Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comprei um MacMini M1 básico.... e agora?


leomkt

Posts Recomendados

Pessoal, por anos uso um MacMini 2012 i7 2.3 que me atende bem até hj.... não é toda essa maravilha, mas, uso meu pacote adobe (PS, AI, LR, PR, ID e ME) fora os do dia a dia...

Ontem comprei um Mac Mini M1 desses mais básicos (8 / 256 Gb), foi o que o dinheiro deu pra pegar (R$ 5692 em 12x no Submarino). Cheguei a pensar em fazer uma viagem (Foz do Iguaçu) e trazer n de lá, mas no fim das contas talvez não valesse a pena, e por lá é tudo a vista né...

Que nem ver os filhos crescer, a gente sabe que os apps vão ficando mais lentos.... mas acredito num ganho de performance gritante nesse quesito

Me preocupa o lance de ter mudado a arquitetura. Iria usar o Windows via Parallels, mas ja vi que, nesse caso, o Roseta não basta pra instalar uma versão basica do windows pra intel... isso procede? Ou o roseta "roda" o windows intel no M1 numa boa? Se não rodar, qual versão do windows roda bem no macmini 2012 i7 2.3? Iria usar no windows o Aspire (pra programar cortes em CNC)

Outra coisa que vi é sobre o One Drive. Já é um app terrivel pra nuvem (não lida bem com HD externo, vez ou outra sincroniza tudo de novo....).. no M1 o OneDrive se comporta direito? Ou é mais fácil mudar de nuvem?

Fora isso, quais dificuldades podem aparecer e quais soluções vcs tem pra essas dificuldades?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria Jack, O Estripador: "vamos por partes".

O Rosetta não tem nada a ver com virtualização. Ele serve pra "traduzir" (automaticamente) apps da plataforma x86/x64 para ARM, caso o app ainda não tenha sido portado para essa arquitetura. A questão do Windows é que a Microsoft tá de pirraça. Você pode usar o Parallels pra virtualizar o Windows ARM no macOS, mas se o Aspire vai rodar ou não no Windows ARM aí já depende do desenvolvedor do próprio Aspire, já que o Rosetta serve pra traduzir os apps no macOS, e isso não se estende a outros sistemas operacionais. Tem que testar.

Eu mudei para o M1 há uns dois meses e até o momento não tive problemas. Todos os apps que uso no dia a dia rodam muito bem, sejam eles já compatíveis com o Apple Silicon ou rodando sob a camada do Rosetta. No seu caso você precisa especificamente de um software pra Windows, então talvez o mais indicado seja instalar o Windows 10 no seu Mac Mini 2012 via Bootcamp. Acredito que terá um bom desempenho.

Sobre o OneDrive, o problema dele é com o próprio macOS. Já havia milhares de relatos de mau funcionamento nos Macs com chip Intel e aparentemente não mudou nada nos M1+. Sempre a mesma reclamação, consome recursos de hardware excessivamente, causando aquecimento, lentidão, crashes etc. Mesmo assim os desenvolvedores parecem não estar muito preocupados, então a recomendação é procurar usar outro serviço mesmo.

Tem um site bem útil chamado DoesItArm? que lista quais apps estão rodando nos Apple Silicon, e o site reporta quando o app roda via Rosetta, ou quando já roda nativo no Apple Silicon, e a partir de qual versão passou a ser nativo.

Editado por BetoGaleazzo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou com um MacBook Air M1 desde Agosto e tbm rodo os programas da Adobe, porém por motivos de ativação ainda uso eles via Rosetta e não os nativos para ARM, e mesmo assim eles rodam super bem! A Apple mandou muito bem nesse Rosetta 2 pois vc nem percebe que tá sob uma camada de emulação (ou transcrição né)

