprio site da Apple tem informação sobre usar o iPad, por exemplo, com a fonte do seu Mac. Mesmo que você use uma fonte de energia bem forte, como a do Macbook citado, o iPad(ou iPhone) vai limitar essa potência, gerir e posteriormente enviar ao aparelho. Como você quer carregar o Mac com a fonte de 20w, resta apenas saber se ela terá potência para carregar ele e o consequentemente o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Buccos disse:

Posso até estar errado, mas nos últimos anos eu percebi que quem gere o carregamento sempre será o device e não a fonte. No próprio site da Apple tem informação sobre usar o iPad, por exemplo, com a fonte do seu Mac. Mesmo que você use uma fonte de energia bem forte, como a do Macbook citado, o iPad(ou iPhone) vai limitar essa potência, gerir e posteriormente enviar ao aparelho. Como você quer carregar o Mac com a fonte de 20w, resta apenas saber se ela terá potência para carregar ele e o consequentemente o tempo.

Bom dia, 
Vou testar amanhã e volto com a resposta. Grato pelo seu comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, guilhermeandreasjansen disse:

Bom dia, 
Vou testar amanhã e volto com a resposta. Grato pelo seu comentário!

Depende… você já chegou a ver qual é a potência do carregador original do MacBook? Por exemplo: se o carregador original do MacBook usa uma fonte de 30W e você tentar carregá-lo com um fonte que tenha menos potência do que isso, o resultado vai ser desastroso - para a fonte - pois ela vai estar sendo sobrecarregada; agora se a fonte pode fornecer de 30w pra mais, pode ir tranquilo, você não terá problemas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Padra Fábio Melado disse:

Depende… você já chegou a ver qual é a potência do carregador original do MacBook? Por exemplo: se o carregador original do MacBook usa uma fonte de 30W e você tentar carregá-lo com um fonte que tenha menos potência do que isso, o resultado vai ser desastroso - para a fonte - pois ela vai estar sendo sobrecarregada; agora se a fonte pode fornecer de 30w pra mais, pode ir tranquilo, você não terá problemas. 

A minha fornece 20w. Ou seja, é melhor comprar uma de 30w pra cima. O Macbook em questão necessita de uma fonte de 30 ou 29w. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 19/01/2022 at 08:56, Padre Fábio Melado disse:

Depende… você já chegou a ver qual é a potência do carregador original do MacBook? Por exemplo: se o carregador original do MacBook usa uma fonte de 30W e você tentar carregá-lo com um fonte que tenha menos potência do que isso, o resultado vai ser desastroso - para a fonte - pois ela vai estar sendo sobrecarregada; agora se a fonte pode fornecer de 30w pra mais, pode ir tranquilo, você não terá problemas. 

Só fazendo uma correção, não há problema nenhum em carregar com uma fonte abaixo do que vem na caixa. A única coisa que vai acontecer é que ele vai demorar mais tempo pra carregar, não há nenhum dano nisso.

 

O contrário é o mesmo. Se carregar com fonte mais potente, o próprio Mac vai limitar a potência máxima no que o hardware dele permite. Compre um wattímetro e será mostrado em tempo real quantos watts estão sendo puxados naquela hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Só fazendo uma correção, não há problema nenhum em carregar com uma fonte abaixo do que vem na caixa. A única coisa que vai acontecer é que ele vai demorar mais tempo pra carregar, não há nenhum dano nisso.

 

O contrário é o mesmo. Se carregar com fonte mais potente, o próprio Mac vai limitar a potência máxima no que o hardware dele permite. Compre um wattímetro e será mostrado em tempo real quantos watts estão sendo puxados naquela hora.

Essa é a única realidade e pronto. Por isso que eu usaria um carregador mais potente para os dois, pois aí poderia usar nos dois com mais tranquilidade, já que no MacBook um carregador mais fraco funciona, mas pode limitar o desempenho dele na tomada, qdo vc precisar do máximo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um carregador mais potente para ambos os dispositivos, provavelmente referindo-se a um MacBook e outro dispositivo eletrônico. A justificativa por trás dessa escolha é que, ao utilizar um carregador mais potente, é possível carregar ambos os dispositivos de forma mais rápida e eficiente.

No caso específico de um MacBook, é importante destacar que os modelos modernos geralmente são projetados para serem compatíveis com diferentes potências de carregadores, o que significa que você pode utilizar carregadores de potência diferente, como o que você mencionou, um mais fraco. No entanto, ao utilizar um carregador mais fraco no MacBook enquanto está usando o dispositivo, pode haver uma limitação no desempenho quando a demanda de energia é alta.

