Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Review|Opinião] iPhone SE + iPad 9


Posts Recomendados

Até pouco tempo estava com um Fold3, smartphone fantástico mas infelizmente muito limitado em matéria de apps mais complexos por conta do Android.

 

Foi aí que surgiu a ideia de voltar de vez para o ecossistema da Apple. Vendi ele por R$8.500 é investi o dinheiro em um iPhone SE e um iPad 9 4G com Apple Pencil, e resolvi postar aqui minhas impressões.

 

Pra ser mais exato, ainda sobrou um bom troco, já que o o novo setup saiu por R$6.220 (2.235 do iPhone, 3.260 do iPad, e 725 do lápis, tudo “nacional”.

 

O iPhone SE tem me atendido muito bem devo dizer que o touch ID, por si só, já reduz consideravelmente as possibilidades de pensar num upgrade. Minhas duas únicas considerações são sobre a tela e a câmera.

 

Ainda que menor, a tela possui basicamente o mesmo conforto visual de um iPhone 12/13 Mini, que usei por um tempo sem qualquer queixa. Como minha vista ainda é razoavelmente boa, o tamanho das letras, textos, etc não me incomoda… não mais do que já me incomodavam em qualquer outro smartphone - desde sempre, quando preciso fazer algo mais complexo, mais sério, ou que exija mais atenção, prefiro lançar mão do iPad ou do MacBook.

 

O outro ponto onde ele perde é na câmera, mas, como consolo, não achava a câmera do 12 grandes coisas… gostaria mesmo era de ter de volta câmeras como a do S21 Ultra, mas isso seria impossível.

 

O iPad de 9ª foi a escolha como tablet pois precisava do 4G e, nesse caso, um iPad Air ou Pro sairiam bem mais caros; sei que não é o que há de melhor pra um uso mais pesado, mas foi o que deu pra encarar. Felizmente, ele não tem deixado muito a desejar e se encaixou bem pra complementar o uso tanto do iPhone quanto do Mac, principalmente pelo conforto e pelo Apple Pencil.

 

Sim, tive alguns casos de lag jogando Call of Duty e por duas vezes o Illustrator fechou sozinho ao abrir um arquivo. Hoje uso nele o Pixelmator, Graphite, Prisma, Vector Q, Call of Duty Mobile, apps de banco, de streaming, de revistas/jornais, além de todo o resto que está também no iPhone e, fora o que mencionei, não tive qualquer problema com velocidade ou qualidade.

 

Na questão de complementar o iPhone, mesmo o Pro Max não tem tela grande o bastante para proporcionar o conforto desejado em alguns usos, fora que a falta de algo como o Apple Pencil também é algo que ainda me afasta de investir em um iPhone maior e mais caro. Já para o Mac, ele tem sido muito bem vindo como segunda tela (já que estou só com o MacBook Air) e para uso da Apple Pencil.

 

Óbvio que toda escolha aqui girou em com foco no custo benefício, pendendo um pouco mais para o custo. Só um iPhone 13 Pro Max, por exemplo, sairia mais caro que a soma dos 3 (iPhone, iPad e Pencil) e, na prática, não agregaria nenhuma função adicional.

 

Mas é claro que isso vale para o MEU gosto, MINHAS necessidades, e MINHA disponibilidade de investimento, e que pode se diferente no SEU caso .

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante o ponto de vista. Já pensei algumas vezes no Fold3 mas fico com medo das bolhas na tela (se é que existem ainda).
Só não entendi ele ser capado de apps.

Bolha não notei não. Fica uma marca na dobra, mas que não incomoda, nem para o uso da S Pen. Como aparelho, achei uma solução excelente mesmo.

A falta de apps, digo em comparação com o iPad mesmo. No iPad achei mais apps “pro” que não encontro no Android e fazem diferença no meu uso, a exemplo do Photoshop (que não atendeu minhas necessidades, mas ainda assim pude escolher entre ele, o Affinity Photo e o Pixelmator - fiquei com esse último).


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o seu relato, agradeço ter compartilhado sua experiência. Estou entrando no mundo da maçã com um iPhone 13 mini e agora e quero um iPad pra conteúdo em tela maior, o 9ª geração me atenderia em tela e bateria, mas temo que esses 3GB de RAM sejam um gargalho nas tarefas simples, considerando o passar dos anos.

O que você me diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o seu relato, agradeço ter compartilhado sua experiência. Estou entrando no mundo da maçã com um iPhone 13 mini e agora e quero um iPad pra conteúdo em tela maior, o 9ª geração me atenderia em tela e bateria, mas temo que esses 3GB de RAM sejam um gargalho nas tarefas simples, considerando o passar dos anos.
O que você me diz?

Em tarefas simples acho difícil que venha a ser um gargalo tão cedo, pois conheço bastante gente que ainda usa modelos antigos do iPad.

Agora, se não quiser pegar a versão com 4G, de repente compensa avaliar pois a diferença pode compensar investir num iPad Air, que as vezes não é tão grande (não é difícil encontrar o Air na faixa dos 4 mil).


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...