Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

EDIÇÃO DE VÍDEO - Vale a pena montar um Windows?


GustavoKnoxter

Posts Recomendados

Opa, 

ultimamente estou tendo bastante trabalhos com vídeos e meus macs são um pouco antigos. Um pouco lentos e as vezes travam para fazer um efeito mais complexo, como chromakey ou transições. 

Como eu uso Mac há muitos anos, não sei mais como anda o mercado de Windows. Mas, se você conhece, me diga quanto eu investiria para ter um computador bom para editar vídeos em 4k sem travamentos (Davinci, Premiere e After Effects).

Qual a média de preço? Gostaria de saber para decidir antes de comprar. 

Obrigado desde já! 🙏

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, GustavoKnoxter disse:

Opa, 

ultimamente estou tendo bastante trabalhos com vídeos e meus macs são um pouco antigos. Um pouco lentos e as vezes travam para fazer um efeito mais complexo, como chromakey ou transições. 

Como eu uso Mac há muitos anos, não sei mais como anda o mercado de Windows. Mas, se você conhece, me diga quanto eu investiria para ter um computador bom para editar vídeos em 4k sem travamentos (Davinci, Premiere e After Effects).

Qual a média de preço? Gostaria de saber para decidir antes de comprar. 

Obrigado desde já! 🙏

Cara, monta um Hackintosh, assim você pode usar tanto o Windows como MacOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, juliochok disse:

Cara, monta um Hackintosh, assim você pode usar tanto o Windows como MacOS.

Ok. 

Mas quanto eu investiria para fazer isto, você tem ideia? 

Gabinete, placa mãe, placa de vídeo, fonte, monitor... Sei que o ideal seria pesquisar peças por peças, mas como eu estou fora deste assunto ha anos, não sei nem por onde começar.

Na verdade, queria ter uma ideia do valor total antes de tudo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Monte Windows!

Aqui eu faço isso, tenho um PC para edição onde uso Adobre Premire + Afeter Effects + Photoshop. Uso um conjunto Gigabyte Z390 M Gaming | i9-9900K | 32GB RAM | RTX 3060 Ti | 2TB SSD' | 500GB SSD'' | 256GB SSD''' | 2TB HDD | 1TB HDD - Windows 10 Pro

Fazer Hackintosh para isso é fria e falta de conhecimento para quem edita pra valer caso voce use o pacote Adobe pois as placas da nVidia são muito mais otimizadas usando NVENC.

Para um Hackintosh teria que usar as placas de video da AMD e poucas são compatíveis com METAL para serem realmente otimizadas no Premiere, e mesmo assim são inferiores que a nVidia, simples assim.

 

Eu mesmo tinha um Hack nesta máquina, mas quando fiz o upgrade para minha nVidia 3060ti fiquei somente no Windows. Se alguem te falar que "o Mac é mais otimizado para ediçã blablabla", pura balela. Vai de Windows e não vai se preocupar com upgrades futuros sem perder compatibilidade e ter que esquentar a cabeça sobre o que terá que alterar no sistema para mante-lo funcionando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Ramon alterou o título para EDIÇÃO DE VÍDEO - Vale a pena montar um Windows?
3 horas atrás, GustavoKnoxter disse:

Opa, 

ultimamente estou tendo bastante trabalhos com vídeos e meus macs são um pouco antigos. Um pouco lentos e as vezes travam para fazer um efeito mais complexo, como chromakey ou transições. 

Como eu uso Mac há muitos anos, não sei mais como anda o mercado de Windows. Mas, se você conhece, me diga quanto eu investiria para ter um computador bom para editar vídeos em 4k sem travamentos (Davinci, Premiere e After Effects).

Qual a média de preço? Gostaria de saber para decidir antes de comprar. 

Obrigado desde já! 🙏

Boa tarde, Amigo.

