Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Mac Pro 2008/2009/2010, ainda viável?


marcosfisica

Posts Recomendados

Salve pessoal!

Gostaria de pedir a opinião de vocês no seguinte.

Eu tenho um iMac "mid 2010" de 27". É meu "daily driver". É meu mac principal, uso ele diariamente, pra trabalho e lazer. Faz tudo que eu preciso, numa velocidade que considero ótima e tem essa tela gigante maravilhosa. Enfim, adoro meu bichão!

Porém, o tempo passa e não há como negar isso. Pra algumas coisas ele já tá começando a ter uns gargalos de desempenho. Meu iMac roda o High Sierra (que adoro!), mas é a última versão que suporta. Pra rodar algo além disso com os patches do Dosdude teria que trocar a placa de vídeo (trabalheira dos infernos e acho que não vale a pena). Já me vejo as vezes sendo obrigado a usar o Chrome, porque o Safari já tá começando a se desentender com alguns sites. Além disso a tendência é em breve o High Sierra deixar de ser compatível com muita coisa (se o Google Drive parar de funcionar já era). Enfim, estou pensando na sucessão do bicho, e é com isso que queria a ajuda/opinião de vocês. Não é nada pra agora, não tenho nenhuma urgência, como disse tá tudo funcionando bem, mas é algo que vou ter que fazer mais cedo ou mais tarde. Ao longo desse ano ou talvez no ano que vem. Comprar um mac M1 agora está fora de cogitação! E com a pandemia, homeoffice e tal, a verdade é que não preciso mais de um portátil, acabo trabalhando no mac só em casa mesmo (no trabalho uso notebook windows). Então eu estava pensando no seguinte plano:

Transformar esse meu iMac em um monitor! Há uns adaptadores de alimentação e conexão pra transformar o display em um monitor com saída HDMI/VGA/etc. Seria algo simples de fazer e relativamente barato (na Shoppe acho que tá em torno de 250/300 reais). E aí comprar um Mac Pro pra substituir ele. Teria que ser um Mac Pro que me permitisse rodar ao menos o Catalina. Com isso eu teria um mac com mais possibilidades (e facilidade!) de expansão e viveria tranquilamente mais alguns anos de boaça, até investir pesado em um mac novo. Então minha pergunta é:  um Mac Pro 3,1/4,1/5,1 - respectivamente 2008/2009/2010 - rodaria o Catalina com desempenho melhor que meu iMac 2010? Obviamente fazendo os devidos upgrades de SSD e memória.

Mac Pro a partir do 6,1 (2013) é inviável! O preço é uma loucura! Pessoal super valoriza ter uma lata de lixo sobre a mesa...rssrsrrs. Um 1,1 (2006/2007) seria excelente pelo preço, mas eles só rodam até o El Capitan, mesmo fazendo update da firmware pra 2,1 e de SMC (ou tem jeito de rodar algo mais recente e eu não tô sabendo?).

Enfim, o que voces acham?

Abraço e obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião não vale a pena, meu caro amigo Marcos, rs.

Já colocou na ponta do lápis? Máquina, adaptador(es), upgrades etc. Independente da idade da máquina, você vai ter um gasto que acredito não justificar a (não tão longa) vida extra que vai ganhar em termos de suporte de software e retorno em questão de desempenho geral.

Lógico, nessa balança também entra tua pira em máquinas vintage e esse valor só você mesmo pra definir, mas tratando-se de uma máquina para uso diário, sei lá.

Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, em minha visão não vale a pena. Tentarei elucidar um pouco melhor as razões para isso avaliando o desempenho, tempo adicional de suporte e custo.

Desempenho: Apesar de não possuir nenhum dos modelos citados por você, tenho um Mac Pro de 2013 que, coincidentemente, também se encontra no macOS High Sierra. Devo confessar que, embora meu uso para ele seja bem específico, seu desempenho já não é surpreendente. Ainda assim, a mudança para o Mac Pro traria um benefício em seu caso, que seria os possíveis upgrades. Como você não especificou seu tipo de uso, irei assumir que se trata de um uso típico, ou seja, vários aplicativos rodando simultaneamente ainda que sem realizar um tarefa extremamente intensiva como, por exemplo, edição profissional de vídeo ou simulação de circuitos complexos.