Quanto ao Windows, tudo tem que testar. Eu por exemplo preciso usar um programa chamado Mathtype que serve pra fazer equações matemáticas, e infelizmente o desenvolvedor até hoje tá enrolando pra mudar o programa para 64bits, logo ele não roda nos MacOS mais novos… então eu sou obrigado a rodar ele em Windows. No meu caso a primeira vez que testei foi com o Windows 10 ARM (vc tem que se inscrever no programa Insider da MS pra baixar)… porém ele dava pau nos complementos do Word. Daí com o lançamento do Windows 11 eu tentei novamente e daí sim ele rodou perfeito! E detalhe… Windows ARM rodando programas de 32bits Intel… e funciona super bem! Tenho limitado a VM pra usar só 1,5GB de RAM pelo Parallels e ele roda muuuuito bem (até mesmo muito rápido hehehehe)

Quanto ao OneDrive não sei te dizer… eu atualmente tenho usado o Google Drive que tem se mostrado excelente! Eu acabei migrando do Dropbox que tbm tava bem ruinzinho e não me arrependo não! O novo Drive funciona como um HD virtual direto no Finder, vc pode rodar tudo on-line ou deixar o q quiser off… achei muito prático 

Editado por LeBaldi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, leomkt disse:

Pessoal, por anos uso um MacMini 2012 i7 2.3 que me atende bem até hj.... não é toda essa maravilha, mas, uso meu pacote adobe (PS, AI, LR, PR, ID e ME) fora os do dia a dia...

Ontem comprei um Mac Mini M1 desses mais básicos (8 / 256 Gb), foi o que o dinheiro deu pra pegar (R$ 5692 em 12x no Submarino). Cheguei a pensar em fazer uma viagem (Foz do Iguaçu) e trazer n de lá, mas no fim das contas talvez não valesse a pena, e por lá é tudo a vista né...

Que nem ver os filhos crescer, a gente sabe que os apps vão ficando mais lentos.... mas acredito num ganho de performance gritante nesse quesito

Me preocupa o lance de ter mudado a arquitetura. Iria usar o Windows via Parallels, mas ja vi que, nesse caso, o Roseta não basta pra instalar uma versão basica do windows pra intel... isso procede? Ou o roseta "roda" o windows intel no M1 numa boa? Se não rodar, qual versão do windows roda bem no macmini 2012 i7 2.3? Iria usar no windows o Aspire (pra programar cortes em CNC)

Outra coisa que vi é sobre o One Drive. Já é um app terrivel pra nuvem (não lida bem com HD externo, vez ou outra sincroniza tudo de novo....).. no M1 o OneDrive se comporta direito? Ou é mais fácil mudar de nuvem?

Fora isso, quais dificuldades podem aparecer e quais soluções vcs tem pra essas dificuldades?

Fala mestre! Parabéns pela aquisição.

Assim que a máquina chegar e vc começar a trabalhar com a suite Adobe, retorna pra dar o feedback pra nós sobre como está sendo sua experiência e a performance com eles.

Sempre tem sempre usuário aqui procurando saber sobre como o pacote Adobe está performando no M1. Será de boa informação para a comunidade.

Abraço e obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, leomkt disse:

Pessoal, por anos uso um MacMini 2012 i7 2.3 que me atende bem até hj.... não é toda essa maravilha, mas, uso meu pacote adobe (PS, AI, LR, PR, ID e ME) fora os do dia a dia...

Ontem comprei um Mac Mini M1 desses mais básicos (8 / 256 Gb), foi o que o dinheiro deu pra pegar (R$ 5692 em 12x no Submarino). Cheguei a pensar em fazer uma viagem (Foz do Iguaçu) e trazer n de lá, mas no fim das contas talvez não valesse a pena, e por lá é tudo a vista né...

Que nem ver os filhos crescer, a gente sabe que os apps vão ficando mais lentos.... mas acredito num ganho de performance gritante nesse quesito

Me preocupa o lance de ter mudado a arquitetura. Iria usar o Windows via Parallels, mas ja vi que, nesse caso, o Roseta não basta pra instalar uma versão basica do windows pra intel... isso procede? Ou o roseta "roda" o windows intel no M1 numa boa? Se não rodar, qual versão do windows roda bem no macmini 2012 i7 2.3? Iria usar no windows o Aspire (pra programar cortes em CNC)

Outra coisa que vi é sobre o One Drive. Já é um app terrivel pra nuvem (não lida bem com HD externo, vez ou outra sincroniza tudo de novo....).. no M1 o OneDrive se comporta direito? Ou é mais fácil mudar de nuvem?