Te indico sem medo essa máquina, um notebook gamer com uma cara bem profissional e num preço aceitável. Rodando Windows 11 você não vai sentir falta do Mac e vai conseguir rodar o que precisa:

https://www.dell.com/pt-br/shop/notebooks-dell/notebook-gamer-dell-g15/spd/g-series-15-5511-laptop/g5511w3700w?gacd=9688255-15006-5761040-275357028-0&dgc=ST&cid=71700000068277848&gclid=CjwKCAiA5t-OBhByEiwAhR-hm0gnvNcL8nCiKVSDTLUbvc14DMHCXrH25voZkilDlhqvwfU7WwSjHRoCPMcQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds&nclid=w6_-yy22SIRpQUGGWPWX_PhwNnm_7S4xqvpnP9KSNkKsxMEUikrtDFMbOza4OIco

Uma CPU com configurações semelhantes não sairia muito mais barato que isso, visto que os preços de placa de vídeo e processador estão exorbitantes. E com esse notebook você ainda vai ter tela 120hz e um processamento sem igual. Digo porque comprei e utilizo pra edição em 4k. Também trabalho com programação. Mesmo rodando tudo o que preciso ao mesmo tempo, o que é muito pesado, dá conta e sobra.

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Ramon disse:

Monte Windows!

Aqui eu faço isso, tenho um PC para edição onde uso Adobre Premire + Afeter Effects + Photoshop. Uso um conjunto Gigabyte Z390 M Gaming | i9-9900K | 32GB RAM | RTX 3060 Ti | 2TB SSD' | 500GB SSD'' | 256GB SSD''' | 2TB HDD | 1TB HDD - Windows 10 Pro

Fazer Hackintosh para isso é fria e falta de conhecimento para quem edita pra valer caso voce use o pacote Adobe pois as placas da nVidia são muito mais otimizadas usando NVENC.

Para um Hackintosh teria que usar as placas de video da AMD e poucas são compatíveis com METAL para serem realmente otimizadas no Premiere, e mesmo assim são inferiores que a nVidia, simples assim.

 

Eu mesmo tinha um Hack nesta máquina, mas quando fiz o upgrade para minha nVidia 3060ti fiquei somente no Windows. Se alguem te falar que "o Mac é mais otimizado para ediçã blablabla", pura balela. Vai de Windows e não vai se preocupar com upgrades futuros sem perder compatibilidade e ter que esquentar a cabeça sobre o que terá que alterar no sistema para mante-lo funcionando.

 

Perfeito seu comentário Ramon. Eu uso Mac e PC profissionalmente e concordo com vc.

Esse papo de otimização realmente é balela. No final das contas o que interessa mesmo é o poder de fogo que as tuas peças FÍSICAS de hardware podem te proporcionar. As otimizações dão uma margem de ganho, e é aqui onde a galera se perde no senso das proporções pra soltar a famosa frase de que "Macs são mais otimizados e bla bla bla".

Um Desktop PC como o seu com um i9 + 3060 Ti vai dar um baile em um Mac M1, por exemplo. Sem contar que devemos sempre levar em consideração que máquinas de trabalho e edição são puxadas no limite, o que aumenta a probabilidade de com o tempo vc precisar fazer reparo em algum componente, coisa que no Mac não é mais possível devido a sua falta de modularidade.

No PC deu problema em qualquer componente vc simplesmente compra um novo e troca. Tá resolvido sem prejuízos absurdos como são qualquer tipo de reparo que precisa ser feito num Mac. Sem contar tbm a possibilidade de upgrade, que é algo que extende bastante a longevidade da máquina.

Para esse tipo de trabalho de edição, eu tbm optaria sem dúvidas por um Desktop Windows.

 

Editado por juniorgoncalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, GustavoKnoxter disse:

Ok. 

Mas quanto eu investiria para fazer isto, você tem ideia? 

Gabinete, placa mãe, placa de vídeo, fonte, monitor... Sei que o ideal seria pesquisar peças por peças, mas como eu estou fora deste assunto ha anos, não sei nem por onde começar.

Na verdade, queria ter uma ideia do valor total antes de tudo. 

Gustavo

Pode ir de Windows de boa. Você vai conseguir trabalhar tão bem ou melhor que um Macbook. 

Hackintosh eu acho que já passou a época. As peças são muito específicas e o suporte de software vai acabar em poucos anos.

Em casa eu tenho uma máquina Windows com Intel i9 9900KF + 32Gb de RAM, 2Tb de SSD e uma GTX 1080 TI e tenho também um Macbook Air M1. 

Uso o Davinci Resolve e os projetos ficam disponíveis para as duas máquinas ao mesmo tempo via OneDrive. Eu normalmente faço a edição inicial (decupagem e corte) no Air M1 e aplico os efeitos, textos e color grading no Windows. 