Pensemos agora nos upgrades, ignorando o custo por um momento. Devido a idade desses modelos, as melhorias que você pode fazer lhe trarão benefícios tão somente na "quantidade" de recursos disponíveis, estando ainda limitadas a arquitetura já bastante ultrapassada (sim, é uma palavra forte) de Macs cujo projeto já se aproxima dos 15 anos.  Nesse caso, se você me dissesse que o seu uso fosse voltado para uma tarefa específica, como a simulação de circuitos ou produção musical, eu lhe diria que talvez as melhorias valessem a pena, pois essas tarefas dependem muito de poder computacional bruto. No entanto assumindo aquele caso de uso típico, esse poder computacional extra irá ser muito menos relevante do que as melhorias que você teria indo para uma máquina mais moderna com menos força bruta e mais foco em multitarefa, como um processador com mais núcleos ou memórias mais "rápidas".

Suporte: Aqui a mudança para o novo computador não faria muita diferença, haja vista que você cairia no mesmo caso do seu computador. Afinal, já fazem três anos que qualquer um desses modelos não tem mais suporte oficial e o suporte não-oficial é incerto. Sendo assim, e supondo que softwares como o Google Chrome sigam a tendência e percam suporte ao High Sierra agora em 2022, você provavelmente ganharia apenas dois ou três anos de suporte adicional.

Custo: Se já não bastasse o, em minha opinião, desfavorável  cenário dos outros dois quesitos, chegamos ao pior deles. Como você sabe, os preços de praticamente qualquer aparelho Apple no Brasil beira o surreal. Apesar disso, ainda considero o preço de aparelhos novos mais condizentes que os dos antigos, principalmente pois os últimos custam em geral o preço de aparelhos novos da concorrência e, apesar do ótimo sistema operacional, não existem muito milagres que tornem essa uma boa relação custo-benefício. Some a isso todos os custos das melhorias de um eventual Mac Pro, mais os custos de adaptadores e afins, e isso me parece se tornar o pior dos mundos. Você irá gastar dinheiro, e uma boa quantia, para não ter o melhor desempenho, a melhor tela e nem o melhor suporte e no final, é provável que pague quase o mesmo de um computador novo.

Minha opinião, portanto, seria de partir para algo como um MacBook Air M1 que, embora caro, provavelmente não sairia tão além dessa sua opção atual e ainda traria um desempenho muito superior. Caso o valor seja proibitivo, um Hackintosh poderia ser uma bela alternativa, uma vez que você teria o bom macOS com custo de componentes muito mais baixos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá, outra opinião vale e não vale depende muito do seu uso e qt vc vai gastar, eu já usei qz tds as máquinas, imac, macmini, macbook, Mac Pro etc, usei bastante o Macpro 5.1 q deixei ele um foguete, isso na época q as peças não eram tão caras, ele tinha 96gb de ram ssd, hd, placa de video de 8gb e tal, era animal editava vídeo em 4K de boa, claro sem muitos efeitos, imagens bem pesada no Photoshop era surreal nem poderia ser o tamanho maior q fosse ele ia de boa, mas aí vendi p pegar um imac e aí vai muita história, minha esposa q e fotógrafa usou um Mac Pro básico e era bem tranquilo p ela, então resolvi pegar uma macmini m1 p ela testa, e por falta de espaço, pois ela trabalha com muita e muitas fotos, Td projeto no Lightroom não aguentava, e ela só reclamava tinha q fechar Td hr, p/ poder ter espaço de Memoria, entoa apareceu outro Mac Pro 5.1 e como tinha algumas peças guardadas e comprei outras, fiz um up, hj ela está com 5.1 12 core memória de 64gb ssd de 500+ 6t de hd p becup de fotos, e Uma placa de vídeo de 4gb, p ela tá tranquilo, trabalha com várias coisas abertas seM travar e sem engasgos. Então depende Muito do q vc for fazer e qt vc vai gastar, só vc não precisa dE muito espaço e quer gastar pouco, eu iria de macmini m1 e colocaria ssd externo e uma baita máquina,

espero ter ajudado um pouco 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu estivesse com pouco dinheiro, eu compraria um notebook com configuração entre básica e intermediária (8Gb, e um i5 pelo menos) e instalaria o Linux nele. Pegar um computador com mais de 10 anos de uso, só pra usar o MacOS, me parece demais!

Editado por Padra Fábio Melado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um problema gigante com Mac Pro = consumo de energia. 
O bicho é gastão demais. E já mostra os sinais do tempo, tanto em CPU quanto GPU. Um verdadeiro trambolho que não faz sentido nos dias de hoje.

Essas gambiarras de usar como monitor, adaptar alguma coisa, etc... eu não sou muito fã não.

