Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Trocar ou não Trocar? M1 2020 vs i9 2019


Posts Recomendados

Tenho um Macbook Pro 13 polegadas, 2020 com processador M1, 512 GB de HD e 8GB de Memória. Ele tem garantia até ano que vem e o i9 já acabou...

A pergunta é: Vale a pena TROCAR por Macbook Pro 2019 com i9, tela de 15, 16gb de Memória, HD de 1TB e Radeon de 4GB? Me falaram que o i9 aquece demais e que o sistema de resfriamento é uma merda e que muita gente teve que mandar substituir a placa mãe. Relatos? Opiniões?
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Macbook Pro 13 polegadas, 2020 com processador M1, 512 GB de HD e 8GB de Memória. Ele tem garantia até ano que vem e o i9 já acabou...

A pergunta é: Vale a pena TROCAR por Macbook Pro 2019 com i9, tela de 15, 16gb de Memória, HD de 1TB e Radeon de 4GB? Me falaram que o i9 aquece demais e que o sistema de resfriamento é uma merda e que muita gente teve que mandar substituir a placa mãe. Relatos? Opiniões?  

Eu não recomendo não por questão de desempenho, mais pelo fato de que em breve, em alguns anos, os Intels (provavelmente) deixarão de receber suporte assim como foi na transição dos PowerPC pra Intel.

Mas ai vai de cada um e o que realmente você precisa.


Sent from my iPad using Tapatalk
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, brunogoulart disse:


Eu não recomendo não por questão de desempenho, mais pelo fato de que em breve, em alguns anos, os Intels (provavelmente) deixarão de receber suporte assim como foi na transição dos PowerPC pra Intel.

Mas ai vai de cada um e o que realmente você precisa.


Sent from my iPad using Tapatalk

Pois é e consequentemente essa maquina vai perder muito o valor de mercado no próximo ano né. Já que o M1 vai imperar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2021 at 11:08, Jonas Rafael Rossatto disse:
Tenho um Macbook Pro 13 polegadas, 2020 com processador M1, 512 GB de HD e 8GB de Memória. Ele tem garantia até ano que vem e o i9 já acabou...

A pergunta é: Vale a pena TROCAR por Macbook Pro 2019 com i9, tela de 15, 16gb de Memória, HD de 1TB e Radeon de 4GB? Me falaram que o i9 aquece demais e que o sistema de resfriamento é uma merda e que muita gente teve que mandar substituir a placa mãe. Relatos? Opiniões?
 

Boa tarde, Amigo.

Eu trocaria DEPENDENDO DO PREÇO, vou te explicar o motivo.

O Macbook M1 é sem igual. Trabalho com desenvolvimento de Software e mesmo rodando programas pesados e fazendo uso intenso da máquina quase o tempo inteiro, a bateria chega perto das 9 horas tranquilamente, o que me permite trabalhar o dia inteiro sem carregador. Isso se dá porque ele simplesmente não esquenta, e, por não esquentar, o desempenho também é absurdamente bom! Resumindo, é quase que a perfeição, hehehe.

Porém, se você comprou um de 8GB, é isso e ponto final. Esquece upgrade, e os preços só estão subindo. Eu sou o tipo de pessoa que vê o Mac como um investimento e eu mesmo ganho dinheiro com a marca. Porém, há de termos bom senso.

Um Mac i9, além de ser uma máquina sensacional, tem uma tela maior. Sem falar que a configuração já vem com mais RAM e SSD que um M1 básico. Então, o que eu realmente colocaria na balança é o seguinte:

- Por mais que a Intel esteja em pré-extinção na Apple e certamente os preços vão desabar sim, um Mac i9 é máquina pra mais 6-7 anos, e isso é fato.

- Aqui em Florianópolis estão vendendo Macbook 2019 i9 por entre 10,500 - 12,500. Eu mesmo cheguei a olhar alguns e todos em perfeito estado com tudo funcionando. É o mesmo preço ou mais barato que um M1 com 8gb 512gb. Nesse caso, eu iria de i9 sem pensar duas vezes. Pra quem precisa de RAM e armazenamento, por mais que o M1 seja maravilhoso, não é só ele que conta. E um M1 com 16gb já aumenta horrores no valor se comprar novo. Então o i9 é um baita custo benefício, pelo valor, pela tela maior, e por ser um i9, que pra algumas atividades é tão bom quanto um M1.