Mesmo o Air M1 roda a timeline liso em 4k.

MAS... na hora de renderizar não tem jeito, a GTX 1080 TI faz muita diferença (ainda mais que o Davinci usa muito a placa de vídeo) e renderiza 3x nais rápido do que o Air M1.

Além disso, consigo visualizar a timeline finalizada no Windows sem travamentos, já no Air, depois dos efeitos, textos e cor nem sempre continua rodando liso, especialmente se eu usar recursos de IA do Davinci.

Ou seja, a placa de vídeo faz MUITA diferenca.

 

Sobre os preços, você quer editar em 4K sem travamentos. Então você sabe que terá que abrir o bolso pois a máquina precisa ter um bom processador e uma boa placa de vídeo.

E hoje em dia o que está FERRANDO é o preço das placas de vídeo, pois uma mísera RTX 3060 está em média R$ 4,5 mil.

 

Partindo deste princípio, uma máquina Top (mas não Super Top) com um i7 de 11 geração + 16Gb de Ram + SSD 1Tb + gabinete, monitor de 24" etc... você vai gastar mais ou menos R$ 7 a R$ 8 mil reais, sem a placa de vídeo.

Coloca a RTX 3060 e o custo total vai ficar entre R$ 11 a R$ 13 mil.

Mas, um Macbook Pro 14 M1 Pro sai a partir de 18 mil reais com os "importadores".

Então, estes R$ 13 mil ficam até interessantes.

Claro que dá para montar uma máquina mais barata, usando i5, menos SSD, monitor de 24" etc... mas ai você não estaria com uma máquina redonda para os próximos anos. 

O notebook que o colega mandou logo acima está em um preço razoável, pois por pouco mais de R$ 9 mil você tem uma máquina i7 com 512 Gb de SSD e uma RTX 3060 (de notebook, vale lembrar).

Outra ideia é olhar os notebooks da Avell, eles fazem uns notebooks bem parrudos para edição de vídeo. 

Abs.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alex godoy

Realmente, não dá pra comparar o M1 com uma RTX. Vou até renderizar meu ultimo projeto em ambos para ter ideia da diferença.

Só discordo contigo sobre os Intel. Hoje eu iria em um Ryzen 5 em conjunto com uma B550 para economizar mas investiria em uma placa de video, pelo menos em uma 3060Ti e 16GB RAM. Se for usar After Effects não tem jeito, pelo menos 32GB (eu uso 32GB e ja queroo subir para 64GB).

A ideia de usar um Ryzen com B550 é que, por ser socket AM4, da pra fazer upgrade no futuro para um Ryzen 9 e a B550 vai ter aguentar, algo que uma B450 poderia reclamar pela qualidade das fases de alimentação. Essa é a vangem dos Ryzen, não tem a "palhaçada" da intel em mudar de Socket sempre.

Mesmo o AM4 ter cheguado quase ao fim do ciclo, acho algo válido pois a ultima geração para AM4 está chegando com cache3D, então ainda da pra ir nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gustavo, uma outra observação importante sobre a montagem de um PC hoje é sobre os preços das GPUs.

Atualmente o preço delas estão muito inflacionados devido a problema de fornecimento de silício, mineração, etc.

Se vc puder esperar alguns meses, a previsão para 2022 é que esses preços dêem uma melhorada. Teremos alguns eventos importantes como o proof-of-work da Ethereum, que é a principal cripto minerada hoje, e que diminuirá a rentabilidade da mineração dessa moeda. Tbm teremos a entrada da Intel no mercado de GPUs dedicadas, onde teremos mais concorrência para NVidia e Amd com possível briga de preços entre elas.

Se puder esperar alguns meses para ver como esse cenário vai se desenrolar, seria ótimo.

Editado por juniorgoncalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para terem uma ideia quando eu digo que MacBook Air M1 *não* é máquina para edição.

Exportei o mesmo projeto em ambos e vejam a diferença de tempo.

 

PC da assinatura: 6m54s

MacBook Air Mi da assinatura: 37m02s

 

Não tem nem o que discutir, né.

Teve uma pessoa uma vez que colocou o projeto dele no OneDrive para eu baixar e exportar aqui. Ele ficou impressionado com a diferença.

