Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Pro M1 drenando a bateria em repouso


brunomoraisti

Posts Recomendados

Tenho um MBP M1 8Gb/512Gb com Mac OS Monterey e quando termino trabalho apenas fecho a tampa e o aparelho entra em repouso, quando, vou utilizar a bateria acabou ou está quase no fim. Todas as configurações de energia estão no padrão que veio de fabrica. Está com 21 ciclos/97% carga máxima.

Alguém tem alguma sugestão do que seja?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2021 at 15:59, brunomoraisti disse:

Tenho um MBP M1 8Gb/512Gb com Mac OS Monterey e quando termino trabalho apenas fecho a tampa e o aparelho entra em repouso, quando, vou utilizar a bateria acabou ou está quase no fim. Todas as configurações de energia estão no padrão que veio de fabrica. Está com 21 ciclos/97% carga máxima.

Alguém tem alguma sugestão do que seja?

Estou passando por coisas parecidas, que piorou mais ainda depois que atualizei pro Monterey… pesquisando net agora tem muita gente reclamando disso que ele vem usando bateria desligado, em sleep ou mesmo em uso

3 horas atrás, Algus Helm disse:

O PowerNap tá ligado? Dependendo do programa instalado ele pode estar ligando o Mac de tempo em tempo para sincronizar informações.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

A partir dos M1 não existe mais a opção do PowerNap

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/12/2021 at 15:59, brunomoraisti disse:

Tenho um MBP M1 8Gb/512Gb com Mac OS Monterey e quando termino trabalho apenas fecho a tampa e o aparelho entra em repouso, quando, vou utilizar a bateria acabou ou está quase no fim. Todas as configurações de energia estão no padrão que veio de fabrica. Está com 21 ciclos/97% carga máxima.

Alguém tem alguma sugestão do que seja?

tenho o MacBook Procc13 M1 e aqui esta normal mas notei quando chegou com o Big Sur e quando efetuei a instalação do Monterey o MacBook fico estranho consumo de bateria mesmo com a tampa fechada.

baixei o iPSW do Monterey e efetuei uma instalacao Limpa e tudo volto ao normal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, brunomoraisti disse:

Fiz uma instalação limpa, vamos ver se vai resolver.

Esse fds fez 15 dias que atualizei e aparentemente o sistema se achou... até postei no meu tópico quanto a isso... no fds todo que não usei ele gastou 4%.... dai na segunda ele veio baixando até 90% e ficou nisso... ficou a segunda toda  nisso... na terça ele baixou pra 89% mas tbm manteve na terça e na quarta inteirinha... dai como ia sair hoje cedo eu desliguei ele mas mantive na tomada, então ele carregou para os 100% e até o momento ta nos 100%... então acredito que foi o que um user comentou... na atualização ele deve se perder no esquema do carregamento otimizado... dai levou uns 15 dias pra ele entender como gerenciar direito o bypass de energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa noite fui dormir com a bateria em 40% e ao abrir o Mac de manhã me deparei com 6% de bateria, rs. Primeira vez que percebi esse comportamento, e coincidentemente (ou não) foi a primeira vez que meu hub da Baseus ficou conectado ao Mac e sem estar conectado ao carregador, sendo que no hub só tinha um mouse USB-A comum plugado. Estranho um hub e um mouse consumirem essa quantidade absurda de energia ainda mais com o Mac (teoricamente) em sleep, fiquei curioso. Vou desligar o hub essa noite e deixar o Mac fora da tomada com 100% de carga pra ver amanhã se o comportamento se repete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Essa noite fui dormir com a bateria em 40% e ao abrir o Mac de manhã me deparei com 6% de bateria, rs. Primeira vez que percebi esse comportamento, e coincidentemente (ou não) foi a primeira vez que meu hub da Baseus ficou conectado ao Mac e sem estar conectado ao carregador, sendo que no hub só tinha um mouse USB-A comum plugado. Estranho um hub e um mouse consumirem essa quantidade absurda de energia ainda mais com o Mac (teoricamente) em sleep, fiquei curioso. Vou desligar o hub essa noite e deixar o Mac fora da tomada com 100% de carga pra ver amanhã se o comportamento se repete.

