Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MacBook Air M1 (aparentemente) usando muita Memória RAM


bvictor

Posts Recomendados

Boa tarde, pessoal. Peguei ontem um MacBook Air M1 com 512GB de SSD e 16gb de RAM e gostaria de tirar uma dúvida. Venho de um MacBook Pro Retina de 2013, então foi uma mudança bastante grande de um dispositivo para outro. Optei pelo de 16gb de RAM e 512gb justamente para ter uma grande durabilidade e não ter muitos problemas com o armazenamento, mas notei que o computador está aparentemente usando muita memória RAM. Sou bastante leigo com essa questão, então pode ser que seja algo normal ou eu não esteja compreendendo bem o que as informações significam, por isso gostaria de uma opinião de vocês.

O computador está na última versão do Big Sur e como tirei ontem da caixa não instalei praticamente nenhum aplicativo. Por enquanto tenho somente 6 aplicativos além dos nativos (e exclui o Garageband e Imovie, pois não uso) e todos eles são aplicativos que acredito não serem pesados: Microsoft Word; Microsoft PowerPoint; Excel; Stremio; Transmission (Torrent); e o VLC. Somente uma extensão no Safari: AdBlock. Ainda assim, o Monitor de Atividades do Mac acusa que mais de 6gb estão sendo usados por aplicativos (como coloquei na primeira foto e na segunda com os aplicativos que mais estão utilizando) e só estou com o Safari aberto com essa aba do fórum. Comparei com meu Pro de 2013 com apenas 4gb de RAM, 128 gb de SSD e muito mais coisas instaladas, e ele está usando apenas 500 mb. 

Isso é normal? Fico imaginando se tivesse optado pelo de 8gb, estaria consumindo praticamente tudo. 

Captura de Tela 2022-01-17 às 15.02.54.png

Captura de Tela 2022-01-17 às 15.16.27.png

Estou também com 382GB livres de armazenamento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas use a sua máquina. Mantenha sempre atualizada, tanto sistema quanto aplicativos.


RAM sem uso é RAM desperdiçada. Quanto mais RAM a máquina tem, mais o sistema deixará processos armazenados nela, liberando conforme a demanda subir. 

E impossível um sistema atual consumir apenas 500MB de RAM tendo 4GB disponíveis. Vc deve ter visto errado.

Se tivesse pegado o modelo com 8GB, o sistema iria deixar menos processos na RAM, liberando para outro uso que vc viesse a fazer.

Nada de errado com o seu Mac. Tudo normal com ele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, jailsonrs disse:

Apenas use a sua máquina. Mantenha sempre atualizada, tanto sistema quanto aplicativos.


RAM sem uso é RAM desperdiçada. Quanto mais RAM a máquina tem, mais o sistema deixará processos armazenados nela, liberando conforme a demanda subir. 

E impossível um sistema atual consumir apenas 500MB de RAM tendo 4GB disponíveis. Vc deve ter visto errado.

Se tivesse pegado o modelo com 8GB, o sistema iria deixar menos processos na RAM, liberando para outro uso que vc viesse a fazer.

Nada de errado com o seu Mac. Tudo normal com ele. 

Obrigado Jailson!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta correto pois na real ela não está comprimindo nada na RAM... tudo está em aberto nela... então bem normal... pra se ter ideia o meu agora usando o Chrome por exemplo está usando 6,6GB sendo neles 1,8GB comprimidos... mas mesmo eu abrindo Indesign, Word, Excel, Chrome e o app Musicas.... ele ainda fica dentro dos 7GB.... mas o q ele faz é começar a comprimir os arquivos dentro da RAM e deixando o totalmente aberto para o que importa... se não me engano é exatamente ai que entra o status de Pressão da RAM... pois quanto mais comprime mais ela vai ficar lenta e pode começar a pesar no sistema... mas no geral... dificil ficar lento... mesmo com 8GB... 16GB então pode ficar tranquilho que se vc começar a realmente exigir da RAM o sistema cai comprimir o que precisar e gerenciar direitinho tudo o que precisa ou não no momento certo ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, bvictor disse:

Boa tarde, pessoal. Peguei ontem um MacBook Air M1 com 512GB de SSD e 16gb de RAM e gostaria de tirar uma dúvida. Venho de um MacBook Pro Retina de 2013, então foi uma mudança bastante grande de um dispositivo para outro. Optei pelo de 16gb de RAM e 512gb justamente para ter uma grande durabilidade e não ter muitos problemas com o armazenamento, mas notei que o computador está aparentemente usando muita memória RAM. Sou bastante leigo com essa questão, então pode ser que seja algo normal ou eu não esteja compreendendo bem o que as informações significam, por isso gostaria de uma opinião de vocês.