Mac mini M1 modelo de entrada basicamente só o Mac Pro 2013 nas configurações mais altas que consegue bater de frente. Qualquer outro Mac de 2015 pra baixo perde pra ele. Talvez um ou outro iMac 27" consiga ser melhor e olhe lá.

Se na época Intel era inviável pegar um Mac muito velho usado, com a virada para o Apple Silicom a coisa tomou outra proporção. Basicamente Mac velho, já obsoleto e que nem recebe novas versões não são nada atraentes. Nem para comprar usado e nem para o uso no dia a dia.

Não sei como anda o seu orçamento e o que vc tem ai pela sua casa, mas aproveita e vende tudo o que tiver ai que vc não vá mais usar e pega um Mac mini M1. Compra um monitor bom Full HD e um teclado e mouse bluetooth da Logitech que funciona de boas com Mac.  Ou como o amigo acima mencionou, investe em um notebook Windows mesmo.

Eu só recomendaria pegar Mac usado de 2017 pra cima e dependendo do preço ainda. Basicamente não compensa investir em Mac Intel velho, muito menos os que a Apple já abandonou. 

3 horas atrás, Padra Fábio Melado disse:

Se eu estivesse com pouco dinheiro, eu compraria um notebook com configuração entre básica e intermediária (8Gb, e um i5 pelo menos) e instalaria o Linux nele. Pegar um computador com mais de 10 anos de uso, só pra usar o MacOS, me parece demais!

Um i5 quad core com SSD e 8GB de RAM com possibilidade de subir para 16GB é o ideal para hoje e pensando na longevidade da máquina. 
Mac já sem suporte a novas versões de sistema basicamente é um peso morto. Não compraria e nem recomendo ninguém a comprar. Fora a falta de noção do povo, que pede mais caro do que um Mac mini M1 em Mac com quase uma década de uso e já sem suporte de hardware e sistema. 
Mac mni M1 se encontra na casa dos 5 mil. Com outros mil dá pra pegar um conjunto de teclado e mouse bluetooth e um monitor. Nenhum Mac que tem desempenho inferior, e já com vários anos de uso deveria custar mais do que um Mac mini M1. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Marcão !!!!!

Essa eu tive que entrar pra te responder meu amigo já que possuo um Mac Pro 5.1 (2010) e é basicamente minha máquina principal pra tudo.

Primeiro, sobre meu setup:

Mac Pro 5.1 2010 (original, não é o 4.1 "convertido") Twelve Core (2 x Intel Xeon X5670 2.93GHz / 6.4GT/s / 12 cores), 128GB @ 1333MHz de RAM. volume que roda o MacOS é um SSD PCIe AHCI de 512GB, Sapphire Pulse Radeon RX 580 8GB de VRAM, o Super Drive foi substituído por um gravador de Blu-Ray e a segunda baia de disco óptico possui um adaptador OWC para HD/SSD. Substituí todos os discos mecânicos dos slots SATA por SSDs. Tenho instalados Windows 7, Windows 10 e MacOS Mojave (cada um no seu respectivo SSD). Meu monitor é um Apple Cinema Display 30" (2560x1600) /  Placa de Captura de Vídeo PCIe Blackmagic Intensity Pro e Interface de Áudio USB Arturia MiniFuse 2.

Quando estou de home-office uso ela para trabalho, navegação Internet, vídeos no YouTube, Word, Excel, rodo bastante coisa virtualizada via VMware Fusion (laboratório e simulações), edito alguns vídeos casualmente (1080p60  mas com a RX580 dá pra editar 4K) usando o DaVinci Resolve e Final Cut e faço bastante edição de áudio para um Podcast usando o Ableton Live, Audacity e Reaper. 

O que gosto:

Para uma máquina com 12 anos de vida ela roda muita coisa e roda bem. É sem dúvida uma máquina parruda, realmente profissional, extremamente estável, confiável e dá conta do recado na maioria dos casos. A compatibilidade com Windows x64 nativo é uma grande vantagem frente aos Macs com M1. Outra coisa memorável, sua incrível capacidade de expansão, dá pra trocar processador (limitado ao Xeon X5690), expandir memória RAM (até 128GB perdendo o Triple Channel e rodando no máximo a 1333MHz), GPU (limitado aos 225W na alimentação e PCIe 2.0), SSD NVME (limitado ao PCIe 2.0), instalar placa USB 3.1, placas de captura de vídeo, interfaces de áudio, etc...etc... E até Thunderbolt eu já vi rodando nesse Mac Pro !!!!!