Fora isso, quais dificuldades podem aparecer e quais soluções vcs tem pra essas dificuldades?

Pessoal descobrir que a Microsoft tem um acordo com uma montadora por isso não liberou a versão do Windows para o M1 mas também o acordo finaliza em fevereiro ou seja a Microsoft dizem no Fórum gringos que não vai renova e com isso vai Libera uma versão do Windows compatível com os M1. vamos fica no aguarde.

Sobre o OneDrive pessoal ta reclamando geral mesmo e ate o momento não saiu uma versão compatível para o M1 resta aguarda a boa vontade da Microsoft.

ja sobre os novos MAC com M1 são show de bola sai de um MacBook Pro 2012 para um MacBook Pro 13 M1. e o M1 esta voando aqui rodando tudo suavemente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2021 at 17:39, LeBaldi disse:

(...)

Quanto ao Windows, tudo tem que testar. (...) (vc tem que se inscrever no programa Insider da MS pra baixar)… (...) Daí com o lançamento do Windows 11 eu tentei novamente e daí sim ele rodou perfeito! E detalhe… Windows ARM rodando programas de 32bits Intel… e funciona super bem! Tenho limitado a VM pra usar só 1,5GB de RAM pelo Parallels e ele roda muuuuito bem (até mesmo muito rápido hehehehe)

(...)

Sobre o programa insider, é tipo uma versão de teste? É pago o é free por um periodo (ou free pra sempre)?

To mais propenso a colocar via bootcamp no mini 2012, mas dependendo como for uso o VM.. Tem q ser um Parallels especifico tb né? Ou qq versão serve?

Em 30/11/2021 at 18:23, juniorgoncalves disse:

(...)

Assim que a máquina chegar e vc começar a trabalhar com a suite Adobe, retorna pra dar o feedback pra nós sobre como está sendo sua experiência e a performance com eles.

(...)

Claro! Farei isso sim :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/11/2021 at 14:03, BetoGaleazzo disse:

Como diria Jack, O Estripador: "vamos por partes".

(...)

Seu texto todo foi MUITO esclarecedor. Agradeço a ajuda.

 

Em 30/11/2021 at 22:24, Breno varejao pontes disse:

(...)

Sobre o OneDrive pessoal ta reclamando geral mesmo e ate o momento não saiu uma versão compatível para o M1 resta aguarda a boa vontade da Microsoft.

(...)

A tendencia é comprar 2Tb da apple... vais er mais pratico.

 

Em 30/11/2021 at 17:39, LeBaldi disse:

(...)

Quanto ao OneDrive não sei te dizer… eu atualmente tenho usado o Google Drive que tem se mostrado excelente! Eu acabei migrando do Dropbox que tbm tava bem ruinzinho e não me arrependo não! O novo Drive funciona como um HD virtual direto no Finder, vc pode rodar tudo on-line ou deixar o q quiser off… achei muito prático 

Voltando a vc, o Dropbox pra mim era o melhor, ams U$ 20 tava dificil de manter. O Drive da Google não entendo de fato o funcionamento. Tentei baixar todas as fotos do google drive de minha namorada (q usava android e migrou iOS e agora vai herdar o mini 2012) e eu simplesmente não consegui fazer via sincronia. Pesquisei e nada.... instalei o drive, e nada de fotos... tive que baixar em grupos de tanto em tanto se não não vinha tb.... Dai fiquei sem entender o funcionamento de como armazenar os arquivos no drive. To pensando no 2TB da apple

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, leomkt disse:

Sobre o programa insider, é tipo uma versão de teste? É pago o é free por um periodo (ou free pra sempre)?

