Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

SSD - imac 21,5" i5 dual core 2.3 Ghz (não é 4k e nem 5k)


ricbraga13

Posts Recomendados

Ola pessoal, estou com um problema que vem me atormentando já tem um tempinho... hehe ! o meu imac é muito lento! Desde então resolvi fazer upgrade de memória e ssd.

A memória, ok! foi bem... o SSD não está indo.

O imac reconhece ele, consigo formatar, instalar o osx, porém quando vai ligar, não vai. Tentei downgrade, também não conseguiu "bootar" esse ssd.

Já tentei "clonar / espelhar" o hd que estava no imac, tb não foi.

Tentei outro ssd, também não foi... 

 

Sabem me dizer se é algo que não aceita SSD essa maquina, enfim, alguém já passou por isso?

Escutei até dizer que pode ser cabo. No site da Crucial aparentemente fala que pode rodar o SSD normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

qual versão do os X voce está tentando instalar? 

eu diria que pode ser algum problema com o instalador do os x mesmo. vai ver tem algo errado com o instalador. porque se reconhece corretamente o ssd, voce consegue formatar e tal, não acho que possa ser o cabo.

qual o modelo do seu iMac? e como voce está instalando o ssd? está substituindo o hdd original ou está colocando no lugar do drive óptico?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, marcosfisica disse:

qual versão do os X voce está tentando instalar? 

eu diria que pode ser algum problema com o instalador do os x mesmo. vai ver tem algo errado com o instalador. porque se reconhece corretamente o ssd, voce consegue formatar e tal, não acho que possa ser o cabo.

qual o modelo do seu iMac? e como voce está instalando o ssd? está substituindo o hdd original ou está colocando no lugar do drive óptico?

 

iMac não tem Drive Optico. Estou substituindo pelo Hd.... 

Quanto ao imac:  iMac (21.5-inch, 2017) - A1418 (lembrando que não é o 4k e nem o 5k).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, ricbraga13 disse:

iMac não tem Drive Optico. Estou substituindo pelo Hd.... 

Quanto ao imac:  iMac (21.5-inch, 2017) - A1418 (lembrando que não é o 4k e nem o 5k).

ué, o meu iMac tem drive óptico! depende do modelo, que no caso voce não tinha especificado. 😜 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ricbraga13 disse:

Ola pessoal, estou com um problema que vem me atormentando já tem um tempinho... hehe ! o meu imac é muito lento! Desde então resolvi fazer upgrade de memória e ssd.

A memória, ok! foi bem... o SSD não está indo.

O imac reconhece ele, consigo formatar, instalar o osx, porém quando vai ligar, não vai. Tentei downgrade, também não conseguiu "bootar" esse ssd.

Já tentei "clonar / espelhar" o hd que estava no imac, tb não foi.

Tentei outro ssd, também não foi... 

 

Sabem me dizer se é algo que não aceita SSD essa maquina, enfim, alguém já passou por isso?

Escutei até dizer que pode ser cabo. No site da Crucial aparentemente fala que pode rodar o SSD normal.

Caramba Ric, não sei nem o que dizer. 

Realmente os relatos sobre esses iMacs de 2017 com HD mecânico de 5400rpm são os piores possíveis. As máquinas são caras e absurdamente lerdas a ponto de uso se tornar inviável. Eu mesmo tenho um tio que comprou essa máquina e foi só decepção a ponto dele se desfazer da mesma.

Pra ser bem sincero, eu te recomendaria a passar essa máquina pra frente e investir em alguma outra máquina que não vai te dar dor de cabeça. Algum Mac ou PC, que não tenha algum tipo de gargalo como dessa sua máquina (o HD no caso).

Esses iMacs antigos, como já citados, possuem o gargalo do hd 5400rpm. Os novos Macs M1 possuem o gargalo da limitação de memória ram de 8gb, que é uma quantidade muito baixa para 2022 e que com certeza em poucos anos dará problema de desempenho. E a Apple continua impondo barreiras para acesso a máquinas com configurações melhores com a política de preço absurda que pratica para upgrades simples.