Deixei 12 horas fechado e com 100% de carga, sem o hub e sem o carregador conectados, e permaneceu em 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Deixei 12 horas fechado e com 100% de carga, sem o hub e sem o carregador conectados, e permaneceu em 100%.

Eu já tinha visto mesmo gente reclamando de hub comendo bateria… parece q as vezes ele não deixa entrar em alelo de fato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, BetoGaleazzo disse:

Deixei 12 horas fechado e com 100% de carga, sem o hub e sem o carregador conectados, e permaneceu em 100%.

Tenho um Hub da Ugreen e ele fica extremamente quente enquanto estiver conectado no macbook. Se deixar conectado vai drenar muita bateria. Nunca entendi o motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, brunomoraisti disse:

Tenho um Hub da Ugreen e ele fica extremamente quente enquanto estiver conectado no macbook. Se deixar conectado vai drenar muita bateria. Nunca entendi o motivo.

Normal esquentar, assim como é normal o carregador e o dispositivo esquentarem também (principalmente devices menores e com muito vidro como o iPhone ou iPad). Pelo hub passa bastante energia e dados, e esse "tráfego" gera calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, BetoGaleazzo disse:

Normal esquentar, assim como é normal o carregador e o dispositivo esquentarem também (principalmente devices menores e com muito vidro como o iPhone ou iPad). Pelo hub passa bastante energia e dados, e esse "tráfego" gera calor.

Mais esse é caso, mesmo se eu deixar o Macbook em repouso com o Hub conectado o hub fica quente. Mesmo em tese não estar trabalhando.

 

Estava utilizando o corregedor conectado no Mac e a outra porta o Hub vou fazer uns testes com o carregador conectado diretamente no Hub, já que ele oferece suporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, brunomoraisti disse:

Mais esse é caso, mesmo se eu deixar o Macbook em repouso com o Hub conectado o hub fica quente. Mesmo em tese não estar trabalhando. Estava utilizando o corregedor conectado no Mac e a outra porta o Hub vou fazer uns testes com o carregador conectado diretamente no Hub, já que ele oferece suporte.

É compreensível que o hub permaneça ligado mesmo durante o sleep da máquina, por dois motivos: o usuário pode querer carregar a máquina através dele, e o hub também recebe conexão de dispositivos capazes de acordar o Mac. Por exemplo, em casa eu uso o MacBook em clamshell mode, ou seja, conectado a um monitor externo e também a teclado e mouse. Se eu coloco o Mac pra dormir, o monitor também entra em standby (não recebendo ou transmitindo dados para o Mac), e se o hub desligasse, ao invés de pressionar uma tecla do meu teclado USB ou clicar com o mouse, eu teria que abrir o Mac pra fazer isso, além do carregamento ser interrompido.

E eu acredito que esse comportamento seja proposital e que poderia ser alterado se o fabricante do hub quisesse, porque com certeza nesse hub existe um controlador, mas não o faz por causa dos motivos que citei acima (eu acho!). O que eu não achei normal foi descer de 40% pra 6% em menos de 12 horas com somente um mouse USB conectado.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hubs drenam a bateria do Mac se estiverem conectados.

Esses dias deixei meu MacBook Pro 15" Intel, fora da tomada, mas com o HUB conectado e também estava completamente zerado quando fui utiliza-lo. 

E se atentem também, se não ha nenhum app "incomodando o Mac na hora de dormir" (Opera, Adobe Cloud, Firefox ajudaram a incomodar o Mac no repouso). 

