Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão de melhores APPs para usar o Ipad como ferramenta de estudo


paulchess10

Posts Recomendados

Boa tarde amigos! Tudo bem?

Estou saindo de tablets Samsung para meu primeiro Ipad (6ª geração, versão de entrada com WiFi e 64 GB).

Os Galaxy Tab sempre me atenderam bem, mas sempre quis um Ipad, e consegui um preço ótimo na black friday.

Como será meu primeiro dispositivo Apple, gostaria se sugestões de aplicativos para utilizá-lo para estudos.

Minha necessidade é basicamente editor de textos, navegador de internet, software de caderno digital e leitor / editor de PDFs, com sincronização automática em nuvem.

E para além disso, qualquer outra dica sempre é muito bem vinda.

Um grande abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GoodNotes 5 caso tenha a caneta. Fora isso aplicativos como Kindle, o de Notas do sistema. Eu uso também o Agenda (agenda.com) para anotações rápidas e listas e o Office. Veja se na sua conta já não vem possibilidade de instalar gratuitamente o Keynote, Pages e Numbers da Apple. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com uso gratuito ao MS Office, indico o pacote da própria Apple (Pages, Number e Keynote) como citado acima.

Utilizo meu iPad para anotações com o lápis, que não sei se você possui, mas eu utilizo o Notability para tal e me atende bem pelos recursos. Acho que é um app gratuito também com compras internas.
Já pra leitura e outras funções, utilizo o próprio Books, Calendar, Safari etc - utilizo os apps nativos da Apple. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou o Ipad!

E que diferença para um tablet Android!

Mas isso, por ora, não é um elogio, nem uma crítica. A experiência de uso é bem diferente, e vai exigir uma curva de aprendizado. Tarefas que eu fazia com mais fluidez no Samsung, estou tendo dificuldades no Ipad, mas acredito que seja porque ainda não aprendi a usá-lo.

Senti falta de algumas coisas: redimensionamento de widgets, APPs que tinha widgets no Android não têm no iPadOS... Eu usava o Google Drive integrado com um leitor da PDF chamado Xodo. Era perfeito. O que eu anotava no tablet, sincronizava automaticamente em todos os dispositivos. Tive dificuldades em conseguir esse fluxo no Ipad, e estou usando o Adobe Reader (inclusive fiquei com a impressão de que o Xodo PDF é melhor no Android que no iPadOS...).

Aceito todas as dicas de como tirar melhor proveito do novo equipamento.

Abraços pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Quanto ao drive integrado ao leitor de pdf, faço isso com o Documents e a sincronização do iCloud que ele oferece, seu não me engano ele também tem suporte ao drive. Pra mim funciona super bem.

Em 02/12/2021 at 13:53, paulchess10 disse:

Chegou o Ipad!

E que diferença para um tablet Android!

Mas isso, por ora, não é um elogio, nem uma crítica. A experiência de uso é bem diferente, e vai exigir uma curva de aprendizado. Tarefas que eu fazia com mais fluidez no Samsung, estou tendo dificuldades no Ipad, mas acredito que seja porque ainda não aprendi a usá-lo.

Senti falta de algumas coisas: redimensionamento de widgets, APPs que tinha widgets no Android não têm no iPadOS... Eu usava o Google Drive integrado com um leitor da PDF chamado Xodo. Era perfeito. O que eu anotava no tablet, sincronizava automaticamente em todos os dispositivos. Tive dificuldades em conseguir esse fluxo no Ipad, e estou usando o Adobe Reader (inclusive fiquei com a impressão de que o Xodo PDF é melhor no Android que no iPadOS...).

Aceito todas as dicas de como tirar melhor proveito do novo equipamento.

Abraços pessoal!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, o PDF Expert é o melhor editor de pdf que existe. Faço uso dele no Mac e no iPhone.

Para anotações acredito que os mais famosos são o Notabylity (tem o extra de gravar o áudio da aula parece) e o GoodNotes.

Também tenho esse projeto de um dia estudar por um iPad. Então estou acompanhando o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, quero dar a minha contribuição aqui com dois apps que eu uso muito pra estudar (melhor ainda se tiver a caneta😃)

- Nebo: serve como um caderno, onde você escreve à mão seus resumos, anotações, etc, e ao tocar duas vezes no texto escrito, ele pode transformar em letra digitada. Pode imprimir, enviar por e-mail, fazer o que quiser. Possui muitas funcionalidade interessantes.
- Flexil: ótimo para abrir pdf de apostilas e textos em geral, permite marca-textos e abre uma folha de anotações que fica salva junto com o pdf.  O Flexil funciona muito bem sem caneta.

