Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Nem tudo que brilha, é relíquia nem joia..


guilhermeandreasjansen

Posts Recomendados

Pessoal, vou colocar aqui meu pequeno relato com presentes que ganhei de produtos da Apple, e no fim uma pergunta para vocês sobre Macbook.

"Presente de grego né, cavalo de Troia
Nem tudo que brilha, é relíquia nem joia"

Já dizia o Racionais MC's em "Eu sou 157"...

Era Junho de 2017 quando um amigo me ligou perguntando se eu queria "um computador velho da Apple" que ele tinha na casa dele. Era nada menos que um iMac 2007, da máxima configuração da época. Aceitei o presente prontamente, mas bastaram algumas semanas para reparar o por que do presente. Algumas vezes ao ligar, o Mac não reconhecia o HD e caia na tela com o ícone de proibido, as listras na tela aumentaram bastante e ele já estava sofrendo um pouco para fazer coisas simples, como reproduzir um vídeo em 60 frames no Youtube. Lógico que fiquei agradecido e feliz com o presente, foi meu primeiro Mac "moderno", pois antes tinha tido apenas um PowerMac G4 de 1999. Alguns meses depois, vendi o iMac e comprei um Mac mini zerado na loja. Era um do modelo de 2014, mas do ano 2017. (Confuso, né?)

Passaram-se 5 anos até que esse ano eu herdei o Apple Watch (do primeiro modelo) da minha irmã. Como não a vejo há um tempo, não sabia do estado em que o relógio se encontrava. Ao abrir a caixinha em que ele estava, surpresa.. a tela estava solta! No dia seguinte fui na Loja do Sapo, aqui em BH, e deixei-o para consertar o display. Dois dias depois, o veredicto do técnico: Não havia conserto que fosse viável pra ele. Nele haviam pontos de oxidação, bateria estufada e restos de cola Super Bonder. Apenas o reparo do display ficaria em 400 reais, e o Apple Watch do primeiro modelo e o Series 1 são facilmente encontrados à venda por 500/600 reais, sendo mais jogo comprar um usado que estivesse bom. 

Agora eu ganhei mais um presente; Em grego, δώρο. 

É um Macbook Early 2015, de 12", modelo A1534, cujo teclado está com o famoso problema de embaralhar as letras. Meu Mac atual é um iMac 2008 que já sente o peso da idade, mesmo com SSD e patch do Mojave. Vi que um teclado novo para esse Macbook custa 300/350 reais na AliExpress, e além disso, eu tenho um teclado Logitech K380 e um Mighty Mouse wireless que posso usar nele. 

Na opinião de vocês, vale a pena gastar para reparar esse Macbook, já levando o teclado, pedindo para o técnico somente instalá-lo? O A1534 foi muito e ainda é bastante criticado, seja por seu desempenho, ou pela falta de cooler. 

Grato, 

Guilherme Andreas Jansen 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pô, tu ganhou as paradas e tá reclamando? rsrsrs...

seguinte, esse macbook é problemático mesmo, porém, eu arrumaria sim. se o resto dele tá funcionando bem, se o problema é só o teclado, eu consertaria. tem topcase desses no ebay por menos de 100 dolares.  o macbook saiu de graça pra voce. se voce gastar 500/600 reais pra arrumar, mesmo que dali a 1 ano dê problema de novo, eu acho que vale a pena.

exemplo apenas: https://www.ebay.com/itm/384537488120?_ul=MX&chn=ps&norover=1&mkevt=1&mkrid=21527-161791-684379-7&mkcid=2&itemid=384537488120&targetid=1301274261574&device=c&mktype=pla&googleloc=9101203&poi=&campaignid=13433240304&mkgroupid=125796657480&rlsatarget=pla-1301274261574&abcId=9300584&merchantid=118952506&gclid=Cj0KCQiAuP-OBhDqARIsAD4XHpeduEYM8fSmK7PAZgBGBGa7cVP6hXmwNE2CdLuvbN9rCHdc86csMbYaAm3IEALw_wcB

 

no meu caso eu mesmo faria a troca. se voce for mandar a um técnico aí tem que ver quanto ele vai te cobrar, aí concordo que pode não valer a pena.