Quanto ao Big Sur ou Monterey, não tenho nada para reclamar deles.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Macs com Apple Silicon "dormem" diferente dos Intel.
Nos Intel eles colocam a CPU em um estado de "baixa energia", em que a CPU fica em stand by, por isso que existe a opção de Power Nap para ativar a CPU e atualizar os dados quando em sleep.
Já nos Apple Silicon, o SoC permanece ativo, como no iPhone/iPad, ou seja, ele "dorme" diferente. O computador apaga a tela e os núcleos de alta performance ficam "repousando". Os de alta eficiência continuam gerenciando o sistema então se um aplicativo fica aberto (ou rodando em segundo plano) e começa a atuar, ou um hardware conectado ao computador exige uso de processamento (caso dos hubs que usam a CPU para funcionar, afinal, eles não tem CPUs), há consumo de energia e isso é esperado.
No Monitor de Atividade, aba Energia, é possível acompanhar se algum aplicativo está consumindo muita energia (mesmo em repouso) e inclusive se há algum deles impedindo o repouso do sistema. Vale dar uma olhada lá. E se o computador não vai ser usado por um período de tempo maior, vale à pena desligar dispositivos das portas USB.
A gente percebe isso nos notebooks porque eles tem bateria. No Mac Mini com Apple Silicon chega o gabinete ficar quente porque algum hardware conectado impede o SoC de "repousar". É uma característica "negativa" quando comparado com as CPUs Intel que tem um modo específico para simplesmente "parar de processar".
E numa atualização/instalação nova de sistema é comum o macOS construir caches do Spotlight, do Fotos, do Músicas, de prefetch (arquivos usados para acelerar a abertura de programas através da análise de como eles se comportam na memória) e isso consome bateria. Nos Macs Intel esse processo só acontece com o Mac ligado (e alguns com ele conectado no carregador), já nos Macs com Apple Silicon isso acontece em segundo plano, continuamente até que todos esses caches estejam criados (o que pode levar alguns dias).
Aqui a minha máquina teve esse comportamento quando tirei da caixa por alguns poucos dias e depois, novamente, depois de instalar o Monterey, também por alguns poucos dias. Nunca observei com hubs ou outros dispositivos conectados porque não tenho o hábito de deixar nada plugado no computador quanto termino o uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/12/2021 at 09:13, engcsg disse:

Tenho um MacBook Pro M1 e já observei este comportamento. Descobri que no meu caso era a Creative Cloud da Adobe que estava fazendo o estrago. Desliguei ela é parou o problema….


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Boa dica!  Vou fazer o teste e ver como vai se comportar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/12/2021 at 17:57, macrulez disse:

Hubs drenam a bateria do Mac se estiverem conectados.

Esses dias deixei meu MacBook Pro 15" Intel, fora da tomada, mas com o HUB conectado e também estava completamente zerado quando fui utiliza-lo. 

E se atentem também, se não ha nenhum app "incomodando o Mac na hora de dormir" (Opera, Adobe Cloud, Firefox ajudaram a incomodar o Mac no repouso). 

Quanto ao Big Sur ou Monterey, não tenho nada para reclamar deles.

 

Exatamente...acho que inclusive tem matéria aqui no site sobre isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 16/12/2021 at 14:32, Don Corleone disse:

Exatamente...acho que inclusive tem matéria aqui no site sobre isso...

Olá, bom dia a todos! 

Durante o dia 27 de janeiro, apareceu uma nova instalação para o macOS Monterey, a versão 12.2 para o meu MacBook Pro 15 com intel 

Com isso, instalei durante a tarde e depois que fui utilizar o Mac percebi a bateria abaixando de um nível absurdo. Estava funcionando muito bem e sem uma queda tão brusca. percebi que a queda de 68% foi para 18% em menos de 30min. A bateria tem apenas 20 ciclos e foi trocada na autorizada da apple

Percebi pelas mensagens de todos sobre algumas funcionalidades de aplicativos e durante o uso, estava fazendo coisas de costume. Vendo video e estudando. Usando no safari. 

O pior veio depois, botei pra carregar 100% e terminei por volta de 01:22 quando vou abrir as 7:00 estava com exatos 80% e não tinha nenhum aplicativo aberto

Acabei de desinstalar o creative cloud que muitos falaram e estou analisando agora. Porém, pode ser até mesmo o que um amigo falou acima, sobre se adequar por uns 15 dias ao sistema ou algo do tipo. 

Mas confesso que fiquei bem pensativo e achei super estranho. 

Vou analisar e volto com mais informações. 

Quem tiver tido algo igual e puder compartilhar, agradeço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



×
×
  • Criar Novo...