- Se você ficar com o seu M1, enquanto o preço dele permanece estável e alto, os intel vão cair legal. Ou seja, se o seu atual te atende muito bem e você não sente falta de mais memória ou armazenamento, ou até mesmo vídeo, fica com ele. Porque no ano que vem quando a garantia do seu acabar, o preço de um i9 vai estar muito mais baixo do que está hoje, e o seu ainda vai estar valendo um preço bem próximo do que você pagou, ou, ainda mais se o Dolar subir.

- Se você precisa de mais memória Ram hoje, ou armazenamento, ou vídeo, cara, vai fundo. Vale o investimento ou a troca, pois imagino que o valor das máquina estão par a par pelo que acompanho aqui em Floripa.

Minha experiência foi a seguinte: Eu vendi meu Macbook Pro M1 com a mesma configuração do seu, pois eu estava precisando de uma máquina com tela maior, e pelo menos 16GB de ram. Chegou num ponto que mesmo o processador M1 sendo perfeito, ele acaba se tornando nada se você não tem memória suficiente pra rodar o que precisa. Então eu pensei no novo M1 Pro com 16Gb e tela de 14, ou, um i9 2019 igual ao que você citou.

Resumo de ópera: Comprei um ótimo Dell Vostro na Black Friday com tudo muito semelhante ao Mac. Acabamento em alumínio, trackpad grande, fluído, mesmo tamanho do Mac de 14 polegadas, tela Infinita, IPS com atualização 120hz, som tão bom quanto, possibilidade de upgrades de Ram e SSD, várias portas e enfim. Ainda consegui rodar um Hackintosh legal e com a plaquinha de rede nativa uso o airdrop e tenho praticamente um Mac em mãos quando preciso de um Mac OS. Tudo isso associado a um i7 de 11gen e 7 horas de autonomia de bateria (com uso intenso), que me atende muito bem. Paguei 1/3 do valor de um Macbook Pro M1 Pro.

O preço de tudo está subindo, e da Apple então nem se fala. Ele dá retorno sim, como eu disse, é um investimento. Mas também sou trabalhador e valorizo meu dinheiro. Então só trocaria um Mac bom que tenho em mãos se fosse realmente uma necessidade, ou, se fosse um negócio muito bom. E só ficaria no mundo Apple se realmente fosse necessário pra mim, o que já foi um dia, e que não é hoje.

Enfim... tento considerar todos os fatores. Espero ter ajudado, hehe.

Grande abraço!

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/12/2021 at 11:08, Jonas Rafael Rossatto disse:
Tenho um Macbook Pro 13 polegadas, 2020 com processador M1, 512 GB de HD e 8GB de Memória. Ele tem garantia até ano que vem e o i9 já acabou...

A pergunta é: Vale a pena TROCAR por Macbook Pro 2019 com i9, tela de 15, 16gb de Memória, HD de 1TB e Radeon de 4GB? Me falaram que o i9 aquece demais e que o sistema de resfriamento é uma merda e que muita gente teve que mandar substituir a placa mãe. Relatos? Opiniões?
 

Nao. 

pode ficar com seu M1 afinal se os processadores Intel foce a melhor opção a Apple não teria criado ela mesma os processadoresM1 a própria Intel foi a grande culpada disso.

hoje o M1 e a melhor opção tanto em desempenho a longo prazo como também os SO da Apple cada vez mas estarão adaptados para os M1.

 

Editado por Breno varejao pontes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
25 minutos atrás, Jonas Rafael Rossatto disse:

Nem mesmo se for um Macbook pro 2,3 ghz i9 2018 (15-inch 2019) radeon 560x 4gb?

Roda jogos, bootcamp etc.. Diferente desse M1 q nem CS direito roda.
 

Sua pergunta é muito pessoal. O "vale a pena" depende de cada consumidor e circunstancia.

Se você acha que o Mac Intel vai atender você melhor que o M1, manda ver e faça a troca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha situação é a seguinte, passei mto perrengue com o Macbook Pro 2018, i5. Aquele problema do teclado borboleta e tudo mais.... Quando finalmente a Apple arrumou ele e consegui vender e pegar o MacBook Pro (13-inch, M1, 2020) no entanto percebi que sair do sistema Intel faz com que o Macbook Pro ainda que parrudo e rápido não rode nenhum jogo (ou quase nenhum). Eu trabalho com gestão de projetos então o computador tem que ser um canivete suiço.

