Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook Air M1 consumindo bateria ao usar processador, mesmo na tomada


LeBaldi

Posts Recomendados

Bom dia pessoal, tudo bem com vcs?

Seguinte, eu já havia comentado neste tópico 

Que esporadicamente o meu Air M1 baixava a bateria durante a noite, praticamente sem uso. Porém atualizei ontem pro Monterrey e fui atualizar uma VM no Parallels, o que claro teve um alto consumo de CPU, e simplesmente pela primeira vez eu vi ele gastando bateria mesmo com o uso do carregador! Sim, eu sei, não era o mesmo que o tópico? Pois bem, não é... pois no tópico acima em si ele estava usando a bateria aleatóriamente, só simplesmente consumia, agora ele ta puxando carga da bateria como seu o carregador não estivesse dando conta de fornecer tudo o que precisa. Porém enquanto isso acontecia ontem eu até coloquei a mão no carregador pra ver se ele estava quente a ponto de precisar puxar da bateria, e pra minha surpresa ele estava gelado!

Tem mais alguém passando por isso? Deve ser coisa do Monterrey pq no Big Sur ele nunca fez isso. Será que o SO mudou algum gerenciamento e parou de passar a carga total pelo USB-C?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 9
  • Criado
  • Última resposta

Top Postadores Neste Tópico

Top Postadores Neste Tópico

Imagens Postadas

Como achei que o consumo poderia ser ao usar o Sleep... ontem desliguei o mac e liguei hoje... pra minha surpresa ele começou a gastar a bateria agora! E ta gastando com vontade! 40min de funcionamento de acordo com o Monitor de Atividade e ele já derrubou pra 93%... nem na bateria ele fazia isso antes... e agora mesmo na tomada ta comendo... tem alguma coisa muito errada com esse Monterey. Andei pesquisando por ai e vi muita gente EXCLUSIVAMENTE com o M1 tendo esse mesmo problema... ai ele descarrega até 80%... e segura nessa carga e depois carrega para 100%... independente se está ativo ou não o gerenciamento otimizado da bateria. 🤨

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser a otimização de carregamento que está ativa. Essa função é nova do Monterey, até onde sei, e notei o mesmo que você.

Vai nas Preferências do Sistema > Bateria > Bateria e verifique se "Carregamento otimizado da bateria" está marcado. Se estiver, é isso.

O que essa função faz é desabilitar o carregamento da bateria baseado na forma que tu usa o Mac, pra poupar o componente e aumentar a vida útil dela. É fácil de notar quando isso acontece, pois ao invés de mostrar um raio no ícone da bateria (na Barra de Menus), ele mostra apenas um plugue de tomada. Ao clicar, vai ver que está conectado à alimentação, mas não carregando.

Vai sempre se manter acima de 80%, mas pode dar um nervoso ao achar que o carregador não está funcionando, ou mandando energia insuficiente. Pode ficar tranquilo que é normal, ou se preferir desativar a opção.

Anexei um exemplo de como meu Mac está nesse momento (com a função ativada).
image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso acontece comigo regularmente.

Quando deixo o processador em uso intenso (durante export de vídeo no DaVinci por exemplo) a bateria vai caindo de % de pouco em pouco, mesmo conectado na tomada. De 100% já chegou em torno de 30%, caindo 1 ponto percentual por vez. Por sorte o M1 exporta tão rápido que não acontece da CPU ficar intensa até chegar ao ZERO%, porém é uma preocupação constante que tenho durante o uso do meu Air M1.

Ainda quero entender o suporte que a Apple dará diante de um problema desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, bruno.vieira97 disse:

Pode ser a otimização de carregamento que está ativa. Essa função é nova do Monterey, até onde sei, e notei o mesmo que você.

Vai nas Preferências do Sistema > Bateria > Bateria e verifique se "Carregamento otimizado da bateria" está marcado. Se estiver, é isso.

O que essa função faz é desabilitar o carregamento da bateria baseado na forma que tu usa o Mac, pra poupar o componente e aumentar a vida útil dela. É fácil de notar quando isso acontece, pois ao invés de mostrar um raio no ícone da bateria (na Barra de Menus), ele mostra apenas um plugue de tomada. Ao clicar, vai ver que está conectado à alimentação, mas não carregando.

Vai sempre se manter acima de 80%, mas pode dar um nervoso ao achar que o carregador não está funcionando, ou mandando energia insuficiente. Pode ficar tranquilo que é normal, ou se preferir desativar a opção.

Anexei um exemplo de como meu Mac está nesse momento (com a função ativada).
image.png

Aí que tá… mesmo desativando ele simplesmente não muda em nada! Já desativei… desliguei… reiniciei… e nada… o pior é que é completamente aleatório o uso… tem vez que com carga ele vai super rápido… tem bem q ele vem gastando como se eu estivesse só na bateria… aí ele gasta até 80%… fica um tempo parado nisso… aí carrega… se fosse como antes no Big Sur onde ele descarregava mas mantinha nos 80 por alguns dias ok… mas ele simplesmente chegou a fazer isso 3x em um dia!… gastou até 80… carregou… deu umas 2h ele começou a gastar de novo… ficou 1h em 80 é carregou outra vez… não passou mais 2h e olha ele descarregando de novo… ou seja… numa besteira dessa ele gastou 1 ciclo pra simplesmente nada! 
No MacRumors e Reddit tem muita gente reclamando disso e foi com o Monterey, tomara que na atualização arrumem pq tá difícil isso… e só tá pegando com quem tem M1… Intel continua igual

5 horas atrás, armandofonseca disse:

Isso acontece comigo regularmente.

Quando deixo o processador em uso intenso (durante export de vídeo no DaVinci por exemplo) a bateria vai caindo de % de pouco em pouco, mesmo conectado na tomada. De 100% já chegou em torno de 30%, caindo 1 ponto percentual por vez. Por sorte o M1 exporta tão rápido que não acontece da CPU ficar intensa até chegar ao ZERO%, porém é uma preocupação constante que tenho durante o uso do meu Air M1.

Ainda quero entender o suporte que a Apple dará diante de um problema desses.

Pois é… muito estranho isso… vc tá no BigSur ou no Monterey? Pq no BigSur eu não tinha isso

 

Eu até queria fazer o que o Beto comentou de zerar tudo é talz mas infelizmente estou no interior e com internet com franquia não tem como mexer com isso 😪

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, LeBaldi disse:

Quanto tempo depois da atualização vc sentiu q normalizou? Eu u estou há só 1 semana

Acho que umas duas semanas. Ele deixa a bateria em 80% para preservá-la. Como ontem usei o dia inteiro fora da tomada, hoje à noite foi até 100%. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que realmente o sistema tava meio louco e não sabia o que fazer... desde ontem ele baixou pra 90% e manteve nisso... essa noite caiu pra 89% mas ainda ta segurando... parou de consumir e carregar loucamente... vamos ver

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe do debate

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, entre agora para postar com ela.

Visitante
Responder este tópico…

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Limpar editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.



  • Estatísticas do Fórum

    • Total de Tópicos
      56k
    • Total de Posts
      465.5k
×
×
  • Criar Novo...