Editado por Liseane Belmonte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então vou dar meu relato que uso há 2 anos o Ipad Air (2019) e o apple pencil para estudos.

Eu uso o OneDrive como meu sistema de nuvem por conta da inclusão no pacote office que assino, então simplesmente o que faço é abrir os pdfs por ele e fazer as notas/grifos. Logo depois o backup é feito automaticamente. Frequentemente abro os pdfs no pc e estão lá minhas anotação e tal, o que me ajuda muito a escrever.

Infelizmente, por conta da pandemia acabei não usando o ipad para fazer anotações de aula/palestras por exemplo, mas um app que sempre esteve na minha mira foi o Good Notes que já falaram aqui. Nesse período como fui fazendo coisas mais simples usei direto o Notas que é uma mão na roda pois sincroniza com todo o ecossistema, mas meu principal programa para isso também é o OneNote (do pacote office) que funciona muito bem.

No fim, pela pandemia mesmo, acabei não explorando muitas opções de apps fora do pacote office e dos nativos do ipad pq não senti necessidade, mas creio que depois de tanto uso acabe ficando com eles mesmo, pois cobrem muito bem os principais recursos do aparelho e minhas necessidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, aqui vão alguns apps que recomendo, sou usuário de iPad a 10 anos, aposentei cadernos físicos e apostilas (estás quando físicas eu digitalizo e transformo em .pdf/a), então segue a relação:

- NoteShelf: meu caderno digital

- Pdf Experts: meu leitor editor de pdf (completíssimo)

- OneDrive/iCloud Drive: Meus repositórios de arquivos e nuvem

- MS Office: Não tem como fugir deste, o mundo corporativo só usa esse, e para diminuir os problemas de compatibilidade eu prefiro usar este ao pacote iWork e/ou Google DOCs.

- MindNode: meu gerenciador/criador de mapas mentais (para quem vai usar para estudos eu recomendo muito este)

- Lembretes/Notas/mail/calendário/contatos: uso os nativos do iPadOS me atendem muito bem e o sincronismo com os demais iDevices é mágico.

Obs: Recomendo muito a Apple Pencil, sua latência é imperceptível, se o orçamento permitir, vá fundo, não se arrependerá.

Espero que alguns deste te ajude, @paulchess10 depois manda um feedback dos que escolheu e tá gostando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Passando para dar um feedback.

Comprei a caneta da WB por um preço bacana e ótimo cashback na blackfriday. Como eu não sei desenhar, não justificaria, acho, nesse momento pelo menos, investir na Apple Pencil. A caneta da WB está dando conta do recado de escrever em PDFs de forma bastante competente.

Comprei uma capa também da WB, e uma película fosca da H-Prime. A película fosca diminui a resolução da tela, deixa as coisas meio embaçadas. Para assistir vídeos não se nota diferença, mas para ler percebe-se as letrinhas meio desfocadas. Talvez eu tire. Uma vantagem é acabar com os reflexos.

Quanto aos APPs, o meu leitor preferido de PDFs no Android, o Xodo, não é tão bom na versão para iPadOS. Usei um tempo o Adobe, e agora fui para o PDF Experts.

Como caderno digital estou usando o Collanote. Gratuito e com muitas funcionalidades.

Para armazenamento em nuvem, continuo com o OneDrive e o Google Drive, que eu já usava. O iCloud fica para backup do dispositivo.

Para edição de texto, por enquanto estou com o Google Docs instalado, mas nem usei. Para digitar textos, utilizarei preponderamente o notebook mesmo (Windows, uso o LibreOffice, tem atendido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra provar que não sou fanboy de marca nenhuma, agora meu celular é Android (Samsung M21s), meu computador é Windows (Acer) e meu tablet é Apple (Ipad 9), hehehe. Agora estou procurando um smartwatch ou smartband para monitor meus treinos de natação e musculação.

Talvez o tablet Samsung S7 FE teria agregado mais como ferramenta de estudos, mas eu queria faz tempo ter experiência com Ipad, e essa black friday foi uma ótima oportunidade.

Eu só acho meio esquisito o som para assistir filmes. Os autofalantes são ótimos, mas a sensação é estranha, percebe-se nitidamente o som de um lado só do dispositivo. Mas isso é o de menos, hehehe. Abraços a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56.5k
    • Total de Posts
      466.1k
×
×
  • Criar Novo...