O que eu levo em conta pra saber se a troca seria uma boa:

  • Problemas de fábrica (i9 esquenta muito)
  • Problemas de fábrica teclado borboleta;
  • Desvalorização nos próximos 2 anos;
  • Facilidade em trocar/vender e pegar outro Macbook em 2023.
  • O que é um diferencial para as horas vagas: rodar games (fifa 2020, cs go)
  • Bateria ser boa;

https://browser.geekbench.com/v5/compute/4018571 - O i9 
https://browser.geekbench.com/v5/cpu/compare/11969241?baseline=11721647 - O Meu


O que acham? Estou com muitas duvidas;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jonas Rafael Rossatto disse:

A minha situação é a seguinte, passei mto perrengue com o Macbook Pro 2018, i5. Aquele problema do teclado borboleta e tudo mais.... Quando finalmente a Apple arrumou ele e consegui vender e pegar o MacBook Pro (13-inch, M1, 2020) no entanto percebi que sair do sistema Intel faz com que o Macbook Pro ainda que parrudo e rápido não rode nenhum jogo (ou quase nenhum). Eu trabalho com gestão de projetos então o computador tem que ser um canivete suiço.

O que eu levo em conta pra saber se a troca seria uma boa:

  • Problemas de fábrica (i9 esquenta muito)
  • Problemas de fábrica teclado borboleta;
  • Desvalorização nos próximos 2 anos;
  • Facilidade em trocar/vender e pegar outro Macbook em 2023.
  • O que é um diferencial para as horas vagas: rodar games (fifa 2020, cs go)
  • Bateria ser boa;

https://browser.geekbench.com/v5/compute/4018571 - O i9 
https://browser.geekbench.com/v5/cpu/compare/11969241?baseline=11721647 - O Meu


O que acham? Estou com muitas duvidas;

Amigo, qualquer processador esquenta se você requer demais dele. Claro que o M1 nesse quesito não tem comparação. Mas, estamos falando de um i9. Pra você esquentar a ponto de matar ele, tem de ser muito ninja.

O teclado borboleta se passar pelo Recall já era, pra que se preocupar?

Intel vai desvalorizar sem dúvidas. Mas com os preços que a Apple está cobrando, acredito que o M1 vá desvalorizar um pouco também nos próximos anos, já que o M1 Pro e o Pro Max colocaram o M1 básico lá embaixo em questão de processamento e GPU. Então, o que você espera nos próximos anos? Acredito que o M2 ou seja lá o nome que darão vai deixar o M1 do ano passado lá embaixo, e, em 2023, talvez seja o último ano do M1 básico na loja da Apple e venham os próximos. Sei lá, tudo baseado em feeling e o que tenho visto recentemente. E é o que a galera comenta nos forums internacionais também.

Se o Mac te dá retorno financeiro, não acho que pensar tanto em desvalorizar seja um problema. Ele vai desvalorizar, mas, ao mesmo tempo te dar retorno e servir tanto pra trabalho quanto recreação.

Comigo e meus clientes, cara, sempre foi fácil vender um i9, tanto quando não existia M1, e agora é mais fácil ainda.

Bateria... se 6-9 horas não é bom pra você, então certamente deve ficar com o M1.

Enfim, eu sou defensor da troca. Apple não existe experiência ruim e experiência boa, tudo nela é uma experiência premium. Então, se um i9 vai te atender melhor que um M1, troca. Senão, só fica com o seu e pega um novo em 2023.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótima análise! Obrigado Bruno!

Ainda estou relutando um pouco por conta do macbook ser 2019. Parece que os de 15" deram muitos problemas e ao contrário do M1 o Macbook do companheiro que quer trocar não está na garantia. 

 

5 minutos atrás, Bruno Régis Duarte disse:

Amigo, qualquer processador esquenta se você requer demais dele. Claro que o M1 nesse quesito não tem comparação. Mas, estamos falando de um i9. Pra você esquentar a ponto de matar ele, tem de ser muito ninja.

O teclado borboleta se passar pelo Recall já era, pra que se preocupar?

Intel vai desvalorizar sem dúvidas. Mas com os preços que a Apple está cobrando, acredito que o M1 vá desvalorizar um pouco também nos próximos anos, já que o M1 Pro e o Pro Max colocaram o M1 básico lá embaixo em questão de processamento e GPU. Então, o que você espera nos próximos anos? Acredito que o M2 ou seja lá o nome que darão vai deixar o M1 do ano passado lá embaixo, e, em 2023, talvez seja o último ano do M1 básico na loja da Apple e venham os próximos. Sei lá, tudo baseado em feeling e o que tenho visto recentemente. E é o que a galera comenta nos forums internacionais também.