 

ps: se voce quiser repassar esse presente de grego aí pra outro, eu aceito de bom grado! 😀 sou de BH também, não vai nem gastar com frete! rsrssrrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse MacBook 12" saiu bem safadinho, infelizmente. É um 'netbook' da Positivo só que com acabamento premium. Vale a pena arrumar, sim, e se for usar pra navegar é ok, mas mais do que isso é complicado, não é uma máquina recomendada nem pra texto/planilha devido ao tamanho. Se não for atender suas necessidades ainda vale a pena arrumar pra vender, na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Esse MacBook 12" saiu bem safadinho, infelizmente. É um 'netbook' da Positivo só que com acabamento premium. Vale a pena arrumar, sim, e se for usar pra navegar é ok, mas mais do que isso é complicado, não é uma máquina recomendada nem pra texto/planilha devido ao tamanho. Se não for atender suas necessidades ainda vale a pena arrumar pra vender, na minha opinião.

Digamos que não tenho nenhuma necessidade fora do uso comum. Só internet, mensagens e passar foto da câmera pro computador.

Como disse, o teclado no AliExpress é 300 e poucos reais, um top case é 85 dólares (470 reais).

Penso que vale a pena comprar e pagar para um técnico instalar, lendo agora os comentários de vocês e da internet também. O difícil vai ser achar alguém que mexa nele e não cobre um rim. 

Ah, é! Já é bom eu ir preparando o bolso para um dongle... ora bolas! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, guilhermeandreasjansen disse:

Digamos que não tenho nenhuma necessidade fora do uso comum. Só internet, mensagens e passar foto da câmera pro computador.

Como disse, o teclado no AliExpress é 300 e poucos reais, um top case é 85 dólares (470 reais).

Penso que vale a pena comprar e pagar para um técnico instalar, lendo agora os comentários de vocês e da internet também. O difícil vai ser achar alguém que mexa nele e não cobre um rim. 

Ah, é! Já é bom eu ir preparando o bolso para um dongle... ora bolas! 

Manda pra mim que eu cobro o justo, rs.

Se é pra esse tipo de uso vai servir tranquilo. É bem home use mesmo, essa é a proposta da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, guilhermeandreasjansen disse:

Digamos que não tenho nenhuma necessidade fora do uso comum. Só internet, mensagens e passar foto da câmera pro computador.

Como disse, o teclado no AliExpress é 300 e poucos reais, um top case é 85 dólares (470 reais).

Penso que vale a pena comprar e pagar para um técnico instalar, lendo agora os comentários de vocês e da internet também. O difícil vai ser achar alguém que mexa nele e não cobre um rim. 

Ah, é! Já é bom eu ir preparando o bolso para um dongle... ora bolas! 

manda pro @BetoGaleazzo no PR . o cara troca esse topcase em 15 min.

aliás, dá pra trocar só o teclado? eu acho que não, que tem que trocar o topcase inteiro.  mas nao tenho certeza.

Editado por marcosfisica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digamos que não tenho nenhuma necessidade fora do uso comum. Só internet, mensagens e passar foto da câmera pro computador.
Como disse, o teclado no AliExpress é 300 e poucos reais, um top case é 85 dólares (470 reais).
Penso que vale a pena comprar e pagar para um técnico instalar, lendo agora os comentários de vocês e da internet também. O difícil vai ser achar alguém que mexa nele e não cobre um rim. 
Ah, é! Já é bom eu ir preparando o bolso para um dongle... ora bolas! 

Esse modelo tem recall de teclado pela Apple!

https://support.apple.com/pt-br/keyboard-service-program-for-mac-notebooks


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, marcosfisica disse:

aliás, dá pra trocar só o teclado? eu acho que não, que tem que trocar o topcase inteiro.  mas nao tenho certeza.

dá sim. o procedimento da apple é troca do topcase, mas dá sim pra trocar somente o teclado.

5 horas atrás, palhano disse:

aí ó !!! informação de qualidade! nada mais justo do que esse recall, já que a cagada é de projeto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...