Então te recomendo a investir em um Mac M1 ou M1Pro/Max com 16gb ram de pra cima, ou se vc achar caro (pq realmente é, a Apple cobra muito pra um simples upgrade de +8gb de ram), pular para um Desktop PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você esta tentando reinstalar o sistema pelo modo recovery (command + R)? Realmente acho que a melhor forma de reinstalar o sistema é sempre por um pendrive com instalador!

Qual o modelo do SSD crucial que está usando? Se vc tinha um HD funcionando e reconhecendo no iMac, dificilmente vc tem um problema no cabo do HD!

Sobre o TRIM, também descartaria, pois é função que ativa e desativa, mas não interfere no funcionamento do sistema no SSD!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, palhano disse:

Você esta tentando reinstalar o sistema pelo modo recovery (command + R)? Realmente acho que a melhor forma de reinstalar o sistema é sempre por um pendrive com instalador!

Qual o modelo do SSD crucial que está usando? Se vc tinha um HD funcionando e reconhecendo no iMac, dificilmente vc tem um problema no cabo do HD!

Sobre o TRIM, também descartaria, pois é função que ativa e desativa, mas não interfere no funcionamento do sistema no SSD!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

O que mais me impressiona, é que formata, instala o OS no SSD, ele só não boota....  E Sim, command R... no caso para ser via pendrive como você faz? Boota no pendrive, liga, vai listar o SSD nos discos, e aí? 

 

Pq já tentei espelhar o HD que funciona nesse SSD, não foi tb.

Se o modelo não fosse reconhecido pelo imac, não deixaria nem formatar né... concorda? Quanto ao modelo, é o BX 500, mas já tentei outros 2 ssds, menores, todos o memso problema (um da sandisk outro da kingston)

Editado por ricbraga13
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentou um reset de PRAM antes do processo de troca?!se colocar o Hd original de volta, ele da boot?

O instalador por pendrive, baixa o MacOS, cria o pendrive, aí da boot pelo pendrive, vai formatar o SSD e colocar para reinstalar!

Com o SSD no imac, quando liga e segura o option para escolher boot, ele mostra o SSD?

Outra coisa, quando ele finaliza a instalação e reinicia, não da boot! Mas o que acontece? O que aparece na tela?

Vc falou que fez o upgrade de memória, qual memória usou?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, palhano disse:

Tentou um reset de PRAM antes do processo de troca?!se colocar o Hd original de volta, ele da boot?

O instalador por pendrive, baixa o MacOS, cria o pendrive, aí da boot pelo pendrive, vai formatar o SSD e colocar para reinstalar!

Com o SSD no imac, quando liga e segura o option para escolher boot, ele mostra o SSD?

Outra coisa, quando ele finaliza a instalação e reinicia, não da boot! Mas o que acontece? O que aparece na tela?

Vc falou que fez o upgrade de memória, qual memória usou?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Hd original da boot...

sim, mostra o SSD.

Aparece aquela tela de pasta não encontrada (sistema não enontrado)

Memória da Corsair 32gb..

 

Uma coisa que fiquei assim, é que no site apple fala que memória só pode até 16 (coloquei 32, foi....) HD ssd até 128, coloquei 128, não foi. rs... quando ela não aceita na maquina, que msg daria? Nem reconheceria né?!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hd original da boot...
sim, mostra o SSD.
Aparece aquela tela de pasta não encontrada (sistema não enontrado)
Memória da Corsair 32gb..
 
Uma coisa que fiquei assim, é que no site apple fala que memória só pode até 16 (coloquei 32, foi....) HD ssd até 128, coloquei 128, não foi. rs... quando ela não aceita na maquina, que msg daria? Nem reconheceria né?!
 
 

Sobre informação da Apple, esquece isso… essa informações normalmente são do que a Apple te oferece na venda, então se tá 16gb no site, é pq a empresa só lhe oferece até 16gb! O lance do SSD, o mesmo! Se quiser colocar um SSD sata de 2tb, ele suportaria normalmente!