Quando o MacBook está conectado a um carregador mais fraco e, ao mesmo tempo, você está realizando tarefas que exigem um alto consumo de energia, como edição de vídeos ou jogos, o fornecimento de energia pode não ser suficiente para atender a essa demanda total. Consequentemente, o MacBook pode não ser capaz de manter o melhor desempenho possível e pode haver uma redução na velocidade de processamento.

Para evitar essa limitação de desempenho, usar um carregador mais potente pode garantir que o MacBook receba a quantidade adequada de energia para suas necessidades, mesmo durante tarefas intensivas. No entanto, é fundamental garantir que o carregador seja compatível com o MacBook, pois usar um carregador de potência inadequada pode ser prejudicial ao dispositivo e, em alguns casos, até mesmo danificá-lo.

Por outro lado, em relação ao segundo dispositivo mencionado, provavelmente um outro aparelho eletrônico, usar um carregador mais potente também pode ser vantajoso, desde que o dispositivo seja projetado para suportar essa potência adicional. Em geral, carregadores mais potentes podem fornecer uma carga mais rápida, o que pode ser útil quando você precisa carregar rapidamente o dispositivo antes de sair.

No entanto, é importante lembrar que, ao usar carregadores mais potentes, é necessário ter certeza de que eles são fabricados de acordo com as normas de segurança e qualidade adequadas para evitar danos aos dispositivos ou até mesmo riscos à segurança.

Em resumo, usar um carregador mais potente para ambos os dispositivos pode oferecer benefícios em termos de carregamento mais rápido e melhor desempenho, desde que sejam garantidas a compatibilidade dos carregadores com os dispositivos e a qualidade e segurança dos equipamentos utilizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@Adriano Ricardo Oliveira Pelo visto vc chegou na mesma conclusão que eu. Recebi um Macbook com uma fonte 61W, quando rodava jogos no Boot Camp ele em alguns momentos apagava. Não desligava apenas apagavas tudo. Ao clicar no botão Power ele estava funcionando mas o jogo havia fechado. Descobri que este modelo vem com uma fonte de fabrica de 87W. Só tem um a questão que me intriga. Se tiver carga na bateria e ele na tomada isso deveria ocorrer? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/09/2023 at 12:54, Carioca98 disse:

@VICTORHUGOBRAZIL Boa tarde! Tenho uma pergunta. Falando de usabilidade. Se um Macbook usando uma fonte de 60W sendo que a Apple recomenda de 90W, na hora que o MACBOOK usar uma aplicação como um jogo e necessitar de mais energia a fonte não dará conta?

Exatamente! Ao utilizar uma aplicação mais potente com um carregador mais fraco, a máquina pode até cair um pouco a porcentagem enquanto carrega.

 

Isso aconteceu comigo no meu antigo MBP Final de 2013 15''. Mesmo tendo um carregador de 85w, ele estava fazendo uma renderização tão pesada que o próprio carregador não aguentava. Mas foi um caso isolado, tem que ser ser nos Apple Silicon se isso acontece. Não tive a oportunidade de testar no meu MBA M1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carreguei meu MBA M1 com um wattímetro na tomada com um carregador de 67watts e ele puxa até 52 watts de energia, mesmo na caixa vindo um carregador de apenas 30w

 

Portanto, a Apple poderia muito bem colocar um carregador mais potente na caixa.

IMG_0109.JPEG

IMG_0110.JPEG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso o carregador de 20w do iPhone para carregar o meu MacBook Air M1 há 2 anos... nunca usei o carregador que veio com o Mac. Funciona perfeitamente e hj após 2 anos o meu Air está com 95% de saúde da bateria. O carregador esquenta mas nada de mais aconteceu. O Mac leva cerca de 3 horas pra carregar de 20 a 100% com esse carregador. Não me atrapalha em nada esse tempo pq eu nem vejo... coloco antes de ir pra academia e após o jantar eu desligo e já está em 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2023 at 22:27, VICTORHUGOBRAZIL disse:

Carreguei meu MBA M1 com um wattímetro na tomada com um carregador de 67watts e ele puxa até 52 watts de energia, mesmo na caixa vindo um carregador de apenas 30w

 

Portanto, a Apple poderia muito bem colocar um carregador mais potente na caixa.

IMG_0109.JPEG

IMG_0110.JPEG

Interessante curiosidade, não sabia disso, vou ver se compro um cabo daqueles que vem com um whatímetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...