Se o Mac te dá retorno financeiro, não acho que pensar tanto em desvalorizar seja um problema. Ele vai desvalorizar, mas, ao mesmo tempo te dar retorno e servir tanto pra trabalho quanto recreação.

Comigo e meus clientes, cara, sempre foi fácil vender um i9, tanto quando não existia M1, e agora é mais fácil ainda.

Bateria... se 6-9 horas não é bom pra você, então certamente deve ficar com o M1.

Enfim, eu sou defensor da troca. Apple não existe experiência ruim e experiência boa, tudo nela é uma experiência premium. Então, se um i9 vai te atender melhor que um M1, troca. Senão, só fica com o seu e pega um novo em 2023.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jonas Rafael Rossatto disse:

Ótima análise! Obrigado Bruno!

Ainda estou relutando um pouco por conta do macbook ser 2019. Parece que os de 15" deram muitos problemas e ao contrário do M1 o Macbook do companheiro que quer trocar não está na garantia. 

 

 

Te entendo. Sendo bem sincero contigo, eu trocaria de máquina. 8gb hoje em dia é pouco. Eu comecei a sentir falta e foi o motivo pelo qual troquei. Se não fosse orçamento, eu teria pego o M1 Pro pra mim. Mesmo fora da garantia, se tu pega de um cara cuidadoso que tem a caixa, tudo certinho, e o Mac tá em perfeito estado, é difícil que vá dar problemas. Se for problema de recall, você consegue manutenção da Apple sem cobrança. Eu fiquei entre o i9 e o M1 Pro. Mas no fim peguei um Dell que roda Hackintosh tranquilo, e, sinceramente, já estava querendo sair do mundo Apple. Preços exorbitantes, não tá mais fazendo sentido.

Se você quer ficar no mundo Apple, eu já iria de M1 Pro, se o orçamento permitir. Senão, pegaria i9 ou migra pra outra marca. Eu acho loucura ficar com uma máquina tão cara de 8gb de ram na mão. Atende a maioria dos usuários, mas, não sei quanto tempo esses preços exorbitantes vão aguentar lá em cima. Não acho que daqui 2 anos uma máquina de 8GB sem possibilidade de upgrade vai valer tanto a pena. Mas, se tratando de Apple, tudo é possível.

Editado por Bruno Régis Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Eu tenho um iMac i5 (3,5GHz Quad-Core) com 16 GB de RAM e Radeon de 4 GB, além do Air M1 8GB 256GB. Só no uso básico já percebi a diferença de velocidade, M1 bem melhor.

É claro que as configs do macbook i9 citado são melhores que a do meu iMac, mas já tendo essa percepção de uso, EU não trocaria nenhum M1 por Intel, a não ser que necessite de algo específico, que não é o meu cenário.

Sobre os problemas, os produtos Intel estão a mais tempo no mercado, logo há facilidade de encontrar mais relatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não trocaria de jeito nenhum. 

Nada contra o i9, mas em informática a idade conta. Toda vez que considerei "voltar no tempo" para pegar algo mais parrudo, percebi que seria bobagem. Isso que eu pensava em trocar um iMac G3 1999 por um G3 Torre de 1997... No teu caso, você está considerando ir pra um processador cujos dias de vida estão claramente contados. 

Não vejo como isso pode ser uma boa troca. Agora, caso você precise do Intel, aí não tem o que perguntar. Faça a troca. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A grosso modo, ainda mais se tratando de Apple no cenário atual que está migrando para os chips próprios, quanto mais recente, melhor.
A Apple não vai ficar perdendo tempo com Macs Intel. Vários recursos ficaram de fora de máquinas Intel mais antigas, e a tendência é isso aumentar a cada dia.
Esse MacBook Intel tem problema crônico de teclado, além de ser bem esquentadinho. No mínimo do mínimo vc terá um ano a mais de update de sistema garantido. 
Hoje em dia se consegue em vários casos instalar versões mais recentes de mac OS em Macs não suportados, mas no dia que a Apple parar de suportar os Intel, podemos dizer adeus para toda a era Intel, incluindo Hackintosh. 
Fique com o seu M1. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...