Acho que a única coisa que falta testar, seria o instalador pelo pendrive!

Já tentou fazer o recovery pelo comando: Option + Command + R?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, palhano disse:


Sobre informação da Apple, esquece isso… essa informações normalmente são do que a Apple te oferece na venda, então se tá 16gb no site, é pq a empresa só lhe oferece até 16gb! O lance do SSD, o mesmo! Se quiser colocar um SSD sata de 2tb, ele suportaria normalmente!

Acho que a única coisa que falta testar, seria o instalador pelo pendrive!

Já tentou fazer o recovery pelo comando: Option + Command + R?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sim. .tb não rolou!

Quanto instalar pelo pendrive, como seria? eu vi varios meios. eu deixo o MacOS (que pode ser o Monterey) no pendrive, hora de ligar dou o boot nele, ai vai ligar, o SSD vai listar como um "externo" ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com todo respeito, vc tem um dos piores iMacs que a Apple lançou. 
Um fraquíssimo i5 Dual Core de sétima geração. E ainda vinha com um HDD mecânico extremamente lento. Verdadeira tortura.
Olha, sinceramente, se puder, se desfaz desse iMac. Claro que com SSD e upgrade de RAM as coisas irão melhorar, mas no geral, é um Mac bem "estranho".
 

Mas vamos a solução do problema: 

Usando um Mac que funciona, pegue um pendrive de 8GB ou mais e segue os passos dessa página de suporte da Apple:

https://support.apple.com/pt-br/HT201372

Ele veio com o El Capitan de fábrica e suporta o Monterey. Escolhe e faz um pendrive do Monterey e tenta fazer a instalação limpa. 

Acredito que fazendo uma instalação limpa, a coisa vai funcionar direitinho. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim. .tb não rolou!
Quanto instalar pelo pendrive, como seria? eu vi varios meios. eu deixo o MacOS (que pode ser o Monterey) no pendrive, hora de ligar dou o boot nele, ai vai ligar, o SSD vai listar como um "externo" ? 

Precisa baixar o instalador (coloca o HD antigo de volta), dar um comando para criar o pendrive bootável com o instalador! https://support.apple.com/en-us/HT201372

Com o pendrive pronto, vai dar o boot por ele, ele vai iniciar o instalador do sistema com algumas ferramentas, vai no Utilitário de disco e manda formatar o SSD, fecha o Utilitário de disco e vai ter opção Instalar sistema, nesse processo ele vai te mostrar o SSD para escolher e seguir a instalação.

Confesso que a sua situação é muito estranha, já testou vários SSDs, tentou clonar o HD original e também não foi!!! Creio que a última alternativa seria o pendrive com instalador, não dando certo, aí aconselho a procurar por uma assistência


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, jailsonrs disse:

Com todo respeito, vc tem um dos piores iMacs que a Apple lançou. 
Um fraquíssimo i5 Dual Core de sétima geração. E ainda vinha com um HDD mecânico extremamente lento. Verdadeira tortura.
Olha, sinceramente, se puder, se desfaz desse iMac. Claro que com SSD e upgrade de RAM as coisas irão melhorar, mas no geral, é um Mac bem "estranho".
 

Mas vamos a solução do problema: 

Usando um Mac que funciona, pegue um pendrive de 8GB ou mais e segue os passos dessa página de suporte da Apple:

https://support.apple.com/pt-br/HT201372

Ele veio com o El Capitan de fábrica e suporta o Monterey. Escolhe e faz um pendrive do Monterey e tenta fazer a instalação limpa. 

Acredito que fazendo uma instalação limpa, a coisa vai funcionar direitinho. 