 

 

3 minutos atrás, juniorgoncalves disse:

Gustavo, uma outra observação importante sobre a montagem de um PC hoje é sobre os preços das GPUs.

Atualmente o preço delas estão muito inflacionados devido a problema de fornecimento de silício, mineração, etc.

Se vc puder esperar alguns meses, a previsão para 2022 é que esses preços deêm uma melhorada. Teremos alguns eventos importantes como o proof-of-work da Ethereum, que é a principal cripto minerada hoje, e que diminuirá a rentabilidade da mineração dessa moeda. Tbm teremos a entrada da Intel no mercado de GPUs dedicadas, onde teremos mais concorrência para NVidia e Amd com possível briga de preços entre elas.

Se puder esperar alguns meses para ver como esse cenário vai se desenrolar, seria ótimo.

Não vai baixar tão cedo. A previsão para alguma melhora seria final de 2022 ou inicio de 2023. Mesmo tendo esse cenário de concorrência, a escassez de chips ainda é um gargalo que atrapalha muito os preços normalizarem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ramon

Concordo com você, os ryzen são ótimos para edição devido o multicore melhor (maior) que a Intel. 

Eu nem toquei neste assunto pq o autor do tópico ainda está nos primeiros passos, primeiro querendo saber quanto custaria montar um PC para edição. Mas o conselho que fica é... Se decidir montar um PC, o próximo passo é decidir entre AMD e Intel. 

Aí existem centenas de matérias sobre isso em português e na gringa. 

Só não se engane com a questão preço, na pandemia os Ryzen e suas placas mãe subiram de preço e praticamente se igualaram com as opções Intel, infelizmente. 

Quando atualizei meu processador para o i9 eu pensei em ir de ryzen, mas eu precisava da força bruta single core do i9 por um motivo específico. 

Talvez meu próximo PC seja um Ryzen. Se bem que estou namorando os MBP M1 Pro 14 e 16. 

Sobre o Air M1, penso que ele serve para edição pelo fato de não inviabilizar o trabalho, veja bem, a exportação é só a ponta final do trabalho. Demora mais... Bem mais, por outro lado se consegue trabalhar na timeline sem travamentos, e isso não é para qualquer notebook. 

Ainda mais se pensar que estamos falando de um computador ultra slim com bateria incrível, não dá pra comparar com um desktop. Minha GTX 1080 TI pesa mais que meu macbook air hahaha. 

Ou seja, o Air edita mas... Possui limitações, claro. 

Abs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Ramon disse:

Para terem uma ideia quando eu digo que MacBook Air M1 *não* é máquina para edição.

Exportei o mesmo projeto em ambos e vejam a diferença de tempo.

PC da assinatura: 6m54s

MacBook Air Mi da assinatura: 37m02s

Aí Ramon, tá vendo. Resultado como esperado. O PC dando um baile no M1.

Eu acho super importante esse tipo de teste do mundo real pq tem rolado muita desinformação e um hype desproporcional com relação ao M1 e o que de fato ele entrega para edição. 

Esses dias vi um video no youtube com centenas de milhares de visualizações onde o cara compara a edição feita num M1 Pro com um Ryzen 5900x + RTX 3090 onde ele simplesmente colocou o Mac pra renderizar pela GPU e o PC pra renderizar pelo CPU (sem uso da RTX). Chega a ser cômico, né?

Claramente um review distorcido onde um usuário médio, que é a imensa maioria, e que nao tem muito conhecimento de tecnologia,  vai olhar e achar que o M1 entrega mais que um Desktop PC pra editar.

---

Sobre o preço das GPUs, eu tentei passar um cenário mais otimista hehehehe de que pode melhorar agora pelo primeiro semestre de 2022, mas... é como vc disse, pode ser que as coisas só se acertem mesmo só lá pra 2023.

O fato é que se ele não tiver pressa, vai poder comprar uma GPU muito mais parruda pelo mesmo valor que pegou uma intermediária hoje.

Editado por juniorgoncalves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Ramon disse:

Para terem uma ideia quando eu digo que MacBook Air M1 *não* é máquina para edição.

Exportei o mesmo projeto em ambos e vejam a diferença de tempo.

 

PC da assinatura: 6m54s

MacBook Air Mi da assinatura: 37m02s... 