O que não gosto:

Apesar do seu inegável poder de processamento, as CPUs limitam bastante a produtividade. Os processadores usados nessa geração de Mac Pro já estão muito defasados, não suportam recursos modernos de otimização como codecs para aceleração por hardware tipo H.264/HEVC. Para tarefas single core o Xeon dessa geração perde feio para muito Core i5 de gerações mais recentes. O barramento de memória também é um limitador, DDR3 rodando a 1333MHz possui largura de banda teórica de 10.6GB/s (em comparação o M1 com memória unificada possui largura de banda de 68.25GB/s !!!!) Apenas por curiosidade, veja o resultado do GeekBench de algumas máquinas, benchmarks não são e nunca foram uma verdade absoluta, mas nos fornecem uma boa base de comparação geral do poder de fogo de uma máquina.

É uma máquina grande, pesada e que ocupa muito espaço pelo que faz, eu estou atualmente numa pegada mais minimalista, acho que uma máquina menor, mais moderna e otimizada renderá muito mais que o Mac Pro. Como um colega aí citou, o consumo de energia é algo crítico no Mac Pro, afinal, quantas máquinas gamers (olha que puxei aqui na comparação) você conhece que possuem uma fonte de 980W ???

E veja que interessante, mesmo com uma fonte de 980W e capacidade de upgrade da GPU é limitada pelo suporte de alimentação (a margem segura é de 225W sendo 75W slot PCIe, 75W PCIe AUX 1 e 75W PCIe AUX 2), ou seja, limita e muito as escolhas por GPUs mais parrudas. Claro que há gambiarras, gente que usa adaptadores para extrair energia das portas SATA, Pixlas mod, fontes externas mas eu abomino gambiarra sob qualquer circunstância.

O que detesto:

Detesto o fato da Apple não suportar mais o Mac Pro 5.1 (mesmo com o suporte longevo da Apple de 10 anos), matá-lo no MacOS 10.14 Mojave é uma vergonha ! Com os upgrades adequados, o Mac Pro 5.1 é plenamente capaz de rodar o BigSur e Catalina sem qualquer dificuldade, exceto claro que recursos modernos como AirDrop, Sidecar, e outras coisas é sem chance mesmo !

Agora, o bola fora mais feio da Apple, foi forçar os donos de Mac Pro 4.1/5.1 a investir numa placa gráfica compatível com Metal para rodar o Mojave e matar logo em seguida o suporte no SO seguinte (Big Sur). Ou seja, quem comprou GPU nova na esperança de ter suporte nativo e oficial para rodar SOs mais recentes se lascou e jogou dinheiro fora (meu caso).

E falo de suporte nativo, como disse antes, não gosto de gambiarras e acredito que muitos que dependem de seus Macs para trabalhar também não, sei que dá pra instalar o Big Sur e Catalina via Dosdude1 patch e OpenCore mas essas ferramentas me soam mais como um Hackintosh no hardware Apple do que uma solução efetiva e confiável para manter seu Mac Pro atualizado, sem contar a dor de cabeça para aplicar os updates, desativa isso, ativa aquilo, copia kext pra tal lugar, não é nada "Apple like" entende ? Perde-se toda a magia e prazer de usar um Mac !

Custo/Benefício:

Bom, o Mac Pro mesmo com todas as suas virtudes, limitações e defeitos, ainda consegue ser uma máquina para se trabalhar profissionalmente, com algumas ressalvas é claro, mas ainda dá conta do recado e atenderá a necessidade de muitos usuários. A grande questão é que para isso tudo, além do equipamento, você precisa contar com os upgrades necessários para torná-lo mais atual (menos obsoleto) de acordo com o que você fará com ele.

No meu caso por exemplo, eu tive que investir em SSDs, memória, GPU e umas cositas más ! Se me atende ? Definitivamente Sim, mas a que preço ? Se juntasse todo o dinheiro investido ao longo desses anos para comprar um Mac com M1, hoje eu teria um MacBook 14" com o M1 Pro !

Minha máquina atualmente (Jan/2022) vale por volta de 15 mil reais, e se eu anunciar para vendê-la duvido muito conseguir 10 mil reais e se conseguir vou correndo comprar um Mac Mini M1 com 16GB de RAM e ser muito feliz 😂😂😂

 

***ALERTA DE SPOILER***

Com certa dor no coração e após longos 7 anos de alegria, trabalhos ininterrúptos sem quaisquer travamentos, diversão garantida fazendo os mais diversos upgrades, informo que em breve devo anunciá-la para venda. Não tanto por necessidade, mas por espaço mesmo. Estou montando um home studio e acreditem, cada cm2 está me fazendo repensar e reorganizar muita coisa no meu escritório.