 

 

Eu tinha um 2013 que parou de atualizar, arrependi de ter migrado =(

Vou ajeitar esse, deixar em stand by... Com venda anunciada =*

24 minutos atrás, palhano disse:


Precisa baixar o instalador (coloca o HD antigo de volta), dar um comando para criar o pendrive bootável com o instalador! https://support.apple.com/en-us/HT201372

Com o pendrive pronto, vai dar o boot por ele, ele vai iniciar o instalador do sistema com algumas ferramentas, vai no Utilitário de disco e manda formatar o SSD, fecha o Utilitário de disco e vai ter opção Instalar sistema, nesse processo ele vai te mostrar o SSD para escolher e seguir a instalação.

Confesso que a sua situação é muito estranha, já testou vários SSDs, tentou clonar o HD original e também não foi!!! Creio que a última alternativa seria o pendrive com instalador, não dando certo, aí aconselho a procurar por uma assistência


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Pois é, achei bem estranho.

Último caso vou voltar o HD original, anunciar venda. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, que azar, cara!

Realmente esses iMacs com HD mecânicos de 5400 rpm são a maior ofensa que a Apple já fez com o consumidor. Em 2010 tive o primeiro iMac, que era aqueles mais grossos com entrada de CD, e tal. O HDD era 7200rpm e rodavam as coisas na boa. Em 2014 comprei outro iMac desses com a tela fina... Que decepção. Pra afinar o computador a Apple teve que colocar HDDs piores.

Foi aí que começou minha saga de usar SSD externos. Nunca tive coragem de abrir a máquina pra fazer upgrade... Minha melhor solução foi rodar o SO num SSD externo, conectado via Thunderbolt. E o resultado era muito melhor que no disco interno.

Depois comprei um 27" 2017 com Fusion Drive. Ainda assim era mais rápido manter o SO em SSD externo. Incrível.

Não sei o que sugerir pra resolver seu problema, mas se tiver que voltar ao disco inicial, testa esse esquema de SSD externo. Talvez seja uma alternativa melhor pro que você busca, sei lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, ricbraga13 disse:

Hj conversei com um técnico, ele disse que tem duas sugestões: 1) ssd da sandisk…. 2) abaixar a velocidade do ssd! Disse que faz toda diferença… esses ssds mais novos e rápidos, acabam sendo incompatíveis 

 

Tenta instalar o sistema no SSD usando ele com uma case USB e nos diga se vai. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Del Rei disse:

Caramba, que azar, cara!

Realmente esses iMacs com HD mecânicos de 5400 rpm são a maior ofensa que a Apple já fez com o consumidor. Em 2010 tive o primeiro iMac, que era aqueles mais grossos com entrada de CD, e tal. O HDD era 7200rpm e rodavam as coisas na boa. Em 2014 comprei outro iMac desses com a tela fina... Que decepção. Pra afinar o computador a Apple teve que colocar HDDs piores.

Foi aí que começou minha saga de usar SSD externos. Nunca tive coragem de abrir a máquina pra fazer upgrade... Minha melhor solução foi rodar o SO num SSD externo, conectado via Thunderbolt. E o resultado era muito melhor que no disco interno.

Depois comprei um 27" 2017 com Fusion Drive. Ainda assim era mais rápido manter o SO em SSD externo. Incrível.

Não sei o que sugerir pra resolver seu problema, mas se tiver que voltar ao disco inicial, testa esse esquema de SSD externo. Talvez seja uma alternativa melhor pro que você busca, sei lá...

Fusion Drive na época em que vinha um SSD de 120GB fazia mais sentido, porque tinha mais espaço para cache. Mas depois a Apple colocou apenas 32GB e não fazia muitos milagres não.


Eu acho que foi uma decisão bem equivocada por parte da Apple.

Quando em 2012 a Apple lançou os primeiros MacBooks retina e aboliu o HDD nos portáteis, era para ter seguido o mesmo caminho no iMac. Mas não, colocou o pior HDD no iMac, causando um gargalo sem sentido. 
Muita gente preferia um MacBook do que um iMac justamente pelo gargalo que o lerdo HDD trazia. 
Assim que a Apple lançou o iMac 2012 fininho e sem Superdrive, já era para ter colocado SSD como padrão e opção de um HDD secundário, tal qual tinha no Mac Pro. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...