 

Aliás, temos máquinas praticamente iguais, mesmo processador e memória, a minha placa mãe é uma  Z390 F Gaming e a placa de vídeo é a Aorus GTX 1080 TI Extreme 11Gb.

 

4 minutos atrás, juniorgoncalves disse:

... Esses dias vi um video no youtube com centenas de milhares de visualizações onde o cara compara a edição feita num M1 Pro com um Ryzen 5900x + RTX 3090 onde ele simplesmente colocou o Mac pra renderizar pela GPU e o PC pra renderizar pelo CPU (sem uso da RTX). Chega a ser cômico, né?

Um cara destes tinha que ser preso hahaha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Não sei se ainda vale o post, vou relatar a minha experiência em relação a edição de vídeos.

Tenho uma produtora de filmes para cinema, trabalho com a BlackMagic URSA 12K e uma BlackMagic Pocket 6K, na produtora existe máquinas MACs (inclusive MacMini M1) e PCs. Nesse caso, eu digo que depende do estilo de vídeo que vc for trabalhar, depende do software que vc for usar e do codec de compressão de vídeo usado.

Recentemente finalizamos um documentário de 1 hora e 25 minutos, filmado na BlackMagic Pocket 6K em BlackMagic RAW e um iPhone 12 Pro, e resolvemos arriscar e editar todo o documentário no MacMini M1 (M1 16 de memória e 1TB de SSD) para testar o poder que ele tem, o MacMini em questão está ligado via rede gigabit em NAS da Synology.

O que posso falar é que, usamos o software Davinci Resolve Studio 17 por causa do codec BlackMagic RAW que só roda nele, e editamos em video em 6K sem usar proxy, e não tivemos nenhum problema, rodou liso, e estou falando de vídeos ligado a um NAS via rede gigabit, os vídeo não estavam em SSD local. Não posso falar de render, porque aqui temos um pequeno render farm, e as edições são enviadas pra lá. Usando o Final Cut Pro X otimizado para M1, os vídeo em 4K ProRes 422HQ rodaram muito bem. Não usamos o pacote adobe para vídeo, em nossos teste, eles consomem muito memória.

Os nossos PCs, são usados para modelagem e animação 3D, mas o sistema usado neles é o RedHat Linux, usamos o software Maya, são máquinas de uso exclusivo pra isso. Montar um PC com um poder de processamento semelhante a de um MacPro, sai tão caro quanto um MacPro. Matéria feita pelo MacMagazine quando lançaram o MacPro (ralador), e concordo com eles porque já tivemos essa experiência na prática.

Nossa experiência com Windows não é muito boa, máquinas travando na hora da modelagem 3D e animação, e por isso trocamos para o Redhat linux.

Quando se trata de edição de vídeo não tem almoço grátis, o negócio é muito caro, tanto hardware quanto software.

Meu conselho sempre é, a máquina que vc quer montar, seja Mac ou PC, tem que se pagar em "X" tempo, de acordo com a quantidade de trabalho que vc pegar. Se vc acha que um MacMini M1 custom, R$ 17.450,00 sem monitor/teclado/mouse... se acha que o estilo de vídeo que vc faz o MacMini supre, vai com ele, se acha que um PC i9 ou Ryzen 9, etc etc tec... vai com ele. Um coisa eu sei, um PC vai ser tão caro quanto um Mac.

No final, o MacMini M1 se comporta muito bem diante de um PC parrudo, lembre-se que o MacMini M1, de longe não foi criado pra isso, a arquitetura(cultura) de processamento do Mac mudou, não podemos mais pensar no Apple Sillicon como um Intel ou AMD, tentar comparar um MacMini com um PC com uma RTX 20XX 30XX... não é assim que funciona em vídeo, ate porque a NVIDIA RTX 30XX é um excelente placa, mas não é indicada para esse tipo de trabalho, recomendo uma TITAN, infelizmente muito difícil de comprar no Brasil, tivemos que importar as que temos aqui, as Nvidia QUADRO 6000 são muito boas e indicamos pra esse tipo de trabalho, tmb trabalhamos com elas aqui. Não estou dizendo que um NVIDIA RTX 30XX não pode ser usada, pode, mas não é indicada pra isso, assim como um MacMini M1, vc pode usar pra editar, mas não é indicado pra isso.

Editado por Junior Max
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...