Portanto, aos possíveis interessados, fiquem atentos !

 

Conclusão

Com o risco de dar um tiro no meu próprio pé (depois do meu spoiler aí em cima), eu digo terminantemente com todas as letras que hoje investir $$ em um Mac Intel é perder dinheiro. Com o M1 a Apple quebrou muitos paradígmas, o custo/benefício/eficiência é incrivelmente favorável aos Macs com Apple Silicon.

Há sim um pouco de hype também, pois há casos e casos, por exemplo, nem mesmo o M1 MAX top dos top é páreo para as GPUs modernas, a compatibilidade para rodar Windows X64 nativo para aplicações muito específicas também é outro fator relevante e por último, pra quem precisa realmente de uma máquina que permita upgrades e está preso ao ecossistema da Apple, não tem outra alternativa senão investir uma fortuna num Mac Pro 2019. Fora isso, é muito mais sensato e barato partir para um Mac M1.

Então meu amigo Marcos, avalie bem suas necessidades, o quanto pretende investir e principalmente, por quanto tempo você irá ficar com o equipamento que comprar agora, se ele deve ter suporte oficial ou não, etc. Esses fatores serão determinantes na sua escolha !

E veja, com o preço maluco dos componentes e periféricos, nunca foi tão favorável para a Apple como está sendo agora, desktops e notebooks equivalentes em qualidade e design estão custando tanto quanto Apple no dias atuais e quem diria que viveríamos para ver um computador Apple sendo mais barato que um PC 😮

Grande abraço e sucesso em 2022 !!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A versão 2010 do mac pro se bem cuidada e uma ótima maquina. Tive um 2008 e sofria com o aquecimento da maquina.

Hoje uso um iMac 2011 i5 QuadCore que me atende bem para produção musical e videos que não sejam 4k.

Ja para trabalhos rápidos uso um macbook 12 retina 2017 m3 Dual Core que não e uma maquina parruda mais e atual se da bem pra esse tipo de trabalho diário que exige pouca performance.

Na verdade tudo vai do seu uso e em quanto tempo pretende trocar de máquina. 

Apostei em um mac Pro 2008 e ele infelizmente me deixou na mão em pouco tempo. 

Eu apostaria em algo de 2011 pra no mínimo que esteja bem conservado. 

Sucesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Ahhhhhh....voces são demais seus danadinhos!!!! Obrigado pelo Feedback pessoal! Esse tipo de dedicação e atenção a gente não encontra em nenhum grupo de Facebook ou qualquer outra bobagem moderna. Só nos bons e velhos fóruns mesmo! Esse tipo de coisa é que faz valer a pena ainda manter conta em fóruns como esse. Apesar de vivermos submersos em um universo de anúncios de venda de iPhone e iPad, de vez em quando surgem essas interações entre os usuários que fazem tudo valer a pena. É muito legal ver várias pessoas dedicando um pouco de seu tempo pra formular e escrever uma resposta a um questionamento feito por um outro usuário qualquer. Muito obrigado a todos!

Sim, voces me convenceram! Esquece Mac Pro! Vou manter meu iMac vivo por mais alguns meses/anos, até a situação permitir partir pra um Apple silicon mesmo. Apesar de, como bem constatou o @BetoGaleazzo, minha pira por mac vintage ser enorme! 🤣 Então eu adoraria ter um Mac Pro desses aqui na mesa (ou no chão). Cheguei até a dar uma pesquisada nos PowerMac G5! Não ia dar pra fazer muita coisa com ele, mas pelo menos ia aquecer o quarto no inverno! 🤣🤣🤣 Esse gabinete "ralador de queijo" é lindo demais e eu adoraria ter um desses.

Mas enfim, analisando friamente não vale a pena mesmo. Ia gastar uma graninha num Mac Pro 2009/2010, ia ter que gastar mais um pouco pra fazer uns bons upgrades, e ia conseguir no máximo rodar um Catalina ou Mojave por mais 2 ou 3 anos, até começar a sentir gargalar de novo. Então vida longa e próspera a meu iMac 2010, que recentemente desmontei, limpei, troquei pasta térmica, ssd, e tá rodando suave, lisinho....hehehe

Mais uma vez obrigado a todos!

