Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

iMac sempre em repouso - Quais os riscos de danificar?


GustavoKnoxter

Posts Recomendados

Opa, 

já ouvi dizer que não tem nenhum problema em nunca desligar o iMac, coisa que não é valida para os macbooks.

Porém, gostaria de saber melhor de quem entende de hardware se isto realmente é verdade.

Agradeço desde já todas as respostas.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe problema algum. O sleep basicamente "desliga" tudo e mantém os processos em standby na memória RAM principalmente, e dependendo do caso também no swap do HD/SSD caso ele esteja sendo utilizado por algum processo. Esses componentes passam a gastar um mínimo de energia pra manter tudo no seu devido lugar e o processador também basicamente desliga, ficando apto a receber apenas instruções de "wake up", como um clique do mouse/trackpad, teclado sendo acionado, "wake-on-lan" (receber comandos remotamente) caso esteja habilitado, ou de periféricos conectados que tenham essa capacidade. O desgaste do hardware já é mínimo usando a máquina... Vemos computadores que são utilizados diariamente há mais de uma década e que nunca apresentaram qualquer problema de hardware, então em sleep esse desgaste diminui ainda mais, chega a ser desprezível.

Pro usuário é ótimo, porque além do consumo mínimo de energia, a máquina está sempre pronta pra uso imediato, diferente da máquina que é desligada todo dia após o uso. Além disso os softwares de uso diário tendem a ser carregados mais rápido. Porém é aconselhado reiniciar a máquina de vez em quando pra que o sistema operacional possa fazer o dump da memória, organizar arquivos temporários, jogar fora o que não precisa mais, e no boot ler novamente todos os dados importantes pro bom funcionamento do computador além das outras centenas de processos que ocorrem durante o desligamento e o boot. Se você mantiver qualquer computador ligado por muito tempo (e esse tempo depende) vai chegar uma hora que você provavelmente vai começar a experienciar bugs. Eu fiz esse teste recentemente com o MacBook Air M1 e ele ficou ligado 18 dias apenas alterando entre o meu uso e o sleep, até que eu pudesse perceber algum problema, que no meu caso foi um glitch no dock e lentidão na rede. Reiniciei e tudo voltou ao normal.

Enfim, não traz problema algum, no iMac menos ainda por não ter uma bateria segurando esses componentes mesmo num estado mínimo de consumo de energia.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre deixei meu iMac 27" 2011 em repouso sempre, durante dias, mas certa vez deu problema na fonte e fico desconfiado que foi por isso. Devido essa cisma, atualmente não deixo meu iMac 27" 5k 2017 por tanto tempo, sendo que sempre desligo ao final do dia. Além disso o faço agora também devido o maior custo da energia elétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maior problema que vc pode ter é ele estar em sleep e ter quedas de energia, onde pode acabar corrompendo algum arquivo ou mesmo sistema (coisa que no macbook por ter bateria não tem problema algum).

Eu geralmente quando sei que vou usar o notebook sempre deixo em sleep... só desligo mesmo se vou levar ele pra algum lugar (depende ainda do tempo que vai ficar guardado, se for rapido vai no sleep mesmo) ou quando passo mais de 1 dia sem usar... como o caso de ter alguns fds em que nem chego perto dele... então prefiro deixar esses dias ele desligado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sigma7 disse:

Sempre deixei meu iMac 27" 2011 em repouso sempre, durante dias, mas certa vez deu problema na fonte e fico desconfiado que foi por isso.

Não acredito que tenha sido esse o motivo. A função da PSU é unicamente suprir a demanda de energia do hardware, e em sleep essa demanda obviamente é baixíssima. Se o consumo de energia por parte do hardware pudesse de alguma forma danificar a PSU, seria mais provável com o consumo alto, ou seja, a máquina em pleno funcionamento e uso. Se o motivo pra não usar o sleep for apenas este receio, pode ficar tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, sigma7 disse:

@BetoGaleazzoo problema é a qualidade da energia que chega nas nossas casas. Se chegar sempre energia fluída, redondinha, blz. Mas se chegar energia com oscilações, e o iMac ali, embora em repouso, ligado?