To mais propenso a colocar via bootcamp no mini 2012, mas dependendo como for uso o VM.. Tem q ser um Parallels especifico tb né? Ou qq versão serve?

Claro! Farei isso sim :)

O programa Insider é free... ele é igual os Beta Testers da Apple... serve pra quem quer testar novidades e principalmente pra programadores... mas a gente pode xeretar de boa hahahaha... eu não sei bem a validade da imagem que a gente pega pra falar a real... o meu tava falando pra ativar depois de 30 dias mas rodava de boa... mas ai resolvi atualizar e ele cagou todo o sistema que eu tive que reinstalar tudo hahahaha... coisas de beta né 🤷‍♂️

Mas a inscrição é gratis e vc baixa tbm gratis de boa... tem uns tutoriais com os links certos ai pela internet que vc acha (se não me engano basta jogar no Google Windows 11 ARM q ele já te envia pra pagina e vc até segue pra se registrar no Insider, pois o link é pra baixar mas ele só libera se tiver logado)

Sobre o Parallels sim, tem que ser a versão dele para o M1... que tem a partir do 16 e alguma coisinha... ele tem um trial de 14 dias que tem uma gambiarrinha que da pra usar sempre! Vc instala o trial e se vc depois pegar e voltar a data vc roda a VM de boa hahaha... eu como uso muito raramente não vale comprar o programa pra usar coisa de 2 dias em meses... ai faço isso hahahaha... quando preciso eu volto a data pra começo de Agosto que ele roda de boa... claro que com isso não consigo usar a internet pq ele da erro nas datas... mas se vc for usar a internet dentro da VM é só ajustar a data dentro dela e usar de boa 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, leomkt disse:

Voltando a vc, o Dropbox pra mim era o melhor, ams U$ 20 tava dificil de manter. O Drive da Google não entendo de fato o funcionamento. Tentei baixar todas as fotos do google drive de minha namorada (q usava android e migrou iOS e agora vai herdar o mini 2012) e eu simplesmente não consegui fazer via sincronia. Pesquisei e nada.... instalei o drive, e nada de fotos... tive que baixar em grupos de tanto em tanto se não não vinha tb.... Dai fiquei sem entender o funcionamento de como armazenar os arquivos no drive. To pensando no 2TB da apple

Cara as fotos do Drive sincronizadas pelo celular sinceramente não sei como funciona pq eu não tenho... mas tudo o que eu tinha no Dropbox eu joguei pra pasta do Drive normal... dai só deixei algumas coisas offline e todo o resto online... ai ele abre como se fosse um HD externo... tanto que to usando 2 contas inclusive e ele separa por conta... dai ao entrar vc tem uma pastinha principal chamada Meu Drive... e dentro dele tudo o que tiver sincronizado... o que mais gostei é que os arquivos ficam em nuvem até vc executar eles ou mandar ficar offline... ou seja... vc pode ter muitos TB na nuvem e nada ocupado no note... se vc executar um arquivo ou abrir ele vai baixar... vc trabalha nele.... e salva... dai ele envia pra nuvem e volta a ficar somente online... é muito da hora! Agora as fotos já sincronizadas deve ter alguma opção nele pra vc sincronizar... pq dai deve abrir alguma pasta com as fotos em si.

AH! E sobre o uso da Apple mesmo... pra foto e backup ele vale e muito... mas pra documentos EU não gostei... achei ele muuuuuito lento... pra vc ver o que eu tinha no dropbox eu mandei pra dentro do iCloud primeiro (pq eu tava com o plano de 200GB que era o familiar antes de mudar, agora o de 50GB tbm é familiar e eu voltei pra ele hehehe).... então pra por no Drive eu fui baixar e caaaaaara... demorou uma eternidade pra baixar 3,5GB de arquivos... levou coisa de horas mesmo... então pelo menos pra mim o iCloud serve pra coisas internas do sistema da Apple... como armazenamento na nuvem mesmo eu to curtindo de verdade o Google Drive

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
Em 13/12/2021 at 16:32, Del Rei disse:

@leomkt
E aí, como está sendo a experiência com a máquina nova?