Agora deixa eu voltar pro marketplace do Facebook e seguir com minha pesquisa por "iMac G3".....🤣 🤣🤣🤣🤣

Abraço.

 

58 minutos atrás, pollaris disse:

Fala Marcão !!!!!

Essa eu tive que entrar pra te responder meu amigo já que possuo um Mac Pro 5.1 (2010) e é basicamente minha máquina principal pra tudo.

Primeiro, sobre meu setup:

Mac Pro 5.1 2010 (original, não é o 4.1 "convertido") Twelve Core (2 x Intel Xeon X5670 2.93GHz / 6.4GT/s / 12 cores), 128GB @ 1333MHz de RAM. volume que roda o MacOS é um SSD PCIe AHCI de 512GB, Sapphire Pulse Radeon RX 580 8GB de VRAM, o Super Drive foi substituído por um gravador de Blu-Ray e a segunda baia de disco óptico possui um adaptador OWC para HD/SSD. Substituí todos os discos mecânicos dos slots SATA por SSDs. Tenho instalados Windows 7, Windows 10 e MacOS Mojave (cada um no seu respectivo SSD). Meu monitor é um Apple Cinema Display 30" (2560x1600) /  Placa de Captura de Vídeo PCIe Blackmagic Intensity Pro e Interface de Áudio USB Arturia MiniFuse 2.

Quando estou de home-office uso ela para trabalho, navegação Internet, vídeos no YouTube, Word, Excel, rodo bastante coisa virtualizada via VMware Fusion (laboratório e simulações), edito alguns vídeos casualmente (1080p60  mas com a RX580 dá pra editar 4K) usando o DaVinci Resolve e Final Cut e faço bastante edição de áudio para um Podcast usando o Ableton Live, Audacity e Reaper. 

O que gosto:

Para uma máquina com 12 anos de vida ela roda muita coisa e roda bem. É sem dúvida uma máquina parruda, realmente profissional, extremamente estável, confiável e dá conta do recado na maioria dos casos. A compatibilidade com Windows x64 nativo é uma grande vantagem frente aos Macs com M1. Outra coisa memorável, sua incrível capacidade de expansão, dá pra trocar processador (limitado ao Xeon X5690), expandir memória RAM (até 128GB perdendo o Triple Channel e rodando no máximo a 1333MHz), GPU (limitado aos 225W na alimentação e PCIe 2.0), SSD NVME (limitado ao PCIe 2.0), instalar placa USB 3.1, placas de captura de vídeo, interfaces de áudio, etc...etc... E até Thunderbolt eu já vi rodando nesse Mac Pro !!!!!

O que não gosto:

Apesar do seu inegável poder de processamento, as CPUs limitam bastante a produtividade. Os processadores usados nessa geração de Mac Pro já estão muito defasados, não suportam recursos modernos de otimização como codecs para aceleração por hardware tipo H.264/HEVC. Para tarefas single core o Xeon dessa geração perde feio para muito Core i5 de gerações mais recentes. O barramento de memória também é um limitador, DDR3 rodando a 1333MHz possui largura de banda teórica de 10.6GB/s (em comparação o M1 com memória unificada possui largura de banda de 68.25GB/s !!!!) Apenas por curiosidade, veja o resultado do GeekBench de algumas máquinas, benchmarks não são e nunca foram uma verdade absoluta, mas nos fornecem uma boa base de comparação geral do poder de fogo de uma máquina.

É uma máquina grande, pesada e que ocupa muito espaço pelo que faz, eu estou atualmente numa pegada mais minimalista, acho que uma máquina menor, mais moderna e otimizada renderá muito mais que o Mac Pro. Como um colega aí citou, o consumo de energia é algo crítico no Mac Pro, afinal, quantas máquinas gamers (olha que puxei aqui na comparação) você conhece que possuem uma fonte de 980W ???

E veja que interessante, mesmo com uma fonte de 980W e capacidade de upgrade da GPU é limitada pelo suporte de alimentação (a margem segura é de 225W sendo 75W slot PCIe, 75W PCIe AUX 1 e 75W PCIe AUX 2), ou seja, limita e muito as escolhas por GPUs mais parrudas. Claro que há gambiarras, gente que usa adaptadores para extrair energia das portas SATA, Pixlas mod, fontes externas mas eu abomino gambiarra sob qualquer circunstância.

O que detesto:

Detesto o fato da Apple não suportar mais o Mac Pro 5.1 (mesmo com o suporte longevo da Apple de 10 anos), matá-lo no MacOS 10.14 Mojave é uma vergonha ! Com os upgrades adequados, o Mac Pro 5.1 é plenamente capaz de rodar o BigSur e Catalina sem qualquer dificuldade, exceto claro que recursos modernos como AirDrop, Sidecar, e outras coisas é sem chance mesmo !