Esse é um risco que os dispositivos eletrônicos estão sujeitos mesmo estando desligados e ainda conectados à tomada, independente do estado deles, ligado e em pleno funcionamento, sleep, ou até mesmo desligados como eu disse. De qualquer forma os dispositivos possuem diversas proteções pra esse tipo de situação, desde a fonte do carregador até o próprio circuito de carga e energia dentro do aparelho. Durante tempestades ocorrem os "surtos" de tensão nas redes elétricas e já é raro hoje em dia os eletrônicos queimarem por conta deles... Pequenas oscilações na rede elétrica ocasionadas pela baixa qualidade de distribuição então, mais improvável ainda. Enfim, em relação ao sleep em si, é apenas um estado do hardware, assim como ligado e desligado, e não danifica o equipamento.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 07/12/2021 at 11:23, GustavoKnoxter disse:

coisa que não é valida para os macbooks.

Balela! Próxima vez que te falarem isso, peça para te explicarem o porquê; eu uso dois MacBooks diariamente e ambos ficam ligados direto, só são reiniciados quando é necessário instalar alguma atualização; o meu Mac de uso pessoal está ligado há 41 dias - esse praticamente nunca foi desligado, desde o momento em que saiu da caixa - e o do meu trabalho está ligado há 58 dias e algumas horas - ele já chegou a ficar 152 dias ligado. Ambos estão com a saúde da bateria em mais de 90% e funcionam sem travamentos; essa coisa de ter que ficar reiniciando o computador pra ele funcionar direito é verdade para o Windows (reboot feelings), mas não para o MacOS ou Linux.

 

8FBD7AE4-2E92-483E-B9DA-F706207FE6AD.jpeg

1CEEFFC7-1720-4854-BA8C-AAB5CF2617CD.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Uma coisa que eu percebo, é que meu iMac atualmente passou a perder a conexão Wi-Fi quando entra em repouso.

E algo mais doido ainda: Quando ele retorna do repouso o Wi-Fi não retorna. Simplesmente continua morto. Só consigo resolver abrindo as preferências de rede, excluindo o WiFi e criando outro.

Isso tem acontecido há um tempo já e agora não sei dizer se coincidiu com a última atualização que fiz... Mas vou ter que resolver isso. Talvez tenha alguma relação com a configuração de economizar energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Del Rei disse:

Uma coisa que eu percebo, é que meu iMac atualmente passou a perder a conexão Wi-Fi quando entra em repouso.

E algo mais doido ainda: Quando ele retorna do repouso o Wi-Fi não retorna. Simplesmente continua morto. Só consigo resolver abrindo as preferências de rede, excluindo o WiFi e criando outro.

Isso tem acontecido há um tempo já e agora não sei dizer se coincidiu com a última atualização que fiz... Mas vou ter que resolver isso. Talvez tenha alguma relação com a configuração de economizar energia.

Vc falou de Wi-Fi isso eu percebo sempre desde qd eu comprei meu primeiro macmini m1 o Wi-Fi sempre cai, já tive 2 macmini e agora estou com o de 14 e Sempre a mesmA coisa, Só depois da atualização q saiu esse mês q vi q não caiu mais o Wi-Fi, mas fiquei o ano Td sofrendo disso, no imac Intel não tinha isso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, gilvanproskater@hotmail.co disse:

Vc falou de Wi-Fi isso eu percebo sempre desde qd eu comprei meu primeiro macmini m1 o Wi-Fi sempre cai, já tive 2 macmini e agora estou com o de 14 e Sempre a mesmA coisa, Só depois da atualização q saiu esse mês q vi q não caiu mais o Wi-Fi, mas fiquei o ano Td sofrendo disso, no imac Intel não tinha isso 

Cara, vi agora que tem uma atualizaçao disponível, cuja descrição é:


O macOS 12.2.1 contém atualizações de segurança importantes e corrige um problema para computadores Mac baseados em Intel que pode fazer com que a bateria se esgote no modo repouso quando o computador está conectado a periféricos por Bluetooth.

Achei estranho porque meu computador não é Intel, mas a atualização apareceu mesmo assim pra mim... rs.

De toda forma, vou atualizar e ver o que acontece.... rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...