O computador está na última versão do Big Sur e como tirei ontem da caixa não instalei praticamente nenhum aplicativo. Por enquanto tenho somente 6 aplicativos além dos nativos (e exclui o Garageband e Imovie, pois não uso) e todos eles são aplicativos que acredito não serem pesados: Microsoft Word; Microsoft PowerPoint; Excel; Stremio; Transmission (Torrent); e o VLC. Somente uma extensão no Safari: AdBlock. Ainda assim, o Monitor de Atividades do Mac acusa que mais de 6gb estão sendo usados por aplicativos (como coloquei na primeira foto e na segunda com os aplicativos que mais estão utilizando) e só estou com o Safari aberto com essa aba do fórum. Comparei com meu Pro de 2013 com apenas 4gb de RAM, 128 gb de SSD e muito mais coisas instaladas, e ele está usando apenas 500 mb. 

Isso é normal? Fico imaginando se tivesse optado pelo de 8gb, estaria consumindo praticamente tudo. 

Captura de Tela 2022-01-17 às 15.02.54.png

Captura de Tela 2022-01-17 às 15.16.27.png

Estou também com 382GB livres de armazenamento. 

Boa noite Victor! Tudo certo?

Esse é um tema que sempre tocamos no assunto aqui no forum. Sobre a quantidade de memória ideal para uma máquina em 2022. Já é de consenso que 8gb atualmente é realmente é mínimo para qualquer trabalho intermediário pra cima.

Portanto o fato da sua máquina estar inicialmente consumindo esses 8gb está correto. Tudo dentro da normalidade.

Parabéns por ter optado pela versão com 16gb de Ram. Com certeza te dará tranquilidade nos próximos anos com relação a performance.

Aproveita essa baita máquina. Abraço!

 

 

Editado por juniorgoncalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/01/2022 at 16:02, jailsonrs disse:

RAM sem uso é RAM desperdiçada.

Graças a Deus alguém disso isso! Pessoal acha que ter 16 Gb de RAM e só usar 8GB é um bom negócio; estão guardando RAM pros netos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bvictor para você, como usuário, a única coisa que deve importar é o desempenho da sua máquina: se ela está rodando liso e realizando todas as tarefas sem travamento, então pouco importa quanta memória o sistema operacional está usando pra fazer isso acontecer! meu conselho: feche o monitor de atividades e pare de ficar olhando pra esses números: você vai ficar maluco 😛. Tem caras que olham pra isso aí todo dia, e no final eles acabam comprando aqueles programas de terceiros para “limpar memória RAM” que são puro placebo! Apenas curta o seu MacBook e deixe o MacOS se entender com os recursos da máquina SOZINHO. 

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Padra Fábio Melado disse:

@bvictor para você, como usuário, a única coisa que deve importar é o desempenho da sua máquina: se ela está rodando liso e realizando todas as tarefas sem travamento, então pouco importa quanta memória o sistema operacional está usando pra fazer isso acontecer! meu conselho: feche o monitor de atividades e pare de ficar olhando pra esses números: você vai ficar maluco 😛. Tem caras que olham pra isso aí todo dia, e no final eles acabam comprando aqueles programas de terceiros para “limpar memória RAM” que são puro placebo! Apenas curta o seu MacBook e deixe o MacOS se entender com os recursos da máquina SOZINHO. 

Sábias palavras, meu caro.

É igual aquela galera do PC que monta uma máquina pra game e ao invés de jogar fica só no MSI Afterburner.

Se a máquina tá operando bem, apenas aproveite ela e seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, Padra Fábio Melado disse:

Graças a Deus alguém disso isso! Pessoal acha que ter 16 Gb de RAM e só usar 8GB é um bom negócio; estão guardando RAM pros netos. 

Ou comparam o uso de RAM de uma máquina com 4GB com outra com 8 ou 16GB. 
Ou comparam que um aplicativo usa bastante RAM quando somente ele está aberto e que quando tem outros, ele consome menos RAM. Junto com a troca periódica de pasta térmica, os mitos de consumo da RAM precisam ser derrubados. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Padra Fábio Melado disse:

@bvictor para você, como usuário, a única coisa que deve importar é o desempenho da sua máquina: se ela está rodando liso e realizando todas as tarefas sem travamento, então pouco importa quanta memória o sistema operacional está usando pra fazer isso acontecer! meu conselho: feche o monitor de atividades e pare de ficar olhando pra esses números: você vai ficar maluco 😛. Tem caras que olham pra isso aí todo dia, e no final eles acabam comprando aqueles programas de terceiros para “limpar memória RAM” que são puro placebo! Apenas curta o seu MacBook e deixe o MacOS se entender com os recursos da máquina SOZINHO. 

Pior q quando eu tô trabalhando mais pesado eu deixo aberto o monitor pq já percebi que o pacote Adobe que tô usando tem problema de memory leak via Rosetta… entao eu vou usando e vendo como fica a pressão… quando começa a jogar swap pro SSD eu fecho o programa e abro de novo… pois nessa eu já fiquei o dia todo trabalhando e abrindo e fechando arquivos, e no final do dia eu fui dar uma olhada e já estava com quase 2GB de swap 😅… mas bastou reabrir o programa que ele zerou tudo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...