Agora, o bola fora mais feio da Apple, foi forçar os donos de Mac Pro 4.1/5.1 a investir numa placa gráfica compatível com Metal para rodar o Mojave e matar logo em seguida o suporte no SO seguinte (Big Sur). Ou seja, quem comprou GPU nova na esperança de ter suporte nativo e oficial para rodar SOs mais recentes se lascou e jogou dinheiro fora (meu caso).

E falo de suporte nativo, como disse antes, não gosto de gambiarras e acredito que muitos que dependem de seus Macs para trabalhar também não, sei que dá pra instalar o Big Sur e Catalina via Dosdude1 patch e OpenCore mas essas ferramentas me soam mais como um Hackintosh no hardware Apple do que uma solução efetiva e confiável para manter seu Mac Pro atualizado, sem contar a dor de cabeça para aplicar os updates, desativa isso, ativa aquilo, copia kext pra tal lugar, não é nada "Apple like" entende ? Perde-se toda a magia e prazer de usar um Mac !

Custo/Benefício:

Bom, o Mac Pro mesmo com todas as suas virtudes, limitações e defeitos, ainda consegue ser uma máquina para se trabalhar profissionalmente, com algumas ressalvas é claro, mas ainda dá conta do recado e atenderá a necessidade de muitos usuários. A grande questão é que para isso tudo, além do equipamento, você precisa contar com os upgrades necessários para torná-lo mais atual (menos obsoleto) de acordo com o que você fará com ele.

No meu caso por exemplo, eu tive que investir em SSDs, memória, GPU e umas cositas más ! Se me atende ? Definitivamente Sim, mas a que preço ? Se juntasse todo o dinheiro investido ao longo desses anos para comprar um Mac com M1, hoje eu teria um MacBook 14" com o M1 Pro !

Minha máquina atualmente (Jan/2022) vale por volta de 15 mil reais, e se eu anunciar para vendê-la duvido muito conseguir 10 mil reais e se conseguir vou correndo comprar um Mac Mini M1 com 16GB de RAM e ser muito feliz 😂😂😂

 

***ALERTA DE SPOILER***

Com certa dor no coração e após longos 7 anos de alegria, trabalhos ininterrúptos sem quaisquer travamentos, diversão garantida fazendo os mais diversos upgrades, informo que em breve devo anunciá-la para venda. Não tanto por necessidade, mas por espaço mesmo. Estou montando um home studio e acreditem, cada cm2 está me fazendo repensar e reorganizar muita coisa no meu escritório.

Portanto, aos possíveis interessados, fiquem atentos !

 

Conclusão

Com o risco de dar um tiro no meu próprio pé (depois do meu spoiler aí em cima), eu digo terminantemente com todas as letras que hoje investir $$ em um Mac Intel é perder dinheiro. Com o M1 a Apple quebrou muitos paradígmas, o custo/benefício/eficiência é incrivelmente favorável aos Macs com Apple Silicon.

Há sim um pouco de hype também, pois há casos e casos, por exemplo, nem mesmo o M1 MAX top dos top é páreo para as GPUs modernas, a compatibilidade para rodar Windows X64 nativo para aplicações muito específicas também é outro fator relevante e por último, pra quem precisa realmente de uma máquina que permita upgrades e está preso ao ecossistema da Apple, não tem outra alternativa senão investir uma fortuna num Mac Pro 2019. Fora isso, é muito mais sensato e barato partir para um Mac M1.

Então meu amigo Marcos, avalie bem suas necessidades, o quanto pretende investir e principalmente, por quanto tempo você irá ficar com o equipamento que comprar agora, se ele deve ter suporte oficial ou não, etc. Esses fatores serão determinantes na sua escolha !

E veja, com o preço maluco dos componentes e periféricos, nunca foi tão favorável para a Apple como está sendo agora, desktops e notebooks equivalentes em qualidade e design estão custando tanto quanto Apple no dias atuais e quem diria que viveríamos para ver um computador Apple sendo mais barato que um PC 😮

Grande abraço e sucesso em 2022 !!!

 

Obrigado pela resposta meu querido! Mais completa impossível!