Então....confesso que estou com pouco tempo pra tentar tirar o máximo da máquina, mas o pouco que testei me frustrou um pouco.

Tenho convertido arquivos no Media Encoder e usado bem o LightRoom, e não me pareceu tão rápido qt eu achava que seria. No mini de 2012 era demorado, nesse também é. Muito menos demorado, mas esperava algo "Fantástico". Acho que o gargalo pode estar sendo o Dock USB 3.0 + HDD 7200rpm onde estão os arquivos..... penso se caso comprar um Dock thunderbolt, isso melhoraria um pouco? Mas é tudo MUITO caro e de fato achei que seria mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, leomkt disse:

Acho que o gargalo pode estar sendo o Dock USB 3.0 + HDD 7200rpm onde estão os arquivos..... penso se caso comprar um Dock thunderbolt, isso melhoraria um pouco? Mas é tudo MUITO caro e de fato achei que seria mais rápido.

 

Eu uso muito o Lightroom e acho ele muito rápido no M1 Air. 

Faz o teste, coloca um grupo de fotos no SSD interno, trata e exporta. Ai tu vai ter certeza de que é o teu HD 7200rpm, porque não tem sentido tu não perceber uma diferença gritante em relação ao Mini de 2012.

 

Depois faça testes de velocidade de leitura e gravação nesta sua Dock e HD porque tem coisa errada ai.

 

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/12/2021 at 14:17, leomkt disse:

Então....confesso que estou com pouco tempo pra tentar tirar o máximo da máquina, mas o pouco que testei me frustrou um pouco.

Tenho convertido arquivos no Media Encoder e usado bem o LightRoom, e não me pareceu tão rápido qt eu achava que seria. No mini de 2012 era demorado, nesse também é. Muito menos demorado, mas esperava algo "Fantástico". Acho que o gargalo pode estar sendo o Dock USB 3.0 + HDD 7200rpm onde estão os arquivos..... penso se caso comprar um Dock thunderbolt, isso melhoraria um pouco? Mas é tudo MUITO caro e de fato achei que seria mais rápido.

Eu iria sugerir exatamente o que o Alex falou. Joga tudo dentro do teu Mini e faz o processo novamente. 

Manusear arquivos externos via USB em um HDD mecânico é complicado. É uma tecnologia meio lenta pras demandas de hoje. Tenta pelo menos comprar um SSD externo via USBC ou Thunderbolt pra poder trabalhar seus arquivos.

Deixa esses HDDs mecânicos pra backup e/ou coisas que você não for usar muito. Considerando que você tem um Mini com apenas 256GB, ter um bom SSD externo via Thunderbolt vai ser um divisor de águas pra você. Se não tem dinheiro, tudo bem. Mas tenta colocar na sua lista de prioridades quando possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico só pensando se não deveria ter investido antes em um SSD externo e já daria vida util maior ao mini 2012, se o gargalo era o HDD ligado em USB 3.0 (e o HDD 5400rpm interno que ficava de backup)... Mas vou fazer esses testes sim e compartilho aqui com vcs.

Uma duvida a parte. Não estou achando como fazer pra sincronizar o HDD externo de backup pelo iCoud Drive.... não rola mesmo ou eu q estou toupeirando? Alguem ajuda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, leomkt disse:

Fico só pensando se não deveria ter investido antes em um SSD externo e já daria vida util maior ao mini 2012, se o gargalo era o HDD ligado em USB 3.0 (e o HDD 5400rpm interno que ficava de backup)... Mas vou fazer esses testes sim e compartilho aqui com vcs.

Uma duvida a parte. Não estou achando como fazer pra sincronizar o HDD externo de backup pelo iCoud Drive.... não rola mesmo ou eu q estou toupeirando? Alguem ajuda?

Em um mundo justo não existiriam mais HDs mecânicos. São atrasados demais. 