Cara, só um comentário: eu não acho que esses parches do Dosdude sejam muita "gambiarra" não. Nesse teu Mac Pro vai rodar o Catalina frouxo com o parche, e vai rodar liso cara, sem bug, sem defeito.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, marcosfisica disse:

 

Ahhhhhh....voces são demais seus danadinhos!!!! Obrigado pelo Feedback pessoal! Esse tipo de dedicação e atenção a gente não encontra em nenhum grupo de Facebook ou qualquer outra bobagem moderna. Só nos bons e velhos fóruns mesmo! Esse tipo de coisa é que faz valer a pena ainda manter conta em fóruns como esse. Apesar de vivermos submersos em um universo de anúncios de venda de iPhone e iPad, de vez em quando surgem essas interações entre os usuários que fazem tudo valer a pena. É muito legal ver várias pessoas dedicando um pouco de seu tempo pra formular e escrever uma resposta a um questionamento feito por um outro usuário qualquer. Muito obrigado a todos!

Sim, voces me convenceram! Esquece Mac Pro! Vou manter meu iMac vivo por mais alguns meses/anos, até a situação permitir partir pra um Apple silicon mesmo. Apesar de, como bem constatou o @BetoGaleazzo, minha pira por mac vintage ser enorme! 🤣 Então eu adoraria ter um Mac Pro desses aqui na mesa (ou no chão). Cheguei até a dar uma pesquisada nos PowerMac G5! Não ia dar pra fazer muita coisa com ele, mas pelo menos ia aquecer o quarto no inverno! 🤣🤣🤣 Esse gabinete "ralador de queijo" é lindo demais e eu adoraria ter um desses.

Mas enfim, analisando friamente não vale a pena mesmo. Ia gastar uma graninha num Mac Pro 2009/2010, ia ter que gastar mais um pouco pra fazer uns bons upgrades, e ia conseguir no máximo rodar um Catalina ou Mojave por mais 2 ou 3 anos, até começar a sentir gargalar de novo. Então vida longa e próspera a meu iMac 2010, que recentemente desmontei, limpei, troquei pasta térmica, ssd, e tá rodando suave, lisinho....hehehe

Mais uma vez obrigado a todos!

Agora deixa eu voltar pro marketplace do Facebook e seguir com minha pesquisa por "iMac G3".....🤣 🤣🤣🤣🤣

Abraço.

 

Obrigado pela resposta meu querido! Mais completa impossível!

Cara, só um comentário: eu não acho que esses parches do Dosdude sejam muita "gambiarra" não. Nesse teu Mac Pro vai rodar o Catalina frouxo com o parche, e vai rodar liso cara, sem bug, sem defeito.

Abraço.

Marcão, 

Se eu for vendê-lo mesmo, vou testar o patch pro Catalina, só por curiosidade.

Valeu pela dica !

Abraços !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, marcosfisica disse:

Obrigado pelo Feedback pessoal!

De nada. Quando quiser me agradar só me enviar um teclado antigo da Apple que esteja juntando poeira na tua coleção 👀🤣

18 horas atrás, marcosfisica disse:

Esquece Mac Pro! Vou manter meu iMac vivo por mais alguns meses/anos, até a situação permitir partir pra um Apple silicon mesmo.

Good call.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, BetoGaleazzo disse:

De nada. Quando quiser me agradar só me enviar um teclado antigo da Apple que esteja juntando poeira na tua coleção 👀🤣

Good call.

quer comprar meu eMac? vai o teclado de brinde. o frete vai sair uma mixaria....rsrssrrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Marcos, de físico pra físico: 
Mac velho é legal, mas Mac novo é bem mais. 

Meus Macs duram cerca de 10 anos. Tive um iMac G3 99 que ficou comigo até 08. Daí comprei um iMac 08 que ficou comigo até início de 17. Comprei um Dell (pior coisa que já fiz na vida) e, no desespero, comprei um MacMini 20 que ficou fortemente obsoleto depois que a Apple lançou o M1 meses depois.

Cara, o iMac 08 era bem legal, eu troquei de bobo... Mas chega uma hora que a falta de performance começa a incomodar. É video no YouTube que engasga, é Beachball que aparece direto... Aí a gente começa pensar em downgrade de sistema, pensa em trocar de browser, tudo para dar uma sobrevida à maquina. 

 

Cara, na boa? Compre o melhor Mac novo que teu dinheiro puder comprar. É a certeza de que todas as novas tecnologias vão ser compatíveis com teu computador, é você poder baixar tudo o que quiser e rodar... É tirar da caixa, usar e ter a certeza que você vai passar 5+ anos sem absolutamente nenhum incômodo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...