Heheheh. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz um speed test no iMac 24 com M1 e a velocidade do bicho varia entre 2400 a 2800 MB/s. Suspeito que no MacMini M1 seja bem similar. Voa baixo a máquina.

Certamente seu gargalo é esse HDD mecânico nessa porta USB... O speed test nele deve ficar na casa dos 100MB/s.

Sobre o backup do iCoud realmente não sei, nunca usei....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Uma coisa que notei agora ao migrar de novo do Google Drive para o One Drive. Por segurança estou copiando a pasta do Google Drive para a pasta do One Drive (sem mover) dentro do mesmo HD externo. Notei que copiei mais de 300Gb de uma pasta, mas o espaço livre do HD continua o mesmo. Parece que não foi uma cópia física, embora que qd vou em "obter informações" as duas pastas estão com o mesmo tamanho... Tenho medo de apagar uma pasta e afetar a outra. To achando estranho... é assim mesmo? Alguém explica?

Uso o Mac Mini M1 com o Big Sur. Ainda não atualizei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, leomkt disse:

Uma coisa que notei agora ao migrar de novo do Google Drive para o One Drive. Por segurança estou copiando a pasta do Google Drive para a pasta do One Drive (sem mover) dentro do mesmo HD externo. Notei que copiei mais de 300Gb de uma pasta, mas o espaço livre do HD continua o mesmo. Parece que não foi uma cópia física, embora que qd vou em "obter informações" as duas pastas estão com o mesmo tamanho... Tenho medo de apagar uma pasta e afetar a outra. To achando estranho... é assim mesmo? Alguém explica?

Uso o Mac Mini M1 com o Big Sur. Ainda não atualizei.

não sei se seu HD externo está formatado em APFS, mas falando do APFS: ele não copia todo o arquivo, apenas os indices e caso um dos dois arquivos copiados for apagado, ele manterá uma das cópias intacta, parece até bruxaria, mas é assim que o APFS trabalha, ele copia 1TB em segundos para o mesmo disco pois não mexe na estrutura dos arquivos, apenas cria indices, agora ref ao espaço disponível, normalmente no APFS ao copiar ele preenche o espaço (ou deixa reservado) para aquele arquivo. Faça uma verificação/varredura no disco e veja se não encontra problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim... esta em APFS. Estranhei pois sempre fazia o backup de um HD pra outro.. como estou migrando do Google Drive pro One Drive e vi muito relato de arquivo "sumindo" (aquela historia do One Drive otimizar o HD), quis manter os 2 operantes por um tempo. Bem curioso...

Vou esperar acabar de subir tudo para depois passar a verificação do HD e comento aqui o resultado. De fato. reservou muito pouco espaço (ocupou coisa de megabites, não os 300gb copiados, e o espaço de fato ainda não foi alocado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia. Se eu puder dar um pitaco aqui. Eu uso MAC desde sempre mas há alguns anos soltei a mãe do iPhone e uso Android, principalmente pela comunidade de software livre e automação.

E recentemente, quando fui na casa dainha peguei um laptop veeeeeelho (Samsung) prometendo dar uma olhada. Daí que resolvi instalar o Chrome OS Flex e apagar o Windows. Mas dá pra rodar uma VM.

E o Chrome OS Flex pode ser instalado em MACs tambem. Pode ser uma opção pro amigoo. 

E quando GDrive.  É a coisa mais fácil. É só pensar que são duas coisas totalmente apartadas: fotos e arquivos

 

No MacOs, recentemente, o GDrive mudou a abordagem, e é um disco que mostra todo seu conteúdo e vc disponibiliza off-line ou não.

Já suas fotos, há uma opção pra sincronizar com sua fototeca (ou mais de uma, caso tenha) e também com outra pasta a sua escolha (aí já dá merda). Porém já acho mais inteligente que o "Fotos do iCloud". Eu assino bastante espaço nos dois e no quesito foto já desisti de organizar.

 

Falei de vários assuntos mas espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...